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28-01-2005
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Foram momentos históricos, os que se viveram no Parlamento português, na passada 6ª feira de manhã, 23 de Janeiro. Até o deputado do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, referiu o facto raro de todas as bancadas parlamentares estarem de acordo com um projecto-lei, neste caso apresentado pelo PSD - mais propriamente pelo deputado Rodrigo Ribeiro - para se protegerem todas as bases dos rails dos pontos negros do país.

PS, CDS, PCP e Verdes também fizeram discursos manifestando a importância da segurança oferecida aos motociclistas, num consenso nada habitual que até transmitiu excelente disposição ao Presidente da AR, Mota Amaral, fazendo-o gracejar com o seu próprio nome afirmando que seria mais condizente no jovem deputado motociclista Rodrigo Ribeiro. Este abriu e fechou o debate com determinação e eloquência, sem necessitar de apontamentos ou discursos escritos. Tudo perante as galerias cheias de motociclistas representantes de motoclubes de Trás-os-Montes ao Algarve e até Açores.

A "convocatória" tinha sido difundida apenas dois dias antes e pedindo a comparência em S. Bento num dia de trabalho, mas, perante a importância do assunto, cerca de 130 presidentes e dirigentes de motoclubes, jornalistas ou meros motociclistas atentos encheram as galerias do hemiciclo resistindo a aplaudir os diversos discursos devido aos alertas de Mota Amaral.

Pelas onze horas, uma após o início do debate, Rodrigo Ribeiro saía felicíssimo da sala e recebia pessoalmente os motociclistas na monumental escadaria interior do Parlamento.

Acompanhado de mais deputados, inclusivamente o "Senhor Bola Branca" Ribeiro Cristóvão, foi passando a palavra a estes que manifestaram a sua solidariedade com a causa. No final, a foto de família, tirada pelo fotógrafo oficial da Assembleia da República.

Não há fome no Senado

Mas ainda não ficaríamos por aqui. Convidados a ocupar os lugares destinados aos deputados na Sala do Senado, os motociclistas acomodaram-se confortavelmente no majestoso espaço. A Sala do Senado é como uma réplica da principal, não lhe ficando muito atrás em majestosidade (pedimos desculpa por não ter fotos, mas fomos todos revistados à entrada, local onde as máquinas fotográficas também tiveram de aguardar pela nossa saída).

Aqui, em mangas de camisa, Rodrigo Ribeiro foi explicando o ponto de situação de vários assuntos que interessam aos motociclistas. Estávamos na hora do almoço mas ninguém se queixava. Nem quando o Ministro Marques Mendes veio cumprimentar os presentes, representando o Governo. Curioso o tipo de discurso adoptado, insistindo em se mostrar uma pessoa normal, e que considerava bastante os "desportistas" como nós...

Já "a sós", foi dada a oportunidade de todos dizerem da sua justiça. Com mais ou menos oportunidade, mais ou menos pertinência, destacaram-se várias opiniões de Norte a Sul. Rodrigo Ribeiro foi demonstrando estar bem por dentro de todos os assuntos bem como detentor de bastante experiência motociclística. Refira-se que este "nosso" deputado desloca-se todos os dias na sua Super Ténéré, com qualquer tempo, para a AR. Onde comparece de fato, gravata e botões de punho.

Sentia-se que se estava a viver um momento muito especial. Só pelas 14.30h (!!) os estômagos falaram mais alto e Rodrigo Ribeiro deu por encerrada a "1ª Concentração do Moto Clube Assembleia da República".

Na próxima 5ª feira, 29 de Janeiro, será votado o projecto-lei, não se prevendo nenhuma surpresa.

Será necessário posteriormente alargar a protecção das bases dos rails a todos os existentes no país.

Foram momentos históricos, os que se viveram no Parlamento português, na passada 6ª feira de manhã, 23 de Janeiro. Até o deputado do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, referiu o facto raro de todas as bancadas parlamentares estarem de acordo com um projecto-lei, neste caso apresentado pelo PSD - mais propriamente pelo deputado Rodrigo Ribeiro - para se protegerem todas as bases dos rails dos pontos negros do país.

PS, CDS, PCP e Verdes também fizeram discursos manifestando a importância da segurança oferecida aos motociclistas, num consenso nada habitual que até transmitiu excelente disposição ao Presidente da AR, Mota Amaral, fazendo-o gracejar com o seu próprio nome afirmando que seria mais condizente no jovem deputado motociclista Rodrigo Ribeiro. Este abriu e fechou o debate com determinação e eloquência, sem necessitar de apontamentos ou discursos escritos. Tudo perante as galerias cheias de motociclistas representantes de motoclubes de Trás-os-Montes ao Algarve e até Açores.

A "convocatória" tinha sido difundida apenas dois dias antes e pedindo a comparência em S. Bento num dia de trabalho, mas, perante a importância do assunto, cerca de 130 presidentes e dirigentes de motoclubes, jornalistas ou meros motociclistas atentos encheram as galerias do hemiciclo resistindo a aplaudir os diversos discursos devido aos alertas de Mota Amaral.

Pelas onze horas, uma após o início do debate, Rodrigo Ribeiro saía felicíssimo da sala e recebia pessoalmente os motociclistas na monumental escadaria interior do Parlamento.

Acompanhado de mais deputados, inclusivamente o "Senhor Bola Branca" Ribeiro Cristóvão, foi passando a palavra a estes que manifestaram a sua solidariedade com a causa. No final, a foto de família, tirada pelo fotógrafo oficial da Assembleia da República.

Não há fome no Senado

Mas ainda não ficaríamos por aqui. Convidados a ocupar os lugares destinados aos deputados na Sala do Senado, os motociclistas acomodaram-se confortavelmente no majestoso espaço. A Sala do Senado é como uma réplica da principal, não lhe ficando muito atrás em majestosidade (pedimos desculpa por não ter fotos, mas fomos todos revistados à entrada, local onde as máquinas fotográficas também tiveram de aguardar pela nossa saída).

Aqui, em mangas de camisa, Rodrigo Ribeiro foi explicando o ponto de situação de vários assuntos que interessam aos motociclistas. Estávamos na hora do almoço mas ninguém se queixava. Nem quando o Ministro Marques Mendes veio cumprimentar os presentes, representando o Governo. Curioso o tipo de discurso adoptado, insistindo em se mostrar uma pessoa normal, e que considerava bastante os "desportistas" como nós...

Já "a sós", foi dada a oportunidade de todos dizerem da sua justiça. Com mais ou menos oportunidade, mais ou menos pertinência, destacaram-se várias opiniões de Norte a Sul. Rodrigo Ribeiro foi demonstrando estar bem por dentro de todos os assuntos bem como detentor de bastante experiência motociclística. Refira-se que este "nosso" deputado desloca-se todos os dias na sua Super Ténéré, com qualquer tempo, para a AR. Onde comparece de fato, gravata e botões de punho.

Sentia-se que se estava a viver um momento muito especial. Só pelas 14.30h (!!) os estômagos falaram mais alto e Rodrigo Ribeiro deu por encerrada a "1ª Concentração do Moto Clube Assembleia da República".

Na próxima 5ª feira, 29 de Janeiro, será votado o projecto-lei, não se prevendo nenhuma surpresa.

Será necessário posteriormente alargar a protecção das bases dos rails a todos os existentes no país.

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