Suplemento Economia

24-02-2003
marcar artigo

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2003

Artigo

DESTAQUE

Privatização das Pousadas de Portugal

Não Deixem Os Estrangeiros Pousar EM DESTAQUE

O sector teme que se o modelo escolhido para a venda da participação da antiga IPE na Enatur, a gestão de uma das marcas símbolo de qualidade do turismo em Portugal vá parar a um grupo internacional. Mas ainda que seja por convite ou por negociação directa, o Governo corre o risco de o vencedor vir a ser comprado por uma entidade exterior.

O Ex-libris Não Dá Lucro

Por A.C./I.S.

Trabalhadores Planeiam Greves no Carnaval e Páscoa

Por A.C./I.S.

Uma "Mão Cheia" de Interessados

Por A.C./I.S.

NACIONAL

Para Combater a Fraude e a Evasão Fiscais

Fisco Vai Aplicar Métodos Indiciários em 2004

O Governo vai publicar em breve os famosos "indicadores objectivos de base técnico-científica" que permitirão corrigir automaticamente os impostos dos contribuintes que declarem rendimentos inferiores à média do sector.

Dez Anos, Muita Polémica

Por J.R.A.

Luís Ribeiro

"Não É Justo Dizer Que o UMTS Está Atrasado por Questões de Tecnologia"

Para o quadro da Portugal Telecom e presidente da APDC, o problema é o mercado que não está maduro para perceber as vantagens da terceira geração móvel ou a televisão digital terrestre. Pela primeira vez nos últimos anos, a tecnologia está "dois ou três passos à frente da procura", justifica.

APDC Não É Um "Lobby" de Qualquer Tipo de Interesse

Quem É Quem

A SEMANA

Hoje, 17

·O presidente do Banco Central Europeu, Wim Duisenberg, defende, no Parlamento Europeu, o seu projecto de reforma do sistema de voto no Conselho de Governadores do BCE numa Europa alargada. A decisão final relativa a esta matéria será tomada pelo Conselho Europeu.

PÚBLICO E PRIVADO

$Lino recorda Porter | TEXTO

Advogado pobre | TEXTO

MUNDO

Alargamento da União Europeia e Os Países da Coesão

Risco de Fuga do Investimento para Leste É Marginal

Os receios em relação a uma deslocalização do IDE de Espanha, Portugal e Grécia para os novos países não parecem basear-se numa evidência segura, conclui um estudo de quatro investigadores europeus que desvaloriza os baixos custos laborais como factor determinante dos fluxos.

Revista Estratégia

O Euro em Análise

Por ARTUR NEVES

Um ano volvido sobre a introdução física do euro, especialistas de várias áreas procederam a reflexões sobre a moeda única como factor de integração europeia, a diplomacia da nova divisa e o seu impacto em Portugal no número 17, relativo ao 2º semestre de 2002, da revista "Estratégia", publicação do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Diz Ex-conselheiro de Clinton

Críticas à Liberalização Obrigam a Ajustamento

Por RUI NUNES, agência Lusa

A lógica da evolução da economia internacional nas últimas duas décadas pode estar a sofrer uma viragem, ou pelo menos um ajustamento, considera Martin Baily, que chefiou o Conselho dos Consultores Económicos do ex-presidente Bill Clinton.

Dois Milhões de Despedimentos nos Últimos Dois Anos

Onde Páram Os Empregos Americanos

Assustadas com a incerteza económica e política, as empresas americanas não estão a criar novos postos de trabalho. Apesar do optimismo do Presidente Bush, a perspectiva de uma "retoma sem empregos" paira sobre os EUA

Anunciados Mais de 14 Mil Despedimentos

Semana Negra para Os Trabalhadores Franceses

O próprio presidente da organização patronal MEDEF, Ernest-Antoine Seillière, denunciou as "decisões brutais e incompreensíveis" de certas empresas.

Industriais Franceses Receiam Retaliação Americana

Quadro Negro

GESTÃO & MARKETING

Revela Estudo do Instituto de Formação Bancária de Portugal

Banca Rende-se ao "E-learning"

A maioria ainda não recorre à formação electrónica, mas 98 por cento das instituições planeiam adoptar, brevemente ou a médio prazo, o conceito que torna aprendizagem mais barata, mais rápida e mais flexível.

Reino Unido Baniu Publicidade a Tabaco

O "casamento" entre a publicidade e as tabaqueiras acabou, no Reino Unido, na passada sexta-feira, com a proibição total de qualquer forma de promoção publicitária a marcas de tabaco na imprensa, Internet e "outdoor". Com este "divórcio litigioso", forçado pelas autoridades governamentais, desaparecem, também, investimentos publicitários anuais na casa dos 35 milhões de euros.

