VERITAS: setembro 2004 Archives

08-12-2004
marcar artigo

Cuidado com o CDS No mesmo dia em que se sabe que Celeste Cardona processou o fiscalista Saldanha Sanches por ter afirmado que uma pessoa sem a mínima preparação para ministra da Justiça – como ela própria se encarregou de demonstrar – só poderia ter sido nomeada para o lugar com o fim expresso de defender Paulo Portas das trapalhadas da Moderna, verificam-se duas circunstâncias suspeitas:

1 – Celeste Cardona, sem qualquer curriculum que a recomendasse para o sector bancário, foi recompensada com um lugar na Administração da CGD, o que levou o ganancioso órgão a alargar-se de 9 para 11 administradores. O mérito da beneficiária é uma sorte para a calúnia, facilmente promovida a facto;

2 – Paulo Portas, ao nomear mais três adjuntos para os seus gabinetes, não esqueceu Nuno Gonçalves – um dos sócios fundadores da Amostra – empresa cuja gestão danosa só não foi objecto de julgamento por não se tratar de crime público e os lesados se terem remetido a um frutuoso silêncio.

Apostila de 01-10-2004 - Um esclarecimento ao DN sobre a nomeação dos referidos adjuntos do ministro de Estado, da Defesa e do Mar foi hoje prestado pelo Chefe de Gabinete do polivalente ministro – José Bourbon Ribeiro, curiosamente outro sócio fundador da sociedade Amostra. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:53 PM Apostila de 01-10-2004 - Um esclarecimento ao DN sobre a nomeação dos referidos adjuntos do ministro de Estado, da Defesa e do Mar foi hoje prestado pelo Chefe de Gabinete do polivalente ministro – José Bourbon Ribeiro, curiosamente outro sócio fundador da sociedade Amostra.

DEIXEM-NOS TRABALHAR

Este é um mail claramente reaccionário e cujo conteúdo afronta claramente a dignidade do trabalhador português. Não há, nem pode haver, nenhum sentido de humor que aceite promover textos com teor semelhante a este.

Será mais fácil se em vez de "pedir baixa" se escrever "pedir subsidio" e em vez de "garrafa de urina" se escrever " com cheque assinado".

«Assim se começa o dia!!!

O RUSSO - Levanta-se às 5 da manhã, come um bife de veado, põe uma garrafa de vodka debaixo do braço e vai trabalhar até às 6 da tarde.

O FRANCÊS - Levanta-se às 7 da manhã, come um bife com dois ovos a cavalo, põe uma garrafa de Rosé debaixo do braço e vai trabalhar até às 6 da tarde.

O ALEMÃO - Levanta-se às 6 da manhã, come um bife e duas salsichas, põe uma garrafa de cerveja debaixo do braço e vai trabalhar até às 8 da tarde.

O PORTUGUÊS - Levanta-se às 10 da manhã, toma um galão e um bolo, põe uma garrafa de urina debaixo do braço, e vai à Segurança Social pedir baixa.» Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:52 PM

Coimbra tem mais rotundas

À semelhança das vilas de província, onde os autarcas fazem rotundas para ganhar eleições, Coimbra rendeu-se à visão paroquial. Dizem-me que mal foram pagas as anteriores, a Câmara Municipal de Coimbra meteu mãos à obra e começou a sua demolição para, logo a seguir, construir no mesmo sítio novas rotundas.

Sou sensível ao embelezamento da cidade mas, como não tenho ainda elementos suficientes para avaliar o resultado estético, limito-me a manifestar a minha surpresa pelas prioridades de uma Câmara que aumentou exponencialmente a dívida.

N’As Beiras de hoje lê-se, a toda a largura da primeira página: «Dívidas da Câmara aumentou 1000%» (é mesmo mil). O efeito Santana Lopes da Figueira na Foz e em Lisboa faz agora sentir-se entre os seus sequazes.

Coimbra tem em construção 12 rotundas, a cargo da firma Ramos & Catarino, pela módica quantia de 50 mil euros cada uma. Oxalá lhe paguem. A lei das Finanças Locais, da era Guterres, passou a letra morta.

Uma coisa é certa, os acidentes de moto e os estragos nos automóveis, que estas rotundas favorecem, serão levados à conta da inspiração camarária. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 01:00 PM

A pensão de Mira Amaral Para além do carácter obsceno de pensões concedidas por empresas estatais, o que aflige é a falta de transparência e o carácter clandestino da atribuição de tais benefícios aos próceres do partido do Governo. Claro que não é Bagão Félix que tem autoridade para condenar a sinecura, pois ele próprio é beneficiário e as suas numerosas nomeações pautam-se pelo mais descarado favoritismo partidário; é autor da mais imoral e chocante das nomeações – a de Celeste Cardona para a CGD; num só dia demitiu 18 directores e outros tantos subdirectores distritais da Caixa de Previdência após ter sido nomeado por Durão Barroso ministro do Trabalho e da Segurança Social, para colocar comissários políticos. Mira Amaral alega que combinou a pensão com o anterior Governo e que, só assim, estaria disponível para perder idêntica reforma a que teria direito no BPI. A ser verdade o que Mira Amaral afirma, o Governo de Durão Barroso libertou o BPI de um encargo vitalício de cerca de 18.000 euros mensais para dispor, por alguns meses, de um quadro para a administração da CGD, administração que tornou bicéfala sem qualquer interesse ou racionalidade, para colocar Mira Amaral. Podemos dizer que o Governo de Direita beneficia o BPI em 18.000 euros mensais até ao fim da vida de Mira Amaral. Isto não é um Governo, é a caixa de previdência dos Bancos privados. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 11:42 PM

ECONOMIA PARALELA A FUNCIONAR - Como é que te chamas? - pergunta a professora.

- Mohammed - responde o puto.

- Aqui estamos em Portugal, não há cá Mohammeds. Daqui para a frente

chamas-te Manuel - responde a professora. À tarde, Mohammed volta a

casa.

- Correu-te bem o dia, Mohammed? - pergunta a mãe.

- Já não me chamo Mohammed, mas sim Manuel, porque agora vivo em

Portugal.

- Ah, tu tens vergonha do teu nome, renegas os teus pais!

A mãe fica danada e enfia-lhe uma galheta bem aviada. Seguidamente

chama o pai e põe-o ao corrente da situação. Mohammed oferece a outra

face e leva mais uma galheta.

No dia seguinte, quando chega de manhã à escola, a professora,

reparando nas marcas dos dedos na cara do miúdo, pergunta:

- O que é que te aconteceu, Manelinho?

- Bem professora, ainda não tinham passado duas horas que eu era

português e fui logo agredido por dois árabes

E depois espantam-se...

Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:09 AM

A eleição de José Sócrates A imprensa, mesmo a mais reaccionária, foi benevolente ou regozijou-se com a vitória de José Sócrates. Desconfio da sinceridade e da generosidade. Ou a Direita está tão desanimada com o seu Governo que prefere um Governo de Esquerda competente, ou prepara-se para lançar uma operação de descrédito do novo Secretário-Geral através de uma qualquer central de intoxicação. Assim, a aparente isenção de agora serve-lhe para credibilizar as suas próximas investidas. Espero que os resultados das próximas eleições regionais dos Açores sejam a primeira oportunidade para a Direita ficar incomodada com a eleição do novo líder do PS. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 07:52 PM

QUE SE PASSA CONTIGO JORGE?

