VERITAS: janeiro 2005 Archives

06-02-2005
marcar artigo

Notas soltas: Janeiro/2005 PPD/PSD – A bizarra coligação com anémicos partidos, PPM e MPT, demonstra a generosa intenção de subsidiar fadistas em fim de carreira e o objectivo ecológico de preservar agremiações em vias de extinção.

Kofi Annan – A intuição revelada e a rapidez com que mobilizou a enorme ajuda para a tragédia sem precedentes que se abateu sobre o Sudoeste Asiático, honram a dimensão humana e a capacidade diplomática do secretário-geral da ONU.

Campanha eleitoral – Não se pode dizer que os partido que alternam a presença no Governo tenham sido felizes na elaboração das listas eleitorais. O PS excluiu Helena Roseta e o PSD incluiu Santana Lopes.

CDS – Para quem gosta de exaltar a qualidade dos governantes, urge recordar que Paulo Portas, Bagão Félix, Celeste Cardona e Mariana Cascais foram dos piores ministros da coligação PSD/CDS.

Paulo Portas – A sobrevivência do seu partido deve mais à desastrada liderança de Santana Lopes do que à qualidade dos dirigentes do CDS. O desastre nas Fianças e na Justiça atingiu o auge quando os ministérios foram abandonados ao CDS.

Palestina – A expressiva eleição de Abú Mazen pareceu um bom prenúncio para a paz com Israel e para o fim da miséria e sofrimento do seu povo, mas o peso da história, a força do ódio e os antagonismos religiosos ameaçam prolongar a violência.

Morais Sarmento – Não é um mergulho do ministro em S. Tomé que prejudica o País. Pior é o naufrágio iniciado com Durão Barroso e agravado pelo seu sucessor, conhecida a inaptidão de Santana Lopes para o cargo.

EUA – Terminou sem êxito a busca das armas de destruição maciça no Iraque. Os inspectores americanos regressaram. Como se justifica agora a prisão dos cientistas acusados de serem responsáveis pelas armas que não existiam?

Reino Unido – O aparecimento público de um príncipe idiota com uniforme nazi recorda o passado fascista da cada de Windsor. Com escassas virtudes da família real, pasma-se que perdure um adereço tão anacrónico como a monarquia.

Casa Pia – Além da náusea dos crimes, das ilegalidades e da violação do segredo de justiça, há outros motivos de perplexidade – o encontro de Catalina Pestana com um dos arguidos, sob os auspícios da PJ. A testemunha terá interesse no processo?

Conselho de Ministros – Declarado incapaz «para estar ao serviço do Estado», «por força de uma doença do foro psiquiátrico», o desembargador Branquinho Lobo gozava a reforma por inteiro quando Santana Lopes o nomeou director nacional da PSP.

Finanças – As dívidas fiscais dos clubes, da Liga e da Federação de futebol levaram o ministro a uma exibição de força que, de cedência em cedência, converteram as entradas de Bagão em saídas de cordeiro.

Campanha eleitoral – Quando o boato e a calúnia substituem a discussão de projectos e a forma de concretizá-los, troca-se a política pelo lixo, o País pela prebenda e compromete-se o futuro dos portugueses.

Apito Dourado – Avolumam-se os indícios de ligações perigosas entre autarquias e futebol numa clara confirmação da solidez das acusações da magistrada Maria José Morgado que a dupla Celeste Cardona/Adelino Salvado afastaram da PJ.

Bagão Félix – Ao apelidar os adeptos do BE de «neo-fascistas de esquerda», foi paradoxal. É curioso que a acusação venha de quem, sendo tão de direita, dispensa o elemento de origem grega como prefixo.

Auschwitz – Há sessenta anos as tropas soviéticas puseram fim ao mais tenebroso dos campos de extermínio que a barbárie nazi concebeu. Quando o racismo, a xenofobia e o anti-semitismo regressam, é obrigatório lembrar as vítimas do holocausto.

Coligação governamental – Os dois partidos insistem em nomear amigos para altos cargos, em gloriosa harmonia, mas atacam-se em público e repreendem-se por carta enquanto o rancor e o verniz estão à beira de estalar.

Iraque – As eleições, num país em guerra, com partidos confessionais, não são o fim do pesadelo, mas podem abreviar a ocupação ilegítima baseada na mentira. Assim o novo Estado seja capaz de se libertar dos ditames do Corão!

BCP – Paulo Teixeira Pinto [BE1] , também do Opus Dei, substitui em Março o Eng. Jardim Gonçalves na liderança do maior banco privado. É monárquico, foi secretário de Estado de Cavaco e militou no «Movimento Nacionalista» e na «Ordem Nova» antes de aderir ao PSD.

Espanha – O secretário da Conferência Episcopal reconheceu a utilidade do preservativo no combate à SIDA. 24 horas depois, após a desautorização do Vaticano e a intromissão papal nos assuntos internos de Espanha, os bispos retractaram-se e consideraram o seu uso imoral.

Espanha – O secretário da Conferência Episcopal reconheceu a utilidade do preservativo no combate à SIDA. 24 horas depois, após a intromissão papal nos assuntos internos de Espanha, os bispos retractaram-se e consideraram o seu uso imoral.

Monumento ao 25 de Abril em Almeida – A comissão promotora aguarda explicações do IPPAR para tirar conclusões, averiguar responsabilidades políticas e prestar contas ao povo de Almeida.

Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 10:33 PM

MAIS UM BLOG COIMBRA Provavelmente por distracção minha (imperdoável por certo) só agora descobri um blog que merece leitura regular e atenta. Capitão, meu Capitão. É o Porta Aviões.

Um deles é de Moçamedes, o que é sinal de qualidade. Não fosse eu do Lubango e também gostaria de fazer parte da Sanzala. Mas também os há do Lobito.

Angola traz-nos sempre esse ar de liberdade!

Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:35 PM

QUEM COM FERROS MATA... «O fim político de Santana Lopes - que diariamente agoniza aos nossos olhos - está a ser uma tragédia: o homem está a morrer no circo, ao estilo de sacrifício romano. Já nada lhe resta, os sucessores sucedem-se diariamente no PSD, perdeu o parceiro de coligação que descola a todo o vapor do mais patético primeiro-ministro que Portugal conheceu nos anos de democracia e, provavelmente, enlouqueceu.

A pantomina da democracia portuguesa iniciada em Julho passado assume agora foros de irrealidade: o homem já não tem nada para vender. Resta-lhe o currículo conhecido do eleitorado através das "revistas do coração", onde se passeava semana sim semana não - foi casado várias vezes, namorou algumas raparigas. Ontem lançou o mais estranho mote da campanha eleitoral: votem em mim porque eu gosto de raparigas. Chegámos ao patamar que nunca pensámos atingir na política. Só um miserável - e quem é Santana Lopes, neste momento do campeonato, senão um pobre despojado de qualquer bem válido para a polis? - pode utilizar em comícios, como aquele em que ontem participou, com 1000 mulheres, em Braga, o facto de ser aquilo a que se chama, em alguma gíria, "um femeeiro". Já tínhamos visto o absurdo de políticos desesperados a utilizar a estabilidade familiar como argumento de campanha - que foi o que João Soares fez contra o próprio Santana Lopes na campanha de Lisboa. Agora, vem o primeiro-ministro de Portugal rodear-se de mulheres que dizem que ele é "conhecido pela sua natureza sedutora" e "ainda é do tempo em que os homens escolhiam as mulheres para suas companheiras".

O fervor homofóbico é espantoso e quase irreal. Num comício de Lopes grita-se: "Bem hajam os homens que amam as mulheres!". E o primeiro-ministro candidato a novo mandato diz que "o outro candidato tem outros colos" e que "estes colos sabem bem".

Já nada Lopes tem para oferecer: com a credibilidade política de rastos, atira-nos um cartaz para a frente que diz "Este homem sabe o que é". Saberá? Nós sabemos. É o que Jorge Sampaio, com o apoio generalizado do país, mandou para a rua por falta de credibilidade e incompetência manifesta. Afinal, é mais o quê? Um "femeeiro". É este o currículo que Santana Lopes agora transformou em arma eleitoral: namorou com várias mulheres. Mais de 30? Menos de 100? Só um louco descontrolado traz esta matéria para a campanha, mas de Santana Lopes tudo se pode esperar - eventualmente até um "strip-tease" no comício de encerramento.

Nada mais resta a Santana Lopes. Tem o corpo, e só o corpo, à venda no dia 20 de Fevereiro. Mas o mais provável é que, ao fim da noite, o corpo já seja um cadáver».

Ana Sá Lopes, Público

Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:08 PM

E DE QUE MANEIRA!

Na verdade o Jumento não pára de nos surpreender . Depois do slogan da Competência só faltava mesmo sabermos quem ele é. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 12:18 PM

Um almoço com Santana Lopes Num almoço com mil mulheres do distrito de Braga, Público, 30-01-05, Pedro Santana Lopes revelou as suas grandes preocupações para Portugal – o aborto, os casamentos entre homossexuais e a adopção de crianças por estes casais.

Recebeu o aplauso caloroso das embevecidas simpatizantes e a cortesia à sua propalada virilidade. «Ele ainda é do tempo em que os homens escolhiam as mulheres para suas companheiras» - afirmou a oradora Manuela Cardoso, funcionária pública, que, segundo o «Público» pôs a sala em êxtase.

Quem, como eu, julgava que as eleições eram para as legislativas, donde sairá o futuro primeiro-ministro, não podia deixar de ficar perplexo.

Para primeiro-ministro interessa mais o programa político do que a virilidade do candidato. O País não quer saber como se comporta na cama, mas do que é capaz com o poder. Para governar não são essenciais os espermatezóides, relevantes são os neurónios e o estado das meninges. Mais importante que o estado da próstata é a saúde das artérias.

O erotismo que desperte é irrelevante, decisiva é a confiança que inspira. E Santana Lopes, para mal nosso e dele, já provou a sua incapacidade para chefiar um Governo. Nunca ninguém provou tão depressa e de forma tão fulgurante.

Portugal procura um bom primeiro-ministro, não aguarda um reprodutor. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 10:30 PM

Há pouco num noticiário televisivo Alberto João Jardim diz ter soluções para Portugal. Se Portugal usar as soluções que ele experimentou na Madeira, em breve a Europa achará incomportáveis as soluções portuguesas Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 09:17 PM

Nobre Guedes dixit «O dr. Paulo Portas, pelo perfil que tem, pela sua cultura, pelo mundo que conhece, podia ser o nosso Malraux».

Luís Nobre Gudes, D. N., 28-01-05, citado pelo Público de hoje.

Falta a Nobre Guedes formação cívica, cultural e democrática, para se permitir uma comparação tão infamante para o antigo ministro da Cultura francês.. Resta-lhe a subserviência.

André Malraux foi um combatente da liberdade e, em Espanha, lutou de armas na mão ao lado dos republicanos- Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 09:10 PM

As qualidades de Santana Lopes Santana Lopes reuniu ontem 1000 mulheres em Braga, que lhe gabaram as qualidades de «sedutor» e recordaram que «ele ainda é do tempo em que os homens escolhiam as mulheres para suas companheiras». Público, 30-01-05. Às mulheres estava reservada a obediência e a conformação. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 10:48 AM

Boatos Recentemente ouvi um boato que, ao que parece, anda a correr por aí, há já algum tempo, sobre a homossexualidade do José Sócrates. A pergunta que eu faço é esta: o que é que isso interessa? A homossexualidade não é um vírus que retira a credibilidade ou competência a quem quer que seja. É triste aqueles que pensam tal coisa.

Mariana Pereira da Costa Comentários: (8) Posted by carlos_esperanca at 12:14 AM

Parece escrito em 2005 "O país perdeu a inteligência e a consciência moral.

Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos.

A prática da vida tem por única direcção a conveniência.

Não há princípio que não seja desmentido.

Não há instituição que não seja escarnecida.

Ninguém se respeita.

Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.

Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.

Alguns agiotas felizes exploram.

A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.

O povo está na miséria.

Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.

O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.

A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.

Diz-se por toda a parte: o país está perdido!" Eça de Queirós, 1871

Comentários: (2) Posted by ptrincao at 08:17 PM

Nau Catrineta Nau Catrineta

Lá vem a Nau Catrineta

Que tem muito que contar

São Paulo Portas à proa,

Santanás a comandar

Ouvi agora senhores

uma história de pasmar

D. Bagão conta o pilim

D. Morais trata das velas

D. Guedes limpa com VIM

tachos pratos e panelas

D. Pereira na enfermaria

conta pensos e emplastros

E o D. António Mexia

põe vaselina nos mastros

Andava a nau bolinando

Tejo abaixo sem destino

D. Santanás besuntando

seu ralo cabelo fino

D. Portas mudo e calado

olhos fixos no além

espera nervoso e sentado

por notícias de Belém

E eis que então de repente

sol a pino, ao meio-dia

D. Santanás pára o pente

e berra para o vigia

Sobe à gávea meu marujo

sei que a borrasca me aguarda

e como à sina não fujo

então que venha a bernarda

Vê se topas de luneta

quem me quer fazer a cama

além desse El-Rei da treta

os autores de toda a trama

embora p'ra ser sincero

eu já os conheça bem

desde o Mendes ao Marcelo

e ao candidato a Belém

E ainda a Manuela

e o filho de uma rameira

que deitava p'la janela

o DVD do Vieira

foram muitos os traidores

devia ter estado a pau

malditos conspiradores

contra o comando da Nau

Da parte que toca a nós

sempre vos fomos leais

nunca criámos torós

borrascas ou temporais

Digo eu, D. Paulo Portas

e é a verdade acabada

se as coisas sairam tortas

foi a laranja a culpada

Cale-se lá um bocado

que isso é conversa fiada

Marujo: estás tão calado

ainda não viste nada?

Meu Capitão, vejo sim

vejo El-Rei muito animado

com os homens do pilim

e D. Soares a seu lado

e também o D. Aníbal

e ainda o Cardeal

perguntando se é possível

fazerem-lhe o funeral

A si e a D. Paulinho

e à tralha que vos seguiu

vão mandar-vos de fininho

para a p... piiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuuuuuu!!!

dizem que estão liquidados

e que a partir desta altura

estão mortos e enterrados

bem fundo na sepultura

Àh,ah,ah! deixa-me rir

bem enterrado uma ova

pois saibam que hão-de assistir

ao morto a sair da cova

Digo-vos eu, Santanás

as vezes que for preciso

que ainda hei-de voltar

p'ra vos chagar o juízo

(Anónimo) Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:43 PM

Cautelas e caldos de galinha...

POL nº 3416 | Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2005 | Na Web às 5h00 de Lisboa

Sondagem Dá PS com Maioria Absoluta

A sondagem da Universidade Católica para PÚBLICO, RTP e RDP dá maioria absoluta ao PS, com 46 por cento, enquanto o PSD se fica pelos 28 por cento. BE e PCP somam oito pontos e PP seis. Contudo, um terço dos inquiridos ainda não responde ou ainda não decidiu o seu sentido de voto. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:26 PM

PERFUME PODER Muitos, entre os quais o signatário, reclamavam pelo facto de alguns candidatos a deputados o pretenderem ser mesmo contra o programa de governo PS. Ou pelo menos passava essa intenção.

Mas afinal o programa de governo é consensual apesar de algumas reservas que ele possa ter nesta ou naquela medida, a este ou a aquele candidato a deputado.

E um dos sinais está dado, mesmo sobre a co-incineração. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 01:00 PM

É COMO A ESTORIA DAS FOTOS ENVIADAS PARA AS JUNTAS FREGUESIA Santana Lopes queria um selo com a sua foto para deixar para a posteridade

o seu mandato no Governo deste país que está a deixar de tanga.

Os selos sâo criados, impressos e vendidos.

O nosso PM fica radiante! Mas em poucos dias ele fica furioso ao ouvir

reclamaçôes de que o selo nâo adere aos envelopes. O Primeiro Ministro

convoca os responsáveis e ordena que investiguem o assunto.

Eles pesquisam as agências dos Correios de todo o país e relatam o

problema.

O relatório diz:

" Nâo há nada de errado com a qualidade dos selos. O problema é que o

povo está a cuspir no lado errado." Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:54 PM

COMPARE-SE

Na Noruega, o horário de trabalho começa cedo (às 8 horas) e acaba cedo (às 15.30). As mães e os pais noruegueses têm uma parte significativa dos seus dias para serem pais, para proporcionar aos filhos algo mais do que um serão de televisão ou videojogos. Têm um ano de licença de maternidade e nunca ouviram falar de despedimentos por gravidez.

A riqueza que produzem nos seus trabalhos garante-lhes o maior nível salarial da Europa. Que é também, desculpem-me os menos sensíveis ao argumento, o mais igualitário. Todos descontam um IRS limpo e transparente que não é depois desbaratado em rotundas e estatuária kitsh, nem em auto-estradas (só têm 200 quilómetros dessas «alavancas de progresso»), nem em Expos e Euros.

É tempo de os empresários portugueses constatarem que, na Noruega, a fuga ao fisco não é uma «vantagem competitiva». Ali, o cruzamento de dados «devassa» as contas bancárias, as apólices de seguros, as propriedades móveis e imóveis e as «ofertas» de património a familiares que, em Portugal, país de gentes inventivas, garantem anonimato aos crimes e «confundem» os poucos olhos que se dedicam ao combate à fraude económica.

Mais do que os costumeiros «bons negócios», deviam os empresários portugueses pôr os olhos naquilo que a Noruega tem para nos ensinar. E, já agora, os políticos.

Numa crónica inspirada, o correspondente da TSF naquele país, afiança que os ministros não se medem pelas gravatas, nem pela alta cilindrada das suas frotas. Pelo contrário, andam de metro, e não se ofendem quando os tratam por tu. Aqui, cada ministério faz uso de dezenas de carros topo de gama, com vidros fumados para não dar lastro às ideias de transparência dos cidadãos. Os ministros portugueses fazem-se preceder de batedores motorizados, poluem o ambiente, dão maus exemplos e gastam a rodos o dinheiro que escasseia para assuntos verdadeiramente importantes.

Mais: os noruegueses sabem que não se «projecta o nome do país» com despesismos faraónicos, basta ser-se sensato e fazer da gestão das contas públicas um exercício de ética e responsabilidade. Arafat e Rabin assinaram um tratado de paz em Oslo. E, que se saiba, não foi preciso desbaratarem milhões de contos para que o nome da capital norueguesa corresse mundo por uma boa causa.

Até os clubes de futebol noruegueses, que pedem meças aos seus congéneres lusos em competições internacionais, nunca precisaram de pagar aos seus jogadores 400 salários mínimos por mês para que estes joguem à bola.

Nas gélidas terras dos vikings conheci empresários portugueses que ali montaram negócios florescentes. Um deles, isolado numa ilha acima do círculo polar Árctico, deixava elogios rasgados à «social-democracia nórdica». Ao tempo para viver e à segurança social.

Ali, naquele país, também há patos-bravos. Mas para os vermos precisamos de apontar binóculos para o céu. Não andam de jipe e óculos escuros. Não clamam por messias nem por prebendas. Não se queixam do «excessivo peso do Estado», para depois exigirem isenções e subsídios.

É tempo de aprendermos que os bárbaros somos nós.

Seria meio caminho andado para nos civilizarmos Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:53 AM

SITES Aproveitando a época aqui deixo o meu contributo para a campanha:

www.pontom.pt/ps-coimbra

www.antoniojoseseguro.blogs.sapo.pt

www.josesocrates.blogs.sapo.pt

A grande surpresa é podermos ter acesso facil a contactos dos candidatos!

Comentários: (2) Posted by mmgtr at 10:24 PM

E SEGUE A ROMARIA... Durante a tarde de hoje o Ministro Nobre Guedes e seu Secretário de Estado estiveram em Coimbra. Aquele para terminar com a co-incineração e dizer que os PDMs vão poder ser revistos no prazo de um ano em vez dos 4 ou 5 actuais.

Seguindo a pratica de Santana Lopes não sei se à noite esteve em algum comicio.

Ontem esteve cá o Secretário de Estado da Segurança Social que, ao que julgo saber, voltará segunda feira para entregar uns cheques do Fundo de Socorro Social.

Campanha eleitoral à custa do orçamento e descarada. Há que aproveitar mas não deixar que pensem que o povo é cego Comentários: (0) Posted by mmgtr at 10:17 PM

OS PASTORINHOS

Conta quem viu que foi comovente. Em Pombeiro da Serra, Santana Lopes inaugura uma capelinha. Dirige-se à dita acompanhado de duas senhoras da educação, sendo uma Directora e ajoelha-se.

O Sol não girou mas o povo quase chorou ao ver Santana de mãos ao alto rezando. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 09:54 PM

Nem mais

Um grupo de académicos concluiu, de forma irrefutável, que Cristovão Colombo era Santanista: partiu sem saber para onde ia, chegou sem saber onde estava, regressou sem saber de onde vinha. Tudo isto à custa do dinheiro dos outros.

Comentários: (4) Posted by carlos_esperanca at 03:24 PM

Observações PSD/CDS – No Governo dormem juntos e no partido comunicam através de cartas. No futuro insultam-se em público e agridem-se em privado. Já pouca gente se lembra do Zé – um militante do PSD que aconselhava Durão Barroso a não fazer alianças com o CDS – e que foi afastado na altura de formar Governo.

Ambiente – A pressa e o descaramento com que o ministro Nobre Guedes anuncia que, após a sua saída, a co-incineração fica inviabilizada, esconde algum negócio ou serve-se de um governo de gestão para tomar as decisões que cabem ao Governo que sair das eleições.

Casa Pia – Manuel Abrantes, arguido no processo de pedofilia, depois de ter sido suspenso da instituição, continuou a trabalhar no sector informático..., com a condição de não o fazer dentro da instituição, por ordem da Provedora. Quem é a Dr.ª Catalina Pestana, que além de testemunha no processo e Provedora, exerce uma influência cuja transparência deixa muito a desejar!? Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 11:06 PM

Faltam 25 dias para cortar a energia

Santana Lopes Apela ao Apoio dos Autarcas na Campanha

Por ALEXANDRA BARATA

Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2005

Poster de Santana para Pendurar nas Juntas Espanta e Indigna Vários Autarcas

Por ANA HENRIQUES

Presidentes de câmara do PSD não querem ser associados a eventual derrota

Por HELENA PEREIRA

(«Público», 26-01-05) Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 05:22 PM

CAMPANHA ELEITORAL Ultimamente as nossas caixas de correio electronicas vão se enchendo de mails que revelam o desespero de uma campanha eleitoral à qual falta tudo: liderança, programa, capacidade, competência e equipa.

Portugal está perante as eleições mais importantes da última decada, se não mesmo desde 1980. Perante um Governo sem rumo, sem categoria e que exigia aos portugueses sacrificios, que aumentou IVA, que não reduziu o IA, que não aumentou os funcionários públicos, foram caindo sucessivos escandalos e apresentados contínuas conta públicas com defices cada vez maiores.

O último revela um acréscimo de 10 % da despesa pública...

Perante isto, para onde querem levar a campanha? Para o boato, para a calúnia...

Somos um País tolerante, que respeita o outro, que se revê permanentemente nos Paíse nórdicos, que corre a visitar a Holanda para revelar o seu espírito evoluído mas que por vezes se deixa cair em logros como aquele a que estão a tentar levar-nos.

Sinceramente não me interessa se um passa as noites fora, se o outro tem Mercedes, se um é crocodilo ou outro compete com Alexandre Frota. Isso é outro campeonato...

O que me importa é para onde querem levar o País, quem vai gerir os nossos impostos e se ainda estamos a tempo de evitar que nos transformem a todos em empregados de mesa da Europa...

Ricardo Bexiga militante socialista foi selvaticamente agredido....Socrates é cobardemente agredido por quem se esquece que ele é pai e que os filhos devem merecer o respeito daqueles que provavelmente não gostariam de andar envolvidos num boato semelhante.

É isto campanha...

E deixem-me dizer que apesar de Santana Lopes ter uma amizade intensa há muitos anos com Paulo Portas e de regularmente ter com ele audiências privadas em São Bento nada pode querer dizer.

Da mesma forma que a companhia de muitas mulheres não é atributo qualificativo de um heterosexual.

O que é claramente revelador de atitudes é pensar que os portugueses vão deixar a decisão sobre o seu futuro ser atrapalhada por uma campanha difamatória. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:17 PM

Paulo Portas em campanha Paulo Portas deslocou-se hoje a Castelo Branco, onde apresentou os candidatos democratas-cristãos pelo distrito.

