Público TV

15-11-2004
marcar artigo

Ainda antes da (re)consagração do "western" pela Academia de Hollywood - na sua vertente ecológica e conscienciosa por Kevin Costner ("Danças com Lobos") ou na versão sombria e terminal por Clint Eastwood ("Imperdoável") -, já Lawrence Kasdan revia o género através de Silverado . O procedimento assemelhava-se, aliás, ao que tinha feito antes e viria a fazer depois: tinha revisitado o filme negro em "Noites Escaldantes" e iria ainda rever o melodrama com "French Kiss", a comédia sofisticada com "Amar-te-ei até te Matar" ou o manifesto geracional em "Os Amigos de Alex". Interessa-lhe sobretudo trabalhar o lado lúdico do género, o que lhe limita as ambições por excesso de deslumbramento cinéfilo. Aqui, quatro "cowboys" juntam-se para libertar a cidade de Silverado da opressão dos "outlaws". Um deles é Kevin Costner, que aqui se desforra de Kasdan depois de ter desaparecido da versão final de "Os Amigos de Alex" - onde fazia precisamente de Alex, o morto. PUBLICO.PT Silverado (Silverado). De Lawrence Kasdan, com Kevin Kline, Kevin Costner, Danny Glover e Rosanna Arquette. EUA, 1985, 133 min. Hollywood. Domingo 14 às 21h00.

O filho de Beth e Pat Cappadora (Michelle Pfeiffer e Treat Williams), de três anos, desaparece um dia misteriosamente. Nove anos mais tarde, quando todas as esperanças estavam já perdidas, Ben reaparece. Só que a criança de 12 anos que o casal encontra vive feliz com a sua família adoptiva e não tem qualquer memória de Beth, Pat, ou Vincent (Jonathan Jackson), o seu problemático irmão adolescente. Profundo Como o Mar é um filme dramático, adaptado do "bestseller" de Jacquelyn Mitchard sobre a reintegração de uma criança na sua família biológica. PUBLICO.PT Profundo Como o Mar (The Deep End of The Ocean). De Ulu Grosbard, com Michelle Pfeifer, Treat Williams, Jonathan Jackson, John Kapelos, Ryan Merriman, Tony Musante, Rose Gregorio, Lucinda Jenney, Cory Buck, John Roselius, Branda Strong, K. K. Dodds, Whoopi Goldberg. EUA, 1999, 106 min. Lusomundo Gallery. Domingo 14 às 21h00.

México, 2002. O Crime do Padre Amaro , inspirado na obra homónima de Eça de Queirós, é o filme-polémica desse ano, tendo a sua estreia sido marcada por vários protestos, nomeadamente com a Igreja Católica a exigir a sua retirada das salas. Amaro (Gael García Bernal, de "Amor Cão", "E a Tua Mãe Também" e "Má Educação", o recente filme de Almodóvar), um jovem padre, chega a uma pequena paróquia, Los Reyes, para ajudar o padre Benito. Aí, conhece Amelia (Ana Claudia Talancón), uma bela rapariga, muito apegada à religião, que vai fazer emergir uma série de dúvidas, interrogações e tentações no espírito e na carne do jovem sacerdote. Aos poucos, o padre Amaro vai-se apercebendo da corrupção que paira sobre a paróquia. O padre Benito recebe ajudas económicas das pessoas mais ricas da região e crê-se que tenha uma relação secreta; suspeita-se também que o Padre Natalio ajude os guerrilheiros. As coisas complicam-se ainda mais quando Amelia e Amaro apercebem-se de que ela está grávida. Mas, quando o padre Benito sofre um ataque cardíaco e o padre Natalio começa a receber ameaças de excomunhão, Amaro recusa-se a colocar em risco a sua carreira de sacerdote. PUBLICO.PT O Crime do Padre Amaro (El Crimen del Padre Amaro). De Carlos Carrera, com Gael García Bernal, Ana Claudia Talancón, Sancho Gracia, Damián Alcazar. Espanha/México/Argentina/França, 2002, 120 min. Lusomundo Premium. Sexta 5 às 19h45

