EXPRESSO online

12-05-2003
marcar artigo

PS exige esclarecimento a Portas

Militares nas televisões

O deputado socialista Manuel Alegre exigiu hoje ao ministro de Estado e da Defesa, Paulo Portas, uma clarificação do estatuto dos militares portugueses que aparecem nas televisões a fazer comentários sobre a guerra no Iraque. Em requerimento, Manuel Alegre quer saber se esses militares fazem as análises na qualidade de cidadãos - «e, nesse caso, por que razão envergam traje militar como se estivessem em exercício de funções» -, ou se, pelo contrário, «estão a desempenhar alguma missão militar». Em requerimento, Manuel Alegre quer saber se esses militares fazem as análises na qualidade de cidadãos - «e, nesse caso, por que razão envergam traje militar como se estivessem em exercício de funções» -, ou se, pelo contrário, «estão a desempenhar alguma missão militar». Segundo Manuel Alegre, «não é habitual que peritos convidados pelas cadeias televisivas, na qualidade de comentaristas, utilizem os seus trajes profissionais». Segundo Manuel Alegre, «não é habitual que peritos convidados pelas cadeias televisivas, na qualidade de comentaristas, utilizem os seus trajes profissionais». «Os médicos não se apresentam de bata perante as câmaras, os advogados não trazem a toga para o estúdio, mas a presença de militares fardados nos serviços noticiosos é um facto insólito que deve ser esclarecido», justifica o vice-presidente da Assembleia da República. «Os médicos não se apresentam de bata perante as câmaras, os advogados não trazem a toga para o estúdio, mas a presença de militares fardados nos serviços noticiosos é um facto insólito que deve ser esclarecido», justifica o vice-presidente da Assembleia da República. Para o deputado socialista, «os militares que têm vindo a fazer análises televisivas o estão a fazer na sua qualidade de cidadãos especialmente sabedores nestas matérias - e então não devem comparecer fardados em estúdio -, ou estão a desempenhar uma missão inerente às suas funções militares e, nesse caso, é preciso saber quem ordenou tal missão e em que condições». Para o deputado socialista, «os militares que têm vindo a fazer análises televisivas o estão a fazer na sua qualidade de cidadãos especialmente sabedores nestas matérias - e então não devem comparecer fardados em estúdio -, ou estão a desempenhar uma missão inerente às suas funções militares e, nesse caso, é preciso saber quem ordenou tal missão e em que condições». 18:50 3 Abril 2003

enviar imprimir comentar [85]

Comentários

41 a 60 de 85 lixado 10:51 4 Abril 2003 Toda a minha concordância com as palavras de Manuel Alegre. Esses analistas militares que se apresentam devidamente fardados frente às câmaras, mais parecem escalados para um serviço de oficial de dia, do que meros cidadãos, as suas análises são sempre de apoio e elogio às forças que ilegalmente e criminosamente massacram um povo. Além do mais o que dizem é incrivelmente banal, não acrescentam nada, aliás outra coisa não seria de esperar de militares de opereta, generais sem tropa almirantes sem barcos, imberbes coroneis e tenentes coroneis, majores e outros que nunca estiveram em cenário de guerra e o que sabem é dos livros. mig14 09:51 4 Abril 2003 É triste ler o que alguns de vós escrevem, de alguem a quem deviam agradecer esse mesmo facto.

O de poder escrever o que vos dá na tola.

Devia haver um bocadinho mais de respeito, pelas pessoas , que lutaram e continuam a lutar desinteressadamente, pelo nosso país, enquanto alguns de vós ( como eu ), nunca fizeram nada pelo país.Já agora, concordo plenamente com Manuel Alegre, gostava que me dissessem como é que têm tanta certeza, que aqueles militares não são pagos. Anarca 08:45 4 Abril 2003 me parece que não. alegre terá desertado a meio da tropa.

pelo menos dessa fama não se livra, a menos que prove inequívocamente o contrário.

@ liberal 08:43 4 Abril 2003 O que está em causa não é a presença de militares na TV

Também não estão em causa a sua liberdade de expressão ou os conhecimentos técnicos que nos transmitem.