Vodafone Feliz com Ferrari

Por SÓNIA LAMY

O grupo Vodafone anunciou que o seu patrocínio à equipa de Fórmula Um da Ferrari superou todas as expectativas e que, ao final de um ano de patrocínio, a associação entre as duas marcas "vermelhas" teve "imensos benefícios".

Em Trânsito

Por INFORMAÇÕES PARA ESTA SECÇÃO DEVEM SER ENVIADAS PARA ECONOMIA@PUBLICO.PT

Nuno Correia foi nomeado pelo Deutsche Bank para dirigir a área de clientes "private & bussines" em Portugal, um dos oito negócios estratégicos do banco em Portugal. Nuno Correia, o novo administrador da área de retalho, desempenhou durante os últimos dois anos o cargo de administrador da Deutsche Securities em Madrid.

CONJUNTURA

Crescimento Entre Zero e Menos 0,5 por Cento

PIB Português Diminuiu em 2002

Com a construção em queda e a indústria estagnada, a evolução negativa dos serviços no quarto trimestre do ano passado terá sido fatal, colocando a economia em recessão. A culpa é das famílias, do Estado e das empresas, que consumiram e investiram menos, e dos estrangeiros, que não compraram tantos produtos nacionais como seria desejável.

OPINIÃO

Como Punir Eficazmente o "Insider Trading"

Por JORGE BRITO PEREIRA, Advogado

A reflexão sobre a adequação da aplicação de sanções criminais a comportamentos como o "insider trading" está hoje na ordem do dia em diversos países europeus. A razão para esse facto é simples: o sistema punitivo de base criminal pura e simplesmente não tem funcionado, revelando níveis de eficiência abaixo de tudo o que seria razoável. Alguns números são expressivos.

Arranjem Outro Bode Expiatório...

Por TIAGO CAIADO GUERREIRO, Advogado

Muito se tem falado sobre o sigilo bancário em Portugal. Para uns, a sua pura e simples eliminação levaria a uma fuga maciça de capitais do país, afectando o sistema financeiro e toda a economia. Para outros, só assim se poderá combater eficazmente a fraude e a evasão fiscais.

EMPRESAS

EDP Distribuição

Clientes 1, Accionistas 0

A distribuidora eléctrica prevê para 2003 lucros de 28,1 milhões de euros, seis vezes menos do que os de 2001. É a consequência mais visível da entre a empresa e o regulador, que , por um lado, impede a repercussão dos custos de reestruturação com pessoal nas tarifas, mas, por outro, exige maior qualidade de serviço.

À Espera Mercado Ibérico de Electricidade

Resultados Líquidos Aumentaram 86 por Cento

Renault Resistiu em 2002 à Quebra do Mercado Automóvel

Ligeiríssima diminuição no número de veículos vendidos foi compensada com racionalização dos custos. A marca francesa manteve-se, pelo quinto ano ano consecutivo, líder de mercado na Europa Ocidental

Reestruturação Acelera

Peugeot Citroën Aposta na Produtividade Industrial

Por SÓNIA LAMY, Paris

O grupo PSA Peugeot Citroën, que também aguentou bem em 2002 a quebra no mercado automóvel, prepara-se para apostar numa nova estratégia industrial, na qual vai investir mil milhões de euros. O grupo pretende, de acordo com o seu presidente, Jean-Martin Folz, apostar na modernização de unidades industriais e na partilha de elementos mecânicos entre vários modelos de automóveis fabricados.

CMVM Dá Informação Sobre Auditores

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai passar a divulgar informação no seu "site" sobre os auditores autorizados a auditar contas de empresas cotadas. Neste momento, há 35 sociedades com competência para elaborar relatórios e emitir pareceres sobre a informação financeira de empresas cotadas.

MERCADOS

O Gato e o Rato

Por ROSA SOARES

A última semana não foi muito positiva para os mercados bolsistas. A incerteza em relação ao conflito no Iraque deixou os investidores muito nervosos. Nos próximos dias poderá ser mais do mesmo: fortes subidas e descidas conforme o peso das possibilidades de guerra ou não.

Notável Resistência

Por GONÇALO CÂMARA PESTANA

Notável é como se pode caracterizar o comportamento dos mercados na semana passada. Em momento de grande incerteza face ao desenrolar da situação geopolítica, novos factos vieram intensificar a instabilidade em que vivemos. Referimo-nos às divisões internas na NATO, ao discurso ameaçador da Coreia do Norte e ao aumentar do risco de novos atentados terroristas.

