Sub-Região Vale do Sousa e Baixo Tâmega

16-07-2004
marcar artigo

Jantar Comemorativo da Revolução de Outubro A Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP vai realizar um jantar comemorativo da Revolução Socialista de Outubro, no próximo dia 8 de Novembro, pelas 20 horas, no restaurante "Casa Brasil Torralta" (junto ao Sameiro, em Penafiel), com a participação de José Casanova (director do "Avante!" e membro da Comissão Política do Comité Central do PCP) e do Dr. Arnaldo Mesquita (destacado intelectual e militante comunista da Região do Vale do Sousa). O repasto será animado pela artista Bruna Ribeiro, natural de Freamunde (Paços de Ferreira) que irá cantar e tocar temas de intervenção (Canções de Abril).

A Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP tem como principal objectivo a dinamização e coordenação do trabalho político nos concelhos do interior do distrito do Porto: Amarante, Baião, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel. Com este jantar a Organização pretende comemorar a Revolução de Outubro de 1917 que foi a primeira grande tentativa de construção de uma sociedade nova, justa e fraterna, liberta de todas as formas de opressão levada a cabo pelo povo da União Soviética, e adquirir fundos para o novo Centro de Trabalho da Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP em Penafiel, cuja inauguração está prevista para Março de 2004.

A Direcção da Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP

3 de Novembro de 2003

Visita a Felgueiras do deputado Honório Novo

No âmbito da iniciativa "Mil Localidades" a Direcção da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP, realizou o "Mandato Aberto" ao concelho de Felgueiras na presença do deputado da Assembleia da República, pelo distrito do Porto.

Nas visitas realizadas, é bem visível a discriminação do poder político pela falta de investimento público no interior do distrito do Porto.

Na área das infra-estruturas, grande parte do atraso na cobertura da rede de saneamento básico que apenas cobre 15% da população do concelho, apesar de alguns esforços realizados pela autarquia, na construção de 2 novas ETAR's de Torrados e Barrosas em construção, em estudo a necessidade de instalação de mais uma ETAR na zona de Longra, é insuficiente para a cobertura total da rede do concelho, as capacidades instaladas estão essencialmente nos centros urbanos, com a agravante da ETAR da Várzea necessitar a curto prazo de obras profundas ou a sua substituição por uma de raiz nova.

A rede de água potável, tem uma evolução bastante positiva pela rede instalada em todo o concelho.

Na área de recolha de resíduos industriais essencialmente da Indústria de Calçado existe uma unidade moderna de triagem, prensagem, compostagem, trata cerca de 40 toneladas/dia com rede de tratamento terciário dos lixiviados, bioquímico e físico-químico, altamente eficaz para as necessidades do concelho, existem problemas na área de recolha por existirem alguns industriais que não entregam os resíduos que produzem e poluem o ambiente, é necessário desenvolver um plano de informação específica e de responsabilização da coisa pública.

Na área da Saúde, apesar de existirem avanços positivos nas infra-estruturas, reparação e instalação das extensões de Saúde das 9 existentes, os técnicos de Saúde transmitiram esta evolução positiva, já no que respeita aos recursos humanos não é alterado há dois anos, agravou-se o fosso da falta de médicos de família, com o aumento da população a descoberto, sem médico de família para 20.707, mais 1/3 da população, agarva-se a prestação dos serviços de Saúde às populações do Concelho.

No estabelecimento profissional que se encontra sobrelotado, caracteriza-se por uma boa gestão dos recursos humanos pela Direcção, funcionários administrativos, guardas prisionais, excelente ligação às reclusas, com a taxa alta em regime aberto, bom desempenho no apoio à reinserção social, um bom exemplo do serviço público prestado. Fica, no entanto, o principal problema que é por todos sentido, a necessidade de obras urgentes no Estabelecimento Prisional, há três anos que espera pela remodelação total prometida por parte da tutela.

Urbanização João Paulo 11, "Parque Habitacional de Felgueiras" com cerca de 250 habitações, todas a necessitarem de obras interiores e exteriores, muitas em avançado estado de degradação. Os espaços públicos todos degradados o que revela bem o abandono por parte de Autarquia no arranjo e preservação dos espaços verdes, que é da sua responsabilidade. A existência de uma Associação de Solidariedade Social do Bairro, onde recolhem dezenas de crianças da zona com duas Educadoras que administra programas específicos às crianças, são bons exemplos de dedicação, com apoio da Segurança Social. As instalações estão a necessitar de obras interiores e exteriores e algum equipamento para melhorar o conforto dos espaços que são muito frios no Inverno e muito quentes no Verão.