O que é intolerável, é que tratem o exército invasor e violador do direito internacional como se fosse o "nosso". Que se pronunciem unilateralmente sobre o modo de melhor esmagar os iraquianos, que apenas defendem patrioticamente a sua terra de invasores ilegítimos e criminosos de guerra, como se todos os portugueses estivessem de alma e coração com o exército mercenário nazi-bushista !

Ora o povo português, da direita à esquerda, é a 70-80% contrário a esta guerra suja e ilegal, e os militares do exército português ESTÃO AO SERVIÇO DO POVO PORTUGUÊS, e não dos EEUU ! liberal 08:31 4 Abril 2003 Ao ignorante Jotaerre

Você além de parvo, é ignorante.

M. Alegre cumpriu integralmente o seu serviço militar em Angola, no princípio dos anos 60 (não na Guiné). E depois, porque é patriota e anti-fascista, entrou para a resistência. Um percurso cívico impecável e invejável.

Agora Burrão Merdoso e Miss Fardas é que não fizeram a tropa (baldaram-se...), mesmo já não havendo guerra. São amélias anti-militaristas. E quanto a traição, parece-me que é o que se passa com a Miss Fardas que anda a rasgar todos os contratos de armamento com a nossa Europa, substituindo-os por negociatas (e chorudas comissões) com os nazi-bushistas, que se permitem ameaçar a Europa (não permitirão que qualquer outra potência alcance a supremacia militar !!!!).

Um panasca vendido ao estrangeiro e que gosta de Jaguares e comissões provenientes de dinheiro sujo, o que é, senão um corrupto e traidor ? Acresce que nem sequer pertenço ao partido de Manuel Alegre, mas a verdade é a verdade ! Anarca 08:13 4 Abril 2003 oh alegre, eles ficam tão bonitos com todas as caricas (vulgo condecorações) e tão penteadinhos...

...que o portas não resistiu a deixá-los ir à televisão para que o povo veja o garbo com que se apresentam "os homens dele".

@ Jotaerre 06:40 4 Abril 2003 Errado: o Alegre foi à tropa e desertou com o cagaço que apanhou na Guiné. Depois foi bufar sobre a organização militar portuguesa. Apenas um lamentável traidor. ferngal1 03:31 4 Abril 2003 Depois do título de Pateta Alegre, só lhe falta agora o título de: Pateta Ridículo. Ao que isto chegou! Estou no estrangeiro, onde trabalho e mando as minhas economias para o meu país, e só tenho pena que parasitas como esses malandros que estão a chupar o Povo na Assembleia da república nos obriguem a ouvir palermices como as desses senhor que sempre viveu à custa de quem trabalha e que nunca fez nada na vida. Tenho ouvido e visto os comentários de alguns jovens militares nos Telejornais e só posso agradecer as informações dadas, as explicações apresentadas e os bons comentários feitos. Devo mesmo confessar que não esperava de militares tão jovens uma formação tão boa e um sentido de equilíbrio tão notório. Continuem a ajudar-nos a compreender os acontecimentos e façam como faz a banda: "os cães ladram e a banda passa!". Resistente 01:58 4 Abril 2003 aukistuxegô

O ridículo no aparecimento de pessoas fardadas nas TV`s portuguesas continua. Já não bastava vêr-mos a imagem do Busch que é um atentado à sensibilidade de qualquer homem livre que pugne pelo primado do Direito contra a barbarie. A Democracia está em perigo...porque a indiferênça da população começa a ser inquietante devido a razão estar a dar lugar à mentira e as pessoas honestas afastam-se da participação civica!... Gabriel Lobo 01:25 4 Abril 2003 Perdoai-lhe Sr. Ministro..

Só a ignorância e o ócio, podem justificar uma postura destas do Profeta Alegre.

Decerto nunca foi à Tropa.

Naturalmente, deve ter fugido do País, ou inscrever-se na Marinha Mercante, na Cruz Vermelha, nos Bombeiros, etc.Dava para não ir para o Ultramar.

De certeza fugiu do País, quando este mais precisou dele.

-Não sabe, que para fazer declarações públicas, um Militar tem que pedir autorização aos seus Superiores?

-Não sabe, que um Militar, devidamente autorizado a prestar declarações em público, tem de estar uniformizado conforme o RDM, (farda nº1) e prestar as suas declarações de acordo com as orientações e interesses da Nação, previamente definidas superiormente?