O antigo director do «Independente» tem grandes ambições para o CDS que a passagem pelo Governo lavou do pecado original – um partido que em Portugal é visto com suspeita quanto às credenciais democráticas e na Europa quanto à devoção europeia.

Convém lembrar que o CDS/PP foi expulso do Partido Popular Europeu (que reúne partidos conservadores e democrata-cristãos) por ser considerado fortemente de direita e levemente europeu.

O posicionamento democrata-cristão do CDS acentua cada vez mais o seu pendor cristão, à medida que atenua a sua matriz democrata. Será por acaso que Freitas do Amaral e o falecido Lucas Pires se afastaram de tal companhia?

A passagem de Paulo Portas pelo Governo, com as suas ligações às Forças Armadas e às Forças de Segurança, deixou fortes apreensões entre os partidos à sua esquerda, incluindo o PSD. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 11:31 PM

A Sócrates, o que é de Sócrates Finalmente os equipamentos comerciais do parque verde do Mondego estão prontos. Passou quase um ano desde que o parque está aberto ao público, sendo o local de lazer muito frequentado. O desenho do espaço está bem feito com uma excelente abertura ao rio. A sua manutenção no respeitante a limpeza e segurança têm-se mantido a níveis razoáveis.

Quanto à qualidade dos serviços oferecidos pelos equipamentos, se forem aferidos pelo que a “Taberna” já nos habituou, serão certamente um sucesso.

Podemos constatar que o programa Polis na margem direita do Mondego contribuiu decisivamente para devolver o rio à cidade. Parabéns a todos os que contribuíram para esta obra: socialistas que a idealizaram, desenharam e financiaram, e sociais-democratas que, ao construi-la, resistiram à tentação de a alterar. Desta vez nem o nome lhe mudaram – facto raro nas diversas obras que tiveram por obrigação acabar.

Esta semana, nos jornais da cidade foi distribuída uma separata sobre a animação cultural do parque verde. Por decisão camarária deste executivo esta tarefa é da responsabilidade dos proprietários dos espaços comerciais. Sempre achei surrealista que se passasse para a responsabilidade destas empresas a animação cultural do mais qualificado espaço verde da cidade. No mesmo “barco” são colocadas instituições de natureza tão distintas como o centro de ciência Exploratório D. Henrique (a quem foi pedido? ou contratado?) e empresas de restauração. Na vela desse barco escreveram a palavra Cultura, e lá vai ele patenteando de uma forma bem clara o conceito de actividade cultural de quem teve esta ideia.

A dita separata é um documento inesquecível. Uma das formas mais espantosas de animação cultural que vi até hoje: “Na compra de um gelado, oferecemos outro”. Outra forma de animação cultural é a apresentação de “música ao vivo” variando os dias em que está disponível da seguinte forma:

2ª, 5ª e sábado: “música ao vivo”;

4ª, 5ª e sextas: “música ao vivo”;

3ª, 5ª e Domingo: “música ao vivo”. Acompanhando a oferta cultural temos o “face painting” e um castelo insuflável.

Esta é o modelo cultural para a cidade do conhecimento (ou a capital da cultura, ou qualquer outro nome que lhe queiram chamar) que esta câmara nos apresenta. Os únicos que não têm culpa são os responsáveis pelos espaços comerciais que fazem o melhor que podem para cumprir o contrato que assinaram.

Com orgulho solidário e indirectamente responsável, o Edil reinaugurou este fim-de-semana o parque, agora já com o programa cultural em acção. Na visita inaugural, explica aos jornalistas (não vá alguém mal intencionado pensar que esta reinauguração tem alguma coisa a ver com a campanha eleitoral ou com o anúncio da sua recandidatura) que a inauguração oficial não foi feita na devida altura devido aos trágicos acontecimentos que envolveram a morte do Dr. Sousa Franco.

Pias palavras que caem sempre bem. Outras palavras menos pias mas muito mais sérias deveriam ter sido ditas sobre aqueles que pensaram o Programa Polis - um tal Sócrates.

Resta-nos usufruir a beleza do parque e guardar a dita separata como modelo de animação cultural de uma câmara, numa cidade chamada Coimbra, 5 anos depois do ano 2000. Olho de vidro para quem promove este tipo de coisas a que chamam “cultura”

Comentários: (1) Posted by ptrincao at 08:21 PM

EXPERIÊNCIAS Segundo o Jornal de Negocios de hoje, o PSD quer entregar a gestão dos Centros de Saúde aos funcionários que ali trabalham em experiências piloto de dois anos. Essa gestão seria subsidiada pelo Estado.

Há sempre uns nichos de negócio à espera dos empresários laranja...

E já agora pergunto eu: Não se pode dar a mesma oportunidade aos funcionários do PSD e coloca-los a gerir o partido, quer a nível nacional, quer distrital? Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:02 AM

Autonomia para Portugal em relação à Madeira A promulgação pelo Presidente da República do diploma que regionaliza as finanças madeirenses foi um dos derradeiros actos de abdicação da soberania nacional na Região Autónoma da Madeira.

O projecto de autonomia das finanças madeirenses foi uma promessa de Durão Barroso, tão sensata como a da elevação de Canas de Senhorim a concelho. Resta saber se uma possível chantagem feita com os deputados do PSD/Madeira não estará na origem da infeliz decisão da legislatura que há pouco terminou e que torna Alberto João Jardim im(p)une perante as leis da República e isenta a Madeira de se submeter aos constrangimentos orçamentais exigidos ao resto do País.

Desde ameaças separatistas, insultos, desrespeito às instituições democráticas, de tudo se valeu o Governador vitalício para se subtrair ao controlo dos órgãos de soberania nacionais e instituir uma autonomia agressiva, populista e autoritária.

A organização administrativa faraónica do arquipélago, a nível do Governo, das autarquias e da Assembleia Regional transformam uma região com dimensão territorial, populacional e rendimento equivalente aos maiores municípios do continente, num país de opereta, com um cônsul vitalício, rodeado de uma corte parasitária, sumptuosa e arrogante.

A Assembleia da República, sucessivos Governos e o próprio Presidente da República têm culpas no descalabro de uma Região que se tornou um sorvedouro insustentável de recursos, uma fonte de conflitos institucionais e origem de provocações à Constituição e à legalidade democrática, com o principal responsável a gozar o estatuto de Conselheiro de Estado.

Portugal tem de reivindicar uma maior autonomia e uma menor disponibilidade para suportar os desmandos do sátrapa autóctone. A solidariedade que os madeirenses merecem é incompatível com as reivindicações que perturbam a convivência harmónica a nível nacional. Recuso que Portugal se transforme progressivamente numa colónia da Madeira. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:55 AM

PSL monárquico Deparei-me hoje no blogue A Verdade ( http://pedrosantanalopes.blogs.sapo.pt/ ), do candidato a Primeiro Ministro (passe o erro constitucional) Pedro Santana Lopes, com esta frase: «Sou um Monárquico convicto, fundador da Real Associação de Évora e dou todo o meu apoio para a vitória do PPD/PSD nesta legislativas ( http://pedrosantanalopes.blogs.sapo.pt/arquivo/459911.html )».

A partir do momento em que vejo um monárquico, seguindo o acordo que foi celebrado entre o PPD/PSD e o PPM, a dizer que este ou aquele partido tem o seu voto, fico logo de pé atrás. Não que tenha alguma coisa contra monárquicos; na verdade, não tenho nada a favor. Todos aqueles que conheço integram-se naquela categoria de «pequeno-burgueses» que gostariam de ter algo mais para apresentar para além de uma fortuna ganha a custo. Têm pretensões a ter uma linhagem que remonte ao século XII e, caso isso não seja possível, estão dispostos a comprar o título e o brasão só para o poderem exibir aos amigos enquanto comem um farto manjar e um vinho caríssimo, tudo servido por uma criada não-legalizada que recebe menos do que o ordenado mínimo.

Mau não é isto. Mau é o que está por detrás disto. É toda uma sistematização ideológica que justifica o injustificável: que um tipo qualquer, só por ser filho de outros tipos, tem direito ser a primeira figura do país. Qual sufrágio directo! Qual fundamento popular!

A monarquia, independentemente das roupagens que veste, subverte todos os ideais da Democracia.

Mariana Pereira da Costa Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:40 AM

O apelo de Guterres

António Guterres apelou hoje ao voto no Partido Socialista nas próximas eleições legislativas, desejando a maioria. Ao contrário da estratégia que seguiu em 1999, pediu agora a maioria absoluta para o PS.

Argumentou com a clareza de sempre, com o brilho que se conhece e a convicção de quem assistiu ao descalabro que a sua saída do Governo, politicamente insustentável, trouxe ao País.

Guterres é provavelmente o político mais injustamente maltratado. Teve na questão do aborto uma postura inaceitável para um secretário-geral do PS, mas foi um governante com rara visão estratégica, com notável sentido de Estado e uma enorme sensibilidade social. Foi no plano interno e externo um motivo de orgulho para Portugal.

Não precisávamos de governos tão maus para lhe reconhecer a dimensão ética, cívica e política bem como a competência com que desempenhou as funções, num permanente desapego ao poder e com inexcedível dedicação. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 10:08 PM

Marcelo e a RTP O «EXPRESSO» anunciou na primeira página, a letras garrafais, que Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) vai assinar pela RTP, regressando ao comentário político televisivo. Com excepção do sempre atento Vital Moreira, no Causa Nossa, uma notícia que devia pôr de sobreaviso os portugueses sobre a isenção que se exige ao canal público, passou despercebida.

Parece ser indiferente que o comentador político seja um destacado militante do PSD, de que já foi presidente, e eventual candidato à Presidência da República; parece ser compatível com a imparcialidade que se espera do canal público o facto de o presumível colaborador ter uma agenda política própria e um empenhamento partidário com abundantes provas; parece ser aceitável oferecer uma tribuna a um partido político no momento provável que antecede a sua passagem à oposição.

A indiferença do povo português, o desencanto crescente com a política, a incúria cívica e a cumplicidade de certos interesses, geram situações patológicas nos critérios de igualdade entre partidos que os órgãos de comunicação social públicos têm obrigação de assegurar.

Assim, paulatinamente se vai estreitando o pluralismo e se vão subvertendo as regras do jogo democrático. Só não percebo o silêncio dos outros partidos, quiçá convencidos de que o período eleitoral não é o mais adequado à denúncia da fraude informativa que se prepara.

A RTP não tem o direito de ser cúmplice na promoção antecipada de um candidato à Presidência da República (seja MRS, ele próprio, ou o Prof. Cavaco, por seu intermédio) nem de contratar um destacado adversário de um eventual Governo socialista.

A colaboração também anunciado do sociólogo António Barreto parece inserir-se numa estratégia de cerco ao PS e às posições de esquerda, com a agravante de este último se fazer passar por uma personalidade de esquerda.

Apostila - Na televisão pública a exigência do contraditório é uma obrigação. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 05:49 PM Apostila - Na televisão pública a exigência do contraditório é uma obrigação.

Compromisso socialista

Programa eleitoral apresentado na Convenção Novas Fronteiras

O programa eleitoral do PS apresentado por José Sócrates no Centro de Congressos do Estoril, perante cerca de 1500 pessoas, não pode ser um mero ritual de campanha, tem de tornar-se um compromisso sério de governação que recupere o amor próprio dos portugueses, relance a economia e faça esquecer o medíocre governo de Durão Barroso e a penosa e desastrada interinidade de Santana Lopes.

A renovação da Administração Pública, a criação de emprego, um plano tecnológico e a estabilidade das Finanças Públicas, são apostas do programa eleitoral de governo do PS e constituem as suas principais prioridades.

A maioria absoluta que foi recusada no segundo mandato do Eng.º Guterres, e que tão trágicas consequências provocou, tem de ser obtida agora para que a necessária estabilidade assegure os objectivos do PS e cumpra as aspirações dos portugueses.

Em 20 de Janeiro pode cumprir-se o sonho de Sá Carneiro: uma Maioria, um Governo, um Presidente, sob os auspícios de um partido que garante a liberdade – o PS. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 11:15 PM

Atracção pela simetria Bagão Félix apelidou hoje os militantes do Bloco de Esquerda de «neo-fascistas de esquerda», um evidente paradoxo.

O autor dispensa o elemento de origem grega como prefixo e é ocioso reafirmar-se de direita.

(Texto alterado). Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 09:48 PM (Texto alterado).

A sucessão já começou Marques Mendes, Rui Rio, Aguiar Branco, Morais Sarmento e outras figuras menores perfilam-se como sucessores de Santana Lopes.

Para além da derrota que adivinham, sabem que os militantes do PSD não perdoam aos vencidos.

Todavia, da Câmara Municipal de Lisboa, onde certamente regressará, quando perder o partido, PSL encarregar-se-á de complicar a vida ao sucessor. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 10:40 PM

Nuno Cardoso Após ter sido constituído arguido pela PJ, na sequência de um processo que envolve o Futebol Clube do Porto, Nuno Cardoso deu uma conferência de imprensa que, por mais razões que lhe assistam e por mais injustas que possam ser as acusações de que é alvo, prejudicou a sua imagem, as suas legítimas ambições políticas e as instituições democráticas.

Há anos, num tom mais exaltado, Luís Filipe Meneses teve um comportamento semelhante. Será tique regional ou falta de preparação política?

As relações entre o futebol e os políticos deixaram de ser uma mais valia e ameaçam transformar-se num pesadelo. É tempo de separar as águas. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 10:30 PM

«Choque de gestão»

Santana Lopes apresenta programa eleitoral do PSD

Pedro Santana Lopes quer tornar Portugal o país com melhor qualidade de vida da Europa e garante apresentar nos próximos dias a equipa para realizar esse sonho. O líder do PSD prometeu hoje um "choque de gestão", assente no aumento da produtividade e no «combate titânico» da despesa pública. Na apresentação do programa eleitoral social-democrata, reiterou também que não aumentará os impostos se vencer as eleições.

«Portugal não precisa de assumir um choque tecnológico. O fundamental é assumir um choque de gestão», afirmou Santana Lopes. (V/ SIC Online)

O País, que já está em choque com a gestão de PSL, não aguentaria um novo choque.

Comentários: (7) Posted by carlos_esperanca at 11:37 PM

AS NOMEAÇÕES ESTRATÉGICAS As recentes nomeações, bem como os compromissos que este Governo de gestão está assumir enquadram-se, do meu ponto vista, numa estratégia eleitoral social democrata.

Convicto que as eleições estão perdidas, o PSD aposta numa maioria relativa do PS e na criação de dificuldades a um novo Governo. Quanto maiores elas forem, mais dificil será a possibilidade de uma coligação à esquerda.

Assim, um dos objectivos é tudo fazer para aumentar a despesa pública para obrigar o PS a ter de implementar medidas gravosas para a população, tendo em vista a consolidação das contas públicas.

Só assim se percebe o elevado número de nomeações, a que corresponderão as respectivas remunerações, em regime temporário de substituição.

No Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra foram agora nomeados varios dirigentes, provavelmente em regime de substituição, sendo que em 2 ou 3 direcções de serviço os lugares estavam em aberto desde a criação do organigrama dos serviços.

Durante 3 anos foi considerada desnecessária e agora nomeia-se sem substituição. Mas há mais organismos públicos em que isso sucedeu.

Deixe aqui a sua denúncia se conhecer.

Comentários: (2) Posted by mmgtr at 06:47 PM

Santana tem de ir à bruxa O inenarrável primeiro-ministro quis fazer uma denúncia e proferiu uma calúnia.

Em grande estilo, com gestos teatrais e a convicção de quem se julga apto para governar.

Num comício, em Almada, acusou Sócrates de ter, em 2002, promovido o seu chefe de gabinete a inspector-geral do Ambiente, «já depois de Durão Barroso ter ganho as eleições». A referida nomeação foi feita por Isaltino de Morais e Durão Barroso.

Miguel Almeida, membro da comissão política do PSD, ex-chefe de gabinete de Santana Lopes na Câmara da Figueira da Foz, assumiu que trocou o nome na informação que deu a Santana.

Será o caso de um indefectível santanista que já se passou para os cavaquistas?

«Santana Lopes é a voz/ na vanguarda do futuro/ de norte a sul/ de todos nós».

(Do hino do PPD/PSD) Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:34 PM

Frase do dia «E que o que faz a força da democracia é o facto de poder ser o único sistema político em que o povo pode livremente votar contra si próprio».

(Miguel Sousa Tavares, «Pior é sempre possível», Público, 21-01-05, na sequência da reeleição de Bush). Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 01:30 PM

Fartar vilanagem... Governantes em Gestão Continuam a Nomear Membros de Gabinetes

«Os membros do Governo continuam a nomear pessoas para os seus gabinetes. Entre a data do anúncio da dissolução do Parlamento, a 30 de Novembro, e o dia de ontem são vários os casos de recrutamento para cargos como adjuntos de gabinete, secretárias ou chefes de gabinetes. Entre o dia 30 de Novembro e o de ontem, foram publicados em Diário da República 2446 despachos de nomeação, de vária ordem» - lê-se no «Público», de hoje.

Requicha Ferreira, que esteve envolvido no caso da «cunha» à filha do MNE, para entrar em medicina, é um dos nomeados. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:46 PM

HAJA PUDOR Estamos no inicío da mais despudorada campanha eleitoral que o País se prepara para assistir. Os partidos da incompetente coligação governamental são fieis seguidores de métodos utilizados nos EUA, e mesmo aí com regras estabelecidas, estando a utilizar a contra informação, o boato e a pura demagogia como base de combate eleitoral.

Utilizam blogs que remetem para individuos no estrangeiro, sem qualquer crédito, simulando situações.

Usam o expediente mais assassino da integridade pessoal, por não se saber nunca a origem e não existirem condições de o combater. Falo no boato, claro.

Vão apontar toda a sua campanha eleitoral na defesa dos valores da familia e no combate ao Presidente da República tentando que o eleitorado esqueça a vergonha que qualquer português sentia de ter como primeiro ministro um individuo manifestamente incapaz.

E é isto que está em discussão. Independentemente das campanhas eleitorais e da demagogia.

Importante é saber que Primeiro Ministro e Governo queremos. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:17 PM

Sócrates e o Iraque Os diários «El País» e «El Mundo» afirmaram que José Sócrates tinha defendido a permanência de tropas portugueses no Iraque, em contraste com a posição de Zapatero.

Segundo a SIC-Notícias: «José Sócrates entende que os portugueses devem regressar na data prevista e garante que não defendeu em Madrid a permanência da GNR no Iraque. O líder socialista assegura que mantém a mesma posição de sempre.

Sócrates recorda que foi contra o envio da GNR para o Iraque e explica que o que sempre defendeu foi que o Governo português deve honrar os compromissos internacionais assumidos por Portugal».

Seria lamentável que o líder do PS e, muito provavelmente, futuro primeiro-ministro corroborasse a posição de Durão Barroso/Paulo Portas que envergonhou Portugal, traiu a Europa e foi responsável pela invasão de um país ao arrepio do direito internacional.

Acredito no desmentido. Doutro modo não poderia manter o sentido de voto, por uma questão de ética. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:46 AM

Fernando Ruas desafia Mário Soares Fernando Ruas Desafia Soares a Revelar Autarcas Corruptos

Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2005

«O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, desafiou ontem o ex- Presidente da República Mário Soares a revelar os nomes dos autarcas corruptos que conhece».

E num assomo de indelicadeza, o autarca que oferece autocarros aos munícipes para irem em peregrinação a Fátima, terminou com esta pérola:

«Como ex-Presidente da República tem responsabilidades acrescidas. Por outro lado, conviveu de muito perto com um presidente de Câmara, o seu filho (João Soares), e quem o sucedeu também já foi autarca ilustre (Jorge Sampaio). Gostaria de saber se por acaso estava a falar de algum deles», disse. Público, 19-01-05.

Presidente da Câmara de Águeda Contrata Filho para Cargo de Adjunto

Por RUI BAPTISTA

«De nada valeram os protestos da oposição, o chumbo dos seus colegas do executivo e a discordância pública do PSD local: Nair Barreto, presidente interina da Câmara Municipal de Águeda, contratou o seu filho para adjunto do gabinete da presidência». Público,19-01-05. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 07:07 PM

A desfaçatez de Paulo Portas O líder do CDS/PP defendeu ontem maior transparência na distribuição de cargos na Administração Pública e propôs a elaboração de «uma lista de cargos que obviamente são de confiança política e, portanto, se a maioria muda, esses cargos legitimamente podem mudar, mas é preciso proteger o funcionamento da alta administração do clientelismo partidário».

É difícil estar em desacordo com semelhante metodologia. Não percebo mesmo a vergonha, que progressivamente se tem acentuado, na substituição de quadros intermédios da função pública sempre que muda o Governo. Até os directores-gerais deviam ascender por concurso e gozar do estatuto comum aos restantes funcionários públicos. Trata-se, ou devia tratar-se, de lugares técnicos cuja mudança de Governo apenas exigia o que para todos os funcionários é obrigatório – o cumprimento escrupuloso das determinações do Governo democrático, com fidelidade, dedicação e zelo.

Surpreende, no entanto, que a proposta venha de quem pôs na Segurança Social o ministro Bagão Félix que, de uma só vez, por fax, demitiu todos os 18 directores distritais e igual número de subdirectores. Não haveria para o piedoso ministro do CDS um único competente ou tinha demasiada pressa em infiltrar indefectíveis da maioria?

O que fez Paulo Portas com as forças policiais? Onde colocou a Dr.ª Celeste Cardona que tanto mal fez à justiça e tão bem protegeu os interesses partidários? Se alguém assaltou o aparelho de Estado para relançar o partido e pôr em causa o sistema democrático, foi Paulo Portas. É quem menos autoridade tem para propor as medidas de higiene política que tão gravemente conspurcou. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 06:41 PM

Coimbra – Pediátrico e Metro O Dr. Santana Lopes, a fingir de primeiro-ministro, sem os escrúpulos que a condição de chefiar um mero Governo de gestão lhe devia exigir, ao consignar o novo Hospital Pediátrico que há muito devia existir, aproveitou para anunciar que até ao final da semana será lançado o concurso para o Metro Ligeiro de Superfície.

O mais elementar sentido de Estado devia inibi-lo de usar uma forma tão grosseira de fazer campanha eleitoral e de fazer promessas cujo cumprimento sabe não poder cumprir. O presidente da Câmara participou na farsa perfilando-se para um novo mandato.

Dito isto, reiterando o abuso de Santana Lopes nas funções de mera gestão, Coimbra necessita e exige, para bem da cidade e da zona Centro, do Hospital Pediátrico e do Metro de Superfície. Sem delongas.

Vale a pena registar que o Hospital Pediátrico de Coimbra, nas deploráveis instalações que ocupa, foi o alfobre de uma plêiade de pediatras, esteve na origem da drástica descida da mortalidade infantil em Portugal sob a égide de um eminente médico e cidadão, Prof. H. Carmona da Mota, cuja passagem à reforma passou despercebida à Câmara Municipal e ao Governo. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:49 PM

Regionalização Aqui fica algumas sugestões sobre um assunto a que o País tem obrigatoriamente de voltar, não apenas porque é uma exigência constitucional mas porque é uma necessidade administrativa.

Quando do referendo votei Não. Voltaria a fazê-lo perante aquele mapa.

Mas não podemos continuar assim e inviabilizar a racionalização administrativa de que Portugal carece para o seu desenvolvimento equilibrado.

1 – O mapa das cinco regiões plano (para mim deviam ser 4 ‘Alentejo e Algarve juntas’, para terem população, dimensão e massa crítica suficiente) é a que levanta menos problemas de bairrismo, tem já uma estrutura (CCRs, agora com outro nome) a funcionar e são fundamentais para racionalizar a divisão administrativa do País, assegurando uma estrutura intermédia entre o poder locar e o poder central).

2 – Até lá deve impedir-se uma divisão ao sabor dos caciques locais que à sorrelfa o PSD/CDS quiseram implantar com o nome de áreas urbanas, sem racionalidade económica nem dimensão equilibrada.

3 – Até lá devia ser suspensa a criação de qualquer autarquia. Teremos necessidade de algumas mas temos um excesso de Câmaras e Juntas cuja dimensão as torna meros centros de emprego e arenas de luta tribal entre partidos.

4 – A Constituição deve ser cumprida sem exagerar nos poderes a atribuir às futuras regiões de modo a não poderem inviabilizar projectos decisivos para o País, por exemplo, a co-incineração.

