Suplemento Computadores

18-09-2002
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Segunda-feira, 16 de Setembro de 2002

O grupo de média norte-americano AOL Time Warner, reviu em baixa as suas previsões para as receitas anuais que a sua divisão de Internet - a America Online (AOL), que em 2000 adquiriu a Time Warner por 164 mil milhões de dólares - conseguirá com a publicidade. As receitas publicitárias da AOL deverão ser 5 por cento inferiores às previstas, ascendendo a 1700 milhões de dólares (1730 milhões de euros) em 2002. Segundo a Lusa, o excedente bruto operacional (conhecido pela sigla EBITDA) deverá situar-se entre os 1700 e os 1800 milhões de dólares - entre 1730 milhões e 1830 milhões de euros. As previsões das receitas e o EBITDA do grupo para 2002 foram mantidas inalteradas. Assim, o grupo continua a esperar um aumento entre os 5 e os 9 por cento dos resultados operacionais e um crescimento entre os 5 e os 8 por cento do volume de negócios. As vendas da AOL têm apresentado quedas consecutivas nos últimos três trimestres devido à falência de muitos dos seus anunciantes. A empresa está sob investigação da comissão reguladora do mercado de valores mobiliários norte-americano (SEC) por suspeita de ter sobreavaliado artificialmente as suas receitas de publicidade nos últimos anos.

O número de subscritores de serviços de acesso à Internet terá ultrapassado os 4,4 milhões no final do segundo trimestre de 2002 - quase metade da população portuguesa, indicam dados divulgados na passada semana pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), citados pela Lusa. Segundo a Anacom, este número representa um acréscimo de 48 por cento face ao período homólogo do ano passado. A esmagadora maioria dos portugueses continuará a preferir o acesso gratuito, que atrai 3,9 milhões dos subscritores. O acesso à Internet de banda larga cresceu 122 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2002 (uma taxa própria dos primeiros passos na adopção de uma nova tecnologia), sendo hoje a opção escolhida por 269 mil subscritores, ou seja, 56 por cento do total dos acessos pagos. Ainda assim, este acesso de banda larga representaria, no final do segundo trimestre, apenas 6 por cento do total. A generalidade dos acessos através de banda larga são garantidos por tecnologia de cabo (98 por cento), sendo os restantes assegurados por ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line). Esta contava em Junho com apenas 5 mil subscritores, o que, ainda assim, equivalerá a um acréscimo de 40 por cento face a Março. A taxa de penetração do serviço (incluindo todos os tipos de acesso) atingiu, no segundo semestre de 2002, 43 acessos por cada 100 habitantes, contra 29 acessos por cem habitantes no mesmo período do ano passado.

Mota Amaral, presidente da Assembleia da República, esteve na quinta-feira na sessão de apresentação dos novos conteúdos e imagem do novo sítio da Assembleia da República na Internet, segundo a Agências Lusa integralmente desenvolvido pelos serviços do Parlamento. A sessão de apresentação do renovado 'site' do Parlamento na Internet (assembleiadarepublica.pt) realizou-se no edifício novo da Assembleia da República, construído ao longo dos últimos anos no espaço contíguo ao Palácio de S. Bento. O sítio da AR na Internet estava disponível desde 1996 mas, agora, segundo o gabinete do presidente da Assembleia da República, "impunha-se uma renovação que continuasse a garantir os habituais critérios de exactidão, rigor, actualidade e simplicidade de navegação". O novo sítio tem uma solução técnica que permite a abertura de uma caixa de texto explicativa sempre que o cursor é colocado em cima da designação de cada item. Como principais novidades, segundo a Lusa, há uma área de destaques da vida parlamentar, proporciona visitas virtuais ao Parlamento e à sua livraria, para além de informação sobre o constitucionalismo, os debates parlamentares em curso e os trabalhos das comissões. Segundo o gabinete de Mota Amaral, o novo sítio estará acessível a todos os utilizadores a partir de hoje, dia 16, e permitirá maior velocidade de navegação e mais rápido acesso a todos os seus conteúdos.