-Não sabe que é Dever e Prorrogativa do Militar, exibir no seu Uniforme (nº1)os Símbolos que identificam o Ramo, a Arma, a Especialidade, os Cursos, os Louvores, Distinções, a Patente, Condecorações e Comissões, que lhe foram concedidas e conseguidas ao Serviço da Pátria?

Tropa não faz mal a ninguém.

Só a quem não a conhece. bbbic 00:41 4 Abril 2003 espero que o pateta alegre não mais vá à TV de fato e gravata, exceto em desempenho de funções!!!!! massama 00:32 4 Abril 2003 Que chato este pateta alegre que como já ganha um belo ordenado como politico profissional não percebe que os "militares" estão ali para ganhar umas coroas que sempre fazem falta.

De mais a mais sem guerras onde é que tinham chance de mostar tanta medalha ganha nas campanhas do Cais do Sodré. re-tombola 00:30 4 Abril 2003 Diamantino 00:14 4 Abril 2003

Amigo Diamantino,

Repare que eu não esqueço nada disso quando leio. Por (de)formação profissional fui obrigado a fazer análise e resumo de imprensa. Como tal, quando leio, sei perfeitamente quem é o emissor.

E leio quase (de) tudo. Razão porque acho que se leio algo interessante de ser passível de análise por outrém o indico aqui para que haja discussão. É da (e na) discussão que nasce a possibilidade de análise.

Mas ler, não é (nem tem que ser) apoiar o que se lê.

Quem só lê o que lhe confirma as teses e convicções, está-se a repetir sem nada aprender.

Lê-se para se ter dados e os dados são interpretados e analisados conforme a nossa própria capacidade.

Todavia, amigo Diamantino, tenho que dar a mão à palmatória: o que leio de teóricos da direita pouco me ensina.

Tirando Jaime Nogueira Pinto ou, quando inspirado, José Pacheco Pereira, nada dos teóricos da direita me ensina ou me propõe pensar sobre o que dizem.

Diamantino 00:14 4 Abril 2003 O re-tambola esquece-se que a revista Visão que lele cita tão frequentemente é controlada pelos socialistas.......

Debunker 00:11 4 Abril 2003 Coitados dos nossos fardados

Entao Manuel Alegre quer agora impedir aos nossas militares desempregados sem guerras por fazer de brincar aos soldados em frentes das cameras de Televisao ?

Equanto eles estiveram nos estudios de Televisao a darem entrevistas nao anda a matar inocentes..

Alegre ... deixe os Medalhas em Paz.

xatoo 00:05 4 Abril 2003 Lembram-se de uma série de televisão sobre a Guerra da Coreia chamada MASH?

Trapper – I don’t like this war. I’m leaving.

Hawkeye - Aw, come on Trap. You gotta stick around and see how it ends.

Trapper – Oh, but is doesn’t end. It’s continuous. When it finishes here they take it on the road. I can catch it anytime, anyplace.

singela homenagem ao nosso prezado co-Onliner CMSilva

re-tombola 00:00 4 Abril 2003 Japão 22:37 3 Abril 2003

"(...)Depois dos factos referidos por Zuloalfa, Canigia, Tbkero e Palitinho, que mais posso dizer. (...)"

...............

Realmente, acho que nem deveria ter dito nadica.

O amigo Japão esquece-se de uma coisa: no tempo em que Manuel Alegre estava no exército, desertar era o que se "pedia" a qualquer pessoa que fosse contra o regime.

Aliás, nem outra coisa eu esperaria do amigo Japão. Pois não é verdade que fica tão excitado quando algum iraquiano deserta?

Zuloalfapa 23:51 3 Abril 2003 Não gastem mais latim...

... com o poeta Manel, ele está fora de prazo.

Só para que conste e disto se lavre a respectiva acta,remetendo-se cópia ao Sr. Deputado Manuel Alegre, convém dizer que os jovens Oficiais, a que o poeta faz referência, são homens detentores de elevados padrões de formação a todos os níveis. A sua presença na TV não é remunerada, bem pelo contrário, estão ali em prejuizo das horas do seu sagrado e merecido descanso.

Victor Sierra 23:32 3 Abril 2003 Esta, agora!?...