Os “degraus” da Presidente

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo está apostada em dificultar a vida aos Mirandenses, desta feita com a construção de “degraus”, nalgumas ruas da nossa Vila.

Apesar de não haver história de acidentes na maioria das ruas onde tais passagens para peões foram implantadas, já vai em cerca de dez a construção de tais “degraus”, e nem a proximidade do Centro de Saúde de Miranda do Corvo escapou à fúria da sua implantação. Assim será mais fácil a um doente com problemas de coluna, se transportado em situação urgente, saber onde lhe dói, quando pular em cima das ditas passadeiras.

Felizmente tal decisão não passou nas reuniões da autarquia e por isso não somos por ela responsáveis, sendo da lavra exclusiva do PSD, do executivo liderado por Fátima Ramos.

A tão apregoada transparência e abertura, neste caso como em muitos outros, levou a decisões sem discussão e sem auscultação, pese embora a existência de um estudo de trânsito aprovado e existente na autarquia, efectuado por reputados especialistas na matéria, que há semelhança de muitos projectos também foi abandonado.

Curiosamente a Presidente não se esqueceu de também mandar construir duas dessas passagens próximo da sua residência, na Rua da Coutada, talvez, quem sabe, para dar o exemplo, mas teve o cuidado de as mandar implantar, para o lado aposto que utiliza normalmente no acesso à sua residência. Ainda por cima estas estão muito próximas uma da outra, não se percebendo porquê.

Por outro lado a explicação que ouvimos para a construção das passadeiras em causa é a existência de deficientes e o facilitar da sua locomoção. Nada temos a opor, só que por esse motivo não se pode dificultar a vida da maioria dos Mirandenses, até porque há soluções alternativas, que provavelmente não foram equacionadas, como o rebaixamento do passeio, também já ensaiado em Miranda.

Aliás, estas e outras situações que vão acontecendo em Miranda do Corvo, mostram bem a gestão feita em cima do joelho, sem planificação e estudo, efectuada por este executivo, que vem dando provas de uma incompetência sem limites.

Algumas das passadeiras foram construídas e logo destruídas de imediato, (e lá vai o nosso dinheiro) provavelmente porque não foram pensadas e projectadas convenientemente. E ainda hoje algumas dessas passadeiras, que não são iguais às outras, se apresentam bastante elevadas, prejudicando os munícipes e sobretudo as suas viaturas, que degradam mais rapidamente os seus amortecedores.

Diz-se até que, e porque nesta mandato autárquico nenhuma empresa se instalou no Loteamento Industrial, se espera a implantação de uma nova fábrica de amortecedores. Pelo menos, se assim for, não se perde tudo.

E assim vai Miranda, contrariando o slogan: “É bom viver aqui.”

Miranda do Corvo, 27 de Setembro de 2004

Vereador do PS

Jorge Cosme

Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:15 PM

BAGÃO FELIX TAMBÉM...FAZ FITAS

« Bush não um bom cristão. Tirou aos pobres para dar aos ricos» WIN WENDERS, realizador. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:05 PM

SOCRATES Concluído o acto eleitoral do Partido Socialista confirmou-se a vitória esperada de José Socrates embora por números superiores ao que era esperado o que, acredito, lhe criará embaraços futuros.

Relativamente a Coimbra confirmou-se que Manuel Alegre não tem o perfil imaginado pelos militantes para ser líder partidário.

Vêm aí agora o verdadeiro combate político que será o de apresentar aos portugueses uma alternativa de poder. Para isso muito contribuirá a renovação e a forma como Socrates apresentará a sua moção no Congresso e a equipa que o acompanhará nesse combate.Sabemos todos que muitos estão com ele apenas por estratégia. E desses Socrates não vai precisar... Comentários: (2) Posted by mmgtr at 11:58 AM

José Sócrates A vitória exuberante do novo secretário-geral, através do voto directo dos militantes, confere-lhe uma legitimidade política que falta a Santana Lopes no PSD. Com ele, renasce a esperança dos portugueses depois de três anos de progressivo desespero.

Hoje limito-me a felicitar o Eng.º José Sócrates e a desejar-lhe as vitórias a que os militantes aspiram e de que o país precisa. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:32 AM

Concurso de professores Num país onde as suspeitas de corrupção e nepotismo se avolumam, o pior que poderia acontecer era a ocorrência de algum destes factos ou a associação de vários: - Que houvesse relações íntimas entre a Administração da Compta (Empresa informática responsável pelo programa de colocação de professores) e um ou mais membros dos Governos PSD/CDS; que o referido programa pudesse ter sido violado no ministério (com ou sem intenção fraudulenta) de modo a ter alterado o algoritmo central e arruinado o programa; que o ministro comprador pudesse ter interesses na Empresa fornecedora. Claro que nada disto pode ser verdade. Doutro modo não seria um caso político, tratar-se-ia de um caso de polícia. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:25 AM

Sondagens Na véspera da eleição do novo secretário-geral do PS, segundo as sondagens hoje publicadas no Diário de Notícias, o PS tem 46,4% das intenções de voto dos portugueses e venceria com maioria absoluta. O PSD fica-se pelos 34,5%, com o CDS condenado a valores residuais de 1,6%.

Como este Governo não deve acabar a legislatura, tal o descontentamento dos portugueses e as contradições internas entre os partidos que o integram, exige-se que o novo secretário-geral do PS comece rapidamente a trabalhar no programa do próximo Governo.

Resta-me desejar felicidades ao próximo líder do PS e que a vitória excessiva o não leve a segregar os vencidos. A vitória precisa de ser robusta para ter autoridade e o vitorioso precisa de ser prudente para não ser autoritário. O País precisa de todos eles.

Apostila 1 – O facto de Paulo Portas ser o líder da impopularidade é um factor acrescido de regozijo.

Apostila 2 – Santana Lopes tem a popularidade em baixa. Ganhou-se um mau primeiro-ministro e perdeu-se um bom comentador desportivo. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 01:19 PM

CURIOSIDADES

Curiosidades da eleição socialista em Coimbra:

Percentagem de Alegre no Distrito e na sua Secção ( Sé Nova);

Votos na moção comparados com os do candidato Socrates na concelhia de Coimbra;

Se Alegre vem votar;

Votação de Socrates em Souselas e Botão. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:58 AM

C.G.D. (2) Mais escandaloso do que o montante de qualquer reforma atribuída, é a nomeação de Celeste Cardona para o Conselho de Administração da CGD, um prémio justo em função dos relevantes serviços prestados ao CDS e ao seu líder enquanto ministra.

Se Celeste Cardona fizer à CGD o que fez à Justiça, em breve reduzirá o maior grupo financeiro português a uma simples casa de câmbios.

Apostila – Com Cavaco e Silva e António Guterres os presidentes da CGD eram da área do maior partido da oposição. Com Durão Barroso e Santana Lopes as regras alteraram-se. Quem tinha sentido de Estado?

Apostila 2 - É mais fácil colocar Celeste Cardona na CGD do que os professores nas escolas. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:33 PM Apostila 2 - É mais fácil colocar Celeste Cardona na CGD do que os professores nas escolas.

C. G. D. (1) A reforma de 18.156 euros mensais atribuída ao Eng. Mira Amaral, após 21 meses na CGD, é um escândalo, mas apenas por ser referido na comunicação social.

