Intervenção do Deputado Lino de Carvalho

07-09-2003
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Intervenção do Deputado

Lino de Carvalho

Debate de urgência sobre desperdício, ineficiência e clientelismo

na Administração Pública

19 de Abril de 2001

Senhor Presidente,

Senhor Ministro,

Senhores Deputados:

É uma evidência que o País tem, de há muito, um problema quanto ao funcionamento da sua Administração Pública.

Necessidade de maior eficácia, transparência e qualidade na prestação de serviços aos cidadãos é algo em que, seguramente, todos nos encontramos.

Necessidade, para isso, de uma reestruturação que dignifique, valorize, pague melhor e motive os trabalhadores da Administração Pública é condição essencial para atingir aqueles objectivos.

Nada disto é recente. E para aqueles que só agora, após o relatório do Grupo de Trabalho para os Institutos Públicos, acordaram para esta questão, importa lembrar que há muito da nossa parte, PCP, e dos trabalhadores da Administração Pública têm sido estudadas, sublinhadas e avançadas propostas para que a Administração Pública portuguesa corresponda àquilo que todos legitimamente esperamos dela.

O caminho certo deve ser, antes do mais, o de intervir na estrutura da Administração Central com as inerentes responsabilidades públicas de que o Estado não pode nem deve abdicar como tem feito, seja pela via directa das privatizações, seja pela via indirecta da criação de estruturas paralelas como Institutos e Fundações.

Sem dúvida que é necessário encontrar muitas vezes soluções expeditas que permitam tornar mais célere e eficaz a intervenção em áreas de interesse e de serviço público que ao Estado compete assegurar. Mas porque é que isso não é feito reestruturando, racionalizando e modernizando serviços e valorizando quem trabalha na Administração Pública?

Porque é que isso tem de ser feito esvaziando a Administração Pública e criando estruturas paralelas?

Porque é disso que, prioritariamente, se trata quando reflectimos e discutimos a proliferação de Institutos, Fundações e outras formas paralelas à Administração Pública.

Não dizemos que em casos bem definidos tal não seja perfeitamente justificável e necessário. Mas não é esse o sentido geral que se detecta nos 330 Institutos Públicos recentemente inventariados ou tidos como tal, embora nalguns casos impropriamente associados a esta polémica, como nos casos dos Institutos de Regime Especial.

Porque o sentido geral tem sido,

1.º A criação de estruturas que duplicam funções e gastos da Administração Pública;

2.º A criação de estruturas para fugir ao controlo financeiro das contas do Estado, seja por parte da Assembleia da República ou do Tribunal de Contas;

3.º A criação de estruturas que funcionam como passo intermédio ou indirecto para a privatização de serviços públicos;

4.º A criação de estruturas que não constituem mais do que uma espécie de interfaces entre a Administração Pública e o aparelho do PS (como ontem do PSD), com vista à contratação de pessoal da estrita confiança partidária, principescamente pago, sem controlo e sem seguirem a regra do concurso público, muitas vezes sem as competências técnicas necessárias enquanto, simultaneamente, se colocam na prateleira quadros da Administração Pública com uma vida dedicada ao serviço público, experientes e com um saber-fazer acumulado que, entretanto, é desperdiçado.

É este caminho, inaugurado pelo PSD e acelerado pelo PS, que o PCP critica, condena e se distancia.

É este caminho que é preciso questionar.

É este caminho que é preciso travar e inverter.

Disse.

Intervenção do Deputado

Lino de Carvalho

Debate de urgência sobre desperdício, ineficiência e clientelismo

na Administração Pública

19 de Abril de 2001

Senhor Presidente,

Senhor Ministro,

Senhores Deputados:

É uma evidência que o País tem, de há muito, um problema quanto ao funcionamento da sua Administração Pública.

Necessidade de maior eficácia, transparência e qualidade na prestação de serviços aos cidadãos é algo em que, seguramente, todos nos encontramos.

Necessidade, para isso, de uma reestruturação que dignifique, valorize, pague melhor e motive os trabalhadores da Administração Pública é condição essencial para atingir aqueles objectivos.

Nada disto é recente. E para aqueles que só agora, após o relatório do Grupo de Trabalho para os Institutos Públicos, acordaram para esta questão, importa lembrar que há muito da nossa parte, PCP, e dos trabalhadores da Administração Pública têm sido estudadas, sublinhadas e avançadas propostas para que a Administração Pública portuguesa corresponda àquilo que todos legitimamente esperamos dela.

O caminho certo deve ser, antes do mais, o de intervir na estrutura da Administração Central com as inerentes responsabilidades públicas de que o Estado não pode nem deve abdicar como tem feito, seja pela via directa das privatizações, seja pela via indirecta da criação de estruturas paralelas como Institutos e Fundações.

Sem dúvida que é necessário encontrar muitas vezes soluções expeditas que permitam tornar mais célere e eficaz a intervenção em áreas de interesse e de serviço público que ao Estado compete assegurar. Mas porque é que isso não é feito reestruturando, racionalizando e modernizando serviços e valorizando quem trabalha na Administração Pública?

Porque é que isso tem de ser feito esvaziando a Administração Pública e criando estruturas paralelas?

Porque é disso que, prioritariamente, se trata quando reflectimos e discutimos a proliferação de Institutos, Fundações e outras formas paralelas à Administração Pública.

Não dizemos que em casos bem definidos tal não seja perfeitamente justificável e necessário. Mas não é esse o sentido geral que se detecta nos 330 Institutos Públicos recentemente inventariados ou tidos como tal, embora nalguns casos impropriamente associados a esta polémica, como nos casos dos Institutos de Regime Especial.

Porque o sentido geral tem sido,

1.º A criação de estruturas que duplicam funções e gastos da Administração Pública;

2.º A criação de estruturas para fugir ao controlo financeiro das contas do Estado, seja por parte da Assembleia da República ou do Tribunal de Contas;

3.º A criação de estruturas que funcionam como passo intermédio ou indirecto para a privatização de serviços públicos;

4.º A criação de estruturas que não constituem mais do que uma espécie de interfaces entre a Administração Pública e o aparelho do PS (como ontem do PSD), com vista à contratação de pessoal da estrita confiança partidária, principescamente pago, sem controlo e sem seguirem a regra do concurso público, muitas vezes sem as competências técnicas necessárias enquanto, simultaneamente, se colocam na prateleira quadros da Administração Pública com uma vida dedicada ao serviço público, experientes e com um saber-fazer acumulado que, entretanto, é desperdiçado.

É este caminho, inaugurado pelo PSD e acelerado pelo PS, que o PCP critica, condena e se distancia.

É este caminho que é preciso questionar.

É este caminho que é preciso travar e inverter.

Disse.

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