Carmona Rodrigues , presidente da Câmara Municipal de Lisboa, é o convidado da edição de hoje de Diga lá, Excelência!, programa semanal de entrevistas da responsabilidade do PÚBLICO e da direcção de informação da Rádio Renascença. O polémico túnel do Marquês, a requalificação de várias zonas degradadas da capital, os projectos para o Parque Mayer e o Casino e o estado das finanças camarárias são alguns dos temas em destaque na entrevista ao sucessor de Pedro Santana Lopes. Entrevista conduzida por Tiago Luz Pedro, do PÚBLICO, e Paulo Magalhães, da Rádio Renascença. PÚBLICO Entrevista: Carmona Rodrigues. A Dois. Domingo 14 às 22h30.

Marshall Bruce Mathers, mais conhecido como Eminem, nasceu em 1974, em Kansas City, nos EUA, mudando-se para Detroit quando tinha 5 anos e onde viveu grande parte de sua infância e adolescência. Considerado um dos maiores "rappers" da história musical, este artista polémico alcançou rapidamente a fama internacional. O seu primeiro sucesso surgiu com o álbum "Slim Shady", mas alcançou a fama com "Marshall Matters". A 2: transmite, dois dias depois do lançamento mundial do último trabalho, "Encore", Eminem em Barcelona . PÚBLICO Música: Eminem em Barcelona. A Dois. Domingo 14 às 01h00.

Dramaturga, "performer", cenógrafa, inventora de um teatro que experimenta o jogo com as mais diversas tecnologias e reinventa o lugar da palavra, Patrícia Portela é a protagonista da edição de hoje de Laboratório . Flatland, a mais recente criação desta artista, estreia brevemente no Festival X 2004, em Lisboa (de 18 a 22, no Clube Estefânia). Laboratório é um espaço televisivo aberto à criação contemporânea. Em cada programa é apresentado um criador português. PÚBLICO Magazine: Laboratório. SIC Notícias. Domingo 14 às 21h30.

Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, e Nuno Morais Sarmento, ministro de Estado e da Presidência, são os convidados de Maria João Avillez, no dia em que termina o XXVI Congresso do PSD, para mais uma edição de Outras Conversas . PÚBLICO Entrevista: Outras Conversas. SIC Notícias. Domingo 14 às 22h00.

Depressão - tema em debate em mais uma edição de Prós e Contras - não escolhe idades, sexo ou profissões. As reformas antecipadas, o desemprego, os problemas familiares, a solidão e o caos da vida moderna são factores que contribuem para o aumento de casos da "doença do século". Porque será que estamos tantas vezes à beira de um ataque de nervos? Qual o tratamento mais adequado? Será depressão, "stress" ou simplesmente tristeza? Será que somos mais depressivos que os nossos pais e avós? Psiquiatras, psicólogos e sociólogos dão a sua opinião e procuram responder às questões apresentadas. A moderação está a cargo de Fátima Campos Ferreira. PÚBLICO Debate: Depressão. RTP1. Segunda 15 às 22h15.

A 2: prossegue a transmissão de Os Sopranos , uma série "para quem pensa que ser mafioso dispensa ajuda psiquiátrica". Neste episódio, Tony Blundetto anda a fazer um esforço para levar uma vida civilizada. Enquanto trabalha numa lavandaria estuda para ser massagista. O Sr. Kim, o seu patrão oferece-lhe uma proposta de negócio: se ele passar no exame, oferece-lhe um estúdio de massagem. Entretanto Anthony Jr. está perigosamente perto de chumbar na disciplina de Inglês e Carmela visita o seu conselheiro conjugal Mr. Wregler, que a convida para jantar. A série foi premiada com quatro Emmys, entre os quais o da melhor série dramática. PÚBLICO Série: Os Sopranos. A Dois. Segunda 15 às 22h30.