5 – Sem uma lei das finanças locais, clara e rigorosa, o poder local não é a mais importante conquista de Abril, é o maior cancro que corrói a governabilidade do País.

6 – Agrupar municípios (uma exigência de racionalidade) é uma impossibilidade antecedida de várias mortes e insurreição popular. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 02:46 AM

O pecado capital Há muito tempo que as trapalhadas do Governo deixaram de ser notícia. Quase todos os dias as Produções Fictícias, têm que lutar arduamente para as suas “notícias” serem mais engraçadas que as oficiais.

Houve mergulhos em águas bem boas, recados ao Prof. Marcelo, secretos acordos sobre petróleos e outros óleos mais tropicais, sestas e passarelas vitais, turbo chefes de gabinete, e muitos, muitos baptismos, para dar a ideia que se está a fazer alguma coisa de novo. Alguns são tão rápidos e subtis que nem os interessados dão por eles. O Ministério da Ciência e do Ensino Superior (MCES), já não se chama assim. Agora passou a ser Ministério da Ciência Inovação e do Ensino Superior (MCIES), tinham dado por isso? Este Ministério têm sido dos mais divertidos, senão vejamos: transformar o Programa Operacional da Ciência em Tecnologia (POCTI) no Programa Operacional da Ciência em Tecnologia (POCI 2010) que por vamos lá saber porque termina em 2006! A parte menos cómica deste processo é que criaram uma tal embrulhada nos financiamentos da investigação científica misturada com o apoio às cantinas, que quem vier a seguir vai ter que desatar todos estes nós.

Neste minha tentativa de encontrar algo que possa ser realmente interessante, reparei numa pequena notícia nos jornais do fim de semana: anunciavam que Évora iria ser Capital Nacional da Cultura 2006. Achei curioso que a cidade escolhida fosse tão próxima de Faro onde parece que se vai realizar a edição de 2005. Por outro lado o Governo tinha decidido só realizar este evento de dois em dois anos, porque desta forma, entre outras razões, haveria tempo de apreender com a edição anterior. Todos aguardamos a apresentação pública do relatório de Coimbra 2003 (agora que as contas estão quase pagas) porque mesmo aqueles que tiveram responsabilidades directas na sua realização (como é o meu caso) não o conhessem. Na verdade, Faro 2005 continua envolvida em mistério e esse famoso relatório seria uma importante cartilha para que os seus responsáveis poderem prevenir algumas das angústias que em Coimbra se viveram. Para os agentes culturais serviria para perceber se possuem situação financeira para apoiarem o Estado durante o tempo que deverão ter que esperar para receberem os apoios contratados.

Quase me esquecia de Évora 2006. A Ministra da Cultura que fez este interessante anúncio, por feliz coincidência é cabeça de lista do PSD, por um Distrito alentejano muito importante. O seu nome é Évora !

Ele há coisas

Resta-nos a esperança que este tipo de promessas não continuem a ser feitas ao desbarato e que os nossos próximos governantes da área da Cultura não sejam resultado de uma transferência de alguém que estava escalado para as forças armadas, porque em pequeno adorava soldadinhos de chumbo, mas que há última hora seja transferido para a cultura, porque na verdade (como a nossa cidade bem patenteia), para cultura qualquer um serve

Termina o Governo com mais um pecado capital, o da Capital da Cultura 2006.

Que Évora cidade que tanto gosto, me perdoe .

Comentários: (1) Posted by ptrincao at 08:45 PM

ALERTA

Alerta para quatro medicamentos à venda em Portugal Chama-se Fenilpropanolamina o composto que pode aumentar o risco de hemorragia cerebral. Esta conclusão é de um estudo da Escola Médica da Universidade de Yale, nos EUA que descobriu que este composto está directamente ligado a 44 casos de morte.

O alerta foi lançado e o INFARMED esteve reunido para decidir que só na próxima semana decide se retira ou não do mercado os quatro medicamentos que estão à venda em Portugal e que contêm este composto.

Primeiro

o Infarmed pretende «conversar com os nossos colegas da União Europeia» de acordo com declarações à TSF de António Faria Vaz.

Este composto é utilizado em quatro medicamentos que estão à venda em Portugal. São eles o Ornade Spansule, o Rinogam, o Coricidil e o Antigripine. Medicamentos para a tosse, febre, emagrecimento e descongestinamento nasal que vão ser agora analisados à lupa. É que o composto utilizado nestes remédios é responsável pelo aumento de acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos. Principalmente em mulheres jovens, três dias após a administração .

(Recebido por mail) Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:02 PM

Desemprego em Portugal O número de desempregados em % da população activa variou ao longo dos últimos 12 anos da seguinte forma:

ANO %

1993 5,6

1994 6,9

1995 7,3

1996 7,3

1997 6,8

1998 5,1

1999 4,5

2000 4,1

2001 4,0

2002 5,0

2003 6,3

2004 6,6

Fonte: Eurostat, «Público» de 17-01-05

Os números do desemprego são claramente desfavoráveis à direita.

Curiosamente o PIB per capita em paridades do poder de compra, também. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 11:12 PM

Origem do empobrecimento português «A produção por pessoa empregada baixou de 69,5 por cento da média comunitária em 2000 para menos de 66,8 por cento no ano passado, arrastando consigo a riqueza por habitante que, no mesmo período, recuou de 77,3 por cento dos Vinte e Cinco para 73,1 por cento» - lê-se no «Público» de hoje. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 09:46 PM

Tão amigos que eles eram... Meneses [Luís Filipe] lembra Moderna ao CDS: «Cuidadinho!» e «outras debilidades» como foi o que sucedeu no ministério da Justiça [Celeste Cardona]. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 09:31 PM

Carta ao «Expresso» Só pode tratar-se de lapso o cabeçalho de «A Causa do Aborto», (EXPRESSO, 15-01-05). Não é o conteúdo do texto, piedoso e retrógrado como muitos outros, mas o facto de vir assinalado como «EDITORIAL», que me leva a desconfiar tratar-se de gralha, circulando como opinião do Expresso o que provavelmente não passa de um comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

No mesmo dia em que a França assinalou 30 anos da «Lei Veil», lei da autoria da ministra da Saúde Simone Veil, que autoriza a interrupção voluntária da gravidez e cuja comemoração levou à rua milhares de manifestantes, sob os auspícios de organismos franceses de planeamento familiar, o EXPRESSO envolve-se numa catilinária contra o aborto.

O referido artigo repete os lugares comuns do costume (prática bárbara, traumatizante para a mulher, acarretando sentimento de culpa, arrependimento, etc.), e condena expressamente a despenalização como um sinal errado dado à sociedade, sem alguma vez referir que se trata de um problema de saúde pública, agravado pela perseguição às mulheres, com a devassa da vida íntima e a ameaça da cadeia.

A afirmação de que «em todos os países que despenalizaram o aborto, o número de abortos aumentou» carece de prova e pode contribuir para a salvação da alma de quem o refere mas não possui rigor científico.

É por isso que a prosa em apreço só pode ser da autoria da Conferência Episcopal Portuguesa (em que só participam homens) ou de um dos numerosos grupos de pressão que nascem nas sacristias e não do Expresso cuja isenção se não pode compadecer com o terrorismo ideológico do artigo.

Só o facto de estar previsto um novo referendo sobre a matéria deveria levar à contenção do jornal evitando o afloramento de um catolicismo agressivo e ultramontano mais consentâneo com o séc. XIX em Portugal do que com a Europa contemporânea. Comentários: (4) Posted by carlos_esperanca at 12:43 AM

Um caso de humor negro Carlos Costa Neves afirmou pretender manter-se como ministro da Agricultura num eventual Governo do PSD, após as eleições legislativas de Fevereiro.

Já não basta a dificuldade em justificar tal cargo num sector em vias de extinção, quanto mais manter um ministro de cuja existência muitos portugueses só se deram conta após esta tirada de humor. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 03:32 PM

A imagem de um Governo

Lê-se na primeira página do «EXPRESSO» de hoje: «Quanto ao 1.º ministro, dá-se um caso insólito: a sua fotografia oficial está neste momento a ser expedida para as embaixadas, um mês depois de o Governo se ter demitido».

Verdadeiramente insólito é o facto de ter chegado a primeiro-ministro. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 06:50 PM

Programa eleitoral do PPD/PSD

Se for Governo acabo com os ventos e as marés.

Que importam os ventos e as marés a quem não conhece o rumo? (José)

Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:07 AM

Cavaco aceitou participar no cartaz

Do Minho a Boliqueime Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 11:05 PM

REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE Este é um artigo descoberto numa pesquisa e que parece ter ainda a sua importância. Quer pelo conteúdo, quer pelas polémicas recentes, quer pelas que hão-de vir.

Edição Nº 33, 17-Ago.98 do Setubalnarede.pt

AVISO À NAVEGAÇÃO !!

por Rogério Severino (Jornalista do "Jornal de Notícias" e

membro eleito do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas)

A transparência e a defesa do ambiente

- uma reflexão urgente -

D epois de estar instalada no nosso país a sensibilidade sobre o Ambiente, é preciso saber se essa condição é directamente proporcional com a transparência. Em Portugal, tal como noutros países da Europa e principalmente nos EUA é preciso lutar para que o ambiente não deixe de ser uma convicção para passar a ser um negócio. Por exemplo, não gostaríamos de ver o movimento 'Greenpeace' patrocinado por empresas que vendem produtos químicos, tal como não gostamos de ver ecologistas assumidos a servirem de suporte a empresas que têm interesses directos em actividades que podem o ambiente em causa.

Essencialmente a partir da década de oitenta, e após novas pastas do ambiente serem entregues a dois jovens Secretários de Estado, primeiro Carlos Pimenta e depois Macário Correia, ambos marcaram a defesa do ambiente, da ecologia e dos recursos naturais no nosso país, pelo que falar da defesa do meio ambiente não se pode dissociar daqueles nomes que, pela positiva e muitas vezes contra as posições do próprio Governo que integravam, mostraram-se corajosos e foram os iniciadores daquela sensibilidade.

Também nos anos oitenta nasceram no nosso País muitos movimentos de defesa do ambiente nomeadamente a Quercus, o Geota, a Liga de Protecção da Natureza, os Verdes e tantos outros que influenciaram decisivamente a mentalidade do povo e hoje, desde o Ensino Básico até ao Superior a juventude portuguesa tem uma noção do ambiente que não tiveram os pais.

O principal movimento a nível nacional, a Quercus, curiosamente teve os seus três presidentes nacionais todos de Setúbal. Viriato Soromenho Marques, José Manuel Palma e Francisco Ferreira, o actual, começaram a sua ligação à defesa do ambiente através do Projecto 'Setúbal Verde', de que a cidade tem boa memória.

Como é fácil de deduzir, todas as indústrias poluidoras são inimigas do ambiente; desde as que deitam para a atmosfera resíduos sólidos até àquelas que lançam efluentes nos rios, bem como as mais diversas fábricas que dantes funcionavam de toda a maneira e deitavam os resíduos em qualquer lado, actualmente não é assim; há os Estudos de Impacte Ambiental, os pareceres, as consultas públicas e mesmo que a Ministra da pasta não tenha muita sensibilidade para o ambiente, os nossos ecologistas, aparte algum radicalismo que tem que ser refreado conseguem conciliar a ecologia com a defesa do ambiente, numa perspectiva de progresso já que este não é inimigo do ambiente. Os ecologistas têm que demonstrar uma posição de imparcialidade, de independência e sobretudo de transparência, e só com estes predicados se pode sair vitorioso de uma luta que é de defesa da qualidade de vida. Mas o pior é quando os grandes empresários, inimigos naturais dos ambientalistas, os começam a aliciar, a contratar, a pagar serviços e a conseguir alguns resultados. Sem querermos fazer qualquer processo de intenções consideramos que um defensor do ambiente não pode, pelo menos por respeito por aquilo que diz defender, estar ligado a uma empresa que necessita de um projecto para agredir o ambiente; essa ligação, por contornos técnicos, leva sempre a um parecer que vai minimizar os efeitos pois se um ecologista for funcionário de uma dessas empresas e se lhe for encomendado um parecer, na maior parte das vezes o resultado é favorável à empresa e com prejuízo do ambiente.

Para aqueles que não sabem, esta 'guerra' está em discussão no interior de diversas organizações ecologistas que consideram que há que lutar pela transparência já que os seus membros não podem ser defensores indirectos dos interesses das grandes companhias. O caso mais recente veio a lume quando a Quercus condena e co-incineração de resíduos perigosos na Secil, empresa cimenteira localizada no Parque Natural da Arrábida e um antigo presidente desta organização ambientalista, através de um estudo para uma empresa interessada, concluiu que a co-incineração não afecta o meio ambiente nem a Serra. Como dissemos, não fazemos processos de intenções, mas o problema é que situações destas afectam a credibilidade das organizações ecologistas e, por isso, de uma vez por todas deve ser equacionado o papel dos responsáveis pelas associações ecologistas e definir se estes devem ou não, enquanto ambientalistas, poder trabalhar em empresas que tenham interesses em projectos ambientais. É um problema que exige definição urgente a bem da credibilidade dos defensores do ambiente e sobretudo pela necessidade permanente de transparência de processos. Não aceitamos que uma qualquer empresa que pretenda levar a cabo um qualquer empreendimento que afecte o ambiente, só por contratar um ecologista, faça com que esse projecto possa ser aprovado. Isto é a inversão total de um conceito que queremos cada vez mais verdadeiro e por isso uma reflexão que deixamos a todos que acedem ao "Setúbal na Rede" . Se as associações ecologistas servirem de trampolim para empregos em empresas com interesses no ambiente, é a subversão, é o descrédito e, sobretudo um mau exemplo para as crianças que cada vez mais estão a assimilar os comportamentos correctos para uma melhor qualidade de vida Comentários: (2) Posted by mmgtr at 05:07 PM

EDUCAçÂO COMERCIAL A diminuição do número de jovens a frequentar o ensino básico e secundário tem levantado problemas à administração escolar, entre os quais o de um eventual encerramento de escolas secundárias.

Já se falou no encerramento da Escola Secundária José Falcão. Já se percebeu que o número de alunos a frequentar a Escola Secundária D.Duarte tem vindo a reduzir significativamente.

O que estranhei foi ter ouvido, muito recentemente, um comentário sobre a instalação na Escola Secundária D.Duarte do Corte Inglês!

Deve ser um boato. Coisas que se ouvem e dizem sem fundamento. Mas aqui fica o alerta. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 04:18 PM

Assassinos do português à solta «Os concursos de professores para o ano lectivo 2005/06 vão ter início em

Fevereiro. As candidaturas deverão ser entregues em Março e, no final do mês

seguinte, está prevista a fixação [sic] provisória dos resultados. - O

número de vagas deste ano irá ser semelhante ao do ano anterior [estão a

emendar a mão!]. As únicas excepções terão carácter de excepção [SIC].

No que diz respeito aos formulários de candidatura, o Ministério da

Educação comprometeu-se em [sic] simplificar os procedimentos,

disponibilizando uma demonstração dos mesmos brevemente. - Perante este

contexto, a pré-inscrição deverá ser realizada em Fevereiro, afim [sic] de

que seja entregue a cada candidato um código de acesso via Internet. Em

Março, os professores têm de fazer a sua candidaturas aos concursos, sendo

que o resultado provisório deverá ser afixado no final de Abril. Em Julho

serão apresentadas as listas definitivas e as colocações irão decorrer

durante Agosto.»

© 2005 Unidade de Missão Inovação e Conhecimento - Presidência do

Conselho de Ministros Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:46 PM

A PROMESSA DE SOCRATES Quanto custa aumentar as pensões?

A proposta de Sócrates é exequível...

1. O secretário-geral do PS prometeu aumentar, em 4 anos, as pensões sociais pelo menos até ao valor do limiar de pobreza. Questionado sobre qual é esse valor, disse que isso é " uma questão técnica ". Veio depois dizer que na " Agenda de Lisboa ", um documento de políticas sociais da UE, está o valor de 300EUR , 60% do valor mediano dos salários. .

> 2. Ele tem razão porque há várias fórmulas ( técnicas...) de estabelecer o referencial de pobreza.E o limiar actual, já não seria 300EUR ,aplicando-se o conceito técnico de 60% do salário médio de cada país daUnião: segundo dados do INE de 2004, em Portugal, por esse critério,o limiar de pobreza seria 387 Euros.

> 3. Já agora vejamos quanto seria preciso aumentar (deve ter-se em conta que o limiar também subirá nos próximos anos na medida do aumento do salário médio). A pensão é actualmente: - 179,36 EUR ( 164,17 EUR + 15,19 EUR de complemento de solidariedade)> para pensionistas com menos de 70 anos. > - 194,59 EUR ( 164,17 EUR + 30,37EUR de complemento de solidariedade )> para pensionistas com mais de 70 anos.

> 3.1. Há, em Portugal, cerca de 300 mil pensionistas sociais ( pessoas que nunca descontaram, i.e. que nem tem a reforma mínima do regime geral ).

> Se pensarmos que a pensão social média é de 187EUR , teriamos 200 EUR para recuperar em 4 anos,c0m igual taxa anual de aumento das pensões e do salário médio ). Ora isso dá 50 EUR / ano. Mas, atenção, 50 EUR por pensionista, em cada mês, 14 meses de pagamento.

> 3.2. Façamos contas: 50 EUR x 14 x 300.000 = 210.000.000 EUR por ano. Isto é, 42 milhões de contos por ano.168 milhões de contos em quatro anos.

> 4. Para isto ser exequível a economia tem de crescer. E têm de aumentar> muito as receitas da segurança social - as quais diminuiram em 2003 e em 2004 porque,nomedamente, aumentou a despesa com pensões mínimas e diminuiu cobrança de contribuições por efeitos da retracção da economia e porque praticamente deixou de ser feita fiscalização de contribuintes devedores. E para o sistema de segurança social ter ganhos de eficiência na arrecadação de receitas, bastaria encontrar um mecanismo automático, entre a Segurança Social e o Fisco, de fazer com que passem a contribuir para a Segurança Social os muitos milhares de operadores da economia paralela que nada pagam ( e benefiam agora e futuramente ).

>

> B) Se o limiar for de 300EUR ( patamar de pobreza se considerarmos 60% da mediana dos salários ) , passamos a ter 113EUR a dividir por 4 anos x 14 meses x 300mil. São ,118.650.000EUR por ano, ou seja quase 24 milhões de contos ( 23.730.000 ). Numa legislatura, em 4 anos, não chega a 100 milhões de contos ( 94.920.000).

> C) Mas, como já disse atrás, a justificação da proposta terá de ser o aumento das receitas, através de um sistema articulado com o Fisco e com muita Fiscalização ( que quase não é feita aos contribuintes ).

E quanto é que vão aumentar as pensões mínimas do regime geral, pois a mínima agora é só 216,79EUR e está gradualmente a ser equiparada ao salário mínimo ?

> É que para aumentar pensões sociais de valor médio de 187 euros, têm de ser aumentadas ( ainda mais ) as pensões mínimas do regime geral que têm o valor de 216,79EUR e abrangem milhares de pensionistas. Não o fazer seria contrariar a lógica introduzida pelo PS de valorizar as carreiras contributivas . A resposta não pode ser muito diferente de qualquer coisa parecido com " têm de aumentar mais do que as pensões sociais ".

É por isso que o Secretário Geral explicitou domingo a sua proposta, que a coloca num patamar financeiro da ordem dos 200 milhões euros:

> 1 ) Pensões sociais aumentadas, em 4 anos, até ao valor de 300 EUR ( limiar de pobreza da "Agenda de Lisboa "

> 2) Aumentar as pensões dos idosos maiores de 65 anos de valor abaixo desse valor de 300€, o que incluirá as minimas que não cheguem a 300 €.

> 3) Aumentar apenas as pensões sociais dos idosos sem outros rendimentos ( idosos comprovadamente

pobres e sem qualquer outro rendimento )- e para isso haverá fiscalização,combate à fraude.

JJA Comentários: (1) Posted by mmgtr at 12:48 PM

O OUTDOOR DE SANTANA

A decisão de Cavaco Silva de proibir o uso da sua imagem no cartaz de campanha do seu partido, o PPD/PSD, merece alguma reflexão. Foram os seus companheiros de partido que legitimaram em Congresso o actual Primeiro-Ministro, Santana Lopes, os mesmos que durante muitos anos andaram a defender o antigo primeiro-ministro.

As suas ambições pessoais não deviam estar acima dos interesses colectivos, não podia uma eventual candidatura presidencial ser fundamento para tratar de forma tão agressiva os seus companheiros de partido, prejudicando ainda mais a credibilidade de um partido social-democrata que vive hoje o seu pior momento.

Bem sabemos que Santana Lopes tentou usar a imagem dos anteriores líderes para se credibilidade. Na verdade, não se deu a modéstias e colocou-se no putativo outdoor à direita de Sá Carneiro, ao mesmo nível de Cavaco Silva e à frente de Barroso e Balsemão. “ Ninguém fez mais por Portugal”, dizia o cartaz. O País também precisa de uma dose de boa disposição e deveria ser dada a possibilidade aos portugueses de se poderem rir depois de tantos anos a chorar. Até por isso, Cavaco Silva foi cruel

Mas esse foi apenas um dos muitos episódios que o PPD/PSD e seu Governo tem oferecido ao País, confirmando a justiça da decisão de Jorge Sampaio , numa atitude de completo descontrolo, irresponsabilidade e de desrespeito por aqueles que lhes confiaram os destinos da Nação.

Que dizer da intolerável e arrogante atitude da Sr.ª Ministra da Educação recusando a ida a Assembleia da República e do discurso de Morais Sarmento sobre os seus mergulhos em S. Tomé.

Mas este absoluto desprezo pela inteligência dos portugueses e pela sua capacidade de avaliação do desempenho de um (des)governo não pode ser silenciado.

Para além dos tristes episódios a que o País tem assistido nos últimos meses não posso deixar de protestar contra as nomeações e as renovações de comissões de serviço na administração pública a que se está a assistir e que ultrapassam as normas elementares de funcionamento de um estado democrático e, até, da ética política.

Renovar comissões de serviço sem que estas tenham ainda concluído, e nalguns casos a meses de se concluírem, recrutar coordenadores e dirigentes e abrir concursos para cargos de topo na administração é algo que não supunha possível num País que se quer evoluído e europeu.

O Instituto de Estradas de Portugal apesar de demissionário nomeou nova administração; Para o Instituto Português da Juventude corre um concurso externo para assessor, com um salário próximo dos 2.500 euros; Alguns organismos e direcções regionais do Centro estão a nomear coordenadores e chefias. E consta que até a Cultura não fugiu a essa intensa actividade e já viu a comissão prolongada antes de terminada.

E preocupa-se o PSD com a realização de debates na televisão, como se os problemas do País se resolvessem dessa forma.

Daí que talvez não tivesse sido má ideia Cavaco Silva ter deixado Santana Lopes aparecer no outdoor a seu lado e atrás de Sá Carneiro. A modos daquele castiço adepto portista que não perde a oportunidade de aparecer na TV .E já agora, aqui deixo um conselho aos sociais democratas de Coimbra: Façam um outdoor com os candidatos a Assembleia da República do Distrito Coimbra, coloquem Miguel Almeida à direita de Zita Seabra e um slogan “ Ninguém fez mais pelo Distrito”.

Assim sempre compensava a nossa angústia Comentários: (1) Posted by mmgtr at 12:36 PM

Plágio democrata-cristão Com este título, Vital Moreira publica hoje no blogue Causa Nossa dois artigos sobre o plágio de que ele próprio e Vicente Jorge Silva foram vítimas.

O Diário de Notícias do Funchal acolheu, de boa fé, artigos de um tal Roberto Rodrigues como se fossem da sua lavra. Para agravar o carácter pusilânime do criminoso, este procedeu à publicação do artigo de Vicente Jorge Silva num blogue com data falsificada e acusou o respeitado jornalista de ser o plagiador.

Perante a boçalidade do falsário em princípio de actividade e as provas concludentes o Diário de Notícias do Funchal, além de apresentar desculpas às vítimas, excluiu o energúmeno do painel de colaboradores.

Curioso é o facto de o indivíduo em causa, falsificador e caluniador, ser membro da juventude do CDS e pertencer à sua direcção. Tal como Vital Moreira reflecte, vai ser interessante saber qual o comportamento do CDS de Paulo Portas para com este indivíduo e saber se pactua com atitudes tão pusilânimes.