Escândalo, para mim, é que algum funcionário do Estado ou de uma Empresa Pública possa receber um vencimento ou uma pensão de reforma superiores à remuneração do Presidente da República. E há muitos.

Ao menos actualize-se o vencimento do PR por respeito à dignidade do cargo.

Apostila – Se o PS não puser termo a estes escândalos perderá o respeito e a simpatia de muitos dos eleitores que lhe vão confiar o voto desesperados para se verem livres da coligação PSD/CDS. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:19 PM

Alegre reflexões para consumo interno, nº4 Para o amigo Carlos Esperânça Resolvi responder directamente em relação a algumas observações que têm feito no nosso blogs.

Entendo perfeitamente que não queira entrar na discussão directa sobre os méritos dos candidatos a Secretário Geral do PS. Fiquei particularmente preocupado quando uma pessoa inteligente como o Carlos, ao ler o meu artigo a Caixa de Pândora não identifica qual a minha posição sobre a co incineração.

Quando toda a cidade se levantou, assustada com esta questão, sempre defendi uma posição discordante quanto à forma, e também em relação ao conteúdo.

O tratamento dos resíduos industriais perigosos (curiosamente só se tornam perigosos se forem incinerados ao misturados com a água) é um problema que urge resolver em Portugal, uma vez que a dupla Elisa Ferreira/Sócrates resolveu em grande parte as questões relacionadas com os lixos domésticos.

A incineração foi o método inicialmente escolhido ainda no tempo do Cavaco Silva, tendo o Município de Estarreja se oferecido para a receber a construção de uma Central PARA Incineração, construída de raiz para esse fim. Não me lembro de haver grandes polémicas sobre o assunto nessa altura.

A central nunca foi construída e nem o PS nem o PSD nem os ecologistas explicaram claramente porquê. O pouco que sei, é que a Europa só financiaria esse projecto se houvesse um volume de resíduos que justificasse um funcionamento constante da central. Portugal estava muito longe de possuir esse volume de resíduos, por isso teria que os importar. É fácil de perceber que explicar politicamente uma importação de resíduos era insustentável. A solução era óbvia: incinerar os lixos conjuntamente com os produtos de combustão aumentando a produção de energia, ou seja co incinerar. Para isso são necessários fornos com capacidade para receber muitas toneladas de resíduos e capacidade de atingir temperatura superiores a 600 graus. Esses fornos, se excluirmos os que trabalham com metais, só existem nas cimenteiras. Em Portugal há 8 cimenteiras, 4 de grande capacidade e outras 4 de menor produção. O volume de resíduos não é suficiente para “alimentar” energicamente todas as cimenteiras em processo de incineção, tendo sido por isso, excluídas as de menor capacidade. Aliás, do ponto de vista meramente técnico, duas eram suficientes.

Sabendo o Governo que se utilizasse as oito, o processo se tornaria muito mais caro, até porque era inivitável que ao anunciar a utilização das cimenteiras para fins diferentes da produção de cimento, ia focar os olhos de sociedade civil para casos de poluição aí existentes, sobretudo os gravíssimos problemas provocados por poeiras, que as pessoas assumiram já como normais, porque “sempre” viveram com eles.

A escolha das duas cimenteiras foi leviana e politicamente desastrosa, tendo tido o Primeiro Ministro muitas responsabilidades bem como os dois Ministros de ambiente do PS. A falta de critérios rigorosos e a mudança de locais, fez tornar inaceitável a escolha de Coimbra. Alguns aproveitaram a falta de auto estima colectiva da cidade e seguiu-se todo um espectáculo muito degradante. As posições do PS Coimbra e de Manuel Alegre foram muitas vezes emotivas e cientificamente pouco sustentadas. A argumentação política foi calada porque feria de morte o governo que todos apoiavam.

Voltando aos candidatos, ambos mantêm grande coerência nas suas posições. O problema está nas várias centenas de pessoas que contestaram a co incineração, amaldiçoaram Sócrates pela e frente o por trás, e de repente, passaram a apoia-lo de uma forma canina. É destes dois assuntos que eu falo nos artigos.

Tecnicamente eu acho que a selecção e classificação dos resíduos com as reciclagens possíveis, são a melhor solução para este problema. Enquanto o processo não é implementado, a co incineração deve ser feita nos 8 locais, acompanhada de uma reconversão ambiental de todo o processo de produção de cimento, desde a extracção á embalagem.

É ESTE O CONTRIBUTO QUE POSSO DAR PARA A DISCUSSÃO DA CO INCINERAÇÃO. Paulo Trincão

Comentários: (3) Posted by ptrincao at 04:26 PM

Há uma Central de Intoxicação? Após a eleição do futuro secretário-geral do PS, em que tipo de escândalo será implicado pela central de contra-informação que ninguém sabe onde funciona? Actua a partir do aparelho de Estado, do Largo do Caldas ou de alguma agência de notícias paralela? É preciso descobri-la. A patifaria feita a Ferro Rodrigues não pode ser esquecida, por ele e pelo futuro da democracia.

Até agora tem sido eficaz na destruição dos adversários e a desviar as atenções do actual Governo – provavelmente o pior desde a ditadura de Pimenta de Castro. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 07:35 PM

TAMBÉM EU, SANTANA

Vendem o património do Estado para cobrir o défice; querem acabar com o SNS; estão a destruir o sistema educativo público.

O que querem fazer à função pública? Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:04 AM

A idade da reforma Que o aumento da esperança de vida torna difícil sustentar os sistemas que asseguram as reformas é uma verdade insofismável. Foi por isso que não me repugnou a proposta do anterior ministro da Segurança Social no sentido de promover o aumento do período activo para os trabalhadores. Apesar de se chamar Bagão Félix, apesar do ódio que parece ter pelos trabalhadores, apesar de ser reaccionário, beato e hipócrita.

Só não contava que o tartufo Bagão Félix, que quer pôr as pessoas a reformarem-se com 65 anos, pelo sim pelo não, tivesse passado à situação de REFORMA em 01-07-2004 com apenas 56 (cinquenta e seis) aninhos. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 11:19 PM

A caixa de Pandôra*

Vivemos momentos de grande confronto democrático, dentro de um Partido que muitos retratavam como parado ao nível do debate interno, com a maioria dos militantes a encontrarem-se somente nos períodos eleitorais.

Em Lisboa, discutia-se política... (às vezes). No resto do país discutem-se lugares ... (sempre). Parecia que teria que ser assim eternamente, mas “há sempre alguém que diz não” (isto para não ser acusado de não fazer citações).

Na fase inicial deste processo, a existência de três candidaturas, João Soares, José Lamego e José Sócrates à liderança do Partido não tinha conseguido provocar agitação e debate interno significativo. Tudo estava a correr como de costume.

O primeiro mérito da candidatura de Manuel Alegre foi obrigar inevitavelmente que o processo de discussão e de campanha eleitoral se iniciasse. O que era um pequeno fogo, tornou-se num grande incêndio, e por onde o calor e a força das suas ideias têm passado, nunca mais nada será como era antes. Contrariamente aos incêndios de verão, este assemelha-se mais ás queimadas que preparam os campos para colheitas mais férteis e sãs.