António Caeiro, que lançou recentemente o livro "Pela China Dentro - Uma viagem de 12 anos", é o entrevistado de mais um Por Outro Lado, programa semanal de entrevistas conduzido por Ana Sousa Dias. António Caeiro , jornalista, foi o enviado da agência Lusa na China durante mais de uma década. PÚBLICO Entrevista: António Caeiro. A Dois. Segunda 15 às 24h00.

Desde o século III até ao século X depois de Cristo, a civilização maia governou grande parte da América Central. O canal História às cidades de Uxmal, Tulum, Chichén Itzá e a capital, Palenque, e mostra as pirâmides construídas pelos matemáticos maias mais célebres da época. Localizados na península do Yucatán, no México, os restos que ainda hoje se conservam testemunham o esplendor de que gozou esta cultura. As Cidades Perdidas dos Maias , é um documentário para ver no canal História. PÚBLICO Documentário: As Cidades Perdidas dos Maias. Historia. Segunda 15 às 20h00/02h00.

Na comédia O Cavaleiro Negro , Martin Lawrence interpreta Jamal Walker aka Skywalker, um funcionário mal pago do parque de diversões californiano "Medieval World", à beira de fechar pela concorrência de outro parque. A aventura começa quando Jamal se vê transportado para a Inglaterra do ano 1328. Jamal conhece o cavaleiro Sir Knolte (Tom Wilkinson) e o malévolo rei Leo e apaixona-se por Victoria (Marsha Thomason), que tem um plano para devolver o trono do à rainha (Helen Carey). Reunindo esforços com Sir Knolte e Victoria, Jamal ensina aos rebeldes algumas tácticas de futebol e de defesa norte-americanas para tentar cumprir o plano. PUBLICO.PT O Cavaleiro Negro (Black Knight). De Gil Junger, com Martin Lawrence, Marsha Thomason, Tom Wilkinson, Vincent Regan, Helen Carey. EUA, 2001, 95 min. SIC. Domingo 14 às18h00.

Em Bruce, O Todo Poderoso , Jim Carrey é Bruce Nolan, um jornalista de televisão em Nova Iorque que, no fim do seu pior dia de sempre e bastante zangado, atira para cima de Deus a culpa por toda a sua vida estar arruinada. Surpreendentemente, Deus (Morgan Freeman) aparece sob a forma de ser humano e responde a Bruce, decidindo entregar-lhe todos os seus poderes para ver se ele é capaz de fazer melhor. De início, Bruce parece estar a gostar dos novos poderes e até esquece e perde a sua namorada Grace (Jennifer Aniston) mas tudo muda quando decide conceder tudo o que lhe é pedido. PUBLICO.PT Bruce, O Todo Poderoso (Bruce Almighty). De Tom Shadyac, com Jim Carrey, Morgan Freeman, Jennifer Aniston, Philip Baker Hall, Catherine Bell. EUA, 2003, 101 min. Lusomundo Premium. Segunda 15 às 22h00.

Baseado num romance de Erich Maria Remarque, que tem no filme um breve papel, esta é a obra que assinala o regresso provisório de Sirk à Alemanha, numa tentativa de compreender, do interior, as consequências da guerra sobre os indivíduos. Em Tempo Para Amar e Tempo para Morrer , na fase final da guerra, um soldado alemão vem em licença da frente do Leste, encontra a casa dos seus pais destruída e não sabe do paradeiro deles. Tem então um breve e impossível idílio com uma amiga de infância. PUBLICO.PT Tempo para Amar e Tempo para Morrer (A Time to Love and a Time to Die). De Douglas Sirk , com Don DeFore, Jock Mahoney, John Gavin, Liselotte Pulver. EUA, 1958, 132 min. Hollywood. Segunda 15 às 10h30.

