O Comércio do Porto

05-12-2004
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Via ciclo-pedonal na ponte Maria Pia continua a aguardar fundos comunitários SERVIÇOS Imprimir esta página Contactar Anterior Voltar Seguinte

LUSA

A Refer - Rede Ferroviária Nacional continua a aguardar os prometidos apoios comunitários para implementar uma via para ciclistas e peões na Ponte Maria Pia, antiga travessia ferroviária sobre o Douro, disse ontem fonte da empresa.

A ponte que fez passar os comboios sobre o Douro durante 114 anos está sem qualquer utilidade funcional desde 1991, pelo que a Refer e as câmaras de Gaia e Porto acordaram transformá-la numa via ciclo-pedonal. É um investimento de pelo menos 1,5 milhões de euros que, além de financiamento comunitário, carece de "articulação" com as duas autarquias envolvidas, acrescentou, em declarações à Lusa, fonte do Gabinete de Comunicação e Imagem da empresa.

"Só depois de garantidas estas premissas [financiamento comunitário e articulação com as autarquias] será possível estabelecer uma data para conclusão dos trabalhos", frisou a fonte.

Segundo Manuel Moreira, governador civil do Porto e impulsionador deste projecto, a articulação com os municípios foi prejudicada por recentes alterações na vereação dos executivos autárquicos nas duas margens do Douro. Em Gaia, Jorge Queirós substituiu Poças Martins na condução do dossier, enquanto no Porto Paulo Morais tomou o lugar de Ricardo Figueiredo. Para "recuperar tempo perdido", Manuel Moreira disse ter promovido já duas reuniões com os novos responsáveis autárquicos pelo processo.

Referindo-se ao financiamento por fundos comunitários, o governador civil do Porto equacionou-o no âmbito da candidatura de um pacote de projectos turísticos para o Douro.

Tal como a Refer, também Manuel Moreira não quis adiantar uma data para avanço dos trabalhos e sua conclusão, que espera arrastem a reconversão das escarpas do Douro, nas duas margens.

"O que posso dizer é que gostaria de ver os trabalhos terminados no Verão de 2005, conforme estava previsto", declarou o representante do Governo no distrito do Porto.

A transformação da ponte numa via ciclo-pedonal vai apoiar-se num projecto de arranjo paisagístico da área cujo estudo prévio está a ser executado desde o princípio de Novembro e que, segundo a fonte da Refer, será concluído em 70 dias.

Até lá, as câmaras do Porto e Gaia obrigam-se, nos termos de um protocolo celebrado em 5 de Março deste ano, a estabelecer o prolongamento do corredor ciclo-pedonal nas duas margens.

"A Refer procederá à desafectação dos terrenos quando estiver totalmente definido esse corredor", frisou a fonte da empresa, afirmando-se empenhada na concretização da obra.

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O Comércio do Porto é um produto da Editorial Prensa Ibérica.

Fica expressamente proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos oferecidos através deste meio, salvo autorização expressa de O Comércio do Porto

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A ponte que fez passar os comboios sobre o Douro durante 114 anos está sem qualquer utilidade funcional desde 1991, pelo que a Refer e as câmaras de Gaia e Porto acordaram transformá-la numa via ciclo-pedonal. É um investimento de pelo menos 1,5 milhões de euros que, além de financiamento comunitário, carece de "articulação" com as duas autarquias envolvidas, acrescentou, em declarações à Lusa, fonte do Gabinete de Comunicação e Imagem da empresa.

"Só depois de garantidas estas premissas [financiamento comunitário e articulação com as autarquias] será possível estabelecer uma data para conclusão dos trabalhos", frisou a fonte.

Segundo Manuel Moreira, governador civil do Porto e impulsionador deste projecto, a articulação com os municípios foi prejudicada por recentes alterações na vereação dos executivos autárquicos nas duas margens do Douro. Em Gaia, Jorge Queirós substituiu Poças Martins na condução do dossier, enquanto no Porto Paulo Morais tomou o lugar de Ricardo Figueiredo. Para "recuperar tempo perdido", Manuel Moreira disse ter promovido já duas reuniões com os novos responsáveis autárquicos pelo processo.

Referindo-se ao financiamento por fundos comunitários, o governador civil do Porto equacionou-o no âmbito da candidatura de um pacote de projectos turísticos para o Douro.

Tal como a Refer, também Manuel Moreira não quis adiantar uma data para avanço dos trabalhos e sua conclusão, que espera arrastem a reconversão das escarpas do Douro, nas duas margens.

"O que posso dizer é que gostaria de ver os trabalhos terminados no Verão de 2005, conforme estava previsto", declarou o representante do Governo no distrito do Porto.

A transformação da ponte numa via ciclo-pedonal vai apoiar-se num projecto de arranjo paisagístico da área cujo estudo prévio está a ser executado desde o princípio de Novembro e que, segundo a fonte da Refer, será concluído em 70 dias.

Até lá, as câmaras do Porto e Gaia obrigam-se, nos termos de um protocolo celebrado em 5 de Março deste ano, a estabelecer o prolongamento do corredor ciclo-pedonal nas duas margens.

"A Refer procederá à desafectação dos terrenos quando estiver totalmente definido esse corredor", frisou a fonte da empresa, afirmando-se empenhada na concretização da obra.

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