Esta, agora!?... Então o Sr. Manuel Alegre quer calar os militares, na TV? Mas onde está a sua luta pela liberdade?!... Ou será que anda na sua cabeça qualquer remorso... por não ter vestido a farda?

Haja medida para o rancor socialista! Viva a liberdade!!! re-tombola 23:03 3 Abril 2003 As "medalhas"

zippiz 22:25 3 Abril 2003

"(...)onde é que "os honrados jovens Oficiais do nosso pequeno e humilde Exército Português" (Zuloalfapa 22:18 3 Abril 2003), ganharam aquelas medalhas todas que trazem ao peito ? (...)"

............

Amigo zippz,

Nem tudo o que se pendura são medalhas.

Por acaso já aqui li Samsara dizer o mesmo acerca dos comentadores militares "medalhados".

Estes "esoterismos" militares têm destas coisas e também servem para impressionar quem não os conhece.

Um Ten. Coronel que pelas televisões aparece, por acaso dos poucos que fala com conhecimento de causa, mais (?) não tem que as insígnias de cursos que frequentou: para-quedistas, coandos, "rangers" dos EUA, etc.

São SIMBOLOS, mas também representam alguma coisa no meio a que pertencem.

Saber se todos aqueles cursos nos merecem respeito ou admiração é coisa para cada um de nós meditar.

Pessoalmente, aqueles simbolos fazem-me ser mais exigente com o que eles dizem. E até agora, pelo menos num dos casos, muitas vezes fez-me pensar que não gostaria de lhe estar na pele: papaguear o que deve ser em vez do que nos vai na alma deve ser mesmo missão...

Tirando isso, volto ao importante: nenhum daqueles militares está ali em termos pessoais e nenhum daqueles militares está ali a dizer o que verdadeiramente sente sobre esta guerra.

A Deus o que é de Deus, e a Cesar ou que é de Cesar, parece ser o lema de quem os "deixou" serem comentadores de televisão.

Ps: em todo o caso, regozijo-me por constactar que a nossa juventude militar já nada tem a ver com as "brigadas do reumático" de outrora... < anteriores seguintes >

Inserir Comentário

PS exige esclarecimento a Portas

Militares nas televisões

O deputado socialista Manuel Alegre exigiu hoje ao ministro de Estado e da Defesa, Paulo Portas, uma clarificação do estatuto dos militares portugueses que aparecem nas televisões a fazer comentários sobre a guerra no Iraque. Em requerimento, Manuel Alegre quer saber se esses militares fazem as análises na qualidade de cidadãos - «e, nesse caso, por que razão envergam traje militar como se estivessem em exercício de funções» -, ou se, pelo contrário, «estão a desempenhar alguma missão militar». Em requerimento, Manuel Alegre quer saber se esses militares fazem as análises na qualidade de cidadãos - «e, nesse caso, por que razão envergam traje militar como se estivessem em exercício de funções» -, ou se, pelo contrário, «estão a desempenhar alguma missão militar». Segundo Manuel Alegre, «não é habitual que peritos convidados pelas cadeias televisivas, na qualidade de comentaristas, utilizem os seus trajes profissionais». Segundo Manuel Alegre, «não é habitual que peritos convidados pelas cadeias televisivas, na qualidade de comentaristas, utilizem os seus trajes profissionais». «Os médicos não se apresentam de bata perante as câmaras, os advogados não trazem a toga para o estúdio, mas a presença de militares fardados nos serviços noticiosos é um facto insólito que deve ser esclarecido», justifica o vice-presidente da Assembleia da República. «Os médicos não se apresentam de bata perante as câmaras, os advogados não trazem a toga para o estúdio, mas a presença de militares fardados nos serviços noticiosos é um facto insólito que deve ser esclarecido», justifica o vice-presidente da Assembleia da República. Para o deputado socialista, «os militares que têm vindo a fazer análises televisivas o estão a fazer na sua qualidade de cidadãos especialmente sabedores nestas matérias - e então não devem comparecer fardados em estúdio -, ou estão a desempenhar uma missão inerente às suas funções militares e, nesse caso, é preciso saber quem ordenou tal missão e em que condições». Para o deputado socialista, «os militares que têm vindo a fazer análises televisivas o estão a fazer na sua qualidade de cidadãos especialmente sabedores nestas matérias - e então não devem comparecer fardados em estúdio -, ou estão a desempenhar uma missão inerente às suas funções militares e, nesse caso, é preciso saber quem ordenou tal missão e em que condições». 18:50 3 Abril 2003

enviar imprimir comentar [85]