O segundo aspecto meritório, resulta do apoio claro de um conjunto vasto de personalidades que são reconhecidamente dentro do Partido bastante activos na produção de doutrina, ideias, e programas, o que torna incontornável um entendimento futuro.

O terceiro, foi terminar com processo sucessório camuflado onde a escolha do secretário geral era decidida por um pequeno conjunto de pessoas que ao possuírem grande influência dentro do aparelho do Partido, o comprometem a apoiar o candidato por eles escolhido, muito antes de qualquer outro poder decidir apresentar-se. Contudo, a situação de Coimbra assume um significado nacional neste confronto Alegre / Sócrates devido à questão da coincineração. Este assunto, estava até sábado dia 18 de Setembro, guardado numa caixa, que um acordo implícito tinha selado com um selo de honra. Tal como Pândora, jovem “enriquecida dos maiores encantos e talentos artísticos “, Sócrates, possuidor de muitos talentos mediáticos, abriu a caixa. “e logo se escaparam da caixa os males que atormentam o mundo”.

Agora os seus eleitores de Coimbra, camaradas que muito estimo, vão ter que viver uma semana horrível, porque vão ter dificuldade em verem-se ao espelho todas as manhãs. O apoio implícito ao seu candidato a líder confunde-se com um acordo mudo com o processo da coincineração. A ferida foi reaberta de uma forma insustentável !

Apoiar Sócrates, é apoiar alguém que diz que os deputados de Coimbra encabeçados por Manuel Alegre “votaram juntamente com a direita e contra a posição do PS” (Porto, 18 de Setembro de 2004). Isto não é dar um tiro no pé, e acertar no coração, no seu coração, e no de muitos cidadãos, conimbricences em particular, que o apoiavam até essa altura. Estas afirmações, mesmo surgindo no calor do debate, talvez resultantes de nervosismo crescente, originaram um corte emotivo brutal entre o candidato e muitos dos seus anteriores apoiantes.

Sócrates perdeu a oportunidade de fazer as perguntas que a todos portugueses realmente interessam:

- onde está o inventário dos resíduos perigosos;

- onde estão a ser acumulados os resíduos;

- o que é que a direita têm feito em matéria ambiental?

O tratamento pouco reflectido deste assunto não beneficia obviamente nenhum dos candidatos, nem o país.

A política do Partido Socialista, na sequência do que foi feito por Elisa Ferreira e José Sócrates tem que encontrar uma solução para o Tratamento de resíduos sólidos perigosos.

Do ponto de vista pessoal, sempre defendi que a Coincineração pode ser um método, desde que rigorosamente controlado. A distribuição dos pontos de queima deve ser socialmente justa, utilizando todos os locais onde existem fornos com capacidade de co incinerar. Simultaneamente, todas essas estruturas devem ser recuperadas ambientalmente, corrigidos os factores poluentes actualmente existentes.

Coimbra e os apoiantes de Manuel Alegre exigem que o imediato Tratamento de resíduos sólidos perigosos seja uma preocupação do PS independentemente de quem seja o Secretário Geral.

Esta posição é absolutamente coerente, porque o que Alegre fez foi contestar a escolha de dois locais, entre 4 (na verdade 8) tendo Coimbra como sua preocupação central, porque essa escolha não foi aprovada pelo poder político regional e local e não foram de imediato dadas garantias suficientes de defesa da saúde pública..

Quer se goste, quer não se goste, Alegre foi o elemento chave na maior luta que Coimbra travou nos últimos anos: a luta contra a coinceneração.

Sócrates abriu a Caixa de Pandôra e agora por mais que os seus apoiantes a tentem fechar, vai ser difícil no silêncio da câmara de voto não pairar esse fantasma. Muitos pensarão com os seus botões que, pelo sim, pelo não, resta-lhes votar naquele que sabe dizer Não!

Olho vivo para aquilo que Manuel Alegre representa.

Pândora é segundo a mitologia Grega a primeira mulher criada por Zeus e pelos Deuses, enriquecida dos maiores encantos e talentos artísticos.

Oferecida pela seu criador a Epimeteu, primeiro homem a destinado a habitar a Terra, recebeu dele uma caixa misteriosa, onde metera, em segredo todos os flagelos e desastres. Não devia abri-la, recomendou-lhe. A curiosidade levou-a a desobedecer; e logo se escaparam da caixa os males que atormentam o mundo.

Quando, apressadamente, procurou fechá-la, só havia uma coisa lá dentro- a esperança.

Comentários: (1) Posted by ptrincao at 06:15 PM

DESGOVERNO Estiveram disponíveis de madrugada, mas só durante 40 minutos. Ministra vai explicar hoje este novo atraso. PS recomenda calma.

A forma como a Ministra da Educação vai respondendo às questões que lhe são colocadas pela imprensa, pelos partidos da oposição e pelos sindicatos é de tal forma negligente que não se percebe se ela já percebeu que é Ministra ou se estamos perante o estilo JET SET de Governação.

Expressões como " Ai isso ainda não lhe posso dizer", " Ainda não pensei nisso", " Ainda não avaliei...", " Não sei.." e outras são preocupantes por revelar um Ministério sem ...governo.

E vir ainda considerar lamentável que uma Directora, apontada pelo Expresso como responsável, tenha metido férias que não tinha ainda gozado, é de uma hipocrisia atroz se for verdade que aquela há muito se encontrava em gestão corrente com objectivo de evitar o descalabro deste concurso cujo problema aponta claramente do sector informático, da empresa contratada. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:09 PM

VERGONHA Um País que durante muitos anos viu milhares dos seus nacionais emigrarem para a Europa, Africa e América e que durante muitos anos se revoltou pela forma como viviam os nossos emigrantes e a exploração que muitos deles sofriam não pode orgulhar-se da forma como muitos imigrantes são tratados por alguns falsos empresários nacionais.

É vergonhosa a exploração a que muitos cidadãos do Leste são submetidos, chegando ao ponto de lhes serem exigidas assinaturas em recibos de vencimento com valores elevados que nunca receberam nem nunca irão receber.

A contratação de estrangeiros deve ser um meio de satisfazer necessidades da empresa na laboração e não uma fórmula para abater nas despesas de IRC, como se faz com o uso recorrente às despesas de deslocação e alojamento não pagas mas imputadas ao trabalhador. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:52 AM

DORMINDO COM O INIMIGO A entrevista dada ontem por Paulo Portas à RTP 1 faz-me lembrar o filme .

Desde a chegada de Santana Lopes ao Governo que há um jogo silencioso entre os dois partidos do poder. Ambos sentiram nas Europeias que tinham graves problemas com o eleitorado, ambos sentiram que as mudanças geradas com a saída de Durão tinham também o objectivo de preparar as próximas eleições legislativas.

Daí que não surpreenda ver Bagão Félix a criticar a gestão de Ferreira Leite e a passar uma mensagem de preocupação com a retoma prejudicando a mensagem do Primeiro-Ministro. Este já deve ter entendido que o mérito será sempre de Bagão, que sonha ( ao analisar a sua mensagem ao País) ser primeiro ministro.Acho até que Santana escolheu um elemento do PP para que este partido ficasse com o ónus da politica económica e o PP aproveitou o discurso de Santana sobre retoma para ficar com os beneficíos.