Sindicato do calçado, o sector não está em crise, em geral foram modernizadas grande parte das empresas os seus equipamentos, boa qualidade no produto final, ocupa 15.000 trabalhadores só no concelho e exporta grande parte da sua produção, atinge cerca de 8% do total das exportações do País.

Existem problemas com a economia subterrânea e a existência de empresas subcontratadas na área de corte e costura, a que certas empresas recorrem regularmente.

Mão-de-obra é qualificada, precisa de ser estimulada com melhores salários, melhorar os incentivos aos jovens na formação e qualificação profissional como forma de fixar os jovens e investir no futuro do sector.

Os principais problemas do sector encontram-se a curto prazo na concorrência dos

Países do Leste, com a produção de qualidade, com "melhor formação profissional e qualidade da sua mão-de-obra.

Por isso passa por um maior investimento na formação e qualificação dos nossos profissionais, desenvolver o processo de certificação Industrial de qualidade, contratação por marcas do produto final, pela melhoria dos salários reais de todos os trabalhadores.

Com esta visita ao concelho de Felgueiras o Deputado do PCP, Eng.o Honório Novo vai apresentar na próxima legislatura, com base no conhecimento concreto dos problemas levantados pelas várias Instituições contactadas, propostas em concreto que ajudem ao esclarecimento por parte do governo da resolução dos problemas, existentes assim com a intervenção responsável e organizada dos comunistas de Felgueiras, que nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal levantarão os problemas e lutarão os problemas e lutarão pela sua resolução.

Esperamos que o Conselho de Ministros que se realiza no Porto dia 31 de Julho, hoje, não seja de mera propaganda, que em concreto reconheça que o interior do Distrito como pólo fundamental de desenvolvimento, não esquecendo nomeadamente a concretização da IC 25, há anos prometida pelos sucessivos governos e sempre esquecida, necessitando assim de mais investimento público.

Felgueiras, 31 de Julho de 2003.

A Direcção da Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP Delegação da Inspecção Geral do Trabalho O PCP congratula-se pela abertura, para breve, de uma delegação da IGT - Inspecção Geral do Trabalho, no Vale do Sousa e na cidade de Penafiel, reivindicação antiga do PCP mais relevada aquando da luta dos trabalhadores das Pedreiras.

O PCP espera que esta delegação, uma vez instalada, seja dotada de meios humanos e materiais capazes de exercer com eficácia as suas funções, junto de todos os sectores profissionais com o objectivo de uma fiscalização efectiva na salvaguarda dos direitos e deveres de todos, e que prestigie a Instituição Pública na Região.

A Direcção da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP

Penafiel, 19 de Julho de 2003

Um novo Centro de Trabalho para o Vale do Sousa e Baixo Tâmega

A Organização da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP assumiu o compromisso de compra de um espaço novo, para a instalação definitiva da sede do PCP, na cidade de Penafiel, ao serviço de todas as organizações do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, do distrito do Porto, pelo valor de 40.250 euros (8.500 contos).

É uma grande tarefa que se coloca a todas as organizações do Partido Comunista Português aos eus militantes na região, ao assumir-mos esta responsabilidade no actual momento difícil, das dificuldades que se apresentam para a obtenção das receitas necessárias e assumir todos os compromissos estabelecidos, apelamos que de forma organizada se realizem contactos com os militantes e amigos do PCP em cada concelhia para que concretizem com êxito os objectivos propostos a cada camarada e amigo contactado.

Confiantes com êxito político e económico da iniciativa, para concretizar a Direcção da Sub-Região do Interior do distrito do Porto, ao lançar esta campanha de recolha de fundos extraordinária, de Janeiro a Dezembro de 2003, foi editado um título de compromisso mensal para o período de um ano com o valor mínimo de 5 euros, que pode ser subscrito por todos os militantes e amigos.

Foi aberto uma conta bancária em Penafiel na Caixa Geral de Depósitos, com o número do NIB 0035 0597 00067636 030 97 onde serão depositadas todas as receitas da campanha.

Por último fazemos um grande apelo a todos os militantes e amigos para que contribuam de forma especial durante este período extraordinário, se possível pelo desconto bancário, lembramos que desde 1975 que não existem instalações do PCP na cidade de Penafiel, altura em que foram assaltadas, saqueadas e incendiadas as instalações pelas forças reaccionárias.

Pelo reforço do PCP na Região, dá a tua contribuição, assume um compromisso!