Comentários

41 a 60 de 85 lixado 10:51 4 Abril 2003 Toda a minha concordância com as palavras de Manuel Alegre. Esses analistas militares que se apresentam devidamente fardados frente às câmaras, mais parecem escalados para um serviço de oficial de dia, do que meros cidadãos, as suas análises são sempre de apoio e elogio às forças que ilegalmente e criminosamente massacram um povo. Além do mais o que dizem é incrivelmente banal, não acrescentam nada, aliás outra coisa não seria de esperar de militares de opereta, generais sem tropa almirantes sem barcos, imberbes coroneis e tenentes coroneis, majores e outros que nunca estiveram em cenário de guerra e o que sabem é dos livros. mig14 09:51 4 Abril 2003 É triste ler o que alguns de vós escrevem, de alguem a quem deviam agradecer esse mesmo facto.

O de poder escrever o que vos dá na tola.

Devia haver um bocadinho mais de respeito, pelas pessoas , que lutaram e continuam a lutar desinteressadamente, pelo nosso país, enquanto alguns de vós ( como eu ), nunca fizeram nada pelo país.Já agora, concordo plenamente com Manuel Alegre, gostava que me dissessem como é que têm tanta certeza, que aqueles militares não são pagos. Anarca 08:45 4 Abril 2003 me parece que não. alegre terá desertado a meio da tropa.

pelo menos dessa fama não se livra, a menos que prove inequívocamente o contrário.

@ liberal 08:43 4 Abril 2003 O que está em causa não é a presença de militares na TV

Também não estão em causa a sua liberdade de expressão ou os conhecimentos técnicos que nos transmitem.

O que é intolerável, é que tratem o exército invasor e violador do direito internacional como se fosse o "nosso". Que se pronunciem unilateralmente sobre o modo de melhor esmagar os iraquianos, que apenas defendem patrioticamente a sua terra de invasores ilegítimos e criminosos de guerra, como se todos os portugueses estivessem de alma e coração com o exército mercenário nazi-bushista !

Ora o povo português, da direita à esquerda, é a 70-80% contrário a esta guerra suja e ilegal, e os militares do exército português ESTÃO AO SERVIÇO DO POVO PORTUGUÊS, e não dos EEUU ! liberal 08:31 4 Abril 2003 Ao ignorante Jotaerre

Você além de parvo, é ignorante.

M. Alegre cumpriu integralmente o seu serviço militar em Angola, no princípio dos anos 60 (não na Guiné). E depois, porque é patriota e anti-fascista, entrou para a resistência. Um percurso cívico impecável e invejável.

Agora Burrão Merdoso e Miss Fardas é que não fizeram a tropa (baldaram-se...), mesmo já não havendo guerra. São amélias anti-militaristas. E quanto a traição, parece-me que é o que se passa com a Miss Fardas que anda a rasgar todos os contratos de armamento com a nossa Europa, substituindo-os por negociatas (e chorudas comissões) com os nazi-bushistas, que se permitem ameaçar a Europa (não permitirão que qualquer outra potência alcance a supremacia militar !!!!).

Um panasca vendido ao estrangeiro e que gosta de Jaguares e comissões provenientes de dinheiro sujo, o que é, senão um corrupto e traidor ? Acresce que nem sequer pertenço ao partido de Manuel Alegre, mas a verdade é a verdade ! Anarca 08:13 4 Abril 2003 oh alegre, eles ficam tão bonitos com todas as caricas (vulgo condecorações) e tão penteadinhos...

...que o portas não resistiu a deixá-los ir à televisão para que o povo veja o garbo com que se apresentam "os homens dele".