Ainda antes da (re)consagração do "western" pela Academia de Hollywood - na sua vertente ecológica e conscienciosa por Kevin Costner ("Danças com Lobos") ou na versão sombria e terminal por Clint Eastwood ("Imperdoável") -, já Lawrence Kasdan revia o género através de Silverado . O procedimento assemelhava-se, aliás, ao que tinha feito antes e viria a fazer depois: tinha revisitado o filme negro em "Noites Escaldantes" e iria ainda rever o melodrama com "French Kiss", a comédia sofisticada com "Amar-te-ei até te Matar" ou o manifesto geracional em "Os Amigos de Alex". Interessa-lhe sobretudo trabalhar o lado lúdico do género, o que lhe limita as ambições por excesso de deslumbramento cinéfilo. Aqui, quatro "cowboys" juntam-se para libertar a cidade de Silverado da opressão dos "outlaws". Um deles é Kevin Costner, que aqui se desforra de Kasdan depois de ter desaparecido da versão final de "Os Amigos de Alex" - onde fazia precisamente de Alex, o morto. PUBLICO.PT Silverado (Silverado). De Lawrence Kasdan, com Kevin Kline, Kevin Costner, Danny Glover e Rosanna Arquette. EUA, 1985, 133 min. Hollywood. Domingo 14 às 21h00.

O filho de Beth e Pat Cappadora (Michelle Pfeiffer e Treat Williams), de três anos, desaparece um dia misteriosamente. Nove anos mais tarde, quando todas as esperanças estavam já perdidas, Ben reaparece. Só que a criança de 12 anos que o casal encontra vive feliz com a sua família adoptiva e não tem qualquer memória de Beth, Pat, ou Vincent (Jonathan Jackson), o seu problemático irmão adolescente. Profundo Como o Mar é um filme dramático, adaptado do "bestseller" de Jacquelyn Mitchard sobre a reintegração de uma criança na sua família biológica. PUBLICO.PT Profundo Como o Mar (The Deep End of The Ocean). De Ulu Grosbard, com Michelle Pfeifer, Treat Williams, Jonathan Jackson, John Kapelos, Ryan Merriman, Tony Musante, Rose Gregorio, Lucinda Jenney, Cory Buck, John Roselius, Branda Strong, K. K. Dodds, Whoopi Goldberg. EUA, 1999, 106 min. Lusomundo Gallery. Domingo 14 às 21h00.

México, 2002. O Crime do Padre Amaro , inspirado na obra homónima de Eça de Queirós, é o filme-polémica desse ano, tendo a sua estreia sido marcada por vários protestos, nomeadamente com a Igreja Católica a exigir a sua retirada das salas. Amaro (Gael García Bernal, de "Amor Cão", "E a Tua Mãe Também" e "Má Educação", o recente filme de Almodóvar), um jovem padre, chega a uma pequena paróquia, Los Reyes, para ajudar o padre Benito. Aí, conhece Amelia (Ana Claudia Talancón), uma bela rapariga, muito apegada à religião, que vai fazer emergir uma série de dúvidas, interrogações e tentações no espírito e na carne do jovem sacerdote. Aos poucos, o padre Amaro vai-se apercebendo da corrupção que paira sobre a paróquia. O padre Benito recebe ajudas económicas das pessoas mais ricas da região e crê-se que tenha uma relação secreta; suspeita-se também que o Padre Natalio ajude os guerrilheiros. As coisas complicam-se ainda mais quando Amelia e Amaro apercebem-se de que ela está grávida. Mas, quando o padre Benito sofre um ataque cardíaco e o padre Natalio começa a receber ameaças de excomunhão, Amaro recusa-se a colocar em risco a sua carreira de sacerdote. PUBLICO.PT O Crime do Padre Amaro (El Crimen del Padre Amaro). De Carlos Carrera, com Gael García Bernal, Ana Claudia Talancón, Sancho Gracia, Damián Alcazar. Espanha/México/Argentina/França, 2002, 120 min. Lusomundo Premium. Sexta 5 às 19h45