A Direcção da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP

Penafiel, 29 de Janeiro de 2003 Topo

Jantar Comemorativo da Revolução de Outubro A Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP vai realizar um jantar comemorativo da Revolução Socialista de Outubro, no próximo dia 8 de Novembro, pelas 20 horas, no restaurante "Casa Brasil Torralta" (junto ao Sameiro, em Penafiel), com a participação de José Casanova (director do "Avante!" e membro da Comissão Política do Comité Central do PCP) e do Dr. Arnaldo Mesquita (destacado intelectual e militante comunista da Região do Vale do Sousa). O repasto será animado pela artista Bruna Ribeiro, natural de Freamunde (Paços de Ferreira) que irá cantar e tocar temas de intervenção (Canções de Abril).

A Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP tem como principal objectivo a dinamização e coordenação do trabalho político nos concelhos do interior do distrito do Porto: Amarante, Baião, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel. Com este jantar a Organização pretende comemorar a Revolução de Outubro de 1917 que foi a primeira grande tentativa de construção de uma sociedade nova, justa e fraterna, liberta de todas as formas de opressão levada a cabo pelo povo da União Soviética, e adquirir fundos para o novo Centro de Trabalho da Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP em Penafiel, cuja inauguração está prevista para Março de 2004.

A Direcção da Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP

3 de Novembro de 2003

Visita a Felgueiras do deputado Honório Novo

No âmbito da iniciativa "Mil Localidades" a Direcção da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP, realizou o "Mandato Aberto" ao concelho de Felgueiras na presença do deputado da Assembleia da República, pelo distrito do Porto.

Nas visitas realizadas, é bem visível a discriminação do poder político pela falta de investimento público no interior do distrito do Porto.

Na área das infra-estruturas, grande parte do atraso na cobertura da rede de saneamento básico que apenas cobre 15% da população do concelho, apesar de alguns esforços realizados pela autarquia, na construção de 2 novas ETAR's de Torrados e Barrosas em construção, em estudo a necessidade de instalação de mais uma ETAR na zona de Longra, é insuficiente para a cobertura total da rede do concelho, as capacidades instaladas estão essencialmente nos centros urbanos, com a agravante da ETAR da Várzea necessitar a curto prazo de obras profundas ou a sua substituição por uma de raiz nova.

A rede de água potável, tem uma evolução bastante positiva pela rede instalada em todo o concelho.

Na área de recolha de resíduos industriais essencialmente da Indústria de Calçado existe uma unidade moderna de triagem, prensagem, compostagem, trata cerca de 40 toneladas/dia com rede de tratamento terciário dos lixiviados, bioquímico e físico-químico, altamente eficaz para as necessidades do concelho, existem problemas na área de recolha por existirem alguns industriais que não entregam os resíduos que produzem e poluem o ambiente, é necessário desenvolver um plano de informação específica e de responsabilização da coisa pública.

Na área da Saúde, apesar de existirem avanços positivos nas infra-estruturas, reparação e instalação das extensões de Saúde das 9 existentes, os técnicos de Saúde transmitiram esta evolução positiva, já no que respeita aos recursos humanos não é alterado há dois anos, agravou-se o fosso da falta de médicos de família, com o aumento da população a descoberto, sem médico de família para 20.707, mais 1/3 da população, agarva-se a prestação dos serviços de Saúde às populações do Concelho.

No estabelecimento profissional que se encontra sobrelotado, caracteriza-se por uma boa gestão dos recursos humanos pela Direcção, funcionários administrativos, guardas prisionais, excelente ligação às reclusas, com a taxa alta em regime aberto, bom desempenho no apoio à reinserção social, um bom exemplo do serviço público prestado. Fica, no entanto, o principal problema que é por todos sentido, a necessidade de obras urgentes no Estabelecimento Prisional, há três anos que espera pela remodelação total prometida por parte da tutela.

Urbanização João Paulo 11, "Parque Habitacional de Felgueiras" com cerca de 250 habitações, todas a necessitarem de obras interiores e exteriores, muitas em avançado estado de degradação. Os espaços públicos todos degradados o que revela bem o abandono por parte de Autarquia no arranjo e preservação dos espaços verdes, que é da sua responsabilidade. A existência de uma Associação de Solidariedade Social do Bairro, onde recolhem dezenas de crianças da zona com duas Educadoras que administra programas específicos às crianças, são bons exemplos de dedicação, com apoio da Segurança Social. As instalações estão a necessitar de obras interiores e exteriores e algum equipamento para melhorar o conforto dos espaços que são muito frios no Inverno e muito quentes no Verão.