@ Jotaerre 06:40 4 Abril 2003 Errado: o Alegre foi à tropa e desertou com o cagaço que apanhou na Guiné. Depois foi bufar sobre a organização militar portuguesa. Apenas um lamentável traidor. ferngal1 03:31 4 Abril 2003 Depois do título de Pateta Alegre, só lhe falta agora o título de: Pateta Ridículo. Ao que isto chegou! Estou no estrangeiro, onde trabalho e mando as minhas economias para o meu país, e só tenho pena que parasitas como esses malandros que estão a chupar o Povo na Assembleia da república nos obriguem a ouvir palermices como as desses senhor que sempre viveu à custa de quem trabalha e que nunca fez nada na vida. Tenho ouvido e visto os comentários de alguns jovens militares nos Telejornais e só posso agradecer as informações dadas, as explicações apresentadas e os bons comentários feitos. Devo mesmo confessar que não esperava de militares tão jovens uma formação tão boa e um sentido de equilíbrio tão notório. Continuem a ajudar-nos a compreender os acontecimentos e façam como faz a banda: "os cães ladram e a banda passa!". Resistente 01:58 4 Abril 2003 aukistuxegô

O ridículo no aparecimento de pessoas fardadas nas TV`s portuguesas continua. Já não bastava vêr-mos a imagem do Busch que é um atentado à sensibilidade de qualquer homem livre que pugne pelo primado do Direito contra a barbarie. A Democracia está em perigo...porque a indiferênça da população começa a ser inquietante devido a razão estar a dar lugar à mentira e as pessoas honestas afastam-se da participação civica!... Gabriel Lobo 01:25 4 Abril 2003 Perdoai-lhe Sr. Ministro..

Só a ignorância e o ócio, podem justificar uma postura destas do Profeta Alegre.

Decerto nunca foi à Tropa.

Naturalmente, deve ter fugido do País, ou inscrever-se na Marinha Mercante, na Cruz Vermelha, nos Bombeiros, etc.Dava para não ir para o Ultramar.

De certeza fugiu do País, quando este mais precisou dele.

-Não sabe, que para fazer declarações públicas, um Militar tem que pedir autorização aos seus Superiores?

-Não sabe, que um Militar, devidamente autorizado a prestar declarações em público, tem de estar uniformizado conforme o RDM, (farda nº1) e prestar as suas declarações de acordo com as orientações e interesses da Nação, previamente definidas superiormente?

-Não sabe que é Dever e Prorrogativa do Militar, exibir no seu Uniforme (nº1)os Símbolos que identificam o Ramo, a Arma, a Especialidade, os Cursos, os Louvores, Distinções, a Patente, Condecorações e Comissões, que lhe foram concedidas e conseguidas ao Serviço da Pátria?

Tropa não faz mal a ninguém.

Só a quem não a conhece. bbbic 00:41 4 Abril 2003 espero que o pateta alegre não mais vá à TV de fato e gravata, exceto em desempenho de funções!!!!! massama 00:32 4 Abril 2003 Que chato este pateta alegre que como já ganha um belo ordenado como politico profissional não percebe que os "militares" estão ali para ganhar umas coroas que sempre fazem falta.

De mais a mais sem guerras onde é que tinham chance de mostar tanta medalha ganha nas campanhas do Cais do Sodré. re-tombola 00:30 4 Abril 2003 Diamantino 00:14 4 Abril 2003

Amigo Diamantino,

Repare que eu não esqueço nada disso quando leio. Por (de)formação profissional fui obrigado a fazer análise e resumo de imprensa. Como tal, quando leio, sei perfeitamente quem é o emissor.

E leio quase (de) tudo. Razão porque acho que se leio algo interessante de ser passível de análise por outrém o indico aqui para que haja discussão. É da (e na) discussão que nasce a possibilidade de análise.

Mas ler, não é (nem tem que ser) apoiar o que se lê.

Quem só lê o que lhe confirma as teses e convicções, está-se a repetir sem nada aprender.

Lê-se para se ter dados e os dados são interpretados e analisados conforme a nossa própria capacidade.

Todavia, amigo Diamantino, tenho que dar a mão à palmatória: o que leio de teóricos da direita pouco me ensina.

Tirando Jaime Nogueira Pinto ou, quando inspirado, José Pacheco Pereira, nada dos teóricos da direita me ensina ou me propõe pensar sobre o que dizem.

Diamantino 00:14 4 Abril 2003 O re-tambola esquece-se que a revista Visão que lele cita tão frequentemente é controlada pelos socialistas.......