Que o CDS seja pouco recomendável pelas ideias que defende é um facto político que cabe ao eleitorado julgar, mas se for conivente com os crimes dos seus dirigentes, ignorando-os ou absolvendo-os, pactua com o crime.

Ficaremos atentos ao promissor futuro político do sr. Roberto Rodrigues e ao comportamento do CDS. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 05:25 PM

As listas Andava cada vez mais intrigado com aquela coisa das listas. Não se falava noutra coisa senão nas listas.

Eram cinco dirigentes que se demitiam porque não concordavam com as ditas, eram outros que achavam que havia mulheres a mais, outros diziam que não se sentiam representados, enfim uma coisa era certa: era um assunto que gerava muita confusão.

As listas que realmente conheciam eram as páginas amarelas, gordas de nomes e anúncios, mas que se dizia que tinham lá de tudo. Quando precisava de alguma coisa, lá passa por elas os seus dedos e zás, encontrava o que procurava. Aquilo realmente estava bem feito!

Outro termo que muito o admirava e que habitualmente estava associado a este assunto, era o dos paraquedistas. Em Coimbra havia duas senhoras que praticavam este arriscado desporto, mas o incremento desta modalidade tinha repercussões nacionais.

Rapidamente percebeu que estas listas serviam para candidatar pessoas ao lugar de Deputados da Nação. Seriam os representantes do povo em Lisboa, indo substituir aqueles que costumavam aparecer no telejornal, sentados num grande anfiteatro a ler um jornal ou a falar ao telemóvel.

Apreendeu também que os ditos parquedistas eram pessoas que nada tendo a ver com a região que as vão eleger, ali eram colocadas graças ás instruções de quem mandava.

Os diversos partidos apresentavam listas com nomes diferentes, por vezes até seus conhecidos, mas nunca ninguém lhe explicava a razão da escolha.

Diziam normalmente que eram representativos de estruturas da região, o que o levou a pensar que uma pessoa pode ser boa numa região em que são todos maus, e má numa região em que são todos excelentes. É a vida.

Muitos amigos lhe diziam que não valia a pena votar, porque são todos iguais. Na verdade não sentia que os candidatos fossem todos iguais, mas tinham muita dificuldade em defender o conjunto que achava melhor. Se isto fosse futebol, como seria mais fácil! Nesse caso os melhores seriam os da sua equipe, e estava tudo dito sem necessidade de mais explicações. Às vezes pensava que era por isso que havia tanta ligação entre estas duas modalidades, a política e o futebol.

Procurava, dia a dia, que os seus lhe dessem razões para que os pudesse defender perante aqueles que ainda não tinham escolhido em quem votar. Gostavam de poder dizer que os nossos são os melhores porque fizeram e aconteceram, porque falam e discutem, porque lutaram pelas suas ideias, mas olhando para o seu grupo, não era fácil sentir essa força. Só olhando para os outros lhe vinha uma suave sensação de que os seus eram bem melhores. Triste comparação para quem queria mudar o Mundo!

Gostava de acreditar que isto da listas era assim tão difícil porque se procuravam os melhores, aqueles que seriam capazes de ouvir e defender os seus (nossos) interesses melhor que nós mesmos. Os métodos de fazer as listas não lhe pareciam muito diferentes entre os partidos. Tinha que acreditar que o seu tinha sido diferente, quando mais não fosse porque era o seu.

De repente percebeu que não estava a sonhar como gostaria de ter estado. Estava acordado e era mesmo aquilo que pensava.

Que chatice!

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 01:15 PM

Cartaz alternativo, anónimo e bem humorado

Com gente desta não se podia esperar mais.

Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:19 PM

Ainda a viagem de Morais Sarmento a S. Tomé Foi o próprio gabinete do ministro que esclareceu que a viagem custou 65.200 € e que os «apoios concretizados ou anunciados são superiores a 1,375 milhões de €». Facilmente se adivinha que são maiores os apoios anunciados do que os concretizados e que ficou demasiado cara a entrega da encomenda, que podia ter ido pelo correio, visto não se vislumbrarem relevantes interesses políticos ou diplomáticos.

O problema não foi o mergulho do ministro que Durão Barroso deixou a tomar conta do seu substituto Santana Lopes. O problema reside na desgraça em que o Governo mergulhou o País.

A tragédia é a demora em substituí-lo, incapaz que é de voltar a trazer Portugal à tona.

Aprecia-se contudo o facto de Morais Sarmento tentar demitir-se, insólita atitude em que já é o terceiro (o primeiro foi Santana Lopes) a querer fugir de um Governo já demitido e que até para a gestão corrente é demasiado débil.

Só a fúria das nomeações e renovação de mandatos por caducar, bem como as viagens de Estado ao estrangeiro, mostram a frenética actividade de um executivo sem pudor. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 02:28 PM

Co-incineração Na sequência de um texto publicado aqui no VERITAS pelo signatário, sobre a co-incineração, independentemente das posições divergentes que nesta matéria tenho com a prestigiada instituição, com a qual habitualmente me identifico, é do mais elementar dever publicar o comentário de Francisco Ferreira que esclarece as dúvidas e a quem apresento os meus agradecimentos.

Comentários: Co-incineração

Como curiosamente dei com a sua pergunta, posso-lhe dizer que eu em nome da Quercus e as outras 17 entidades que participam numa Comissão de Acompanhamento que tem a ver com o desmantelamento da fábrica, recuperação das pedreiras e também decisão sobre a eventual co-incineração de RIB na SECIL não recebemos qualquer remuneração ou senhas de presença ou qualquer outra compensação pela participação voluntária (no caso da Quercus) que damos. Espanta-me como ainda teve dúvidas:-) Francisco Ferreira Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:49 PM

O paraíso de Alberto João Jardim Adão e Eva, acusados durante séculos de terem sido o primeiro e único casal do planeta e alegados pioneiros do método de reprodução ainda hoje em uso, não eram seguramente madeirenses como aleivosamente se insinua. O facto de terem sido analfabetos, tementes a Deus e julgarem que viviam no paraíso não prova que tenham sido criados na ilha de Alberto João Jardim (AJJ) & Jaime Ramos (JR).

E não podem, seguramente, ser responsabilizados pelos défice democrático e orçamental que progressivamente se acentua na Região. O mesmo não se pode dizer dos órgãos da soberania nacional que cederam à chantagem, suportaram os abusos e permitiram o desrespeito ao longo das três décadas de democracia.

Há anos a dupla AJJ/JR resolveu colocar os deputados de Esquerda no lado direito do Parlamento insular, uma exótica arbitrariedade do sátrapa autóctone que levou JR a afirmar à RTP ( eu ouvi) que era “para mostrar a Portugal e ao Mundo que o PSD/M é de esquerda”. JR dixit. Urbi et orbi.

Aliás, eu penso que o PSD/M é mesmo de esquerda. A avaliar pelos interesses em que se envolveu, desde o futebol à comunicação social, diria que pouco sobra para a sociedade civil, como agora soe dizer-se. É claro que AJJ e JR confundem ser de esquerda com a visão totalitária que os devora, mas isso é outra conversa.

Não conseguiram ainda subtrair-se ao jugo colonial do continente que sempre condenam mas conseguiram a originalidade de subverter uma tradição que remonta à Revolução Francesa e a que os povos superiores não têm de sujeitar-se – a colocação dos deputados à direita e à esquerda conforme a matriz ideológica..

Pode pensar-se que estamos perante uma manifestação exótica dum pequeno arquipélago, que o comportamento dos dirigentes madeirenses é um epifenómeno, que a dupla em questão é uma bênção para os jornalistas lusitanos em períodos de falta de notícias, sem consequências de maior. Nada mais errado.

«A dívida da Madeira ultrapassa Orçamento da região para 2005» – lê-se no «Público» de hoje. A regionalização atingiu a autogestão a que apenas falta capacidade de gerar receitas próprias. A imprudência e a confiança no poder de chantagem sobre a República levou o arquipélago ao descalabro, as liberdades públicas ao definhamento e a arrogância e má-criação a limites intoleráveis.

Alberto João Jardim prepara-se, face à aflitiva situação financeira, para exigir do próximo Governo da República a revisão da lei das finanças locais. Aposto que alguém vai ser insultado e ceder, enquanto o regabofe madeirense se acentua.

Um destes dias é o Continente que tem de fazer um referendo a exigir a autonomia face à Madeira. Eu voto SIM. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 11:33 PM

Meu caro amigo, Prof. Doutor Mário Silva

Farias no dia 7 de Janeiro 104 anos e poderias muito bem teres estado entre nós até ao dia de hoje. Se isso tivesse acontecido, como felizmente aconteceu com o Fernando Vale, muita coisa teria mudado nesta cidade e até neste país. Com uma democracia mais estabilizada a partir dos anos oitenta, terias tido as condições que sempre procuras-te para poderes criar em Coimbra um Museu Nacional da Ciência e da Técnica. Este ano de 2005, a que se decidiu e bem chamar Ano Mundial da Física seria o ideal para teres a reconhecida homenagem nacional que nunca tiveste. A carcaça que resta do teu museu vai dissolvendo-se devagar, silenciosamente, deixando o espaço livre para que outros não tenham nada a que possam ser comparados. Os funcionários por ti escolhidos vão morrendo por dentro, secos de tanta angústia e de tanta indiferença. Outros morrem mesmo como a nossa Emília.

Outro dia resolveram fazer-te uma homenagem descerrando uma lápide numa rua que afinal não é uma rua, é uma avenida, que há 20 anos já têm o teu nome. Tive vergonha de lá ir. Até o dia esteve triste e chuvoso mostrando assim a sua indiferença. Continuam convencidos que tu foste uma pessoa qualquer, que ficaria feliz por ter um nome numa rua e a relva cortada á volta de uma praceta debaixo de um viaduto suburbano. Tu lutaste por ideias, tinhas planos e projectos para desenvolver a cultura científica em Portugal. Desgraçado país que 40 anos depois ainda não conseguiu fazer e pensar melhor do que tu pensaste. Prefiro dize-lo de outra maneira. Abençoada cabeça que é capaz de pensar com tanta visão de futuro.

Como te disse, se tu cá continuasses talvez não tivessem a coragem de matar as tuas ideias com palmadinhas nas costas. Estou até convencido que teria havido um Ministro que conhece as tuas obras que estudou o teu pensamento que te teria dito: “Professor, chegou a sua hora, vamos fazer o seu Museu”. Nessa altura, em estreita colaboração com as Universidades deste país seria construído o grande Museu Nacional da Ciência e da Técnica, que seria uma fonte de orgulho para a cidade.

Morres-te cedo e a democracia chegou tarde. Quinze anos teriam sido suficientes para mudar a história da museologia em Portugal.

Vou dizer-te uma coisa que talvez não te agrade: a salvação do teu Museu passa por faze-lo fora de Coimbra, num lugar onde as tuas ideias sejam compreendidas, que tenha a vontade de construir o futuro de uma forma livre dos bolores e das invejas que sempre te perseguiram. Pode até nem ter o mesmo nome, mas o coração será o teu.

Hoje o saber já não guarda em torres de marfim, nem se transmite pela consanguinidade. Com a Democracia o saber é produzido por todo o país: Braga, Évora, Aveiro, Faro. Não tens que ter recheio, porque as tuas ideias são a base de trabalho que frutificará onde existirem aqueles que queiram por a mão na massa.

Seria uma bela prenda que o ano de 2005 te traria!

Sabes que a relva não a cortaremos, mas podes contar connosco para lutar pelas tuas ideias, que afinal são as nossas ideias.

Neste ano mundial da Física, o grande físico de Coimbra és tu, porque antes de mais foste um grande Homem, capaz de influenciar gerações e marcar a vida de pessoas que nunca tiveram a sorte de te conhecer, como este que se diz teu amigo. Comentários: (0) Posted by ptrincao at 03:32 PM

Fim de festa

SANTANA LOPES

Polémica sobre viagem de Morais Sarmento é incómoda

O primeiro-ministro demissionário português considera que a polémica em torno da viagem de Morais Sarmento a S. Tomé é incómoda. Santana Lopes ainda não falou com o ministro da Presidência – diz a TSF.

SÃO TOMÉ – Morais Sarmento justifica dia de descanso. Comentários: (6) Posted by carlos_esperanca at 06:11 PM

Tal como o botão PSL está no lugar errado Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:37 AM

As mulheres e a política Mulheres

Domingo, 09 de Janeiro de 2005

«Matilde Sousa Franco até pode vir a ser uma excelente deputada, acima da média - na sua vida profissional, foi uma competente conservadora de museu. Mas quem a alarvidade da misoginia dominante convida para as listas é a viúva de Sousa Franco. O PS nunca deu lições a ninguém nesta matéria e olhará sempre mais depressa para Teresa Alegre Portugal como "irmã de Manuel Alegre" do que como uma personalidade que tem uma carreira política autónoma que vem desde antes do 25 de Abril».

Ana Sá Lopes, in «Público»

Obs.: Se houve um burgesso alarve que à ignorância juntou a postura misógina foi José Manuel Fernandes, Director do Público, como aqui no VERITAS se assinalou. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:38 PM

Eurosondagem SIC/Expresso/RR: PS vencedor «As sondagens valem o que valem» mas gostaria o PSD de que fossem ao contrário. Não sei se o PS merece a maioria absoluta (acho que não) mas no estado a que isto chegou é o País que precisa dela. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 08:46 PM «As sondagens valem o que valem» mas gostaria o PSD de que fossem ao contrário. Não sei se o PS merece a maioria absoluta (acho que não) mas no estado a que isto chegou é o País que precisa dela.

Maria do Carmo Seabra

Ficará sempre por esclarecer o mistério que levou Maria do Carmo Seabra a integrar um Governo apesar da absoluta falta de critérios do primeiro-ministro.

As sucessivas trapalhadas na colocação dos professores, o caos que lançou no ensino e a sua absoluta inaptidão para o cargo fez pensar tratar-se de um caso igual à da secretária de Estado que, por lapso, foi parar à Cultura por se ter antecipado um colega a ocupar o lugar que lhe estava destinado na Defesa. Podia tratar-se apenas de um clamoroso erro de casting.

No entanto, recusar-se a divulgar o inquérito ao atraso na colocação dos professores e escusar-se a prestar esclarecimentos ao Parlamento, invocando que já tinha dado uma conferência de imprensa, violou as mais elementares regras de respeito pelas instituições e revelou um enorme défice de cultura democrática.

Maria do Carmo Seabra tornou-se o paradigma do pior Governo que Portugal suportou depois da ditadura de Pimenta de Castro. À incompetência gritante, juntou uma enorme falta de ética e a incompatibilidade absoluta com o regime democrático. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 05:46 PM

A revolta das mulheres Várias deputadas do Partido Social Democrata consideram que o partido tem «receio das mulheres» e estão a organizar um movimento de protesto contra a baixa representatividade nas listas para as próximas eleições legislativas, lê-se no Público de hoje.

Trinta anos depois do 25 de Abril e mais uns anos depois da revolução sexual e emancipação feminina, neste país à beira-mar plantado continuamos a ver demonstrações de machismo. Vemos um qualquer anúncio na televisão e o que encontramos? Mulheres felizes por estarem a lavar a roupinha como antigamente e com o velho cheiro a sabão das nossas avós, homens relativamente aborrecidos (apenas relativamente porque ganharam um prémio qualquer que os levará, durante uma semana, para um qualquer sítio paradisíaco) com as suas mulheres por estas usarem os cartões de crédito deles. As revistas cor-de-rosa o que continuam a propagandear? A mulher que deve satisfazer o homem, na cama ou na cozinha, mas com um toquezinho de modernidade.

Tudo isto se repercute na política, no mercado de trabalho e na forma como as mulheres são tratadas no dia-a-dia. Quantas vezes não temos de ouvir «bocas» e piadas sobre a superioridade masculina? E vemos que, se calhar, trinta anos depois da Liberdade, as coisas continuam na mesma.

Mariana Pereira da Costa Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 04:44 PM

Novos negócios

Lê-se no Diário Económico de hoje que Portugal poderá, a partir de Maio, negociar no mercado europeu de carbono licenças de emissão de dióxido de carbono. De facto, a Euronext, a Powernext e a Caisse des Dépôts et Consignations pretendem lançar em Março uma nova bolsa que transaccionará títulos de emissão de CO2.

Isto é possível já que o Protocolo de Quioto atribui uma determinada quota de emissões a cada país como se de um «direito a poluir» se tratasse. Os países cujas emissões não preencham aquela quota poderão vender o remanescente àqueles que já a excederam, tendo estes direito a poluir dentro da sua quota mais aquela(s) que compraram.

Consequências que poderão advir deste estranho mercado continuarão a ser o abuso ambiental perpetrado pelos países altamente industrializados, poluentes e ricos, nomeadamente os Estados Unidos da América, e, quiçá, o desincentivo ao desenvolvimento industrial de pequenos países que preferem não ter industrias e, assim, poluição para poderem vender a sua parte a quem estiver disposto a pagar. Mariana Pereira da Costa

Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:42 PM

O «Público», o nepotismo e Teresa Portugal O Editorial de hoje, do «Público», assinado pelo seu director José Manuel Fernandes, diz coisas interessantes e coisas verdadeiras. Infelizmente as verdadeiras não são interessantes e as interessantes não são verdadeiras, como é hábito do plumitivo.

Para além de uma perseguição que começa a ser obscena a quem é familiar de políticos de relevo, como se aqueles não pudessem ter mérito próprio e direitos de cidadania por inteiro, apresenta como caso de nepotismo a presença de Teresa Portugal nas listas de deputados do PS, por Coimbra.

Nem sequer lhe refere o nome. Pergunta, apenas, para ilustrar (...) «o nepotismo: o que faz uma filha de Mesquita Machado nas lista socialista de Braga? E a irmã de Manuel Alegre na de Coimbra?»

Quem, como eu desconhecia que Mesquita Machado tivesse uma filha e que Teresa Portugal integrasse a lista do PS, só posso pronunciar-me sobre os méritos da última. Sendo irmã de um dos mais destacados antifascistas e de um grande escritor e político, usou sempre o apelido do marido, o saudoso António Portugal. Acresce que Manuel Alegre foi um derrotado no último congresso do PS e a sua influência no aparelho partidário parece ser pouco mais que nula.

No entanto Teresa Alegre Portugal é uma mulher de fortes convicções, sólida cultura e larga experiência autárquica. Podia ter integrado um Governo, podia legitimamente ter aspirado a sobraçar a pasta da Cultura, mas ficou por Coimbra onde a passagem pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal ficará como um marco de competência, integridade e rigor.

Apresentar Teresa Portugal como irmã de Manuel Alegre (motivo de legítimo orgulho, mas sem qualquer benefício político), considerar a sua integração nas listas do PS como caso de nepotismo é um acto pusilânime ou um caso de profunda ignorância. Em qualquer caso é uma afronta injusta, iníqua e gratuita que merece reparação.

Se os casos de nepotismo dentro do PS se reduzem à integração da excelente ex-vereadora da Cultura é motivo para felicitar o PS e uma boa razão para merecer o voto dos portugueses no próximo dia 20 de Fevereiro. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 05:06 PM

Tibi gratias, Almeida Santos

É a vida. A idade avança e o render da guarda torna-se inevitável. Mas deixa saudades. António Almeida Santos (AAS) foi o mais brilhante orador parlamentar destas três décadas que a democracia leva. Foi um eminente legislador, um político excelso e, acima de tudo, o amante de todas as horas da língua portuguesa.

AAS e a língua que ama, o idioma em que se exprime, o português que cultiva com uma desenvoltura que pasma e maravilha, tiveram e têm uma relação que brota da paixão, da sabedoria e da volúpia. Os seus discursos são bordados que a cultura, a sensibilidade e o bom gosto ajudaram a tecer com requinte, peças de fino jaez esculpidas em páginas de oiro que exornam a antologia da oratória parlamentar portuguesa.

O tribuno percorreu a língua com o ardor do amante, o rigor do geómetra e o colorido do pintor. Usou a régua e o esquadro e saiu-lhe justa a frase; buscou o compasso e fez perfeito o texto; pegou na tesoura e saíram-lhe aparadas as asperezas. A língua de Camões e do padre António Vieira floriu viçosa no improviso e fez-se filigrana na escrita que deu corpo a milhares de leis, regulamentos e decretos.

Há um enorme tributo de que a Pátria lhe é devedora mas, por hoje, é da língua e do entranhado amor que lhe devota que eu quis falar nesta saudação a Almeida Santos. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 12:09 AM

Um abraço para Helena Roseta A sua ausência da lista de deputados é uma perda que empobrece a Assembleia da República que ela tanto enobreceu.

Habituei-me a ver Helena Roseta como referência ética, cultural e cívica, uma mulher de causas, uma lutadora intemerata.

Será sempre um exemplo de coragem e dignidade. Não era o lugar de deputada que a prestigiava, era ela que dignificava o lugar e enriquecia o Parlamento.

Que importa que o PS a afaste? Espero que não se afaste ela. O País precisa de si para os combates que é preciso travar. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 06:39 PM

Crónica de uma derrota anunciada

Já nem o comissário político Luís Delgado consegue ocultar as provas.

Deve estar de saída. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 06:09 PM

Alguém quer Pedro Santana Lopes de volta? Depois da representação do auto da incubadora e das facadas nas costas, Santana Lopes passou a ser agredido, rasteirado, cuspido e enxovalhado pelos companheiros de partido. Se ninguém lhe guarda respeito no PSD como pode esperar que o País o considere?

Cavaco Silva tem vergonha de ver a sua cara misturada com quem nunca tiraria uma fotografia. Manuela Ferreira Leite evita uma companhia tão pouco recomendável. Henrique Chaves demitiu-se de ministro e acusou o primeiro-ministro de «falta de lealdade e verdade».

O défice nunca esteve tão fora de controlo, a economia não podia estar mais anémica, o desemprego não cessa de subir, o País está em estado de choque. Claro que foi Durão Barroso o responsável desta herança a que o país está ansioso por renunciar mas não se passa um só dia em que o ainda primeiro-ministro não tropece na mais desastrada das decisões ou se embrulhe numa trapalhada que envolve os poucos amigos que ainda lhe restam.

O último foi Pôncio Monteiro, conhecido apenas do mundo do futebol. Convidado para a lista de deputados do Porto, como n.º 2, acabou desconvidado, convidado para n.º 1 por Vila Real e a acusar PSL de lhe «dar uma facada nas costas».

Neste folhetim de facas e alguidares Pôncio Monteiro revelou que «Santana Lopes ligou-me cinco vezes num dia a convidar-me para integrar a lista e nem um telefonema me fez para me informar que eu saía, depois de ter sido pressionado por Rui Rio». E acrescentou: «quem não tem força para dominar o partido, também não tem capacidade para liderar o governo» e «se calhar é por isso mesmo que Santana Lopes está na posição em que está». Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 07:12 PM

Destino: lixo

...mas podiam ter feito melhor

A recusa de Cavaco Silva em figurar nesta fotografia com o seu antigo «ajudante de ministro» inutilizou milhares de anúncios.

Depois de Santana Lopes, chegou a vez aos cartazes – não têm préstimo. Comentários: (5) Posted by carlos_esperanca at 01:28 AM

A diplomacia portuguesa... em férias, à imagem do Governo Artigo do «Ponto Final» (jornal de Macau) que nos permite tomar consciência da qualidade e préstimo da nossa representação diplomática na Tailândia. Aqui fica transcrito com a devida vénia ao «Ponto Final» e ao seu autor, Severo Portela:

« O que se tem passado, escada abaixo, na hierarquia das Necessidades, é, no mínimo, ultrajante para os cidadãos portugueses confiados à guarda daquela gente. O Ministério dos Negócios Estrangeiros falhou em toda a linha e, pela voz do seu titular, ainda se dá ao desatino de o negar perante a evidência dos factos. Chamado a "limitar estragos"- penso seja este o dialecto das células de crise-, António Monteiro, falho de justificações, apelou ao basismo do "indecoroso aproveitamento" da catástrofe. Tão ineficaz quanto aquela alusão a um alegado trabalho árduo que é feito longe dos holofotes. Uma ideia provavelmente pegada do actor que segue da cena ao camarim do camarim à cena.

Arrogante, impante, fez esquecer aquele diplomata acreditado, entre outros, no processo de paz de Angola.