Aplicações Colectivas

O Que É Nacional Pode Não Ser Bom

Num mercado global, o investimento em fundos não se compadece com nacionalismos. Em Portugal são comercializados fundos geridos por entidades não residentes que oferecem rendibilidades superiores aos geridos por sociedades domésticas. Antes de avançar um aviso: tenha em atenção ao risco cambial.

Tempos à Medida dos Especuladores

Os acontecimentos da semana passada relacionados com a questão do Iraque tornaram ainda mais estéreis as tentativas de previsão da evolução da economia e dos mercados através da análise dos dados económicos que surgiram.

Proposta Saiu do Gabinete de José Luís Arnaut

Sociedades do Crédito ao Consumo Contra Alteração à Lei

Novo regime provocará aumento "um aumento exponencial do risco do credor", o que implicará necessariamente um crescimento "considerável no custo da gestão de crédito", ou seja, das taxas de juro a aplicar aos empréstimos, justifica ASFAC

Descida nas Reservas de Janeiro e Fevereiro

Guerra Já Está a Provocar Danos no Turismo Espanhol

A anunciada invasão do Iraque e a fobia a atentados terroristas de retaliação, aliadas à recessão económica e ao aumento da oferta, obrigam o segundo destino mundial apostar nos mercados de proximidade, ou seja, Portugal e França.

Pedido Já Seguiu para Bruxelas

Restauração Quer Pagar IVA de Cinco por Cento

A redução do IVA baixaria os preços, tornando as empresas mais competitivas e potenciando a criação de emprego, já que se trata de uma actividade mão-de-obra intensiva, justifica o presidente da associação europeia do sector.

Em Aliança com 15 Entidades Vizinhas

Lisboa Ataca em Casa do Adversário

O departamento de turismo da câmara lisboeta pretende reforçar a promoção em Espanha, mas também junto de outros mercados, aproveitando a oportunidade criada pelo Euro 2004.

EUA

De acordo com o índice da Universidade de Michigan, a confiança dos consumidores dos Estados Unidos atingiu em Fevereiro o nível mais baixo dos últimos nove anos. O valor do índice caiu de 82.4 para 79.2 pontos, aproximando-se dos níveis observados em 1993, quando a economia norte-americana recuperava de uma recessão.

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2003

Artigo

DESTAQUE

Privatização das Pousadas de Portugal

Não Deixem Os Estrangeiros Pousar EM DESTAQUE

O sector teme que se o modelo escolhido para a venda da participação da antiga IPE na Enatur, a gestão de uma das marcas símbolo de qualidade do turismo em Portugal vá parar a um grupo internacional. Mas ainda que seja por convite ou por negociação directa, o Governo corre o risco de o vencedor vir a ser comprado por uma entidade exterior.

O Ex-libris Não Dá Lucro

Por A.C./I.S.

Trabalhadores Planeiam Greves no Carnaval e Páscoa

Por A.C./I.S.

Uma "Mão Cheia" de Interessados

Por A.C./I.S.

NACIONAL

Para Combater a Fraude e a Evasão Fiscais

Fisco Vai Aplicar Métodos Indiciários em 2004

O Governo vai publicar em breve os famosos "indicadores objectivos de base técnico-científica" que permitirão corrigir automaticamente os impostos dos contribuintes que declarem rendimentos inferiores à média do sector.

Dez Anos, Muita Polémica

Por J.R.A.

Luís Ribeiro

"Não É Justo Dizer Que o UMTS Está Atrasado por Questões de Tecnologia"

Para o quadro da Portugal Telecom e presidente da APDC, o problema é o mercado que não está maduro para perceber as vantagens da terceira geração móvel ou a televisão digital terrestre. Pela primeira vez nos últimos anos, a tecnologia está "dois ou três passos à frente da procura", justifica.

APDC Não É Um "Lobby" de Qualquer Tipo de Interesse

Quem É Quem

A SEMANA

Hoje, 17

·O presidente do Banco Central Europeu, Wim Duisenberg, defende, no Parlamento Europeu, o seu projecto de reforma do sistema de voto no Conselho de Governadores do BCE numa Europa alargada. A decisão final relativa a esta matéria será tomada pelo Conselho Europeu.

PÚBLICO E PRIVADO

$Lino recorda Porter | TEXTO

Advogado pobre | TEXTO

MUNDO

Alargamento da União Europeia e Os Países da Coesão

Risco de Fuga do Investimento para Leste É Marginal

Os receios em relação a uma deslocalização do IDE de Espanha, Portugal e Grécia para os novos países não parecem basear-se numa evidência segura, conclui um estudo de quatro investigadores europeus que desvaloriza os baixos custos laborais como factor determinante dos fluxos.