Carmona Rodrigues , presidente da Câmara Municipal de Lisboa, é o convidado da edição de hoje de Diga lá, Excelência!, programa semanal de entrevistas da responsabilidade do PÚBLICO e da direcção de informação da Rádio Renascença. O polémico túnel do Marquês, a requalificação de várias zonas degradadas da capital, os projectos para o Parque Mayer e o Casino e o estado das finanças camarárias são alguns dos temas em destaque na entrevista ao sucessor de Pedro Santana Lopes. Entrevista conduzida por Tiago Luz Pedro, do PÚBLICO, e Paulo Magalhães, da Rádio Renascença. PÚBLICO Entrevista: Carmona Rodrigues. A Dois. Domingo 14 às 22h30.

Marshall Bruce Mathers, mais conhecido como Eminem, nasceu em 1974, em Kansas City, nos EUA, mudando-se para Detroit quando tinha 5 anos e onde viveu grande parte de sua infância e adolescência. Considerado um dos maiores "rappers" da história musical, este artista polémico alcançou rapidamente a fama internacional. O seu primeiro sucesso surgiu com o álbum "Slim Shady", mas alcançou a fama com "Marshall Matters". A 2: transmite, dois dias depois do lançamento mundial do último trabalho, "Encore", Eminem em Barcelona . PÚBLICO Música: Eminem em Barcelona. A Dois. Domingo 14 às 01h00.

Dramaturga, "performer", cenógrafa, inventora de um teatro que experimenta o jogo com as mais diversas tecnologias e reinventa o lugar da palavra, Patrícia Portela é a protagonista da edição de hoje de Laboratório . Flatland, a mais recente criação desta artista, estreia brevemente no Festival X 2004, em Lisboa (de 18 a 22, no Clube Estefânia). Laboratório é um espaço televisivo aberto à criação contemporânea. Em cada programa é apresentado um criador português. PÚBLICO Magazine: Laboratório. SIC Notícias. Domingo 14 às 21h30.

Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, e Nuno Morais Sarmento, ministro de Estado e da Presidência, são os convidados de Maria João Avillez, no dia em que termina o XXVI Congresso do PSD, para mais uma edição de Outras Conversas . PÚBLICO Entrevista: Outras Conversas. SIC Notícias. Domingo 14 às 22h00.

Depressão - tema em debate em mais uma edição de Prós e Contras - não escolhe idades, sexo ou profissões. As reformas antecipadas, o desemprego, os problemas familiares, a solidão e o caos da vida moderna são factores que contribuem para o aumento de casos da "doença do século". Porque será que estamos tantas vezes à beira de um ataque de nervos? Qual o tratamento mais adequado? Será depressão, "stress" ou simplesmente tristeza? Será que somos mais depressivos que os nossos pais e avós? Psiquiatras, psicólogos e sociólogos dão a sua opinião e procuram responder às questões apresentadas. A moderação está a cargo de Fátima Campos Ferreira. PÚBLICO Debate: Depressão. RTP1. Segunda 15 às 22h15.

A 2: prossegue a transmissão de Os Sopranos , uma série "para quem pensa que ser mafioso dispensa ajuda psiquiátrica". Neste episódio, Tony Blundetto anda a fazer um esforço para levar uma vida civilizada. Enquanto trabalha numa lavandaria estuda para ser massagista. O Sr. Kim, o seu patrão oferece-lhe uma proposta de negócio: se ele passar no exame, oferece-lhe um estúdio de massagem. Entretanto Anthony Jr. está perigosamente perto de chumbar na disciplina de Inglês e Carmela visita o seu conselheiro conjugal Mr. Wregler, que a convida para jantar. A série foi premiada com quatro Emmys, entre os quais o da melhor série dramática. PÚBLICO Série: Os Sopranos. A Dois. Segunda 15 às 22h30.