O embaixador Lima Pimentel, titular da embaixada régia de Banguecoque, ali ao lado do incontornável Oriental, com direito a man

Notas soltas: Janeiro/2005 PPD/PSD – A bizarra coligação com anémicos partidos, PPM e MPT, demonstra a generosa intenção de subsidiar fadistas em fim de carreira e o objectivo ecológico de preservar agremiações em vias de extinção.

Kofi Annan – A intuição revelada e a rapidez com que mobilizou a enorme ajuda para a tragédia sem precedentes que se abateu sobre o Sudoeste Asiático, honram a dimensão humana e a capacidade diplomática do secretário-geral da ONU.

Campanha eleitoral – Não se pode dizer que os partido que alternam a presença no Governo tenham sido felizes na elaboração das listas eleitorais. O PS excluiu Helena Roseta e o PSD incluiu Santana Lopes.

CDS – Para quem gosta de exaltar a qualidade dos governantes, urge recordar que Paulo Portas, Bagão Félix, Celeste Cardona e Mariana Cascais foram dos piores ministros da coligação PSD/CDS.

Paulo Portas – A sobrevivência do seu partido deve mais à desastrada liderança de Santana Lopes do que à qualidade dos dirigentes do CDS. O desastre nas Fianças e na Justiça atingiu o auge quando os ministérios foram abandonados ao CDS.

Palestina – A expressiva eleição de Abú Mazen pareceu um bom prenúncio para a paz com Israel e para o fim da miséria e sofrimento do seu povo, mas o peso da história, a força do ódio e os antagonismos religiosos ameaçam prolongar a violência.

Morais Sarmento – Não é um mergulho do ministro em S. Tomé que prejudica o País. Pior é o naufrágio iniciado com Durão Barroso e agravado pelo seu sucessor, conhecida a inaptidão de Santana Lopes para o cargo.

EUA – Terminou sem êxito a busca das armas de destruição maciça no Iraque. Os inspectores americanos regressaram. Como se justifica agora a prisão dos cientistas acusados de serem responsáveis pelas armas que não existiam?

Reino Unido – O aparecimento público de um príncipe idiota com uniforme nazi recorda o passado fascista da cada de Windsor. Com escassas virtudes da família real, pasma-se que perdure um adereço tão anacrónico como a monarquia.

Casa Pia – Além da náusea dos crimes, das ilegalidades e da violação do segredo de justiça, há outros motivos de perplexidade – o encontro de Catalina Pestana com um dos arguidos, sob os auspícios da PJ. A testemunha terá interesse no processo?

Conselho de Ministros – Declarado incapaz «para estar ao serviço do Estado», «por força de uma doença do foro psiquiátrico», o desembargador Branquinho Lobo gozava a reforma por inteiro quando Santana Lopes o nomeou director nacional da PSP.

Finanças – As dívidas fiscais dos clubes, da Liga e da Federação de futebol levaram o ministro a uma exibição de força que, de cedência em cedência, converteram as entradas de Bagão em saídas de cordeiro.

Campanha eleitoral – Quando o boato e a calúnia substituem a discussão de projectos e a forma de concretizá-los, troca-se a política pelo lixo, o País pela prebenda e compromete-se o futuro dos portugueses.

Apito Dourado – Avolumam-se os indícios de ligações perigosas entre autarquias e futebol numa clara confirmação da solidez das acusações da magistrada Maria José Morgado que a dupla Celeste Cardona/Adelino Salvado afastaram da PJ.

Bagão Félix – Ao apelidar os adeptos do BE de «neo-fascistas de esquerda», foi paradoxal. É curioso que a acusação venha de quem, sendo tão de direita, dispensa o elemento de origem grega como prefixo.

Auschwitz – Há sessenta anos as tropas soviéticas puseram fim ao mais tenebroso dos campos de extermínio que a barbárie nazi concebeu. Quando o racismo, a xenofobia e o anti-semitismo regressam, é obrigatório lembrar as vítimas do holocausto.

Coligação governamental – Os dois partidos insistem em nomear amigos para altos cargos, em gloriosa harmonia, mas atacam-se em público e repreendem-se por carta enquanto o rancor e o verniz estão à beira de estalar.

Iraque – As eleições, num país em guerra, com partidos confessionais, não são o fim do pesadelo, mas podem abreviar a ocupação ilegítima baseada na mentira. Assim o novo Estado seja capaz de se libertar dos ditames do Corão!

BCP – Paulo Teixeira Pinto [BE1] , também do Opus Dei, substitui em Março o Eng. Jardim Gonçalves na liderança do maior banco privado. É monárquico, foi secretário de Estado de Cavaco e militou no «Movimento Nacionalista» e na «Ordem Nova» antes de aderir ao PSD.

Espanha – O secretário da Conferência Episcopal reconheceu a utilidade do preservativo no combate à SIDA. 24 horas depois, após a desautorização do Vaticano e a intromissão papal nos assuntos internos de Espanha, os bispos retractaram-se e consideraram o seu uso imoral.

Espanha – O secretário da Conferência Episcopal reconheceu a utilidade do preservativo no combate à SIDA. 24 horas depois, após a intromissão papal nos assuntos internos de Espanha, os bispos retractaram-se e consideraram o seu uso imoral.

Monumento ao 25 de Abril em Almeida – A comissão promotora aguarda explicações do IPPAR para tirar conclusões, averiguar responsabilidades políticas e prestar contas ao povo de Almeida.

Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 10:33 PM

MAIS UM BLOG COIMBRA Provavelmente por distracção minha (imperdoável por certo) só agora descobri um blog que merece leitura regular e atenta. Capitão, meu Capitão. É o Porta Aviões.

Um deles é de Moçamedes, o que é sinal de qualidade. Não fosse eu do Lubango e também gostaria de fazer parte da Sanzala. Mas também os há do Lobito.

Angola traz-nos sempre esse ar de liberdade!

Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:35 PM

QUEM COM FERROS MATA... «O fim político de Santana Lopes - que diariamente agoniza aos nossos olhos - está a ser uma tragédia: o homem está a morrer no circo, ao estilo de sacrifício romano. Já nada lhe resta, os sucessores sucedem-se diariamente no PSD, perdeu o parceiro de coligação que descola a todo o vapor do mais patético primeiro-ministro que Portugal conheceu nos anos de democracia e, provavelmente, enlouqueceu.

A pantomina da democracia portuguesa iniciada em Julho passado assume agora foros de irrealidade: o homem já não tem nada para vender. Resta-lhe o currículo conhecido do eleitorado através das "revistas do coração", onde se passeava semana sim semana não - foi casado várias vezes, namorou algumas raparigas. Ontem lançou o mais estranho mote da campanha eleitoral: votem em mim porque eu gosto de raparigas. Chegámos ao patamar que nunca pensámos atingir na política. Só um miserável - e quem é Santana Lopes, neste momento do campeonato, senão um pobre despojado de qualquer bem válido para a polis? - pode utilizar em comícios, como aquele em que ontem participou, com 1000 mulheres, em Braga, o facto de ser aquilo a que se chama, em alguma gíria, "um femeeiro". Já tínhamos visto o absurdo de políticos desesperados a utilizar a estabilidade familiar como argumento de campanha - que foi o que João Soares fez contra o próprio Santana Lopes na campanha de Lisboa. Agora, vem o primeiro-ministro de Portugal rodear-se de mulheres que dizem que ele é "conhecido pela sua natureza sedutora" e "ainda é do tempo em que os homens escolhiam as mulheres para suas companheiras".

O fervor homofóbico é espantoso e quase irreal. Num comício de Lopes grita-se: "Bem hajam os homens que amam as mulheres!". E o primeiro-ministro candidato a novo mandato diz que "o outro candidato tem outros colos" e que "estes colos sabem bem".

Já nada Lopes tem para oferecer: com a credibilidade política de rastos, atira-nos um cartaz para a frente que diz "Este homem sabe o que é". Saberá? Nós sabemos. É o que Jorge Sampaio, com o apoio generalizado do país, mandou para a rua por falta de credibilidade e incompetência manifesta. Afinal, é mais o quê? Um "femeeiro". É este o currículo que Santana Lopes agora transformou em arma eleitoral: namorou com várias mulheres. Mais de 30? Menos de 100? Só um louco descontrolado traz esta matéria para a campanha, mas de Santana Lopes tudo se pode esperar - eventualmente até um "strip-tease" no comício de encerramento.

Nada mais resta a Santana Lopes. Tem o corpo, e só o corpo, à venda no dia 20 de Fevereiro. Mas o mais provável é que, ao fim da noite, o corpo já seja um cadáver».

Ana Sá Lopes, Público

Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:08 PM

E DE QUE MANEIRA!

Na verdade o Jumento não pára de nos surpreender . Depois do slogan da Competência só faltava mesmo sabermos quem ele é. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 12:18 PM

Um almoço com Santana Lopes Num almoço com mil mulheres do distrito de Braga, Público, 30-01-05, Pedro Santana Lopes revelou as suas grandes preocupações para Portugal – o aborto, os casamentos entre homossexuais e a adopção de crianças por estes casais.

Recebeu o aplauso caloroso das embevecidas simpatizantes e a cortesia à sua propalada virilidade. «Ele ainda é do tempo em que os homens escolhiam as mulheres para suas companheiras» - afirmou a oradora Manuela Cardoso, funcionária pública, que, segundo o «Público» pôs a sala em êxtase.

Quem, como eu, julgava que as eleições eram para as legislativas, donde sairá o futuro primeiro-ministro, não podia deixar de ficar perplexo.

Para primeiro-ministro interessa mais o programa político do que a virilidade do candidato. O País não quer saber como se comporta na cama, mas do que é capaz com o poder. Para governar não são essenciais os espermatezóides, relevantes são os neurónios e o estado das meninges. Mais importante que o estado da próstata é a saúde das artérias.

O erotismo que desperte é irrelevante, decisiva é a confiança que inspira. E Santana Lopes, para mal nosso e dele, já provou a sua incapacidade para chefiar um Governo. Nunca ninguém provou tão depressa e de forma tão fulgurante.

Portugal procura um bom primeiro-ministro, não aguarda um reprodutor. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 10:30 PM

Há pouco num noticiário televisivo Alberto João Jardim diz ter soluções para Portugal. Se Portugal usar as soluções que ele experimentou na Madeira, em breve a Europa achará incomportáveis as soluções portuguesas Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 09:17 PM

Nobre Guedes dixit «O dr. Paulo Portas, pelo perfil que tem, pela sua cultura, pelo mundo que conhece, podia ser o nosso Malraux».

Luís Nobre Gudes, D. N., 28-01-05, citado pelo Público de hoje.

Falta a Nobre Guedes formação cívica, cultural e democrática, para se permitir uma comparação tão infamante para o antigo ministro da Cultura francês.. Resta-lhe a subserviência.

André Malraux foi um combatente da liberdade e, em Espanha, lutou de armas na mão ao lado dos republicanos- Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 09:10 PM

As qualidades de Santana Lopes Santana Lopes reuniu ontem 1000 mulheres em Braga, que lhe gabaram as qualidades de «sedutor» e recordaram que «ele ainda é do tempo em que os homens escolhiam as mulheres para suas companheiras». Público, 30-01-05. Às mulheres estava reservada a obediência e a conformação. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 10:48 AM

Boatos Recentemente ouvi um boato que, ao que parece, anda a correr por aí, há já algum tempo, sobre a homossexualidade do José Sócrates. A pergunta que eu faço é esta: o que é que isso interessa? A homossexualidade não é um vírus que retira a credibilidade ou competência a quem quer que seja. É triste aqueles que pensam tal coisa.

Mariana Pereira da Costa Comentários: (8) Posted by carlos_esperanca at 12:14 AM

Parece escrito em 2005 "O país perdeu a inteligência e a consciência moral.

Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos.

A prática da vida tem por única direcção a conveniência.

Não há princípio que não seja desmentido.

Não há instituição que não seja escarnecida.

Ninguém se respeita.

Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.

Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.

Alguns agiotas felizes exploram.

A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.

O povo está na miséria.

Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.

O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.

A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.

Diz-se por toda a parte: o país está perdido!" Eça de Queirós, 1871

Comentários: (2) Posted by ptrincao at 08:17 PM

Nau Catrineta Nau Catrineta

Lá vem a Nau Catrineta

Que tem muito que contar

São Paulo Portas à proa,

Santanás a comandar

Ouvi agora senhores

uma história de pasmar

D. Bagão conta o pilim

D. Morais trata das velas

D. Guedes limpa com VIM

tachos pratos e panelas

D. Pereira na enfermaria

conta pensos e emplastros

E o D. António Mexia

põe vaselina nos mastros

Andava a nau bolinando

Tejo abaixo sem destino

D. Santanás besuntando

seu ralo cabelo fino

D. Portas mudo e calado

olhos fixos no além

espera nervoso e sentado

por notícias de Belém

E eis que então de repente

sol a pino, ao meio-dia

D. Santanás pára o pente

e berra para o vigia

Sobe à gávea meu marujo

sei que a borrasca me aguarda

e como à sina não fujo

então que venha a bernarda

Vê se topas de luneta

quem me quer fazer a cama

além desse El-Rei da treta

os autores de toda a trama

embora p'ra ser sincero

eu já os conheça bem

desde o Mendes ao Marcelo

e ao candidato a Belém

E ainda a Manuela

e o filho de uma rameira

que deitava p'la janela

o DVD do Vieira

foram muitos os traidores

devia ter estado a pau

malditos conspiradores

contra o comando da Nau

Da parte que toca a nós

sempre vos fomos leais

nunca criámos torós

borrascas ou temporais

Digo eu, D. Paulo Portas

e é a verdade acabada

se as coisas sairam tortas

foi a laranja a culpada

Cale-se lá um bocado

que isso é conversa fiada

Marujo: estás tão calado

ainda não viste nada?

Meu Capitão, vejo sim

vejo El-Rei muito animado

com os homens do pilim

e D. Soares a seu lado

e também o D. Aníbal

e ainda o Cardeal

perguntando se é possível

fazerem-lhe o funeral

A si e a D. Paulinho

e à tralha que vos seguiu

vão mandar-vos de fininho

para a p... piiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuuuuuu!!!

dizem que estão liquidados

e que a partir desta altura

estão mortos e enterrados

bem fundo na sepultura

Àh,ah,ah! deixa-me rir

bem enterrado uma ova

pois saibam que hão-de assistir

ao morto a sair da cova

Digo-vos eu, Santanás

as vezes que for preciso

que ainda hei-de voltar

p'ra vos chagar o juízo

(Anónimo) Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:43 PM

Cautelas e caldos de galinha...

POL nº 3416 | Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2005 | Na Web às 5h00 de Lisboa

Sondagem Dá PS com Maioria Absoluta

A sondagem da Universidade Católica para PÚBLICO, RTP e RDP dá maioria absoluta ao PS, com 46 por cento, enquanto o PSD se fica pelos 28 por cento. BE e PCP somam oito pontos e PP seis. Contudo, um terço dos inquiridos ainda não responde ou ainda não decidiu o seu sentido de voto. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:26 PM

PERFUME PODER Muitos, entre os quais o signatário, reclamavam pelo facto de alguns candidatos a deputados o pretenderem ser mesmo contra o programa de governo PS. Ou pelo menos passava essa intenção.

Mas afinal o programa de governo é consensual apesar de algumas reservas que ele possa ter nesta ou naquela medida, a este ou a aquele candidato a deputado.

E um dos sinais está dado, mesmo sobre a co-incineração. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 01:00 PM

É COMO A ESTORIA DAS FOTOS ENVIADAS PARA AS JUNTAS FREGUESIA Santana Lopes queria um selo com a sua foto para deixar para a posteridade

o seu mandato no Governo deste país que está a deixar de tanga.

Os selos sâo criados, impressos e vendidos.

O nosso PM fica radiante! Mas em poucos dias ele fica furioso ao ouvir

reclamaçôes de que o selo nâo adere aos envelopes. O Primeiro Ministro

convoca os responsáveis e ordena que investiguem o assunto.

Eles pesquisam as agências dos Correios de todo o país e relatam o

problema.

O relatório diz:

" Nâo há nada de errado com a qualidade dos selos. O problema é que o

povo está a cuspir no lado errado." Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:54 PM

COMPARE-SE

Na Noruega, o horário de trabalho começa cedo (às 8 horas) e acaba cedo (às 15.30). As mães e os pais noruegueses têm uma parte significativa dos seus dias para serem pais, para proporcionar aos filhos algo mais do que um serão de televisão ou videojogos. Têm um ano de licença de maternidade e nunca ouviram falar de despedimentos por gravidez.

A riqueza que produzem nos seus trabalhos garante-lhes o maior nível salarial da Europa. Que é também, desculpem-me os menos sensíveis ao argumento, o mais igualitário. Todos descontam um IRS limpo e transparente que não é depois desbaratado em rotundas e estatuária kitsh, nem em auto-estradas (só têm 200 quilómetros dessas «alavancas de progresso»), nem em Expos e Euros.

É tempo de os empresários portugueses constatarem que, na Noruega, a fuga ao fisco não é uma «vantagem competitiva». Ali, o cruzamento de dados «devassa» as contas bancárias, as apólices de seguros, as propriedades móveis e imóveis e as «ofertas» de património a familiares que, em Portugal, país de gentes inventivas, garantem anonimato aos crimes e «confundem» os poucos olhos que se dedicam ao combate à fraude económica.

Mais do que os costumeiros «bons negócios», deviam os empresários portugueses pôr os olhos naquilo que a Noruega tem para nos ensinar. E, já agora, os políticos.

Numa crónica inspirada, o correspondente da TSF naquele país, afiança que os ministros não se medem pelas gravatas, nem pela alta cilindrada das suas frotas. Pelo contrário, andam de metro, e não se ofendem quando os tratam por tu. Aqui, cada ministério faz uso de dezenas de carros topo de gama, com vidros fumados para não dar lastro às ideias de transparência dos cidadãos. Os ministros portugueses fazem-se preceder de batedores motorizados, poluem o ambiente, dão maus exemplos e gastam a rodos o dinheiro que escasseia para assuntos verdadeiramente importantes.

Mais: os noruegueses sabem que não se «projecta o nome do país» com despesismos faraónicos, basta ser-se sensato e fazer da gestão das contas públicas um exercício de ética e responsabilidade. Arafat e Rabin assinaram um tratado de paz em Oslo. E, que se saiba, não foi preciso desbaratarem milhões de contos para que o nome da capital norueguesa corresse mundo por uma boa causa.

Até os clubes de futebol noruegueses, que pedem meças aos seus congéneres lusos em competições internacionais, nunca precisaram de pagar aos seus jogadores 400 salários mínimos por mês para que estes joguem à bola.

Nas gélidas terras dos vikings conheci empresários portugueses que ali montaram negócios florescentes. Um deles, isolado numa ilha acima do círculo polar Árctico, deixava elogios rasgados à «social-democracia nórdica». Ao tempo para viver e à segurança social.

Ali, naquele país, também há patos-bravos. Mas para os vermos precisamos de apontar binóculos para o céu. Não andam de jipe e óculos escuros. Não clamam por messias nem por prebendas. Não se queixam do «excessivo peso do Estado», para depois exigirem isenções e subsídios.

É tempo de aprendermos que os bárbaros somos nós.

Seria meio caminho andado para nos civilizarmos Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:53 AM

SITES Aproveitando a época aqui deixo o meu contributo para a campanha:

www.pontom.pt/ps-coimbra

www.antoniojoseseguro.blogs.sapo.pt

www.josesocrates.blogs.sapo.pt

A grande surpresa é podermos ter acesso facil a contactos dos candidatos!

Comentários: (2) Posted by mmgtr at 10:24 PM

E SEGUE A ROMARIA... Durante a tarde de hoje o Ministro Nobre Guedes e seu Secretário de Estado estiveram em Coimbra. Aquele para terminar com a co-incineração e dizer que os PDMs vão poder ser revistos no prazo de um ano em vez dos 4 ou 5 actuais.

Seguindo a pratica de Santana Lopes não sei se à noite esteve em algum comicio.

Ontem esteve cá o Secretário de Estado da Segurança Social que, ao que julgo saber, voltará segunda feira para entregar uns cheques do Fundo de Socorro Social.

Campanha eleitoral à custa do orçamento e descarada. Há que aproveitar mas não deixar que pensem que o povo é cego Comentários: (0) Posted by mmgtr at 10:17 PM

OS PASTORINHOS

Conta quem viu que foi comovente. Em Pombeiro da Serra, Santana Lopes inaugura uma capelinha. Dirige-se à dita acompanhado de duas senhoras da educação, sendo uma Directora e ajoelha-se.

O Sol não girou mas o povo quase chorou ao ver Santana de mãos ao alto rezando. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 09:54 PM

Nem mais

Um grupo de académicos concluiu, de forma irrefutável, que Cristovão Colombo era Santanista: partiu sem saber para onde ia, chegou sem saber onde estava, regressou sem saber de onde vinha. Tudo isto à custa do dinheiro dos outros.

Comentários: (4) Posted by carlos_esperanca at 03:24 PM

Observações PSD/CDS – No Governo dormem juntos e no partido comunicam através de cartas. No futuro insultam-se em público e agridem-se em privado. Já pouca gente se lembra do Zé – um militante do PSD que aconselhava Durão Barroso a não fazer alianças com o CDS – e que foi afastado na altura de formar Governo.

Ambiente – A pressa e o descaramento com que o ministro Nobre Guedes anuncia que, após a sua saída, a co-incineração fica inviabilizada, esconde algum negócio ou serve-se de um governo de gestão para tomar as decisões que cabem ao Governo que sair das eleições.

Casa Pia – Manuel Abrantes, arguido no processo de pedofilia, depois de ter sido suspenso da instituição, continuou a trabalhar no sector informático..., com a condição de não o fazer dentro da instituição, por ordem da Provedora. Quem é a Dr.ª Catalina Pestana, que além de testemunha no processo e Provedora, exerce uma influência cuja transparência deixa muito a desejar!? Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 11:06 PM

Faltam 25 dias para cortar a energia

Santana Lopes Apela ao Apoio dos Autarcas na Campanha

Por ALEXANDRA BARATA

Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2005

Poster de Santana para Pendurar nas Juntas Espanta e Indigna Vários Autarcas

Por ANA HENRIQUES

Presidentes de câmara do PSD não querem ser associados a eventual derrota

Por HELENA PEREIRA

(«Público», 26-01-05) Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 05:22 PM

CAMPANHA ELEITORAL Ultimamente as nossas caixas de correio electronicas vão se enchendo de mails que revelam o desespero de uma campanha eleitoral à qual falta tudo: liderança, programa, capacidade, competência e equipa.

Portugal está perante as eleições mais importantes da última decada, se não mesmo desde 1980. Perante um Governo sem rumo, sem categoria e que exigia aos portugueses sacrificios, que aumentou IVA, que não reduziu o IA, que não aumentou os funcionários públicos, foram caindo sucessivos escandalos e apresentados contínuas conta públicas com defices cada vez maiores.

O último revela um acréscimo de 10 % da despesa pública...

Perante isto, para onde querem levar a campanha? Para o boato, para a calúnia...

Somos um País tolerante, que respeita o outro, que se revê permanentemente nos Paíse nórdicos, que corre a visitar a Holanda para revelar o seu espírito evoluído mas que por vezes se deixa cair em logros como aquele a que estão a tentar levar-nos.

Sinceramente não me interessa se um passa as noites fora, se o outro tem Mercedes, se um é crocodilo ou outro compete com Alexandre Frota. Isso é outro campeonato...

O que me importa é para onde querem levar o País, quem vai gerir os nossos impostos e se ainda estamos a tempo de evitar que nos transformem a todos em empregados de mesa da Europa...

Ricardo Bexiga militante socialista foi selvaticamente agredido....Socrates é cobardemente agredido por quem se esquece que ele é pai e que os filhos devem merecer o respeito daqueles que provavelmente não gostariam de andar envolvidos num boato semelhante.

É isto campanha...

E deixem-me dizer que apesar de Santana Lopes ter uma amizade intensa há muitos anos com Paulo Portas e de regularmente ter com ele audiências privadas em São Bento nada pode querer dizer.

Da mesma forma que a companhia de muitas mulheres não é atributo qualificativo de um heterosexual.

O que é claramente revelador de atitudes é pensar que os portugueses vão deixar a decisão sobre o seu futuro ser atrapalhada por uma campanha difamatória. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:17 PM

Paulo Portas em campanha Paulo Portas deslocou-se hoje a Castelo Branco, onde apresentou os candidatos democratas-cristãos pelo distrito.

