Portugal Online!

01-10-2002
marcar artigo

A concentração dos pilotos participantes está marcada para dia 15 de Abril pelas 22.30 horas, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, de onde os aviões começam a descolar, após atribuição dosde partida, pelas 23 horas, com chegada dos primeiros a Lisboa cerca de 50 minutos mais tarde.

Após uma pausa de 15 minutos, a caravana aérea segue com destino a Faro, onde chegam perto da uma hora da manhã. Trinta minutos depois o evento encerra.

É assim que a TAP Virtual anuncia a sua formação. A precisão horária com que tudo está traçado reflecte, afinal, o jobby (um hobby ou divertimento como pilotos de aviação comercial) de quem passa horas de lazer aos comandos de aeronaves virtuais, no programa Flight Simulator, da Microsoft. Cumprem horários, fazem escalas, preenchem planos de voo, enfrentam variações meteorológicas... mas é tudo a brincar.

A Internet veio modificar de forma radical a descoberta desta paixão pelo voo virtual, que reúne amadores, apaixonados pelos aviões, mas também profissionais, de pilotos a controladores de voo, que fora das horas de serviço revelam... terem escolhido a profissão sonhada.

Vestem, pois, a farda virtual das companhias que representam, ou sentam-se ante monitores transformados em cockpits de avião e consolas de radar, para darem vida a um intenso tráfego aéreo que escapa ao comum cidadão.

Mesmo que venha a ser instituida a "lei do silêncio" sugerida pelo Ministro Jorge Coelho, que sugere a obrigação de fechar o Aeroporto de Lisboa durante a noite para descanso dos cidadãos na rota das pistas...os pilotos virtuais vão continuar a usar a pista 35 ou outra das rasgadas no planalto perto de Camarate, sem incomodarem quem dorme.

É durante a noite que a comunidade de pilotos virtuais ganha vida. Gente nova, trintões e quarentões e alguns "ões" mais afinam primeiro joysticks, microfones e auscultadores; arrancam depois com o Flight Simulator e sobem aos céus.

Com um servidor da rede SATNET ao seu dispor, usando programas de comunicação como Roger Wilco e SquawkBox, cumprem com o realismo possível o sonho de soltar-se da terra. A inscrição como piloto virtual é obrigatória, antes de poder aceder aos sistemas de CTA ( Controlo de Tráfego Aéreo, ou ATC em inglês), existindo mesmo provas especificas de aptidão para a pilotagem de aviões de maior porte em rotas comerciais. Assim como existem exames para controladores de voo virtual.

É tudo isso que a TAP Virtual demonstra, ao voar neste próximo sábado, espécie de treino local para o próximo fly-in (o jargão para estas reuniões de pilotos), que os vai levar de Faro ao Funchal, Porto Santo, com regresso a Lisboa. Enquanto a comunidade (http://www.egroups.com/group/portugal_acc) prepara o voo de comemoração dos 500 Anos da Descoberta do Brasil, que ligará Lisboa ao Rio de Janeiro.

José Antunes

2000-04-12 11:00:00

Casa dos Bits

A concentração dos pilotos participantes está marcada para dia 15 de Abril pelas 22.30 horas, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, de onde os aviões começam a descolar, após atribuição dosde partida, pelas 23 horas, com chegada dos primeiros a Lisboa cerca de 50 minutos mais tarde.

Após uma pausa de 15 minutos, a caravana aérea segue com destino a Faro, onde chegam perto da uma hora da manhã. Trinta minutos depois o evento encerra.

É assim que a TAP Virtual anuncia a sua formação. A precisão horária com que tudo está traçado reflecte, afinal, o jobby (um hobby ou divertimento como pilotos de aviação comercial) de quem passa horas de lazer aos comandos de aeronaves virtuais, no programa Flight Simulator, da Microsoft. Cumprem horários, fazem escalas, preenchem planos de voo, enfrentam variações meteorológicas... mas é tudo a brincar.

A Internet veio modificar de forma radical a descoberta desta paixão pelo voo virtual, que reúne amadores, apaixonados pelos aviões, mas também profissionais, de pilotos a controladores de voo, que fora das horas de serviço revelam... terem escolhido a profissão sonhada.

Vestem, pois, a farda virtual das companhias que representam, ou sentam-se ante monitores transformados em cockpits de avião e consolas de radar, para darem vida a um intenso tráfego aéreo que escapa ao comum cidadão.

Mesmo que venha a ser instituida a "lei do silêncio" sugerida pelo Ministro Jorge Coelho, que sugere a obrigação de fechar o Aeroporto de Lisboa durante a noite para descanso dos cidadãos na rota das pistas...os pilotos virtuais vão continuar a usar a pista 35 ou outra das rasgadas no planalto perto de Camarate, sem incomodarem quem dorme.

É durante a noite que a comunidade de pilotos virtuais ganha vida. Gente nova, trintões e quarentões e alguns "ões" mais afinam primeiro joysticks, microfones e auscultadores; arrancam depois com o Flight Simulator e sobem aos céus.

Com um servidor da rede SATNET ao seu dispor, usando programas de comunicação como Roger Wilco e SquawkBox, cumprem com o realismo possível o sonho de soltar-se da terra. A inscrição como piloto virtual é obrigatória, antes de poder aceder aos sistemas de CTA ( Controlo de Tráfego Aéreo, ou ATC em inglês), existindo mesmo provas especificas de aptidão para a pilotagem de aviões de maior porte em rotas comerciais. Assim como existem exames para controladores de voo virtual.

É tudo isso que a TAP Virtual demonstra, ao voar neste próximo sábado, espécie de treino local para o próximo fly-in (o jargão para estas reuniões de pilotos), que os vai levar de Faro ao Funchal, Porto Santo, com regresso a Lisboa. Enquanto a comunidade (http://www.egroups.com/group/portugal_acc) prepara o voo de comemoração dos 500 Anos da Descoberta do Brasil, que ligará Lisboa ao Rio de Janeiro.

José Antunes

2000-04-12 11:00:00

Casa dos Bits

marcar artigo