Comentadores residentes dão audiências aos telejornais

05-08-2002
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Comentadores Residentes Dão Audiências Aos Telejornais

Por ELISABETE VILAR

Quinta-feira, 1 de Agosto de 2002 Estudo MediaMonitor/Marktest Além de ocuparem mais de um terço dos noticiários da hora de jantar dos domingos, os analistas ajudam as TV a conquistar espectadores A TVI e a RTP1 dedicam, em média, mais de um terço dos seus noticiários da hora de jantar dos domingos aos seus "comentadores residentes". E, de acordo com um estudo da MediaMonitor/Marktest efectuado no mês de Junho, a aposta é vantajosa na hora de contar os telespectadores: tanto Marcelo Rebelo de Sousa (TVI) , como José Sócrates e Pedro Santana Lopes (RTP1) são responsáveis pelo aumento da audiência média dos telejornais em que intervêm. O estudo compara a audiência média por segundo (em que cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o programa) dos noticiários com e sem o contributo dos analistas no mês de Junho. Rebelo de Sousa é o comentador que mais relevo adquire nesta análise. O espaço dedicado ao antigo líder do PSD no conjunto das cinco edições do Jornal Nacional de domingo em Junho conquistou uma audiência média de 9,8 por cento e os seus comentários acrescentaram 0,4 por cento de "rating" à média mensal do jornal - um valor que a Marktest estima corresponder a um total de cerca de 30 mil telespectadores. As edições dominicais do Telejornal da RTP1 do mesmo período atingiram, na totalidade, 7,6 por cento de audiência média. Sem os comentários da dupla Sócrates-Santana Lopes, o Telejornal chegou aos 7,3 por cento de "rating", enquanto a soma das intervenções de ambos seduziu em média 8,1 por cento da audiência. Ou seja, o espaço ocupado pelo deputado e pelo autarca contribuiu em 0,3 por cento para a audiência média mensal do jornal. Uma percentagem que se traduz em perto de 25 mil espectadores. O estudo mediu ainda o mesmo tipo de relação para os comentários de Miguel Sousa Tavares, o convidado habitual do Jornal Nacional das terças-feiras. Embora as suas intervenções na TVI tenham tido um "rating" (11,1 por cento) superior à média dos quatro noticiários que contaram com os seus comentários em Junho (10,6 por cento), a média mensal do Jornal Nacional pouco se alterou com a sua presença. "Facto para o qual contribuiu o tempo diminuto de intervenção do comentador em relação ao total do espaço informativo", diz o estudo. É que, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa e a dupla Santana Lopes e José Sócrates ocuparam 37 por cento do tempo dos noticiários em que habitualmente participam, as intervenções de Miguel Sousa Tavares, que andam pelos 20 minutos, em média, em cada Jornal Nacional das terças, representaram apenas oito por cento do tempo total dos noticiários em que participou. A mesma investigação dá ainda conta do peso destes comentadores habituais na quota de mercado alcançada pelos telejornais. Neste caso, os comentários de Santana Lopes e José Sócrates fizeram subir em 1,3 por cento o "share" médio dos Telejornais de domingo em Junho. Também Miguel Sousa Tavares contribuiu para um aumento de 0,1 por cento do "share" do Jornal Nacional das terças-feiras no mês de Junho. Já a grande estrela dos comentários da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa - e apesar de ter aumentado o "rating" médio do jornal em que habitualmente intervém - provocou uma descida de 0,1 por cento do "share" médio dos cinco domingos em que foi convidado a analisar a actualidade em Junho. OUTROS TÍTULOS EM MEDIA Comentadores residentes dão audiências aos telejornais

"24 Horas" rectifica manchete com outra manchete

RTP diz que já há interessados na TV Guia

SIC mais líder em Julho

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Rádios

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Quinta-feira, 1 de Agosto de 2002 Estudo MediaMonitor/Marktest Além de ocuparem mais de um terço dos noticiários da hora de jantar dos domingos, os analistas ajudam as TV a conquistar espectadores A TVI e a RTP1 dedicam, em média, mais de um terço dos seus noticiários da hora de jantar dos domingos aos seus "comentadores residentes". E, de acordo com um estudo da MediaMonitor/Marktest efectuado no mês de Junho, a aposta é vantajosa na hora de contar os telespectadores: tanto Marcelo Rebelo de Sousa (TVI) , como José Sócrates e Pedro Santana Lopes (RTP1) são responsáveis pelo aumento da audiência média dos telejornais em que intervêm. O estudo compara a audiência média por segundo (em que cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o programa) dos noticiários com e sem o contributo dos analistas no mês de Junho. Rebelo de Sousa é o comentador que mais relevo adquire nesta análise. O espaço dedicado ao antigo líder do PSD no conjunto das cinco edições do Jornal Nacional de domingo em Junho conquistou uma audiência média de 9,8 por cento e os seus comentários acrescentaram 0,4 por cento de "rating" à média mensal do jornal - um valor que a Marktest estima corresponder a um total de cerca de 30 mil telespectadores. As edições dominicais do Telejornal da RTP1 do mesmo período atingiram, na totalidade, 7,6 por cento de audiência média. Sem os comentários da dupla Sócrates-Santana Lopes, o Telejornal chegou aos 7,3 por cento de "rating", enquanto a soma das intervenções de ambos seduziu em média 8,1 por cento da audiência. Ou seja, o espaço ocupado pelo deputado e pelo autarca contribuiu em 0,3 por cento para a audiência média mensal do jornal. Uma percentagem que se traduz em perto de 25 mil espectadores. O estudo mediu ainda o mesmo tipo de relação para os comentários de Miguel Sousa Tavares, o convidado habitual do Jornal Nacional das terças-feiras. Embora as suas intervenções na TVI tenham tido um "rating" (11,1 por cento) superior à média dos quatro noticiários que contaram com os seus comentários em Junho (10,6 por cento), a média mensal do Jornal Nacional pouco se alterou com a sua presença. "Facto para o qual contribuiu o tempo diminuto de intervenção do comentador em relação ao total do espaço informativo", diz o estudo. É que, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa e a dupla Santana Lopes e José Sócrates ocuparam 37 por cento do tempo dos noticiários em que habitualmente participam, as intervenções de Miguel Sousa Tavares, que andam pelos 20 minutos, em média, em cada Jornal Nacional das terças, representaram apenas oito por cento do tempo total dos noticiários em que participou. A mesma investigação dá ainda conta do peso destes comentadores habituais na quota de mercado alcançada pelos telejornais. Neste caso, os comentários de Santana Lopes e José Sócrates fizeram subir em 1,3 por cento o "share" médio dos Telejornais de domingo em Junho. Também Miguel Sousa Tavares contribuiu para um aumento de 0,1 por cento do "share" do Jornal Nacional das terças-feiras no mês de Junho. Já a grande estrela dos comentários da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa - e apesar de ter aumentado o "rating" médio do jornal em que habitualmente intervém - provocou uma descida de 0,1 por cento do "share" médio dos cinco domingos em que foi convidado a analisar a actualidade em Junho. OUTROS TÍTULOS EM MEDIA Comentadores residentes dão audiências aos telejornais

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