O antigo director do «Independente» tem grandes ambições para o CDS que a passagem pelo Governo lavou do pecado original – um partido que em Portugal é visto com suspeita quanto às credenciais democráticas e na Europa quanto à devoção europeia.

Convém lembrar que o CDS/PP foi expulso do Partido Popular Europeu (que reúne partidos conservadores e democrata-cristãos) por ser considerado fortemente de direita e levemente europeu.

O posicionamento democrata-cristão do CDS acentua cada vez mais o seu pendor cristão, à medida que atenua a sua matriz democrata. Será por acaso que Freitas do Amaral e o falecido Lucas Pires se afastaram de tal companhia?

A passagem de Paulo Portas pelo Governo, com as suas ligações às Forças Armadas e às Forças de Segurança, deixou fortes apreensões entre os partidos à sua esquerda, incluindo o PSD. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 11:31 PM

A Sócrates, o que é de Sócrates Finalmente os equipamentos comerciais do parque verde do Mondego estão prontos. Passou quase um ano desde que o parque está aberto ao público, sendo o local de lazer muito frequentado. O desenho do espaço está bem feito com uma excelente abertura ao rio. A sua manutenção no respeitante a limpeza e segurança têm-se mantido a níveis razoáveis.

Quanto à qualidade dos serviços oferecidos pelos equipamentos, se forem aferidos pelo que a “Taberna” já nos habituou, serão certamente um sucesso.

Podemos constatar que o programa Polis na margem direita do Mondego contribuiu decisivamente para devolver o rio à cidade. Parabéns a todos os que contribuíram para esta obra: socialistas que a idealizaram, desenharam e financiaram, e sociais-democratas que, ao construi-la, resistiram à tentação de a alterar. Desta vez nem o nome lhe mudaram – facto raro nas diversas obras que tiveram por obrigação acabar.

Esta semana, nos jornais da cidade foi distribuída uma separata sobre a animação cultural do parque verde. Por decisão camarária deste executivo esta tarefa é da responsabilidade dos proprietários dos espaços comerciais. Sempre achei surrealista que se passasse para a responsabilidade destas empresas a animação cultural do mais qualificado espaço verde da cidade. No mesmo “barco” são colocadas instituições de natureza tão distintas como o centro de ciência Exploratório D. Henrique (a quem foi pedido? ou contratado?) e empresas de restauração. Na vela desse barco escreveram a palavra Cultura, e lá vai ele patenteando de uma forma bem clara o conceito de actividade cultural de quem teve esta ideia.

A dita separata é um documento inesquecível. Uma das formas mais espantosas de animação cultural que vi até hoje: “Na compra de um gelado, oferecemos outro”. Outra forma de animação cultural é a apresentação de “música ao vivo” variando os dias em que está disponível da seguinte forma:

2ª, 5ª e sábado: “música ao vivo”;

4ª, 5ª e sextas: “música ao vivo”;

3ª, 5ª e Domingo: “música ao vivo”. Acompanhando a oferta cultural temos o “face painting” e um castelo insuflável.

Esta é o modelo cultural para a cidade do conhecimento (ou a capital da cultura, ou qualquer outro nome que lhe queiram chamar) que esta câmara nos apresenta. Os únicos que não têm culpa são os responsáveis pelos espaços comerciais que fazem o melhor que podem para cumprir o contrato que assinaram.

Com orgulho solidário e indirectamente responsável, o Edil reinaugurou este fim-de-semana o parque, agora já com o programa cultural em acção. Na visita inaugural, explica aos jornalistas (não vá alguém mal intencionado pensar que esta reinauguração tem alguma coisa a ver com a campanha eleitoral ou com o anúncio da sua recandidatura) que a inauguração oficial não foi feita na devida altura devido aos trágicos acontecimentos que envolveram a morte do Dr. Sousa Franco.

Pias palavras que caem sempre bem. Outras palavras menos pias mas muito mais sérias deveriam ter sido ditas sobre aqueles que pensaram o Programa Polis - um tal Sócrates.

Resta-nos usufruir a beleza do parque e guardar a dita separata como modelo de animação cultural de uma câmara, numa cidade chamada Coimbra, 5 anos depois do ano 2000. Olho de vidro para quem promove este tipo de coisas a que chamam “cultura”

Comentários: (1) Posted by ptrincao at 08:21 PM

EXPERIÊNCIAS Segundo o Jornal de Negocios de hoje, o PSD quer entregar a gestão dos Centros de Saúde aos funcionários que ali trabalham em experiências piloto de dois anos. Essa gestão seria subsidiada pelo Estado.

Há sempre uns nichos de negócio à espera dos empresários laranja...

E já agora pergunto eu: Não se pode dar a mesma oportunidade aos funcionários do PSD e coloca-los a gerir o partido, quer a nível nacional, quer distrital? Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:02 AM

Autonomia para Portugal em relação à Madeira A promulgação pelo Presidente da República do diploma que regionaliza as finanças madeirenses foi um dos derradeiros actos de abdicação da soberania nacional na Região Autónoma da Madeira.

O projecto de autonomia das finanças madeirenses foi uma promessa de Durão Barroso, tão sensata como a da elevação de Canas de Senhorim a concelho. Resta saber se uma possível chantagem feita com os deputados do PSD/Madeira não estará na origem da infeliz decisão da legislatura que há pouco terminou e que torna Alberto João Jardim im(p)une perante as leis da República e isenta a Madeira de se submeter aos constrangimentos orçamentais exigidos ao resto do País.

Desde ameaças separatistas, insultos, desrespeito às instituições democráticas, de tudo se valeu o Governador vitalício para se subtrair ao controlo dos órgãos de soberania nacionais e instituir uma autonomia agressiva, populista e autoritária.

A organização administrativa faraónica do arquipélago, a nível do Governo, das autarquias e da Assembleia Regional transformam uma região com dimensão territorial, populacional e rendimento equivalente aos maiores municípios do continente, num país de opereta, com um cônsul vitalício, rodeado de uma corte parasitária, sumptuosa e arrogante.

A Assembleia da República, sucessivos Governos e o próprio Presidente da República têm culpas no descalabro de uma Região que se tornou um sorvedouro insustentável de recursos, uma fonte de conflitos institucionais e origem de provocações à Constituição e à legalidade democrática, com o principal responsável a gozar o estatuto de Conselheiro de Estado.

Portugal tem de reivindicar uma maior autonomia e uma menor disponibilidade para suportar os desmandos do sátrapa autóctone. A solidariedade que os madeirenses merecem é incompatível com as reivindicações que perturbam a convivência harmónica a nível nacional. Recuso que Portugal se transforme progressivamente numa colónia da Madeira. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:55 AM

PSL monárquico Deparei-me hoje no blogue A Verdade ( http://pedrosantanalopes.blogs.sapo.pt/ ), do candidato a Primeiro Ministro (passe o erro constitucional) Pedro Santana Lopes, com esta frase: «Sou um Monárquico convicto, fundador da Real Associação de Évora e dou todo o meu apoio para a vitória do PPD/PSD nesta legislativas ( http://pedrosantanalopes.blogs.sapo.pt/arquivo/459911.html )».

A partir do momento em que vejo um monárquico, seguindo o acordo que foi celebrado entre o PPD/PSD e o PPM, a dizer que este ou aquele partido tem o seu voto, fico logo de pé atrás. Não que tenha alguma coisa contra monárquicos; na verdade, não tenho nada a favor. Todos aqueles que conheço integram-se naquela categoria de «pequeno-burgueses» que gostariam de ter algo mais para apresentar para além de uma fortuna ganha a custo. Têm pretensões a ter uma linhagem que remonte ao século XII e, caso isso não seja possível, estão dispostos a comprar o título e o brasão só para o poderem exibir aos amigos enquanto comem um farto manjar e um vinho caríssimo, tudo servido por uma criada não-legalizada que recebe menos do que o ordenado mínimo.

Mau não é isto. Mau é o que está por detrás disto. É toda uma sistematização ideológica que justifica o injustificável: que um tipo qualquer, só por ser filho de outros tipos, tem direito ser a primeira figura do país. Qual sufrágio directo! Qual fundamento popular!

A monarquia, independentemente das roupagens que veste, subverte todos os ideais da Democracia.

Mariana Pereira da Costa Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:40 AM

O apelo de Guterres

António Guterres apelou hoje ao voto no Partido Socialista nas próximas eleições legislativas, desejando a maioria. Ao contrário da estratégia que seguiu em 1999, pediu agora a maioria absoluta para o PS.

Argumentou com a clareza de sempre, com o brilho que se conhece e a convicção de quem assistiu ao descalabro que a sua saída do Governo, politicamente insustentável, trouxe ao País.

Guterres é provavelmente o político mais injustamente maltratado. Teve na questão do aborto uma postura inaceitável para um secretário-geral do PS, mas foi um governante com rara visão estratégica, com notável sentido de Estado e uma enorme sensibilidade social. Foi no plano interno e externo um motivo de orgulho para Portugal.

Não precisávamos de governos tão maus para lhe reconhecer a dimensão ética, cívica e política bem como a competência com que desempenhou as funções, num permanente desapego ao poder e com inexcedível dedicação. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 10:08 PM

Marcelo e a RTP O «EXPRESSO» anunciou na primeira página, a letras garrafais, que Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) vai assinar pela RTP, regressando ao comentário político televisivo. Com excepção do sempre atento Vital Moreira, no Causa Nossa, uma notícia que devia pôr de sobreaviso os portugueses sobre a isenção que se exige ao canal público, passou despercebida.

Parece ser indiferente que o comentador político seja um destacado militante do PSD, de que já foi presidente, e eventual candidato à Presidência da República; parece ser compatível com a imparcialidade que se espera do canal público o facto de o presumível colaborador ter uma agenda política própria e um empenhamento partidário com abundantes provas; parece ser aceitável oferecer uma tribuna a um partido político no momento provável que antecede a sua passagem à oposição.

A indiferença do povo português, o desencanto crescente com a política, a incúria cívica e a cumplicidade de certos interesses, geram situações patológicas nos critérios de igualdade entre partidos que os órgãos de comunicação social públicos têm obrigação de assegurar.

Assim, paulatinamente se vai estreitando o pluralismo e se vão subvertendo as regras do jogo democrático. Só não percebo o silêncio dos outros partidos, quiçá convencidos de que o período eleitoral não é o mais adequado à denúncia da fraude informativa que se prepara.

A RTP não tem o direito de ser cúmplice na promoção antecipada de um candidato à Presidência da República (seja MRS, ele próprio, ou o Prof. Cavaco, por seu intermédio) nem de contratar um destacado adversário de um eventual Governo socialista.

A colaboração também anunciado do sociólogo António Barreto parece inserir-se numa estratégia de cerco ao PS e às posições de esquerda, com a agravante de este último se fazer passar por uma personalidade de esquerda.

Apostila - Na televisão pública a exigência do contraditório é uma obrigação. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 05:49 PM Apostila - Na televisão pública a exigência do contraditório é uma obrigação.

Compromisso socialista

Programa eleitoral apresentado na Convenção Novas Fronteiras

O programa eleitoral do PS apresentado por José Sócrates no Centro de Congressos do Estoril, perante cerca de 1500 pessoas, não pode ser um mero ritual de campanha, tem de tornar-se um compromisso sério de governação que recupere o amor próprio dos portugueses, relance a economia e faça esquecer o medíocre governo de Durão Barroso e a penosa e desastrada interinidade de Santana Lopes.

A renovação da Administração Pública, a criação de emprego, um plano tecnológico e a estabilidade das Finanças Públicas, são apostas do programa eleitoral de governo do PS e constituem as suas principais prioridades.

A maioria absoluta que foi recusada no segundo mandato do Eng.º Guterres, e que tão trágicas consequências provocou, tem de ser obtida agora para que a necessária estabilidade assegure os objectivos do PS e cumpra as aspirações dos portugueses.

Em 20 de Janeiro pode cumprir-se o sonho de Sá Carneiro: uma Maioria, um Governo, um Presidente, sob os auspícios de um partido que garante a liberdade – o PS. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 11:15 PM

Atracção pela simetria Bagão Félix apelidou hoje os militantes do Bloco de Esquerda de «neo-fascistas de esquerda», um evidente paradoxo.

O autor dispensa o elemento de origem grega como prefixo e é ocioso reafirmar-se de direita.

(Texto alterado). Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 09:48 PM (Texto alterado).

A sucessão já começou Marques Mendes, Rui Rio, Aguiar Branco, Morais Sarmento e outras figuras menores perfilam-se como sucessores de Santana Lopes.

Para além da derrota que adivinham, sabem que os militantes do PSD não perdoam aos vencidos.

Todavia, da Câmara Municipal de Lisboa, onde certamente regressará, quando perder o partido, PSL encarregar-se-á de complicar a vida ao sucessor. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 10:40 PM

Nuno Cardoso Após ter sido constituído arguido pela PJ, na sequência de um processo que envolve o Futebol Clube do Porto, Nuno Cardoso deu uma conferência de imprensa que, por mais razões que lhe assistam e por mais injustas que possam ser as acusações de que é alvo, prejudicou a sua imagem, as suas legítimas ambições políticas e as instituições democráticas.

Há anos, num tom mais exaltado, Luís Filipe Meneses teve um comportamento semelhante. Será tique regional ou falta de preparação política?

As relações entre o futebol e os políticos deixaram de ser uma mais valia e ameaçam transformar-se num pesadelo. É tempo de separar as águas. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 10:30 PM

«Choque de gestão»

Santana Lopes apresenta programa eleitoral do PSD

Pedro Santana Lopes quer tornar Portugal o país com melhor qualidade de vida da Europa e garante apresentar nos próximos dias a equipa para realizar esse sonho. O líder do PSD prometeu hoje um "choque de gestão", assente no aumento da produtividade e no «combate titânico» da despesa pública. Na apresentação do programa eleitoral social-democrata, reiterou também que não aumentará os impostos se vencer as eleições.

«Portugal não precisa de assumir um choque tecnológico. O fundamental é assumir um choque de gestão», afirmou Santana Lopes. (V/ SIC Online)

O País, que já está em choque com a gestão de PSL, não aguentaria um novo choque.

Comentários: (7) Posted by carlos_esperanca at 11:37 PM

AS NOMEAÇÕES ESTRATÉGICAS As recentes nomeações, bem como os compromissos que este Governo de gestão está assumir enquadram-se, do meu ponto vista, numa estratégia eleitoral social democrata.

Convicto que as eleições estão perdidas, o PSD aposta numa maioria relativa do PS e na criação de dificuldades a um novo Governo. Quanto maiores elas forem, mais dificil será a possibilidade de uma coligação à esquerda.

Assim, um dos objectivos é tudo fazer para aumentar a despesa pública para obrigar o PS a ter de implementar medidas gravosas para a população, tendo em vista a consolidação das contas públicas.

Só assim se percebe o elevado número de nomeações, a que corresponderão as respectivas remunerações, em regime temporário de substituição.

No Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra foram agora nomeados varios dirigentes, provavelmente em regime de substituição, sendo que em 2 ou 3 direcções de serviço os lugares estavam em aberto desde a criação do organigrama dos serviços.

Durante 3 anos foi considerada desnecessária e agora nomeia-se sem substituição. Mas há mais organismos públicos em que isso sucedeu.

Deixe aqui a sua denúncia se conhecer.

Comentários: (2) Posted by mmgtr at 06:47 PM

Santana tem de ir à bruxa O inenarrável primeiro-ministro quis fazer uma denúncia e proferiu uma calúnia.

Em grande estilo, com gestos teatrais e a convicção de quem se julga apto para governar.

Num comício, em Almada, acusou Sócrates de ter, em 2002, promovido o seu chefe de gabinete a inspector-geral do Ambiente, «já depois de Durão Barroso ter ganho as eleições». A referida nomeação foi feita por Isaltino de Morais e Durão Barroso.

Miguel Almeida, membro da comissão política do PSD, ex-chefe de gabinete de Santana Lopes na Câmara da Figueira da Foz, assumiu que trocou o nome na informação que deu a Santana.

Será o caso de um indefectível santanista que já se passou para os cavaquistas?

«Santana Lopes é a voz/ na vanguarda do futuro/ de norte a sul/ de todos nós».

(Do hino do PPD/PSD) Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:34 PM

Frase do dia «E que o que faz a força da democracia é o facto de poder ser o único sistema político em que o povo pode livremente votar contra si próprio».

(Miguel Sousa Tavares, «Pior é sempre possível», Público, 21-01-05, na sequência da reeleição de Bush). Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 01:30 PM

Fartar vilanagem... Governantes em Gestão Continuam a Nomear Membros de Gabinetes

«Os membros do Governo continuam a nomear pessoas para os seus gabinetes. Entre a data do anúncio da dissolução do Parlamento, a 30 de Novembro, e o dia de ontem são vários os casos de recrutamento para cargos como adjuntos de gabinete, secretárias ou chefes de gabinetes. Entre o dia 30 de Novembro e o de ontem, foram publicados em Diário da República 2446 despachos de nomeação, de vária ordem» - lê-se no «Público», de hoje.

Requicha Ferreira, que esteve envolvido no caso da «cunha» à filha do MNE, para entrar em medicina, é um dos nomeados. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:46 PM

HAJA PUDOR Estamos no inicío da mais despudorada campanha eleitoral que o País se prepara para assistir. Os partidos da incompetente coligação governamental são fieis seguidores de métodos utilizados nos EUA, e mesmo aí com regras estabelecidas, estando a utilizar a contra informação, o boato e a pura demagogia como base de combate eleitoral.

Utilizam blogs que remetem para individuos no estrangeiro, sem qualquer crédito, simulando situações.

Usam o expediente mais assassino da integridade pessoal, por não se saber nunca a origem e não existirem condições de o combater. Falo no boato, claro.

Vão apontar toda a sua campanha eleitoral na defesa dos valores da familia e no combate ao Presidente da República tentando que o eleitorado esqueça a vergonha que qualquer português sentia de ter como primeiro ministro um individuo manifestamente incapaz.

E é isto que está em discussão. Independentemente das campanhas eleitorais e da demagogia.

Importante é saber que Primeiro Ministro e Governo queremos. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:17 PM

Sócrates e o Iraque Os diários «El País» e «El Mundo» afirmaram que José Sócrates tinha defendido a permanência de tropas portugueses no Iraque, em contraste com a posição de Zapatero.

Segundo a SIC-Notícias: «José Sócrates entende que os portugueses devem regressar na data prevista e garante que não defendeu em Madrid a permanência da GNR no Iraque. O líder socialista assegura que mantém a mesma posição de sempre.

Sócrates recorda que foi contra o envio da GNR para o Iraque e explica que o que sempre defendeu foi que o Governo português deve honrar os compromissos internacionais assumidos por Portugal».

Seria lamentável que o líder do PS e, muito provavelmente, futuro primeiro-ministro corroborasse a posição de Durão Barroso/Paulo Portas que envergonhou Portugal, traiu a Europa e foi responsável pela invasão de um país ao arrepio do direito internacional.

Acredito no desmentido. Doutro modo não poderia manter o sentido de voto, por uma questão de ética. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:46 AM

Fernando Ruas desafia Mário Soares Fernando Ruas Desafia Soares a Revelar Autarcas Corruptos

Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2005

«O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, desafiou ontem o ex- Presidente da República Mário Soares a revelar os nomes dos autarcas corruptos que conhece».

E num assomo de indelicadeza, o autarca que oferece autocarros aos munícipes para irem em peregrinação a Fátima, terminou com esta pérola:

«Como ex-Presidente da República tem responsabilidades acrescidas. Por outro lado, conviveu de muito perto com um presidente de Câmara, o seu filho (João Soares), e quem o sucedeu também já foi autarca ilustre (Jorge Sampaio). Gostaria de saber se por acaso estava a falar de algum deles», disse. Público, 19-01-05.

Presidente da Câmara de Águeda Contrata Filho para Cargo de Adjunto

Por RUI BAPTISTA

«De nada valeram os protestos da oposição, o chumbo dos seus colegas do executivo e a discordância pública do PSD local: Nair Barreto, presidente interina da Câmara Municipal de Águeda, contratou o seu filho para adjunto do gabinete da presidência». Público,19-01-05. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 07:07 PM

A desfaçatez de Paulo Portas O líder do CDS/PP defendeu ontem maior transparência na distribuição de cargos na Administração Pública e propôs a elaboração de «uma lista de cargos que obviamente são de confiança política e, portanto, se a maioria muda, esses cargos legitimamente podem mudar, mas é preciso proteger o funcionamento da alta administração do clientelismo partidário».

É difícil estar em desacordo com semelhante metodologia. Não percebo mesmo a vergonha, que progressivamente se tem acentuado, na substituição de quadros intermédios da função pública sempre que muda o Governo. Até os directores-gerais deviam ascender por concurso e gozar do estatuto comum aos restantes funcionários públicos. Trata-se, ou devia tratar-se, de lugares técnicos cuja mudança de Governo apenas exigia o que para todos os funcionários é obrigatório – o cumprimento escrupuloso das determinações do Governo democrático, com fidelidade, dedicação e zelo.

Surpreende, no entanto, que a proposta venha de quem pôs na Segurança Social o ministro Bagão Félix que, de uma só vez, por fax, demitiu todos os 18 directores distritais e igual número de subdirectores. Não haveria para o piedoso ministro do CDS um único competente ou tinha demasiada pressa em infiltrar indefectíveis da maioria?

O que fez Paulo Portas com as forças policiais? Onde colocou a Dr.ª Celeste Cardona que tanto mal fez à justiça e tão bem protegeu os interesses partidários? Se alguém assaltou o aparelho de Estado para relançar o partido e pôr em causa o sistema democrático, foi Paulo Portas. É quem menos autoridade tem para propor as medidas de higiene política que tão gravemente conspurcou. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 06:41 PM

Coimbra – Pediátrico e Metro O Dr. Santana Lopes, a fingir de primeiro-ministro, sem os escrúpulos que a condição de chefiar um mero Governo de gestão lhe devia exigir, ao consignar o novo Hospital Pediátrico que há muito devia existir, aproveitou para anunciar que até ao final da semana será lançado o concurso para o Metro Ligeiro de Superfície.

O mais elementar sentido de Estado devia inibi-lo de usar uma forma tão grosseira de fazer campanha eleitoral e de fazer promessas cujo cumprimento sabe não poder cumprir. O presidente da Câmara participou na farsa perfilando-se para um novo mandato.

Dito isto, reiterando o abuso de Santana Lopes nas funções de mera gestão, Coimbra necessita e exige, para bem da cidade e da zona Centro, do Hospital Pediátrico e do Metro de Superfície. Sem delongas.

Vale a pena registar que o Hospital Pediátrico de Coimbra, nas deploráveis instalações que ocupa, foi o alfobre de uma plêiade de pediatras, esteve na origem da drástica descida da mortalidade infantil em Portugal sob a égide de um eminente médico e cidadão, Prof. H. Carmona da Mota, cuja passagem à reforma passou despercebida à Câmara Municipal e ao Governo. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:49 PM

Regionalização Aqui fica algumas sugestões sobre um assunto a que o País tem obrigatoriamente de voltar, não apenas porque é uma exigência constitucional mas porque é uma necessidade administrativa.

Quando do referendo votei Não. Voltaria a fazê-lo perante aquele mapa.

Mas não podemos continuar assim e inviabilizar a racionalização administrativa de que Portugal carece para o seu desenvolvimento equilibrado.

1 – O mapa das cinco regiões plano (para mim deviam ser 4 ‘Alentejo e Algarve juntas’, para terem população, dimensão e massa crítica suficiente) é a que levanta menos problemas de bairrismo, tem já uma estrutura (CCRs, agora com outro nome) a funcionar e são fundamentais para racionalizar a divisão administrativa do País, assegurando uma estrutura intermédia entre o poder locar e o poder central).

2 – Até lá deve impedir-se uma divisão ao sabor dos caciques locais que à sorrelfa o PSD/CDS quiseram implantar com o nome de áreas urbanas, sem racionalidade económica nem dimensão equilibrada.

3 – Até lá devia ser suspensa a criação de qualquer autarquia. Teremos necessidade de algumas mas temos um excesso de Câmaras e Juntas cuja dimensão as torna meros centros de emprego e arenas de luta tribal entre partidos.

4 – A Constituição deve ser cumprida sem exagerar nos poderes a atribuir às futuras regiões de modo a não poderem inviabilizar projectos decisivos para o País, por exemplo, a co-incineração.