Vemos ainda Nobre Guedes a atirar-se ao ministro da confiança de Santana na apresentação das conclusões com o incidente da Galp em Matosinhos

E ontem vimos Portas a dizer um não, engolido quando questionado sobre eventuais problemas no Governo, ficando para quem quis ouvir a sensação de que existem problemas, que a culpa é do PSD e que o PP tudo faz pela estabilidade no País.

Por isso vai ser giro saber, como no filme, quem é que tenta fugir da relação por dela estar prisioneira. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 04:23 PM

O fim do SMO foi uma má decisão A Pátria anda satisfeita com o fim do serviço militar obrigatório (SMO). Desde o heróico ministro de Estado, da Defesa e do Mar até às juventudes partidárias. O ministro, que pôs a Marinha de prevenção contra o barco do aborto, veio à televisão regozijar-se com o fim do SMO. Há muito que manifestava preferência por mancebos voluntários. A propostas que pôs fim ao (SMO) foi das mais consensuais e, no meu ponto de vista, uma decisão tão infeliz quanto popular. Desta vez a democracia fez pior que a ditadura. Em vez de alargar a ambos os sexos o SMO, em vez de continuarmos a reflectir nas forças armadas (FA) a diversidade ideológica que faz a riqueza da sociedade, opta-se pelo voluntariado. Espero que os demónios totalitários que acordam, de vez em quando, não venham encontrar como instrumento dócil dos seus desígnios – umas FA à medida. Um ano de SMO, eventualmente em tarefas cívicas, era uma forma de estimular na juventude a solidariedade de que o liberalismo económico a quer definitivamente arredar. Era um alfobre para recrutar os elementos necessários às forças policiais, a escola onde se experimentasse a arte de servir a democracia e o laboratório onde se aprendesse a defender a liberdade. Mas a democracia portuguesa lidou sempre mal com as FA. A esquerda nunca esqueceu que foram elas que sustentaram a mais longa ditadura deste século. A direita digeriu mal a liberdade que nos devolveram. Como é possível que quase 30 anos depois de Abril os oficiais generais sejam escolhidos pelos chefes de estado maior, sem interferência do poder democraticamente eleito que se limita a confirmar as escolhas feitas? Será por acaso que os assessores militares do Chefe de Estado e do último Primeiro – Ministro socialista, numa aparente punição, foram preteridos nas suas promoções do mesmo modo que os militares de Abril foram votados ao ostracismo e invariavelmente afastados dos poderes de decisão? A democracia tem uma legitimidade que falta a qualquer ditadura. Os eleitos pelo povo não deviam prescindir do direito que lhes assiste de tomarem parte na escolha das pessoas que ocupam os altos postos que, no caso de oficiais generais, são já lugares politico-militares. Considero esta posição a única correcta ainda que o ministro seja Paulo Portas. Sei que as preocupações que me assaltam com o fim do SMO e a auto-regulação a que se remeteram as FA não são partilhadas por muitos. As FA deixaram de ser uma questão nacional. Passaram a ser um negócio. Um destes dias passam a S.A.. Faço votos para que um exército de voluntários não se converta na guarda pretoriana duma nova ditadura. Portugal já teve a sua conta. Foi quase meio século. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:36 AM

S. N. S. – 25 anos. Orçamento Rectificativo Não me vou deter nas acusações da actual coligação no poder, quando era oposição. Tem conseguido, sempre, fazer pior que o PS. O ministro Bagão Félix anunciou um Orçamento Rectificativo (OR) a apresentar pelo Governo à Assembleia da República, a fim de anular uma operação bancária montada pela ministra que o antecedeu e pelo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, ansioso candidato a coveiro do S.N.S.. A operação em causa destinava-se a limpar os € 1,2 mil milhões de euros de dívidas acumuladas às farmácias, indústria farmacêutica e sector convencionado. Economistas e fontes da banca (com excepção provável do consórcio tomador da dívida) asseguram que o OR poupa dinheiro ao Estado. Não estando em causa a honorabilidade da Dr.ª Manuela Ferreira Leite, atrevo-me a imaginar dois cenários que espero ver inviabilizados. Mal seria que este Governo sobrevivesse à legislatura e, pior ainda, que o próximo prosseguisse esta política de saúde: 1 – Os bancos tomadores do empréstimo (e desconheço quais são) estão fortemente interessados nos hospitais S.A. e pretenderiam, no futuro, ver os créditos transformados em capital social e, assim, entrarem no sector da saúde; 2 – Não acreditando na bondade do piedoso ministro Bagão Félix, detentor do mais enigmático poder dentro do Governo, atrevo-me a pensar que, além da poupança e da transparência que revela com o recurso à emissão de dívida pública, deixa a porta aberta para as Misericórdias. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 11:13 PM

O Governo não tem vergonha «O Governo não tem vergonha de Paulo Portas nem de nenhum ministro».

Declarações de Patinha Antão, secretário de Estado-adjunto do ministro da Saúde, na A. R., na interpelação do BE ao Governo sobre o «barco do aborto».

Todos sabíamos que este Governo não tem vergonha. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:42 PM

Carta aberta aos concidadãos e a quem nos governa: Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de

trabalho, o Estado, e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e

11 euros para a Segurança Social. O meu patrão, por cada 100

euros que paga pela minha força de trabalho, é obrigado a dar

ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para a Segurança

Social. E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o

Estado, e muito bem, retira ao meu patrão outros 33 euros. Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que o meu

patrão pagou, o Estado, e muito bem, fica com 19 euros para

si. Em resumo: Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55.

Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 19.

Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.

Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os

meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem,

fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.

Eu pago e acho muito bem, portanto exijo: um sistema de ensino

que garanta cultura, civismo e futuro emprego para os meus

filhos. Serviços de saúde exemplares. Um hospital bem equipado

a menos de 20 Km da minha casa. Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o país. Auto-estradas sem portagens.

Pontes que não caiam. Tribunais com capacidade para decidir

processos em menos de um ano. Uma máquina fiscal que cobre

igualitariamente os impostos.

Eu pago, e por isso quero ter, quando lá chegar, a reforma

garantida e jardins públicos e espaços verdes bem tratados e

seguros. Polícia eficiente e equipada. Uma política de ambiente

responsável com centros de tratamento de resíduos.

Os monumentos do meu País bem conservados e abertos ao público,

uma orquestra sinfónica. Produção Teatral adequada com teatros e

centros de cultura para fruição da população, Filmes criados em

Portugal. E, no mínimo, que não haja um único caso de fome e miséria nesta terra. Na pior das hipóteses, cada 300 euros em circulação em Portugal garantem ao Estado 100 euros de receita. Portanto, Sr. Primeiro Ministro, governe-se com o dinheirinho que lhe dou porque eu quero e tenho direito a tudo isto. Um português contribuinte. Comentários: (0) Posted by ptrincao at 04:07 PM

VITOR CUNHA Um artigo hoje publicado na revista Visão, com o título "Os novos deputados", aproveita para falar de Vitor Cunha, o líder da concelhia do PS da Figueira da Foz, como um novo deputado que aproveitou a saída de Fausto Correia para chegar ao Parlamento (ai se o Sampaio tivesse convocado eleições!).

Mas apesar de ser novo deputado, revela a Visão que ao contrário dos restantes novos deputados Vitor Cunha ainda não apresentou qualquer sinal de trabalho. Mas o líder da concelhia não deixa seus méritos por mãos alheias e lá vai dizendo que conhece todos os deputados do PS e muitos dos outros partidos "pois já ando há muitos anos nisto"...