Sindicato do calçado, o sector não está em crise, em geral foram modernizadas grande parte das empresas os seus equipamentos, boa qualidade no produto final, ocupa 15.000 trabalhadores só no concelho e exporta grande parte da sua produção, atinge cerca de 8% do total das exportações do País.

Existem problemas com a economia subterrânea e a existência de empresas subcontratadas na área de corte e costura, a que certas empresas recorrem regularmente.

Mão-de-obra é qualificada, precisa de ser estimulada com melhores salários, melhorar os incentivos aos jovens na formação e qualificação profissional como forma de fixar os jovens e investir no futuro do sector.

Os principais problemas do sector encontram-se a curto prazo na concorrência dos

Países do Leste, com a produção de qualidade, com "melhor formação profissional e qualidade da sua mão-de-obra.

Por isso passa por um maior investimento na formação e qualificação dos nossos profissionais, desenvolver o processo de certificação Industrial de qualidade, contratação por marcas do produto final, pela melhoria dos salários reais de todos os trabalhadores.

Com esta visita ao concelho de Felgueiras o Deputado do PCP, Eng.o Honório Novo vai apresentar na próxima legislatura, com base no conhecimento concreto dos problemas levantados pelas várias Instituições contactadas, propostas em concreto que ajudem ao esclarecimento por parte do governo da resolução dos problemas, existentes assim com a intervenção responsável e organizada dos comunistas de Felgueiras, que nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal levantarão os problemas e lutarão os problemas e lutarão pela sua resolução.

Esperamos que o Conselho de Ministros que se realiza no Porto dia 31 de Julho, hoje, não seja de mera propaganda, que em concreto reconheça que o interior do Distrito como pólo fundamental de desenvolvimento, não esquecendo nomeadamente a concretização da IC 25, há anos prometida pelos sucessivos governos e sempre esquecida, necessitando assim de mais investimento público.

Felgueiras, 31 de Julho de 2003.

A Direcção da Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP Delegação da Inspecção Geral do Trabalho O PCP congratula-se pela abertura, para breve, de uma delegação da IGT - Inspecção Geral do Trabalho, no Vale do Sousa e na cidade de Penafiel, reivindicação antiga do PCP mais relevada aquando da luta dos trabalhadores das Pedreiras.

O PCP espera que esta delegação, uma vez instalada, seja dotada de meios humanos e materiais capazes de exercer com eficácia as suas funções, junto de todos os sectores profissionais com o objectivo de uma fiscalização efectiva na salvaguarda dos direitos e deveres de todos, e que prestigie a Instituição Pública na Região.

A Direcção da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP

Penafiel, 19 de Julho de 2003

Um novo Centro de Trabalho para o Vale do Sousa e Baixo Tâmega

A Organização da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP assumiu o compromisso de compra de um espaço novo, para a instalação definitiva da sede do PCP, na cidade de Penafiel, ao serviço de todas as organizações do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, do distrito do Porto, pelo valor de 40.250 euros (8.500 contos).

É uma grande tarefa que se coloca a todas as organizações do Partido Comunista Português aos eus militantes na região, ao assumir-mos esta responsabilidade no actual momento difícil, das dificuldades que se apresentam para a obtenção das receitas necessárias e assumir todos os compromissos estabelecidos, apelamos que de forma organizada se realizem contactos com os militantes e amigos do PCP em cada concelhia para que concretizem com êxito os objectivos propostos a cada camarada e amigo contactado.

Confiantes com êxito político e económico da iniciativa, para concretizar a Direcção da Sub-Região do Interior do distrito do Porto, ao lançar esta campanha de recolha de fundos extraordinária, de Janeiro a Dezembro de 2003, foi editado um título de compromisso mensal para o período de um ano com o valor mínimo de 5 euros, que pode ser subscrito por todos os militantes e amigos.

Foi aberto uma conta bancária em Penafiel na Caixa Geral de Depósitos, com o número do NIB 0035 0597 00067636 030 97 onde serão depositadas todas as receitas da campanha.

Por último fazemos um grande apelo a todos os militantes e amigos para que contribuam de forma especial durante este período extraordinário, se possível pelo desconto bancário, lembramos que desde 1975 que não existem instalações do PCP na cidade de Penafiel, altura em que foram assaltadas, saqueadas e incendiadas as instalações pelas forças reaccionárias.

Pelo reforço do PCP na Região, dá a tua contribuição, assume um compromisso!

A Direcção da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP

Penafiel, 29 de Janeiro de 2003 Topo

marcar artigo