5 – Sem uma lei das finanças locais, clara e rigorosa, o poder local não é a mais importante conquista de Abril, é o maior cancro que corrói a governabilidade do País.

6 – Agrupar municípios (uma exigência de racionalidade) é uma impossibilidade antecedida de várias mortes e insurreição popular. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 02:46 AM

O pecado capital Há muito tempo que as trapalhadas do Governo deixaram de ser notícia. Quase todos os dias as Produções Fictícias, têm que lutar arduamente para as suas “notícias” serem mais engraçadas que as oficiais.

Houve mergulhos em águas bem boas, recados ao Prof. Marcelo, secretos acordos sobre petróleos e outros óleos mais tropicais, sestas e passarelas vitais, turbo chefes de gabinete, e muitos, muitos baptismos, para dar a ideia que se está a fazer alguma coisa de novo. Alguns são tão rápidos e subtis que nem os interessados dão por eles. O Ministério da Ciência e do Ensino Superior (MCES), já não se chama assim. Agora passou a ser Ministério da Ciência Inovação e do Ensino Superior (MCIES), tinham dado por isso? Este Ministério têm sido dos mais divertidos, senão vejamos: transformar o Programa Operacional da Ciência em Tecnologia (POCTI) no Programa Operacional da Ciência em Tecnologia (POCI 2010) que por vamos lá saber porque termina em 2006! A parte menos cómica deste processo é que criaram uma tal embrulhada nos financiamentos da investigação científica misturada com o apoio às cantinas, que quem vier a seguir vai ter que desatar todos estes nós.

Neste minha tentativa de encontrar algo que possa ser realmente interessante, reparei numa pequena notícia nos jornais do fim de semana: anunciavam que Évora iria ser Capital Nacional da Cultura 2006. Achei curioso que a cidade escolhida fosse tão próxima de Faro onde parece que se vai realizar a edição de 2005. Por outro lado o Governo tinha decidido só realizar este evento de dois em dois anos, porque desta forma, entre outras razões, haveria tempo de apreender com a edição anterior. Todos aguardamos a apresentação pública do relatório de Coimbra 2003 (agora que as contas estão quase pagas) porque mesmo aqueles que tiveram responsabilidades directas na sua realização (como é o meu caso) não o conhessem. Na verdade, Faro 2005 continua envolvida em mistério e esse famoso relatório seria uma importante cartilha para que os seus responsáveis poderem prevenir algumas das angústias que em Coimbra se viveram. Para os agentes culturais serviria para perceber se possuem situação financeira para apoiarem o Estado durante o tempo que deverão ter que esperar para receberem os apoios contratados.

Quase me esquecia de Évora 2006. A Ministra da Cultura que fez este interessante anúncio, por feliz coincidência é cabeça de lista do PSD, por um Distrito alentejano muito importante. O seu nome é Évora !

Ele há coisas

Resta-nos a esperança que este tipo de promessas não continuem a ser feitas ao desbarato e que os nossos próximos governantes da área da Cultura não sejam resultado de uma transferência de alguém que estava escalado para as forças armadas, porque em pequeno adorava soldadinhos de chumbo, mas que há última hora seja transferido para a cultura, porque na verdade (como a nossa cidade bem patenteia), para cultura qualquer um serve

Termina o Governo com mais um pecado capital, o da Capital da Cultura 2006.

Que Évora cidade que tanto gosto, me perdoe .

Comentários: (1) Posted by ptrincao at 08:45 PM

ALERTA

Alerta para quatro medicamentos à venda em Portugal Chama-se Fenilpropanolamina o composto que pode aumentar o risco de hemorragia cerebral. Esta conclusão é de um estudo da Escola Médica da Universidade de Yale, nos EUA que descobriu que este composto está directamente ligado a 44 casos de morte.

O alerta foi lançado e o INFARMED esteve reunido para decidir que só na próxima semana decide se retira ou não do mercado os quatro medicamentos que estão à venda em Portugal e que contêm este composto.

Primeiro

o Infarmed pretende «conversar com os nossos colegas da União Europeia» de acordo com declarações à TSF de António Faria Vaz.

Este composto é utilizado em quatro medicamentos que estão à venda em Portugal. São eles o Ornade Spansule, o Rinogam, o Coricidil e o Antigripine. Medicamentos para a tosse, febre, emagrecimento e descongestinamento nasal que vão ser agora analisados à lupa. É que o composto utilizado nestes remédios é responsável pelo aumento de acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos. Principalmente em mulheres jovens, três dias após a administração .

(Recebido por mail) Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:02 PM

Desemprego em Portugal O número de desempregados em % da população activa variou ao longo dos últimos 12 anos da seguinte forma:

ANO %

1993 5,6

1994 6,9

1995 7,3

1996 7,3

1997 6,8

1998 5,1

1999 4,5

2000 4,1

2001 4,0

2002 5,0

2003 6,3

2004 6,6

Fonte: Eurostat, «Público» de 17-01-05

Os números do desemprego são claramente desfavoráveis à direita.

Curiosamente o PIB per capita em paridades do poder de compra, também. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 11:12 PM

Origem do empobrecimento português «A produção por pessoa empregada baixou de 69,5 por cento da média comunitária em 2000 para menos de 66,8 por cento no ano passado, arrastando consigo a riqueza por habitante que, no mesmo período, recuou de 77,3 por cento dos Vinte e Cinco para 73,1 por cento» - lê-se no «Público» de hoje. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 09:46 PM

Tão amigos que eles eram... Meneses [Luís Filipe] lembra Moderna ao CDS: «Cuidadinho!» e «outras debilidades» como foi o que sucedeu no ministério da Justiça [Celeste Cardona]. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 09:31 PM

Carta ao «Expresso» Só pode tratar-se de lapso o cabeçalho de «A Causa do Aborto», (EXPRESSO, 15-01-05). Não é o conteúdo do texto, piedoso e retrógrado como muitos outros, mas o facto de vir assinalado como «EDITORIAL», que me leva a desconfiar tratar-se de gralha, circulando como opinião do Expresso o que provavelmente não passa de um comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

No mesmo dia em que a França assinalou 30 anos da «Lei Veil», lei da autoria da ministra da Saúde Simone Veil, que autoriza a interrupção voluntária da gravidez e cuja comemoração levou à rua milhares de manifestantes, sob os auspícios de organismos franceses de planeamento familiar, o EXPRESSO envolve-se numa catilinária contra o aborto.

O referido artigo repete os lugares comuns do costume (prática bárbara, traumatizante para a mulher, acarretando sentimento de culpa, arrependimento, etc.), e condena expressamente a despenalização como um sinal errado dado à sociedade, sem alguma vez referir que se trata de um problema de saúde pública, agravado pela perseguição às mulheres, com a devassa da vida íntima e a ameaça da cadeia.

A afirmação de que «em todos os países que despenalizaram o aborto, o número de abortos aumentou» carece de prova e pode contribuir para a salvação da alma de quem o refere mas não possui rigor científico.

É por isso que a prosa em apreço só pode ser da autoria da Conferência Episcopal Portuguesa (em que só participam homens) ou de um dos numerosos grupos de pressão que nascem nas sacristias e não do Expresso cuja isenção se não pode compadecer com o terrorismo ideológico do artigo.

Só o facto de estar previsto um novo referendo sobre a matéria deveria levar à contenção do jornal evitando o afloramento de um catolicismo agressivo e ultramontano mais consentâneo com o séc. XIX em Portugal do que com a Europa contemporânea. Comentários: (4) Posted by carlos_esperanca at 12:43 AM

Um caso de humor negro Carlos Costa Neves afirmou pretender manter-se como ministro da Agricultura num eventual Governo do PSD, após as eleições legislativas de Fevereiro.

Já não basta a dificuldade em justificar tal cargo num sector em vias de extinção, quanto mais manter um ministro de cuja existência muitos portugueses só se deram conta após esta tirada de humor. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 03:32 PM

A imagem de um Governo

Lê-se na primeira página do «EXPRESSO» de hoje: «Quanto ao 1.º ministro, dá-se um caso insólito: a sua fotografia oficial está neste momento a ser expedida para as embaixadas, um mês depois de o Governo se ter demitido».

Verdadeiramente insólito é o facto de ter chegado a primeiro-ministro. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 06:50 PM

Programa eleitoral do PPD/PSD

Se for Governo acabo com os ventos e as marés.

Que importam os ventos e as marés a quem não conhece o rumo? (José)

Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:07 AM

Cavaco aceitou participar no cartaz

Do Minho a Boliqueime Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 11:05 PM

REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE Este é um artigo descoberto numa pesquisa e que parece ter ainda a sua importância. Quer pelo conteúdo, quer pelas polémicas recentes, quer pelas que hão-de vir.

Edição Nº 33, 17-Ago.98 do Setubalnarede.pt

AVISO À NAVEGAÇÃO !!

por Rogério Severino (Jornalista do "Jornal de Notícias" e

membro eleito do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas)

A transparência e a defesa do ambiente

- uma reflexão urgente -

D epois de estar instalada no nosso país a sensibilidade sobre o Ambiente, é preciso saber se essa condição é directamente proporcional com a transparência. Em Portugal, tal como noutros países da Europa e principalmente nos EUA é preciso lutar para que o ambiente não deixe de ser uma convicção para passar a ser um negócio. Por exemplo, não gostaríamos de ver o movimento 'Greenpeace' patrocinado por empresas que vendem produtos químicos, tal como não gostamos de ver ecologistas assumidos a servirem de suporte a empresas que têm interesses directos em actividades que podem o ambiente em causa.

Essencialmente a partir da década de oitenta, e após novas pastas do ambiente serem entregues a dois jovens Secretários de Estado, primeiro Carlos Pimenta e depois Macário Correia, ambos marcaram a defesa do ambiente, da ecologia e dos recursos naturais no nosso país, pelo que falar da defesa do meio ambiente não se pode dissociar daqueles nomes que, pela positiva e muitas vezes contra as posições do próprio Governo que integravam, mostraram-se corajosos e foram os iniciadores daquela sensibilidade.

Também nos anos oitenta nasceram no nosso País muitos movimentos de defesa do ambiente nomeadamente a Quercus, o Geota, a Liga de Protecção da Natureza, os Verdes e tantos outros que influenciaram decisivamente a mentalidade do povo e hoje, desde o Ensino Básico até ao Superior a juventude portuguesa tem uma noção do ambiente que não tiveram os pais.

O principal movimento a nível nacional, a Quercus, curiosamente teve os seus três presidentes nacionais todos de Setúbal. Viriato Soromenho Marques, José Manuel Palma e Francisco Ferreira, o actual, começaram a sua ligação à defesa do ambiente através do Projecto 'Setúbal Verde', de que a cidade tem boa memória.

Como é fácil de deduzir, todas as indústrias poluidoras são inimigas do ambiente; desde as que deitam para a atmosfera resíduos sólidos até àquelas que lançam efluentes nos rios, bem como as mais diversas fábricas que dantes funcionavam de toda a maneira e deitavam os resíduos em qualquer lado, actualmente não é assim; há os Estudos de Impacte Ambiental, os pareceres, as consultas públicas e mesmo que a Ministra da pasta não tenha muita sensibilidade para o ambiente, os nossos ecologistas, aparte algum radicalismo que tem que ser refreado conseguem conciliar a ecologia com a defesa do ambiente, numa perspectiva de progresso já que este não é inimigo do ambiente. Os ecologistas têm que demonstrar uma posição de imparcialidade, de independência e sobretudo de transparência, e só com estes predicados se pode sair vitorioso de uma luta que é de defesa da qualidade de vida. Mas o pior é quando os grandes empresários, inimigos naturais dos ambientalistas, os começam a aliciar, a contratar, a pagar serviços e a conseguir alguns resultados. Sem querermos fazer qualquer processo de intenções consideramos que um defensor do ambiente não pode, pelo menos por respeito por aquilo que diz defender, estar ligado a uma empresa que necessita de um projecto para agredir o ambiente; essa ligação, por contornos técnicos, leva sempre a um parecer que vai minimizar os efeitos pois se um ecologista for funcionário de uma dessas empresas e se lhe for encomendado um parecer, na maior parte das vezes o resultado é favorável à empresa e com prejuízo do ambiente.

Para aqueles que não sabem, esta 'guerra' está em discussão no interior de diversas organizações ecologistas que consideram que há que lutar pela transparência já que os seus membros não podem ser defensores indirectos dos interesses das grandes companhias. O caso mais recente veio a lume quando a Quercus condena e co-incineração de resíduos perigosos na Secil, empresa cimenteira localizada no Parque Natural da Arrábida e um antigo presidente desta organização ambientalista, através de um estudo para uma empresa interessada, concluiu que a co-incineração não afecta o meio ambiente nem a Serra. Como dissemos, não fazemos processos de intenções, mas o problema é que situações destas afectam a credibilidade das organizações ecologistas e, por isso, de uma vez por todas deve ser equacionado o papel dos responsáveis pelas associações ecologistas e definir se estes devem ou não, enquanto ambientalistas, poder trabalhar em empresas que tenham interesses em projectos ambientais. É um problema que exige definição urgente a bem da credibilidade dos defensores do ambiente e sobretudo pela necessidade permanente de transparência de processos. Não aceitamos que uma qualquer empresa que pretenda levar a cabo um qualquer empreendimento que afecte o ambiente, só por contratar um ecologista, faça com que esse projecto possa ser aprovado. Isto é a inversão total de um conceito que queremos cada vez mais verdadeiro e por isso uma reflexão que deixamos a todos que acedem ao "Setúbal na Rede" . Se as associações ecologistas servirem de trampolim para empregos em empresas com interesses no ambiente, é a subversão, é o descrédito e, sobretudo um mau exemplo para as crianças que cada vez mais estão a assimilar os comportamentos correctos para uma melhor qualidade de vida Comentários: (2) Posted by mmgtr at 05:07 PM

EDUCAçÂO COMERCIAL A diminuição do número de jovens a frequentar o ensino básico e secundário tem levantado problemas à administração escolar, entre os quais o de um eventual encerramento de escolas secundárias.

Já se falou no encerramento da Escola Secundária José Falcão. Já se percebeu que o número de alunos a frequentar a Escola Secundária D.Duarte tem vindo a reduzir significativamente.

O que estranhei foi ter ouvido, muito recentemente, um comentário sobre a instalação na Escola Secundária D.Duarte do Corte Inglês!

Deve ser um boato. Coisas que se ouvem e dizem sem fundamento. Mas aqui fica o alerta. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 04:18 PM

Assassinos do português à solta «Os concursos de professores para o ano lectivo 2005/06 vão ter início em

Fevereiro. As candidaturas deverão ser entregues em Março e, no final do mês

seguinte, está prevista a fixação [sic] provisória dos resultados. - O

número de vagas deste ano irá ser semelhante ao do ano anterior [estão a

emendar a mão!]. As únicas excepções terão carácter de excepção [SIC].

No que diz respeito aos formulários de candidatura, o Ministério da

Educação comprometeu-se em [sic] simplificar os procedimentos,

disponibilizando uma demonstração dos mesmos brevemente. - Perante este

contexto, a pré-inscrição deverá ser realizada em Fevereiro, afim [sic] de

que seja entregue a cada candidato um código de acesso via Internet. Em

Março, os professores têm de fazer a sua candidaturas aos concursos, sendo

que o resultado provisório deverá ser afixado no final de Abril. Em Julho

serão apresentadas as listas definitivas e as colocações irão decorrer

durante Agosto.»

© 2005 Unidade de Missão Inovação e Conhecimento - Presidência do

Conselho de Ministros Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:46 PM

A PROMESSA DE SOCRATES Quanto custa aumentar as pensões?

A proposta de Sócrates é exequível...

1. O secretário-geral do PS prometeu aumentar, em 4 anos, as pensões sociais pelo menos até ao valor do limiar de pobreza. Questionado sobre qual é esse valor, disse que isso é " uma questão técnica ". Veio depois dizer que na " Agenda de Lisboa ", um documento de políticas sociais da UE, está o valor de 300EUR , 60% do valor mediano dos salários. .

> 2. Ele tem razão porque há várias fórmulas ( técnicas...) de estabelecer o referencial de pobreza.E o limiar actual, já não seria 300EUR ,aplicando-se o conceito técnico de 60% do salário médio de cada país daUnião: segundo dados do INE de 2004, em Portugal, por esse critério,o limiar de pobreza seria 387 Euros.

> 3. Já agora vejamos quanto seria preciso aumentar (deve ter-se em conta que o limiar também subirá nos próximos anos na medida do aumento do salário médio). A pensão é actualmente: - 179,36 EUR ( 164,17 EUR + 15,19 EUR de complemento de solidariedade)> para pensionistas com menos de 70 anos. > - 194,59 EUR ( 164,17 EUR + 30,37EUR de complemento de solidariedade )> para pensionistas com mais de 70 anos.

> 3.1. Há, em Portugal, cerca de 300 mil pensionistas sociais ( pessoas que nunca descontaram, i.e. que nem tem a reforma mínima do regime geral ).

> Se pensarmos que a pensão social média é de 187EUR , teriamos 200 EUR para recuperar em 4 anos,c0m igual taxa anual de aumento das pensões e do salário médio ). Ora isso dá 50 EUR / ano. Mas, atenção, 50 EUR por pensionista, em cada mês, 14 meses de pagamento.

> 3.2. Façamos contas: 50 EUR x 14 x 300.000 = 210.000.000 EUR por ano. Isto é, 42 milhões de contos por ano.168 milhões de contos em quatro anos.

> 4. Para isto ser exequível a economia tem de crescer. E têm de aumentar> muito as receitas da segurança social - as quais diminuiram em 2003 e em 2004 porque,nomedamente, aumentou a despesa com pensões mínimas e diminuiu cobrança de contribuições por efeitos da retracção da economia e porque praticamente deixou de ser feita fiscalização de contribuintes devedores. E para o sistema de segurança social ter ganhos de eficiência na arrecadação de receitas, bastaria encontrar um mecanismo automático, entre a Segurança Social e o Fisco, de fazer com que passem a contribuir para a Segurança Social os muitos milhares de operadores da economia paralela que nada pagam ( e benefiam agora e futuramente ).

>

> B) Se o limiar for de 300EUR ( patamar de pobreza se considerarmos 60% da mediana dos salários ) , passamos a ter 113EUR a dividir por 4 anos x 14 meses x 300mil. São ,118.650.000EUR por ano, ou seja quase 24 milhões de contos ( 23.730.000 ). Numa legislatura, em 4 anos, não chega a 100 milhões de contos ( 94.920.000).

> C) Mas, como já disse atrás, a justificação da proposta terá de ser o aumento das receitas, através de um sistema articulado com o Fisco e com muita Fiscalização ( que quase não é feita aos contribuintes ).

E quanto é que vão aumentar as pensões mínimas do regime geral, pois a mínima agora é só 216,79EUR e está gradualmente a ser equiparada ao salário mínimo ?

> É que para aumentar pensões sociais de valor médio de 187 euros, têm de ser aumentadas ( ainda mais ) as pensões mínimas do regime geral que têm o valor de 216,79EUR e abrangem milhares de pensionistas. Não o fazer seria contrariar a lógica introduzida pelo PS de valorizar as carreiras contributivas . A resposta não pode ser muito diferente de qualquer coisa parecido com " têm de aumentar mais do que as pensões sociais ".

É por isso que o Secretário Geral explicitou domingo a sua proposta, que a coloca num patamar financeiro da ordem dos 200 milhões euros:

> 1 ) Pensões sociais aumentadas, em 4 anos, até ao valor de 300 EUR ( limiar de pobreza da "Agenda de Lisboa "

> 2) Aumentar as pensões dos idosos maiores de 65 anos de valor abaixo desse valor de 300€, o que incluirá as minimas que não cheguem a 300 €.

> 3) Aumentar apenas as pensões sociais dos idosos sem outros rendimentos ( idosos comprovadamente

pobres e sem qualquer outro rendimento )- e para isso haverá fiscalização,combate à fraude.

JJA Comentários: (1) Posted by mmgtr at 12:48 PM

O OUTDOOR DE SANTANA

A decisão de Cavaco Silva de proibir o uso da sua imagem no cartaz de campanha do seu partido, o PPD/PSD, merece alguma reflexão. Foram os seus companheiros de partido que legitimaram em Congresso o actual Primeiro-Ministro, Santana Lopes, os mesmos que durante muitos anos andaram a defender o antigo primeiro-ministro.

As suas ambições pessoais não deviam estar acima dos interesses colectivos, não podia uma eventual candidatura presidencial ser fundamento para tratar de forma tão agressiva os seus companheiros de partido, prejudicando ainda mais a credibilidade de um partido social-democrata que vive hoje o seu pior momento.

Bem sabemos que Santana Lopes tentou usar a imagem dos anteriores líderes para se credibilidade. Na verdade, não se deu a modéstias e colocou-se no putativo outdoor à direita de Sá Carneiro, ao mesmo nível de Cavaco Silva e à frente de Barroso e Balsemão. “ Ninguém fez mais por Portugal”, dizia o cartaz. O País também precisa de uma dose de boa disposição e deveria ser dada a possibilidade aos portugueses de se poderem rir depois de tantos anos a chorar. Até por isso, Cavaco Silva foi cruel

Mas esse foi apenas um dos muitos episódios que o PPD/PSD e seu Governo tem oferecido ao País, confirmando a justiça da decisão de Jorge Sampaio , numa atitude de completo descontrolo, irresponsabilidade e de desrespeito por aqueles que lhes confiaram os destinos da Nação.

Que dizer da intolerável e arrogante atitude da Sr.ª Ministra da Educação recusando a ida a Assembleia da República e do discurso de Morais Sarmento sobre os seus mergulhos em S. Tomé.

Mas este absoluto desprezo pela inteligência dos portugueses e pela sua capacidade de avaliação do desempenho de um (des)governo não pode ser silenciado.

Para além dos tristes episódios a que o País tem assistido nos últimos meses não posso deixar de protestar contra as nomeações e as renovações de comissões de serviço na administração pública a que se está a assistir e que ultrapassam as normas elementares de funcionamento de um estado democrático e, até, da ética política.

Renovar comissões de serviço sem que estas tenham ainda concluído, e nalguns casos a meses de se concluírem, recrutar coordenadores e dirigentes e abrir concursos para cargos de topo na administração é algo que não supunha possível num País que se quer evoluído e europeu.

O Instituto de Estradas de Portugal apesar de demissionário nomeou nova administração; Para o Instituto Português da Juventude corre um concurso externo para assessor, com um salário próximo dos 2.500 euros; Alguns organismos e direcções regionais do Centro estão a nomear coordenadores e chefias. E consta que até a Cultura não fugiu a essa intensa actividade e já viu a comissão prolongada antes de terminada.

E preocupa-se o PSD com a realização de debates na televisão, como se os problemas do País se resolvessem dessa forma.

Daí que talvez não tivesse sido má ideia Cavaco Silva ter deixado Santana Lopes aparecer no outdoor a seu lado e atrás de Sá Carneiro. A modos daquele castiço adepto portista que não perde a oportunidade de aparecer na TV .E já agora, aqui deixo um conselho aos sociais democratas de Coimbra: Façam um outdoor com os candidatos a Assembleia da República do Distrito Coimbra, coloquem Miguel Almeida à direita de Zita Seabra e um slogan “ Ninguém fez mais pelo Distrito”.

Assim sempre compensava a nossa angústia Comentários: (1) Posted by mmgtr at 12:36 PM

Plágio democrata-cristão Com este título, Vital Moreira publica hoje no blogue Causa Nossa dois artigos sobre o plágio de que ele próprio e Vicente Jorge Silva foram vítimas.

O Diário de Notícias do Funchal acolheu, de boa fé, artigos de um tal Roberto Rodrigues como se fossem da sua lavra. Para agravar o carácter pusilânime do criminoso, este procedeu à publicação do artigo de Vicente Jorge Silva num blogue com data falsificada e acusou o respeitado jornalista de ser o plagiador.

Perante a boçalidade do falsário em princípio de actividade e as provas concludentes o Diário de Notícias do Funchal, além de apresentar desculpas às vítimas, excluiu o energúmeno do painel de colaboradores.

Curioso é o facto de o indivíduo em causa, falsificador e caluniador, ser membro da juventude do CDS e pertencer à sua direcção. Tal como Vital Moreira reflecte, vai ser interessante saber qual o comportamento do CDS de Paulo Portas para com este indivíduo e saber se pactua com atitudes tão pusilânimes.