Lá se dá razão a um individuo que eu conheço bem e fica-se sem saber como há na Figueira quem não o conheça

Mas, diz ainda a Visão, Vitor Cunha vale-se do "calo ganho com a presidência da concelhia da Figueira da Foz...que foi decisivo para a sua inclusão lista deputados".

Sem muitos mais comentários vêm-me à memória uma expressão infeliz de Guterres e de muitos camaradas de Vitor Cunha.

Decisivo é exigir que as candidaturas sejam por mérito. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:16 PM

S. N. S. – 25 anos Por me parecer actual e cada vez mais pertinente, deixo aqui um texto publicado n’As Beiras em 22-02-2003.

O Serviço Nacional de Saúde Português (SNS) é muito bom. Pesem embora alguns atrasos nas consultas, interesses corporativos que o infiltram, ineficiências de gestão que o depauperam, apetites que desperta e outros acidentes de percurso.

Tem profissionais competentes, dedicados e com espírito de missão. Muitos. E, também, alguns trampolineiros, madraços e oportunistas, como soe acontecer em qualquer sítio. Mas tem sobretudo quem o deprecie por má fé, ignorância ou cupidez.

E, ainda assim, é muito bom.

São muitos os que o atacam, poucos os que o defendem e todos a beneficiar dele. Mais do que mal amado suscita um ódio de estimação. Ingratidão de muitos, maldade de alguns.

Considerado pela OMS o 12.º melhor serviço de saúde mundial, o SNS desperta apetites vorazes. É por isso que, em vez de tentarem melhorar a gestão, pôr cobro a interesses ilegítimos que alimenta, erradicar o parasitismo que o infiltra, é no desmantelamento que os neoliberais pensam.

E então...

Quando um pai vender a motorizada que comprou ao filho, para pagar o tratamento da pneumonia que o rapaz apanhou, vai lastimar-se; quando tiver de se desfazer do automóvel, de cujas prestações se aliviara meses antes, para pagar a operação à vesícula que apoquentou a mulher nos últimos anos, entra em desespero. Dar-se-á conta da tragédia que lhe bateu à porta quando souber que aquela assinatura que fez, debilitado, no papel que a mulher lhe estendeu entre lágrimas, foi a autorizar a hipoteca da casa, para poder pagar os medicamentos e hospitalizações frequentes da doença prolongada que o vitimou, casa que irá ser leiloada por não poder resgatar a hipoteca.

E então se arrependerá de não ter defendido o SNS ou de ter acreditado num partido que lhe prometia liberdade de escolha dos cuidados de saúde. Sabe que não tarda em deixar viúva e filhos sem a casa onde julgou que iriam brincar os netos. Porca de vida. E que raio de gente por quem se deixou induzir. Nem o atestado de indigente que agora lhe dá acesso aos últimos paliativos o desaflige.

E então...

Leva consigo o remorso.

Apostila – Presto a minha homenagem a António Arnaut, ministro responsável pela criação do S.N.S., há 25 anos, e a Fernando Gomes e João Rui Gaspar de Almeida, respectivamente deputados do PCP e do PS, que honradamente o defenderam na A. R.. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:55 PM

O lado esquerdo da vida Caros camaradas de Sta Clara Nós, os que vivemos deste lado da cidade, estamos habituados o olhar a cidade e a vida de frente. Vivemos na margem esquerda de Coimbra, e como tem dito Manuel Alegre, temos vivido na margem esquerda da vida.

Estamos entusiasmados com o que se passa no Partido Socialista, voltou a discutir-se e a conversar. Existe uma onda em marcha para reavivar os militantes adormecidos por anos de unanimidade, tantas vez aparente.

Hoje é altura de escolher ! Em Democracia a escolha é um acto responsável. A opção de publicitar essa escolha, é decisão de cada um.

No Partido Socialista a escolha do Secretário Geral é realizada por voto secreto. Ninguém tem que saber quem apoia quem, a não ser que isso seja da sua livre e inteira vontade.

Quem vai ganhar as eleições é quem tiver mais votos, não quem tiver mais assinaturas.

Qualquer cidadão é livre de formar a sua opinião sobre quem é o candidato mais adequado para ser Secretário Geral do Partido Socialista, até ao momento de votar.

Daqui a cerca de dois anos é que haverá eleições para a escolha do Partido que indicará quem será o 1º Ministro, e esperemos que, com o nosso trabalho, seja o nosso.

É por tudo isto que contamos contigo, na sede da Junta de Freguesia de Sta Clara, dia 20, às 21.30 horas, para podermos conversar sobre estas e outras questões.

Se já fizeste a tua opção vem discuti-la connosco.

Nós, somos alguns dos muitos, que em Sta Clara estamos com a moção do Manuel Alegre e que temos orgulho em dizê-lo publicamente. Paulo Renato Trincão

Paulo Cristina Rodrigues

Ramiro Fonseca

Pedro Paz

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 12:44 PM

Conselho Superior da Magistratura O inquérito ao juiz Adelino Salvado, na sequência das conversas mantidas com um jornalista do Correio da Manhã, que, a coberto do anonimato, tentou assassinar politicamente o secretário-geral do maior partido da Oposição, é um acto que honra o CSM.

Igualmente o processo disciplinar contra a juíza Filipa Macedo, cujas declarações à comunicação social, a respeito do processo Casa Pia, ultrapassaram a compostura e discrição que se exige a um magistrado, é o mínimo que se podia exigir de um órgão a quem cabe defender o prestígio e a honra dos Tribunais, julgando os agentes que não se mostrem à altura das funções que ocupam.

O comportamento pusilânime de Adelino Salvado e o exibicionismo patético de Filipa Macedo estão a ser objecto de investigação. É um bom sinal para o sistema judicial português cujo prestígio tem sido abalado pelo comportamento de algum dos seus agentes. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 06:13 PM

OFERTÓRIO Infindo Bagão Feliz, nós profanos indígenas oferecemos o sacrifício do PEC em boa hora ressuscitado e pela graça provada de Ferreira Leite, elevada pecadora acima de todos os défices e de todos os orçamentos, rogando-vos que alcanceis a produtividade, prática de virtude vigilante para consolo dos trabalhadores nativos e sofrimento dos pecadores capitalistas e demais gestores cheios de graça, indicando as indulgências em honra do prelado César das Neves e do Santo d'O Público Carlos Rosado de Carvalho, afugentando os inimigos visíveis e invisíveis da CGTP, defendendo a causa dos homens junto de Belém e S. Bento, concedendo-nos a eterna salvação.

Temos sede, amabilíssimo Bagão, de sofrer e morrer por vós, pelo vosso santo amor social cristão, pela castidade da liquidez, pelo sagrado mystério da bem-aventurada retoma, pelo eterno descanso dos servos Lopes & Portas, dulcíssimos senhores concebidos sem pecado, a vos consagramos os salários de miséria, dando graças pelos vossos inúmeros benefícios e a inefável doçura oratória; pela vossa piedade, Santo, Santo, Santo Bagão Feliz, imploramos o vosso poderoso patrocínio para purificares o vício da paixão ruim pelo aumento d'ordenado, volvendo na TV os olhos para o povo malévolo e humildemente pedimos, Príncipe das Finanças, que precipiteis no Inferno os espíritos malignos anti neo-liberais, e nunca nos deixais cair nas emboscadas do Estado Providência. Amém.