Revista Estratégia

O Euro em Análise

Por ARTUR NEVES

Um ano volvido sobre a introdução física do euro, especialistas de várias áreas procederam a reflexões sobre a moeda única como factor de integração europeia, a diplomacia da nova divisa e o seu impacto em Portugal no número 17, relativo ao 2º semestre de 2002, da revista "Estratégia", publicação do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Diz Ex-conselheiro de Clinton

Críticas à Liberalização Obrigam a Ajustamento

Por RUI NUNES, agência Lusa

A lógica da evolução da economia internacional nas últimas duas décadas pode estar a sofrer uma viragem, ou pelo menos um ajustamento, considera Martin Baily, que chefiou o Conselho dos Consultores Económicos do ex-presidente Bill Clinton.

Dois Milhões de Despedimentos nos Últimos Dois Anos

Onde Páram Os Empregos Americanos

Assustadas com a incerteza económica e política, as empresas americanas não estão a criar novos postos de trabalho. Apesar do optimismo do Presidente Bush, a perspectiva de uma "retoma sem empregos" paira sobre os EUA

Anunciados Mais de 14 Mil Despedimentos

Semana Negra para Os Trabalhadores Franceses

O próprio presidente da organização patronal MEDEF, Ernest-Antoine Seillière, denunciou as "decisões brutais e incompreensíveis" de certas empresas.

Industriais Franceses Receiam Retaliação Americana

Quadro Negro

GESTÃO & MARKETING

Revela Estudo do Instituto de Formação Bancária de Portugal

Banca Rende-se ao "E-learning"

A maioria ainda não recorre à formação electrónica, mas 98 por cento das instituições planeiam adoptar, brevemente ou a médio prazo, o conceito que torna aprendizagem mais barata, mais rápida e mais flexível.

Reino Unido Baniu Publicidade a Tabaco

O "casamento" entre a publicidade e as tabaqueiras acabou, no Reino Unido, na passada sexta-feira, com a proibição total de qualquer forma de promoção publicitária a marcas de tabaco na imprensa, Internet e "outdoor". Com este "divórcio litigioso", forçado pelas autoridades governamentais, desaparecem, também, investimentos publicitários anuais na casa dos 35 milhões de euros.

Vodafone Feliz com Ferrari

Por SÓNIA LAMY

O grupo Vodafone anunciou que o seu patrocínio à equipa de Fórmula Um da Ferrari superou todas as expectativas e que, ao final de um ano de patrocínio, a associação entre as duas marcas "vermelhas" teve "imensos benefícios".

Em Trânsito

Por INFORMAÇÕES PARA ESTA SECÇÃO DEVEM SER ENVIADAS PARA ECONOMIA@PUBLICO.PT

Nuno Correia foi nomeado pelo Deutsche Bank para dirigir a área de clientes "private & bussines" em Portugal, um dos oito negócios estratégicos do banco em Portugal. Nuno Correia, o novo administrador da área de retalho, desempenhou durante os últimos dois anos o cargo de administrador da Deutsche Securities em Madrid.

CONJUNTURA

Crescimento Entre Zero e Menos 0,5 por Cento

PIB Português Diminuiu em 2002

Com a construção em queda e a indústria estagnada, a evolução negativa dos serviços no quarto trimestre do ano passado terá sido fatal, colocando a economia em recessão. A culpa é das famílias, do Estado e das empresas, que consumiram e investiram menos, e dos estrangeiros, que não compraram tantos produtos nacionais como seria desejável.

OPINIÃO

Como Punir Eficazmente o "Insider Trading"

Por JORGE BRITO PEREIRA, Advogado

A reflexão sobre a adequação da aplicação de sanções criminais a comportamentos como o "insider trading" está hoje na ordem do dia em diversos países europeus. A razão para esse facto é simples: o sistema punitivo de base criminal pura e simplesmente não tem funcionado, revelando níveis de eficiência abaixo de tudo o que seria razoável. Alguns números são expressivos.

Arranjem Outro Bode Expiatório...

Por TIAGO CAIADO GUERREIRO, Advogado

Muito se tem falado sobre o sigilo bancário em Portugal. Para uns, a sua pura e simples eliminação levaria a uma fuga maciça de capitais do país, afectando o sistema financeiro e toda a economia. Para outros, só assim se poderá combater eficazmente a fraude e a evasão fiscais.