Debunker 00:11 4 Abril 2003 Coitados dos nossos fardados

Entao Manuel Alegre quer agora impedir aos nossas militares desempregados sem guerras por fazer de brincar aos soldados em frentes das cameras de Televisao ?

Equanto eles estiveram nos estudios de Televisao a darem entrevistas nao anda a matar inocentes..

Alegre ... deixe os Medalhas em Paz.

xatoo 00:05 4 Abril 2003 Lembram-se de uma série de televisão sobre a Guerra da Coreia chamada MASH?

Trapper – I don’t like this war. I’m leaving.

Hawkeye - Aw, come on Trap. You gotta stick around and see how it ends.

Trapper – Oh, but is doesn’t end. It’s continuous. When it finishes here they take it on the road. I can catch it anytime, anyplace.

singela homenagem ao nosso prezado co-Onliner CMSilva

re-tombola 00:00 4 Abril 2003 Japão 22:37 3 Abril 2003

"(...)Depois dos factos referidos por Zuloalfa, Canigia, Tbkero e Palitinho, que mais posso dizer. (...)"

...............

Realmente, acho que nem deveria ter dito nadica.

O amigo Japão esquece-se de uma coisa: no tempo em que Manuel Alegre estava no exército, desertar era o que se "pedia" a qualquer pessoa que fosse contra o regime.

Aliás, nem outra coisa eu esperaria do amigo Japão. Pois não é verdade que fica tão excitado quando algum iraquiano deserta?

Zuloalfapa 23:51 3 Abril 2003 Não gastem mais latim...

... com o poeta Manel, ele está fora de prazo.

Só para que conste e disto se lavre a respectiva acta,remetendo-se cópia ao Sr. Deputado Manuel Alegre, convém dizer que os jovens Oficiais, a que o poeta faz referência, são homens detentores de elevados padrões de formação a todos os níveis. A sua presença na TV não é remunerada, bem pelo contrário, estão ali em prejuizo das horas do seu sagrado e merecido descanso.

Victor Sierra 23:32 3 Abril 2003 Esta, agora!?...

Esta, agora!?... Então o Sr. Manuel Alegre quer calar os militares, na TV? Mas onde está a sua luta pela liberdade?!... Ou será que anda na sua cabeça qualquer remorso... por não ter vestido a farda?

Haja medida para o rancor socialista! Viva a liberdade!!! re-tombola 23:03 3 Abril 2003 As "medalhas"

zippiz 22:25 3 Abril 2003

"(...)onde é que "os honrados jovens Oficiais do nosso pequeno e humilde Exército Português" (Zuloalfapa 22:18 3 Abril 2003), ganharam aquelas medalhas todas que trazem ao peito ? (...)"

............

Amigo zippz,

Nem tudo o que se pendura são medalhas.

Por acaso já aqui li Samsara dizer o mesmo acerca dos comentadores militares "medalhados".

Estes "esoterismos" militares têm destas coisas e também servem para impressionar quem não os conhece.

Um Ten. Coronel que pelas televisões aparece, por acaso dos poucos que fala com conhecimento de causa, mais (?) não tem que as insígnias de cursos que frequentou: para-quedistas, coandos, "rangers" dos EUA, etc.

São SIMBOLOS, mas também representam alguma coisa no meio a que pertencem.

Saber se todos aqueles cursos nos merecem respeito ou admiração é coisa para cada um de nós meditar.

Pessoalmente, aqueles simbolos fazem-me ser mais exigente com o que eles dizem. E até agora, pelo menos num dos casos, muitas vezes fez-me pensar que não gostaria de lhe estar na pele: papaguear o que deve ser em vez do que nos vai na alma deve ser mesmo missão...

Tirando isso, volto ao importante: nenhum daqueles militares está ali em termos pessoais e nenhum daqueles militares está ali a dizer o que verdadeiramente sente sobre esta guerra.

A Deus o que é de Deus, e a Cesar ou que é de Cesar, parece ser o lema de quem os "deixou" serem comentadores de televisão.

Ps: em todo o caso, regozijo-me por constactar que a nossa juventude militar já nada tem a ver com as "brigadas do reumático" de outrora... < anteriores seguintes >

Inserir Comentário

marcar artigo