(365 dias de indulgências na récita de uma só vez, e uma plenária no mês rezando-a com devoção todos os dias)

Este foi um texto recebido por mail de pessoa amiga. Admitindo que o autor possa ser conhecido ou se venha a revelar agradeço informação para fazer a devida e reconhecida alusão. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:54 PM

SOLIDARIEDADE OU CARIDADE? «O pagamento de taxas moderadoras diferenciadas pela prestação de cuidados de saúde visa a destruição do SNS e equivale a voltar ao regime vigente no tempo» do ditador António Salazar, quando «os indigentes não pagavam nada», caracterizou António Arnaut.

No Diário de Coimbra.

Comentários: (1) Posted by mmgtr at 11:44 AM

S.N.S. – Taxas moderadoras Pedro Santana Lopes (PSL) não estava preparado para governar – e não está – mas sobra-lhe experiência a lidar com a comunicação social.

A taxa moderadora diferenciada, para acesso aos cuidados de saúde, com que o PSL quis tomar o pulso ao País, é um acto populista que se confunde com a mais desbragada demagogia.

Os apertos orçamentais de um governo cujos responsáveis conseguiram baixar o PIB e aumentar brutalmente o desemprego, ao mesmo tempo que tiveram de satisfazer uma clientela ávida de se sentar à mesa do orçamento, obrigam desenfreadamente a procurar fontes de financiamento. Promovida como um acto de justiça social – pagarem mais os que mais podem – a taxa diferenciada não é mais do que a fonte de financiamento que se procura encontrar, ao mesmo tempo que se descobre uma arma para combater o Tribunal Constitucional cujo parecer não se prevê favorável, o Presidente da República que não a pode aprovar e a Constituição que a não permite.

O primeiro-ministro, substituto de Durão Barroso, já começou a guerra com que pretende disfarçar a falta de soluções da actual maioria. Hábil na fuga em frente e na gestão da comunicação social, prepara-se para branquear um sistema fiscal injusto, a frouxidão no combate à fraude e dois desastrosos anos de Celeste Cardona no ministério da Justiça.

Para PSL a saúde não é um direito, é um acto de clemência para com os indigentes e um serviço que se paga consoante as declarações do IRS, na razão directa do imposto apurado.

Com PSL e Bagão Félix, Luís Filipe Pereira, titular da Saúde, só tem que abreviar o fim do Serviço Nacional de Saúde. Portugal está a saque. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 08:24 PM

VIA ACTIVA Foi criado O VIA ACTIVA. Este " é um clube de política constituído por membros do Partido Socialista e por cidadãos independentes. Tem como objectivo reflectir, debater e tomar activamente posição sobre questões políticas de relevo nacional e internacional." Visite em www.viaactiva.blogspot.com Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:08 PM

BUSH

Isto é o que se pode ler numa etiqueta de um têxtil produzido numa pequena companhia americana e que está à venda em França. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:00 PM

OFERTA A DILI Este é um mail recebido de pessoa amiga e que aqui divulgo por entender lamentável que em Dili só existam livros em Inglês. Se o Estado não apoia vamos nós contribuir para que a língua portuguesa continue a ser uma referência em Timor. "Encontro-me a leccionar em Dili, na Escola Pré-Secundária Cristal. Esta escola, a semelhança de muitas, muitas outras não tem biblioteca. Tem apenas uma estante (na sala dos professores) na qual se encontram apenas livros em inglês, oferecidos pela Australia. Os únicos livros em português são os manuais e gramáticas de português que foram fornecidos a escola. Já perceberam o que eu quero? Gostava de ajudar a fazer uma pequena biblioteca naquele mesmo espaço ..... será que alguém tem por aí uns livros (de preferência literatura infantil/juvenil, manuais > escolares de várias disciplinas e outros), revistas e jornais que já não fazem falta? > > Se tiverem enviem-mos.Decerto que vão ser muito úteis aos meus alunos e aos meus colegas (professores timorenses). Se estiverem dispostos/as a fazê-lo aqui vai o endereço: Embaixada de Portugal em Dili A/c Professora Ana Medeiros - Dili Edifício ACAIT > Av. Nicolau Lobato Dili - Timor Leste Obrigada, Ana Medeiros PS: Já agora informo que existe uma tarifa especial dos correios (2Kg custam 2,75). Se eles disserem que não, aqui têm copia de um mail dos CTT: > > ----------------------------------------------------------------------- > > INFORMAGCO_ON-LINE < informacao@ctt.pt mailto:informacao@ctt.pt wrote: Exma. Sra Ana Medeiros Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção. Informamos que há um tarifário económico para Timor, que lhe permite fazer o envio de correspondências até 2 kg. > pagando EUR 2,70. Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimentos mais detalhados, poderá consultar o nosso site www.ctt.pt ou ligar para as nossas linhas informativas: Informações sobre Produtos e Serviços: 800 20 68 68 Com os nosso melhores cumprimentos, Dulce Lopes > > Customer Service " Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:44 PM

ESCLARECIMENTO Ao contrário do que tinha dito num post anterior só nesta data regresso definitivamente ao trabalho e ao meu contacto com o blog.

Razões de última hora impediram-me de fazer o alerta aos meus colegas de blog razão pela qual não dei resposta a um conjunto de questões técnicas que me foram colocadas e, ao que parece, já resolvidas.

Aqui fica o registo de satisfação pelo permanente disponibilidade do Carlos e Paulo nas actualizações do Blog. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:35 PM

Funeral de Estado A reportagem do Expresso sobre o funeral do ilustre cidadão Dr. Nunes de Almeida, presidente do Tribunal Constitucional (TC) e, nessa condição, a quarta figura do Estado, levanta muitas dúvidas e alguma perplexidade:

- Em primeiro lugar, ser considerado pelo Presidente da República o local apropriado para um funeral de Estado, a que o defunto tinha direito, um templo católico e, no caso, a Basílica da Estrela;

- O facto de a referida basílica ser propriedade da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), donde se pode concluir que o Estado, para prestar as honras devidas, não tem casa própria;

- A possibilidade de ser dificultada ou impedida a realização de cerimónias maçónicas para cumprimento do desejo manifestamente expresso pelo defunto;

- Poder o Patriarca impedir o elogio póstumo, a fazer pelo vice-presidente do TC, como solicitado pela família, inclusive na área da capela mortuária;

- A proibição do enterro católico, como retaliação da cerimónia maçónica.

Em meu entender, a proibição do enterro católico não podia ser o efeito da retaliação do Patriarca pela cerimónia maçónica, mas um acto de respeito por quem, seguramente, se não revia na religião proprietária do templo.

O cidadão Nunes de Almeida não foi poupado à leitura de uma passagem do Evangelho pelo padre Melícias, de quem era amigo, nem a um «pai-nosso», mas livrou-se da missa, de que não era frequentador, e da «encomendação da alma».

Pela minha parte não se livra do respeito e consideração que lhe devoto pelo que a democracia e a jurisprudência constitucional ficam a dever-lhe. Preocupa-me, todavia, a promiscuidade entre o Estado e a ICAR trinta anos depois de Abril. A República não encontra o tom certo para um país laico. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:33 PM

O Governo e os Tribunais Após a retumbante vitória da Armada portuguesa sobre o barco «Borndiep», da «Women on Waves», obrigado a retirar, e, enquanto os heróicos marinheiros, que defenderam a soberania e a saúde pública dos portugueses, aguardam o reconhecimento da Pátria, é conveniente apreciar o respeito do actual Governo pelo poder judicial.

