Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas {

03-01-2004
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ENTRE PORTUGAL E ESPANHA - TRAÇADO DO TGV CONHECIDO ATÉ 2009 [Desenvolvimento]O traçado do comboio de alta velocidade, TGV, que integrará uma ligação com Espanha, estará concluído até 2009, custando entre 600 e 700 milhões de contos, anunciou o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, depois de uma reunião com o seu homólogo espanhol, Francisco Alvarez Cascos.\r

A referida reunião serviu para acertar alguns pormenores respeitantes à ligação transfronteiriça por TGV, sabendo-se já que cada país pagará o correspondente ao construído no seu território, embora o projecto possa vir a contar com um financiamento europeu a 50 por cento. Os dois ministros aproveitaram a ocasião para negar a existência de um referendo entre os dois países no que concerne ao traçado do TGV, embora Espanha tenha defendido que este comboio deverá servir a Extremadura, entrando em Portugal por Badajoz. Por seu lado, Portugal advoga uma solução de um corredor através do centro do País, procurando assim assegurar que o tempo dispendido entre o Porto e Madrid e entre Lisboa e Madrid seja igual.\r

Para Jorge Coelho, é natural que cada país defenda os seus interesses regionais, embora tenha acrescentado que a decisão deverá caber, em grande parte, aos técnicos.\r

O investimento anunciado por Jorge Coelho não inclui o relativo ao Eixo Atlântico para Vigo.\r

Entretanto, da reunião entre os dois governantes resultou a decisão de criação do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, a constituir antes da próxima cimeira ibérica, a decorrer em Janeiro próximo.\r

Este Agrupamento terá sede em Madrid, enquanto que o presidente será português, tendo como principal objectivo o desenvolvimento, até finais de 2002, dos estudos técnicos, financeiros e comerciais, a encomenda dos estudos de impacte ambiental e a candidatura do projecto de TGV aos financiamentos europeus. De igual forma, mas autonomamente, este agrupamento irá desenvolver os mesmos procedimentos para a futura ligação entre o Porto e Vigo.\r

O TGV atingirá uma velocidade standard de 350 quilómetros por hora, ligando o Porto a Lisboa em cerca de hora e meia, com passagem pela Ota e prolongando-se para Vigo, no sentido Norte, e para Setúbal, no sentido Sul. Voltar Topo Outros Destaques Aecops SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

NOVO REGIME DE ALVARÁS - Regime jurídico para acesso e permanência na actividade da construção - Revogação do D.L. nº 61/99, de 2 de Março - LOCAIS: LISBOA - PORTIMÃO - FARO - ÉVORA - SANTARÉM - LEIRIA - SETÚBAL - CASTELO BRANCO - TORRES VEDRAS Voltar Topo Outros Links Iniciativas Aecops Circulares Press Releases Voltar Topo 213 110 200 213 562 816 aecops@aecops.pt

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A referida reunião serviu para acertar alguns pormenores respeitantes à ligação transfronteiriça por TGV, sabendo-se já que cada país pagará o correspondente ao construído no seu território, embora o projecto possa vir a contar com um financiamento europeu a 50 por cento. Os dois ministros aproveitaram a ocasião para negar a existência de um referendo entre os dois países no que concerne ao traçado do TGV, embora Espanha tenha defendido que este comboio deverá servir a Extremadura, entrando em Portugal por Badajoz. Por seu lado, Portugal advoga uma solução de um corredor através do centro do País, procurando assim assegurar que o tempo dispendido entre o Porto e Madrid e entre Lisboa e Madrid seja igual.\r

Para Jorge Coelho, é natural que cada país defenda os seus interesses regionais, embora tenha acrescentado que a decisão deverá caber, em grande parte, aos técnicos.\r

O investimento anunciado por Jorge Coelho não inclui o relativo ao Eixo Atlântico para Vigo.\r

Entretanto, da reunião entre os dois governantes resultou a decisão de criação do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, a constituir antes da próxima cimeira ibérica, a decorrer em Janeiro próximo.\r

Este Agrupamento terá sede em Madrid, enquanto que o presidente será português, tendo como principal objectivo o desenvolvimento, até finais de 2002, dos estudos técnicos, financeiros e comerciais, a encomenda dos estudos de impacte ambiental e a candidatura do projecto de TGV aos financiamentos europeus. De igual forma, mas autonomamente, este agrupamento irá desenvolver os mesmos procedimentos para a futura ligação entre o Porto e Vigo.\r

O TGV atingirá uma velocidade standard de 350 quilómetros por hora, ligando o Porto a Lisboa em cerca de hora e meia, com passagem pela Ota e prolongando-se para Vigo, no sentido Norte, e para Setúbal, no sentido Sul. Voltar Topo Outros Destaques Aecops SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

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