Que o CDS seja pouco recomendável pelas ideias que defende é um facto político que cabe ao eleitorado julgar, mas se for conivente com os crimes dos seus dirigentes, ignorando-os ou absolvendo-os, pactua com o crime.

Ficaremos atentos ao promissor futuro político do sr. Roberto Rodrigues e ao comportamento do CDS. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 05:25 PM

As listas Andava cada vez mais intrigado com aquela coisa das listas. Não se falava noutra coisa senão nas listas.

Eram cinco dirigentes que se demitiam porque não concordavam com as ditas, eram outros que achavam que havia mulheres a mais, outros diziam que não se sentiam representados, enfim uma coisa era certa: era um assunto que gerava muita confusão.

As listas que realmente conheciam eram as páginas amarelas, gordas de nomes e anúncios, mas que se dizia que tinham lá de tudo. Quando precisava de alguma coisa, lá passa por elas os seus dedos e zás, encontrava o que procurava. Aquilo realmente estava bem feito!

Outro termo que muito o admirava e que habitualmente estava associado a este assunto, era o dos paraquedistas. Em Coimbra havia duas senhoras que praticavam este arriscado desporto, mas o incremento desta modalidade tinha repercussões nacionais.

Rapidamente percebeu que estas listas serviam para candidatar pessoas ao lugar de Deputados da Nação. Seriam os representantes do povo em Lisboa, indo substituir aqueles que costumavam aparecer no telejornal, sentados num grande anfiteatro a ler um jornal ou a falar ao telemóvel.

Apreendeu também que os ditos parquedistas eram pessoas que nada tendo a ver com a região que as vão eleger, ali eram colocadas graças ás instruções de quem mandava.

Os diversos partidos apresentavam listas com nomes diferentes, por vezes até seus conhecidos, mas nunca ninguém lhe explicava a razão da escolha.

Diziam normalmente que eram representativos de estruturas da região, o que o levou a pensar que uma pessoa pode ser boa numa região em que são todos maus, e má numa região em que são todos excelentes. É a vida.

Muitos amigos lhe diziam que não valia a pena votar, porque são todos iguais. Na verdade não sentia que os candidatos fossem todos iguais, mas tinham muita dificuldade em defender o conjunto que achava melhor. Se isto fosse futebol, como seria mais fácil! Nesse caso os melhores seriam os da sua equipe, e estava tudo dito sem necessidade de mais explicações. Às vezes pensava que era por isso que havia tanta ligação entre estas duas modalidades, a política e o futebol.

Procurava, dia a dia, que os seus lhe dessem razões para que os pudesse defender perante aqueles que ainda não tinham escolhido em quem votar. Gostavam de poder dizer que os nossos são os melhores porque fizeram e aconteceram, porque falam e discutem, porque lutaram pelas suas ideias, mas olhando para o seu grupo, não era fácil sentir essa força. Só olhando para os outros lhe vinha uma suave sensação de que os seus eram bem melhores. Triste comparação para quem queria mudar o Mundo!

Gostava de acreditar que isto da listas era assim tão difícil porque se procuravam os melhores, aqueles que seriam capazes de ouvir e defender os seus (nossos) interesses melhor que nós mesmos. Os métodos de fazer as listas não lhe pareciam muito diferentes entre os partidos. Tinha que acreditar que o seu tinha sido diferente, quando mais não fosse porque era o seu.

De repente percebeu que não estava a sonhar como gostaria de ter estado. Estava acordado e era mesmo aquilo que pensava.

Que chatice!

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 01:15 PM

Cartaz alternativo, anónimo e bem humorado

Com gente desta não se podia esperar mais.

Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:19 PM

Ainda a viagem de Morais Sarmento a S. Tomé Foi o próprio gabinete do ministro que esclareceu que a viagem custou 65.200 € e que os «apoios concretizados ou anunciados são superiores a 1,375 milhões de €». Facilmente se adivinha que são maiores os apoios anunciados do que os concretizados e que ficou demasiado cara a entrega da encomenda, que podia ter ido pelo correio, visto não se vislumbrarem relevantes interesses políticos ou diplomáticos.

O problema não foi o mergulho do ministro que Durão Barroso deixou a tomar conta do seu substituto Santana Lopes. O problema reside na desgraça em que o Governo mergulhou o País.

A tragédia é a demora em substituí-lo, incapaz que é de voltar a trazer Portugal à tona.

Aprecia-se contudo o facto de Morais Sarmento tentar demitir-se, insólita atitude em que já é o terceiro (o primeiro foi Santana Lopes) a querer fugir de um Governo já demitido e que até para a gestão corrente é demasiado débil.

Só a fúria das nomeações e renovação de mandatos por caducar, bem como as viagens de Estado ao estrangeiro, mostram a frenética actividade de um executivo sem pudor. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 02:28 PM

Co-incineração Na sequência de um texto publicado aqui no VERITAS pelo signatário, sobre a co-incineração, independentemente das posições divergentes que nesta matéria tenho com a prestigiada instituição, com a qual habitualmente me identifico, é do mais elementar dever publicar o comentário de Francisco Ferreira que esclarece as dúvidas e a quem apresento os meus agradecimentos.

Comentários: Co-incineração

Como curiosamente dei com a sua pergunta, posso-lhe dizer que eu em nome da Quercus e as outras 17 entidades que participam numa Comissão de Acompanhamento que tem a ver com o desmantelamento da fábrica, recuperação das pedreiras e também decisão sobre a eventual co-incineração de RIB na SECIL não recebemos qualquer remuneração ou senhas de presença ou qualquer outra compensação pela participação voluntária (no caso da Quercus) que damos. Espanta-me como ainda teve dúvidas:-) Francisco Ferreira Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:49 PM

O paraíso de Alberto João Jardim Adão e Eva, acusados durante séculos de terem sido o primeiro e único casal do planeta e alegados pioneiros do método de reprodução ainda hoje em uso, não eram seguramente madeirenses como aleivosamente se insinua. O facto de terem sido analfabetos, tementes a Deus e julgarem que viviam no paraíso não prova que tenham sido criados na ilha de Alberto João Jardim (AJJ) & Jaime Ramos (JR).

E não podem, seguramente, ser responsabilizados pelos défice democrático e orçamental que progressivamente se acentua na Região. O mesmo não se pode dizer dos órgãos da soberania nacional que cederam à chantagem, suportaram os abusos e permitiram o desrespeito ao longo das três décadas de democracia.

Há anos a dupla AJJ/JR resolveu colocar os deputados de Esquerda no lado direito do Parlamento insular, uma exótica arbitrariedade do sátrapa autóctone que levou JR a afirmar à RTP ( eu ouvi) que era “para mostrar a Portugal e ao Mundo que o PSD/M é de esquerda”. JR dixit. Urbi et orbi.

Aliás, eu penso que o PSD/M é mesmo de esquerda. A avaliar pelos interesses em que se envolveu, desde o futebol à comunicação social, diria que pouco sobra para a sociedade civil, como agora soe dizer-se. É claro que AJJ e JR confundem ser de esquerda com a visão totalitária que os devora, mas isso é outra conversa.

Não conseguiram ainda subtrair-se ao jugo colonial do continente que sempre condenam mas conseguiram a originalidade de subverter uma tradição que remonta à Revolução Francesa e a que os povos superiores não têm de sujeitar-se – a colocação dos deputados à direita e à esquerda conforme a matriz ideológica..

Pode pensar-se que estamos perante uma manifestação exótica dum pequeno arquipélago, que o comportamento dos dirigentes madeirenses é um epifenómeno, que a dupla em questão é uma bênção para os jornalistas lusitanos em períodos de falta de notícias, sem consequências de maior. Nada mais errado.

«A dívida da Madeira ultrapassa Orçamento da região para 2005» – lê-se no «Público» de hoje. A regionalização atingiu a autogestão a que apenas falta capacidade de gerar receitas próprias. A imprudência e a confiança no poder de chantagem sobre a República levou o arquipélago ao descalabro, as liberdades públicas ao definhamento e a arrogância e má-criação a limites intoleráveis.

Alberto João Jardim prepara-se, face à aflitiva situação financeira, para exigir do próximo Governo da República a revisão da lei das finanças locais. Aposto que alguém vai ser insultado e ceder, enquanto o regabofe madeirense se acentua.

Um destes dias é o Continente que tem de fazer um referendo a exigir a autonomia face à Madeira. Eu voto SIM. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 11:33 PM

Meu caro amigo, Prof. Doutor Mário Silva

Farias no dia 7 de Janeiro 104 anos e poderias muito bem teres estado entre nós até ao dia de hoje. Se isso tivesse acontecido, como felizmente aconteceu com o Fernando Vale, muita coisa teria mudado nesta cidade e até neste país. Com uma democracia mais estabilizada a partir dos anos oitenta, terias tido as condições que sempre procuras-te para poderes criar em Coimbra um Museu Nacional da Ciência e da Técnica. Este ano de 2005, a que se decidiu e bem chamar Ano Mundial da Física seria o ideal para teres a reconhecida homenagem nacional que nunca tiveste. A carcaça que resta do teu museu vai dissolvendo-se devagar, silenciosamente, deixando o espaço livre para que outros não tenham nada a que possam ser comparados. Os funcionários por ti escolhidos vão morrendo por dentro, secos de tanta angústia e de tanta indiferença. Outros morrem mesmo como a nossa Emília.

Outro dia resolveram fazer-te uma homenagem descerrando uma lápide numa rua que afinal não é uma rua, é uma avenida, que há 20 anos já têm o teu nome. Tive vergonha de lá ir. Até o dia esteve triste e chuvoso mostrando assim a sua indiferença. Continuam convencidos que tu foste uma pessoa qualquer, que ficaria feliz por ter um nome numa rua e a relva cortada á volta de uma praceta debaixo de um viaduto suburbano. Tu lutaste por ideias, tinhas planos e projectos para desenvolver a cultura científica em Portugal. Desgraçado país que 40 anos depois ainda não conseguiu fazer e pensar melhor do que tu pensaste. Prefiro dize-lo de outra maneira. Abençoada cabeça que é capaz de pensar com tanta visão de futuro.

Como te disse, se tu cá continuasses talvez não tivessem a coragem de matar as tuas ideias com palmadinhas nas costas. Estou até convencido que teria havido um Ministro que conhece as tuas obras que estudou o teu pensamento que te teria dito: “Professor, chegou a sua hora, vamos fazer o seu Museu”. Nessa altura, em estreita colaboração com as Universidades deste país seria construído o grande Museu Nacional da Ciência e da Técnica, que seria uma fonte de orgulho para a cidade.

Morres-te cedo e a democracia chegou tarde. Quinze anos teriam sido suficientes para mudar a história da museologia em Portugal.

Vou dizer-te uma coisa que talvez não te agrade: a salvação do teu Museu passa por faze-lo fora de Coimbra, num lugar onde as tuas ideias sejam compreendidas, que tenha a vontade de construir o futuro de uma forma livre dos bolores e das invejas que sempre te perseguiram. Pode até nem ter o mesmo nome, mas o coração será o teu.

Hoje o saber já não guarda em torres de marfim, nem se transmite pela consanguinidade. Com a Democracia o saber é produzido por todo o país: Braga, Évora, Aveiro, Faro. Não tens que ter recheio, porque as tuas ideias são a base de trabalho que frutificará onde existirem aqueles que queiram por a mão na massa.

Seria uma bela prenda que o ano de 2005 te traria!

Sabes que a relva não a cortaremos, mas podes contar connosco para lutar pelas tuas ideias, que afinal são as nossas ideias.

Neste ano mundial da Física, o grande físico de Coimbra és tu, porque antes de mais foste um grande Homem, capaz de influenciar gerações e marcar a vida de pessoas que nunca tiveram a sorte de te conhecer, como este que se diz teu amigo. Comentários: (0) Posted by ptrincao at 03:32 PM

Fim de festa

SANTANA LOPES

Polémica sobre viagem de Morais Sarmento é incómoda

O primeiro-ministro demissionário português considera que a polémica em torno da viagem de Morais Sarmento a S. Tomé é incómoda. Santana Lopes ainda não falou com o ministro da Presidência – diz a TSF.

SÃO TOMÉ – Morais Sarmento justifica dia de descanso. Comentários: (6) Posted by carlos_esperanca at 06:11 PM

Tal como o botão PSL está no lugar errado Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:37 AM

As mulheres e a política Mulheres

Domingo, 09 de Janeiro de 2005

«Matilde Sousa Franco até pode vir a ser uma excelente deputada, acima da média - na sua vida profissional, foi uma competente conservadora de museu. Mas quem a alarvidade da misoginia dominante convida para as listas é a viúva de Sousa Franco. O PS nunca deu lições a ninguém nesta matéria e olhará sempre mais depressa para Teresa Alegre Portugal como "irmã de Manuel Alegre" do que como uma personalidade que tem uma carreira política autónoma que vem desde antes do 25 de Abril».

Ana Sá Lopes, in «Público»

Obs.: Se houve um burgesso alarve que à ignorância juntou a postura misógina foi José Manuel Fernandes, Director do Público, como aqui no VERITAS se assinalou. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:38 PM

Eurosondagem SIC/Expresso/RR: PS vencedor «As sondagens valem o que valem» mas gostaria o PSD de que fossem ao contrário. Não sei se o PS merece a maioria absoluta (acho que não) mas no estado a que isto chegou é o País que precisa dela. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 08:46 PM «As sondagens valem o que valem» mas gostaria o PSD de que fossem ao contrário. Não sei se o PS merece a maioria absoluta (acho que não) mas no estado a que isto chegou é o País que precisa dela.

Maria do Carmo Seabra

Ficará sempre por esclarecer o mistério que levou Maria do Carmo Seabra a integrar um Governo apesar da absoluta falta de critérios do primeiro-ministro.

As sucessivas trapalhadas na colocação dos professores, o caos que lançou no ensino e a sua absoluta inaptidão para o cargo fez pensar tratar-se de um caso igual à da secretária de Estado que, por lapso, foi parar à Cultura por se ter antecipado um colega a ocupar o lugar que lhe estava destinado na Defesa. Podia tratar-se apenas de um clamoroso erro de casting.

No entanto, recusar-se a divulgar o inquérito ao atraso na colocação dos professores e escusar-se a prestar esclarecimentos ao Parlamento, invocando que já tinha dado uma conferência de imprensa, violou as mais elementares regras de respeito pelas instituições e revelou um enorme défice de cultura democrática.

Maria do Carmo Seabra tornou-se o paradigma do pior Governo que Portugal suportou depois da ditadura de Pimenta de Castro. À incompetência gritante, juntou uma enorme falta de ética e a incompatibilidade absoluta com o regime democrático. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 05:46 PM

A revolta das mulheres Várias deputadas do Partido Social Democrata consideram que o partido tem «receio das mulheres» e estão a organizar um movimento de protesto contra a baixa representatividade nas listas para as próximas eleições legislativas, lê-se no Público de hoje.

Trinta anos depois do 25 de Abril e mais uns anos depois da revolução sexual e emancipação feminina, neste país à beira-mar plantado continuamos a ver demonstrações de machismo. Vemos um qualquer anúncio na televisão e o que encontramos? Mulheres felizes por estarem a lavar a roupinha como antigamente e com o velho cheiro a sabão das nossas avós, homens relativamente aborrecidos (apenas relativamente porque ganharam um prémio qualquer que os levará, durante uma semana, para um qualquer sítio paradisíaco) com as suas mulheres por estas usarem os cartões de crédito deles. As revistas cor-de-rosa o que continuam a propagandear? A mulher que deve satisfazer o homem, na cama ou na cozinha, mas com um toquezinho de modernidade.

Tudo isto se repercute na política, no mercado de trabalho e na forma como as mulheres são tratadas no dia-a-dia. Quantas vezes não temos de ouvir «bocas» e piadas sobre a superioridade masculina? E vemos que, se calhar, trinta anos depois da Liberdade, as coisas continuam na mesma.

Mariana Pereira da Costa Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 04:44 PM

Novos negócios

Lê-se no Diário Económico de hoje que Portugal poderá, a partir de Maio, negociar no mercado europeu de carbono licenças de emissão de dióxido de carbono. De facto, a Euronext, a Powernext e a Caisse des Dépôts et Consignations pretendem lançar em Março uma nova bolsa que transaccionará títulos de emissão de CO2.

Isto é possível já que o Protocolo de Quioto atribui uma determinada quota de emissões a cada país como se de um «direito a poluir» se tratasse. Os países cujas emissões não preencham aquela quota poderão vender o remanescente àqueles que já a excederam, tendo estes direito a poluir dentro da sua quota mais aquela(s) que compraram.

Consequências que poderão advir deste estranho mercado continuarão a ser o abuso ambiental perpetrado pelos países altamente industrializados, poluentes e ricos, nomeadamente os Estados Unidos da América, e, quiçá, o desincentivo ao desenvolvimento industrial de pequenos países que preferem não ter industrias e, assim, poluição para poderem vender a sua parte a quem estiver disposto a pagar. Mariana Pereira da Costa

Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:42 PM

O «Público», o nepotismo e Teresa Portugal O Editorial de hoje, do «Público», assinado pelo seu director José Manuel Fernandes, diz coisas interessantes e coisas verdadeiras. Infelizmente as verdadeiras não são interessantes e as interessantes não são verdadeiras, como é hábito do plumitivo.

Para além de uma perseguição que começa a ser obscena a quem é familiar de políticos de relevo, como se aqueles não pudessem ter mérito próprio e direitos de cidadania por inteiro, apresenta como caso de nepotismo a presença de Teresa Portugal nas listas de deputados do PS, por Coimbra.

Nem sequer lhe refere o nome. Pergunta, apenas, para ilustrar (...) «o nepotismo: o que faz uma filha de Mesquita Machado nas lista socialista de Braga? E a irmã de Manuel Alegre na de Coimbra?»

Quem, como eu desconhecia que Mesquita Machado tivesse uma filha e que Teresa Portugal integrasse a lista do PS, só posso pronunciar-me sobre os méritos da última. Sendo irmã de um dos mais destacados antifascistas e de um grande escritor e político, usou sempre o apelido do marido, o saudoso António Portugal. Acresce que Manuel Alegre foi um derrotado no último congresso do PS e a sua influência no aparelho partidário parece ser pouco mais que nula.

No entanto Teresa Alegre Portugal é uma mulher de fortes convicções, sólida cultura e larga experiência autárquica. Podia ter integrado um Governo, podia legitimamente ter aspirado a sobraçar a pasta da Cultura, mas ficou por Coimbra onde a passagem pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal ficará como um marco de competência, integridade e rigor.

Apresentar Teresa Portugal como irmã de Manuel Alegre (motivo de legítimo orgulho, mas sem qualquer benefício político), considerar a sua integração nas listas do PS como caso de nepotismo é um acto pusilânime ou um caso de profunda ignorância. Em qualquer caso é uma afronta injusta, iníqua e gratuita que merece reparação.

Se os casos de nepotismo dentro do PS se reduzem à integração da excelente ex-vereadora da Cultura é motivo para felicitar o PS e uma boa razão para merecer o voto dos portugueses no próximo dia 20 de Fevereiro. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 05:06 PM

Tibi gratias, Almeida Santos

É a vida. A idade avança e o render da guarda torna-se inevitável. Mas deixa saudades. António Almeida Santos (AAS) foi o mais brilhante orador parlamentar destas três décadas que a democracia leva. Foi um eminente legislador, um político excelso e, acima de tudo, o amante de todas as horas da língua portuguesa.

AAS e a língua que ama, o idioma em que se exprime, o português que cultiva com uma desenvoltura que pasma e maravilha, tiveram e têm uma relação que brota da paixão, da sabedoria e da volúpia. Os seus discursos são bordados que a cultura, a sensibilidade e o bom gosto ajudaram a tecer com requinte, peças de fino jaez esculpidas em páginas de oiro que exornam a antologia da oratória parlamentar portuguesa.

O tribuno percorreu a língua com o ardor do amante, o rigor do geómetra e o colorido do pintor. Usou a régua e o esquadro e saiu-lhe justa a frase; buscou o compasso e fez perfeito o texto; pegou na tesoura e saíram-lhe aparadas as asperezas. A língua de Camões e do padre António Vieira floriu viçosa no improviso e fez-se filigrana na escrita que deu corpo a milhares de leis, regulamentos e decretos.

Há um enorme tributo de que a Pátria lhe é devedora mas, por hoje, é da língua e do entranhado amor que lhe devota que eu quis falar nesta saudação a Almeida Santos. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 12:09 AM

Um abraço para Helena Roseta A sua ausência da lista de deputados é uma perda que empobrece a Assembleia da República que ela tanto enobreceu.

Habituei-me a ver Helena Roseta como referência ética, cultural e cívica, uma mulher de causas, uma lutadora intemerata.

Será sempre um exemplo de coragem e dignidade. Não era o lugar de deputada que a prestigiava, era ela que dignificava o lugar e enriquecia o Parlamento.

Que importa que o PS a afaste? Espero que não se afaste ela. O País precisa de si para os combates que é preciso travar. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 06:39 PM

Crónica de uma derrota anunciada

Já nem o comissário político Luís Delgado consegue ocultar as provas.

Deve estar de saída. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 06:09 PM

Alguém quer Pedro Santana Lopes de volta? Depois da representação do auto da incubadora e das facadas nas costas, Santana Lopes passou a ser agredido, rasteirado, cuspido e enxovalhado pelos companheiros de partido. Se ninguém lhe guarda respeito no PSD como pode esperar que o País o considere?

Cavaco Silva tem vergonha de ver a sua cara misturada com quem nunca tiraria uma fotografia. Manuela Ferreira Leite evita uma companhia tão pouco recomendável. Henrique Chaves demitiu-se de ministro e acusou o primeiro-ministro de «falta de lealdade e verdade».

O défice nunca esteve tão fora de controlo, a economia não podia estar mais anémica, o desemprego não cessa de subir, o País está em estado de choque. Claro que foi Durão Barroso o responsável desta herança a que o país está ansioso por renunciar mas não se passa um só dia em que o ainda primeiro-ministro não tropece na mais desastrada das decisões ou se embrulhe numa trapalhada que envolve os poucos amigos que ainda lhe restam.

O último foi Pôncio Monteiro, conhecido apenas do mundo do futebol. Convidado para a lista de deputados do Porto, como n.º 2, acabou desconvidado, convidado para n.º 1 por Vila Real e a acusar PSL de lhe «dar uma facada nas costas».

Neste folhetim de facas e alguidares Pôncio Monteiro revelou que «Santana Lopes ligou-me cinco vezes num dia a convidar-me para integrar a lista e nem um telefonema me fez para me informar que eu saía, depois de ter sido pressionado por Rui Rio». E acrescentou: «quem não tem força para dominar o partido, também não tem capacidade para liderar o governo» e «se calhar é por isso mesmo que Santana Lopes está na posição em que está». Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 07:12 PM

Destino: lixo

...mas podiam ter feito melhor

A recusa de Cavaco Silva em figurar nesta fotografia com o seu antigo «ajudante de ministro» inutilizou milhares de anúncios.

Depois de Santana Lopes, chegou a vez aos cartazes – não têm préstimo. Comentários: (5) Posted by carlos_esperanca at 01:28 AM

A diplomacia portuguesa... em férias, à imagem do Governo Artigo do «Ponto Final» (jornal de Macau) que nos permite tomar consciência da qualidade e préstimo da nossa representação diplomática na Tailândia. Aqui fica transcrito com a devida vénia ao «Ponto Final» e ao seu autor, Severo Portela:

« O que se tem passado, escada abaixo, na hierarquia das Necessidades, é, no mínimo, ultrajante para os cidadãos portugueses confiados à guarda daquela gente. O Ministério dos Negócios Estrangeiros falhou em toda a linha e, pela voz do seu titular, ainda se dá ao desatino de o negar perante a evidência dos factos. Chamado a "limitar estragos"- penso seja este o dialecto das células de crise-, António Monteiro, falho de justificações, apelou ao basismo do "indecoroso aproveitamento" da catástrofe. Tão ineficaz quanto aquela alusão a um alegado trabalho árduo que é feito longe dos holofotes. Uma ideia provavelmente pegada do actor que segue da cena ao camarim do camarim à cena.

Arrogante, impante, fez esquecer aquele diplomata acreditado, entre outros, no processo de paz de Angola.

O embaixador Lima Pimentel, titular da embaixada régia de Banguecoque, ali ao lado do incontornável Oriental, com direito a man

marcar artigo