António Caeiro, que lançou recentemente o livro "Pela China Dentro - Uma viagem de 12 anos", é o entrevistado de mais um Por Outro Lado, programa semanal de entrevistas conduzido por Ana Sousa Dias. António Caeiro , jornalista, foi o enviado da agência Lusa na China durante mais de uma década. PÚBLICO Entrevista: António Caeiro. A Dois. Segunda 15 às 24h00.

Desde o século III até ao século X depois de Cristo, a civilização maia governou grande parte da América Central. O canal História às cidades de Uxmal, Tulum, Chichén Itzá e a capital, Palenque, e mostra as pirâmides construídas pelos matemáticos maias mais célebres da época. Localizados na península do Yucatán, no México, os restos que ainda hoje se conservam testemunham o esplendor de que gozou esta cultura. As Cidades Perdidas dos Maias , é um documentário para ver no canal História. PÚBLICO Documentário: As Cidades Perdidas dos Maias. Historia. Segunda 15 às 20h00/02h00.

Na comédia O Cavaleiro Negro , Martin Lawrence interpreta Jamal Walker aka Skywalker, um funcionário mal pago do parque de diversões californiano "Medieval World", à beira de fechar pela concorrência de outro parque. A aventura começa quando Jamal se vê transportado para a Inglaterra do ano 1328. Jamal conhece o cavaleiro Sir Knolte (Tom Wilkinson) e o malévolo rei Leo e apaixona-se por Victoria (Marsha Thomason), que tem um plano para devolver o trono do à rainha (Helen Carey). Reunindo esforços com Sir Knolte e Victoria, Jamal ensina aos rebeldes algumas tácticas de futebol e de defesa norte-americanas para tentar cumprir o plano. PUBLICO.PT O Cavaleiro Negro (Black Knight). De Gil Junger, com Martin Lawrence, Marsha Thomason, Tom Wilkinson, Vincent Regan, Helen Carey. EUA, 2001, 95 min. SIC. Domingo 14 às18h00.

Em Bruce, O Todo Poderoso , Jim Carrey é Bruce Nolan, um jornalista de televisão em Nova Iorque que, no fim do seu pior dia de sempre e bastante zangado, atira para cima de Deus a culpa por toda a sua vida estar arruinada. Surpreendentemente, Deus (Morgan Freeman) aparece sob a forma de ser humano e responde a Bruce, decidindo entregar-lhe todos os seus poderes para ver se ele é capaz de fazer melhor. De início, Bruce parece estar a gostar dos novos poderes e até esquece e perde a sua namorada Grace (Jennifer Aniston) mas tudo muda quando decide conceder tudo o que lhe é pedido. PUBLICO.PT Bruce, O Todo Poderoso (Bruce Almighty). De Tom Shadyac, com Jim Carrey, Morgan Freeman, Jennifer Aniston, Philip Baker Hall, Catherine Bell. EUA, 2003, 101 min. Lusomundo Premium. Segunda 15 às 22h00.

Baseado num romance de Erich Maria Remarque, que tem no filme um breve papel, esta é a obra que assinala o regresso provisório de Sirk à Alemanha, numa tentativa de compreender, do interior, as consequências da guerra sobre os indivíduos. Em Tempo Para Amar e Tempo para Morrer , na fase final da guerra, um soldado alemão vem em licença da frente do Leste, encontra a casa dos seus pais destruída e não sabe do paradeiro deles. Tem então um breve e impossível idílio com uma amiga de infância. PUBLICO.PT Tempo para Amar e Tempo para Morrer (A Time to Love and a Time to Die). De Douglas Sirk , com Don DeFore, Jock Mahoney, John Gavin, Liselotte Pulver. EUA, 1958, 132 min. Hollywood. Segunda 15 às 10h30.

marcar artigo