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2002

O grupo de média norte-americano AOL Time Warner, reviu em baixa as suas previsões para as receitas anuais que a sua divisão de Internet - a America Online (AOL), que em 2000 adquiriu a Time Warner por 164 mil milhões de dólares - conseguirá com a publicidade. As receitas publicitárias da AOL deverão ser 5 por cento inferiores às previstas, ascendendo a 1700 milhões de dólares (1730 milhões de euros) em 2002. Segundo a Lusa, o excedente bruto operacional (conhecido pela sigla EBITDA) deverá situar-se entre os 1700 e os 1800 milhões de dólares - entre 1730 milhões e 1830 milhões de euros. As previsões das receitas e o EBITDA do grupo para 2002 foram mantidas inalteradas. Assim, o grupo continua a esperar um aumento entre os 5 e os 9 por cento dos resultados operacionais e um crescimento entre os 5 e os 8 por cento do volume de negócios. As vendas da AOL têm apresentado quedas consecutivas nos últimos três trimestres devido à falência de muitos dos seus anunciantes. A empresa está sob investigação da comissão reguladora do mercado de valores mobiliários norte-americano (SEC) por suspeita de ter sobreavaliado artificialmente as suas receitas de publicidade nos últimos anos.

O número de subscritores de serviços de acesso à Internet terá ultrapassado os 4,4 milhões no final do segundo trimestre de 2002 - quase metade da população portuguesa, indicam dados divulgados na passada semana pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), citados pela Lusa. Segundo a Anacom, este número representa um acréscimo de 48 por cento face ao período homólogo do ano passado. A esmagadora maioria dos portugueses continuará a preferir o acesso gratuito, que atrai 3,9 milhões dos subscritores. O acesso à Internet de banda larga cresceu 122 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2002 (uma taxa própria dos primeiros passos na adopção de uma nova tecnologia), sendo hoje a opção escolhida por 269 mil subscritores, ou seja, 56 por cento do total dos acessos pagos. Ainda assim, este acesso de banda larga representaria, no final do segundo trimestre, apenas 6 por cento do total. A generalidade dos acessos através de banda larga são garantidos por tecnologia de cabo (98 por cento), sendo os restantes assegurados por ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line). Esta contava em Junho com apenas 5 mil subscritores, o que, ainda assim, equivalerá a um acréscimo de 40 por cento face a Março. A taxa de penetração do serviço (incluindo todos os tipos de acesso) atingiu, no segundo semestre de 2002, 43 acessos por cada 100 habitantes, contra 29 acessos por cem habitantes no mesmo período do ano passado.

Mota Amaral, presidente da Assembleia da República, esteve na quinta-feira na sessão de apresentação dos novos conteúdos e imagem do novo sítio da Assembleia da República na Internet, segundo a Agências Lusa integralmente desenvolvido pelos serviços do Parlamento. A sessão de apresentação do renovado 'site' do Parlamento na Internet (assembleiadarepublica.pt) realizou-se no edifício novo da Assembleia da República, construído ao longo dos últimos anos no espaço contíguo ao Palácio de S. Bento. O sítio da AR na Internet estava disponível desde 1996 mas, agora, segundo o gabinete do presidente da Assembleia da República, "impunha-se uma renovação que continuasse a garantir os habituais critérios de exactidão, rigor, actualidade e simplicidade de navegação". O novo sítio tem uma solução técnica que permite a abertura de uma caixa de texto explicativa sempre que o cursor é colocado em cima da designação de cada item. Como principais novidades, segundo a Lusa, há uma área de destaques da vida parlamentar, proporciona visitas virtuais ao Parlamento e à sua livraria, para além de informação sobre o constitucionalismo, os debates parlamentares em curso e os trabalhos das comissões. Segundo o gabinete de Mota Amaral, o novo sítio estará acessível a todos os utilizadores a partir de hoje, dia 16, e permitirá maior velocidade de navegação e mais rápido acesso a todos os seus conteúdos.

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