EMPRESAS

EDP Distribuição

Clientes 1, Accionistas 0

A distribuidora eléctrica prevê para 2003 lucros de 28,1 milhões de euros, seis vezes menos do que os de 2001. É a consequência mais visível da entre a empresa e o regulador, que , por um lado, impede a repercussão dos custos de reestruturação com pessoal nas tarifas, mas, por outro, exige maior qualidade de serviço.

À Espera Mercado Ibérico de Electricidade

Resultados Líquidos Aumentaram 86 por Cento

Renault Resistiu em 2002 à Quebra do Mercado Automóvel

Ligeiríssima diminuição no número de veículos vendidos foi compensada com racionalização dos custos. A marca francesa manteve-se, pelo quinto ano ano consecutivo, líder de mercado na Europa Ocidental

Reestruturação Acelera

Peugeot Citroën Aposta na Produtividade Industrial

Por SÓNIA LAMY, Paris

O grupo PSA Peugeot Citroën, que também aguentou bem em 2002 a quebra no mercado automóvel, prepara-se para apostar numa nova estratégia industrial, na qual vai investir mil milhões de euros. O grupo pretende, de acordo com o seu presidente, Jean-Martin Folz, apostar na modernização de unidades industriais e na partilha de elementos mecânicos entre vários modelos de automóveis fabricados.

CMVM Dá Informação Sobre Auditores

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai passar a divulgar informação no seu "site" sobre os auditores autorizados a auditar contas de empresas cotadas. Neste momento, há 35 sociedades com competência para elaborar relatórios e emitir pareceres sobre a informação financeira de empresas cotadas.

MERCADOS

O Gato e o Rato

Por ROSA SOARES

A última semana não foi muito positiva para os mercados bolsistas. A incerteza em relação ao conflito no Iraque deixou os investidores muito nervosos. Nos próximos dias poderá ser mais do mesmo: fortes subidas e descidas conforme o peso das possibilidades de guerra ou não.

Notável Resistência

Por GONÇALO CÂMARA PESTANA

Notável é como se pode caracterizar o comportamento dos mercados na semana passada. Em momento de grande incerteza face ao desenrolar da situação geopolítica, novos factos vieram intensificar a instabilidade em que vivemos. Referimo-nos às divisões internas na NATO, ao discurso ameaçador da Coreia do Norte e ao aumentar do risco de novos atentados terroristas.

Aplicações Colectivas

O Que É Nacional Pode Não Ser Bom

Num mercado global, o investimento em fundos não se compadece com nacionalismos. Em Portugal são comercializados fundos geridos por entidades não residentes que oferecem rendibilidades superiores aos geridos por sociedades domésticas. Antes de avançar um aviso: tenha em atenção ao risco cambial.

Tempos à Medida dos Especuladores

Os acontecimentos da semana passada relacionados com a questão do Iraque tornaram ainda mais estéreis as tentativas de previsão da evolução da economia e dos mercados através da análise dos dados económicos que surgiram.

Proposta Saiu do Gabinete de José Luís Arnaut

Sociedades do Crédito ao Consumo Contra Alteração à Lei

Novo regime provocará aumento "um aumento exponencial do risco do credor", o que implicará necessariamente um crescimento "considerável no custo da gestão de crédito", ou seja, das taxas de juro a aplicar aos empréstimos, justifica ASFAC

Descida nas Reservas de Janeiro e Fevereiro

Guerra Já Está a Provocar Danos no Turismo Espanhol

A anunciada invasão do Iraque e a fobia a atentados terroristas de retaliação, aliadas à recessão económica e ao aumento da oferta, obrigam o segundo destino mundial apostar nos mercados de proximidade, ou seja, Portugal e França.

Pedido Já Seguiu para Bruxelas

Restauração Quer Pagar IVA de Cinco por Cento

A redução do IVA baixaria os preços, tornando as empresas mais competitivas e potenciando a criação de emprego, já que se trata de uma actividade mão-de-obra intensiva, justifica o presidente da associação europeia do sector.

Em Aliança com 15 Entidades Vizinhas

Lisboa Ataca em Casa do Adversário

O departamento de turismo da câmara lisboeta pretende reforçar a promoção em Espanha, mas também junto de outros mercados, aproveitando a oportunidade criada pelo Euro 2004.

EUA

De acordo com o índice da Universidade de Michigan, a confiança dos consumidores dos Estados Unidos atingiu em Fevereiro o nível mais baixo dos últimos nove anos. O valor do índice caiu de 82.4 para 79.2 pontos, aproximando-se dos níveis observados em 1993, quando a economia norte-americana recuperava de uma recessão.

marcar artigo