Quando o inefável ministro de Estado, da Defesa e do Mar, montou um espectáculo televisivo para anunciar a decisão do Tribunal Administrativo de Coimbra, decisão que reconheceu ao Governo legitimidade para impedir o barco holandês de atracar; quando pretendeu reduzir a uma questão jurídica um problema essencialmente político; quando a douta sentença que exibiu ainda não tinha transitado em julgado e pode colidir com a jurisprudência comunitária; os portugueses perceberam que não era uma questão de soberania que estava em causa, mas a soberana antipatia do ministro do CDS pela alteração da lei que regula o aborto. E o alegado problema de saúde pública não passou do ridículo de transformar a discussão sobre o aborto num caso bélico.

No mesmo dia em que o ministro da Defesa fez espalhafato com a decisão judicial que lhe agradou, a ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, admitiu que não respeitou as providências cautelares decretadas pelos tribunais no concurso de professores e arrisca-se a procedimento criminal e outras sanções, por desobediência às decisões judiciais. Nesse dia, para além do atropelo à lei, em concursos públicos cheios de enganos e arbitrariedades, uma ministra afronta o poder judicial enquanto outro se vangloria de ter o poder judicial com ele.

Os perigos para a democracia são mesmo esses: que o poder judicial tenda a estar com o Governo e este tenda a ignorá-lo. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 07:43 PM

Ministro do Ambiente Segundo noticia o Expresso desta semana (V/última página do 1.º caderno), Luís Nobre Guedes renunciou a 30 lugares (um autocarro dispõe de pouco mais) onde, no ano de 2003, auferiu «mais de 90 mil contos» de rendimento (455.392,19 €).

Não ponho em causa o amor exacerbado ao País do novo ministro, capaz de abdicar de tão grossos benefícios. Prescindiu de 20 presidências de Assembleias Gerais e do lugar de presidente, vogal ou mero administrador de Conselhos de Administração em outras Companhias, estando algumas delas ligadas ao sector do Ambiente que agora tutela.

Sabendo-se que a pasta que Nobre Guedes ambicionava era a da Justiça, tendo ficado com a do Ambiente por não haver outra disponível, só por má fé alguém pode temer eventuais conflitos de interesses e menosprezar o indefectível amor à Pátria do sacrificado ministro. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 06:42 PM

Um barco chamado Querelle

No Expresso de sábado, vem como é costume na primeira página, um cartoon do António. Um desenho caricaturado lembra Paulo Portas, com ar de grande capitão, comandando um vaso de Guerra. A legenda informa que se trata do “Barco da moral & dos bons costumes”.

Numa primeira aproximação é fácil de perceber que o alvo da crítica, é a ridícula intervenção de um vaso de guerra para garantir que o barco holandês “Borndiep” não atracasse em Portugal.

Muito já foi dito e escrito sobre este assunto, o que em minha opinião justificou e permiou a iniciativa da vinda deste barco a Portugal.

Se o barco tivesse atracado, a resolução de uma dúzia de problemas concretos, vividos por mulheres e homens (que embora muita gente se esqueça, também são responsáveis por estes problemas) teria sido muito importante para resolver as angústias e os dramas que essas pessoas concretas vivem neste momentos (o que seria suficiente para justificar a sua vinda), mas na realidade não alterava nada da situação real do país. Amanhã, daqui a umas semanas, outros portugueses estarão defrontados com a terrível situação de terem que optar segundo a sua consciência, sobre a viabilidade de levarem para a frente um projecto de uma nova vida que acreditam poder não possuir condições físicas ou psíquicas mínimas para uma vida digna.

É exactamente por isso que toda a ajuda na maturação e na tomada de uma decisão sobre assuntos tão complexos, deve poder contar com o apoio e compreensão da sociedade que construímos, deixando aos próprios, os que realmente estão envolvidos com o problema, a decisão livre e consciente do que querem fazer.

Os capitães e os guardiães dos costumes e da moral, deverão antes de mais aplicar essa severa interpretação do código de valores à sua própria vida se esses valores são para si tão importantes.

Um barco chamado Querelle

Este nome tão simpático para uma embarcação, lembra convívios masculinos, onde jovens marinheiros musculados com uma ou outra tatuagem nos bicípites, húmidos de rum e suor, cantam canções tristes das Caraíbas. Lembram-me também uma certa noite no porto de uma Marselha imaginária, onde o falecido René Fassebinder, nos relata com uma beleza perturbadora a sua moral e alguns dos seus melhores costumes.

Esse é o reino de Querelle, é essa a moral e os costumes que a lei a bordo promove, legítima como qualquer outra, desde que não seja imposta aos que não se identificam com ela.

A caricatura que lembra Paulo Portas, aparece como capitão deste barco. Imediatamente, os mais atentos esquecem-se do barco do aborto, porque a força do desenho de António já os faz ouvir a música morna dos cabarets masculinos num porto qualquer. Em segundos imaginam a vida a bordo da corveta Querelle

Alguém disse baixinho: “mas o capitão não vê que vai nu?”.

Foi imediatamente posto a ferros, até a realização de novo referendo. A lei das docas não perdoa. Sorte a sua, porque se fosse há 30 anos teria sido capado, o que até poderia ter sido melhor!

Olho de vidro e perna de pau para a imposição da moral. Comentários: (0) Posted by ptrincao at 06:41 PM

O acidente de Leça da Palmeira O relatório da comissão de inquérito às causas do acidente ocorrido na refinaria de Leça da Palmeira, em 31 de Julho p.p., averiguou e responsabilizou as «graves insuficiências nos procedimentos de segurança» como responsáveis pelo acidente.

A culpa foi endossada por inteiro à Galp Energia, a cuja administração presidia, à altura do acidente, António Mexia, o actual titular do ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, um ministério onde os níveis de segurança não podem ser encarados com a incúria que – segundo o inquérito – foi permitida pelo presidente do Conselho de Administração da Petrogal e da Galp Energia.

Perante a incompetência que o actual ministro do Ambiente, Nobre Guedes, atribui ao anterior gestor da Galp, António Mexia, só resta ao actual ministro das Obras Públicas, pedir a demissão do Governo, a menos que a incompetência não seja um critério de exclusão mas um motivo de preferência. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 04:46 PM

Alegres reflexões para consumo interno nº3

Acabei de ouvir na TSF o primeiro debate com os 3 candidatos à direcção do Partido Socialista. A moderação frouxa realizada por parte da jornalista, não pode justificar só por si, a má imagem global passada para o público. As interrupções sistemáticas feitas por João Soares ( e também um pouco por Manuel Alegre) a José Sócrates criaram um ambiente de confronto verbal de baixo nível.

Desta vez, quem perdeu foi o Partido Socialista.

Ficaram no ar meia dúzia de ideias;

a realização de primárias para a escolha dos candidatos aos cargos autárquicos;

a resolução do problema da interrupção voluntária da gravidez, tratada com um problema de saúde pública;

a necessidade de uma maioria absoluta para governar;

Guterres como candidato presidencial;

Manuel Maria Carrilho como candidato à Câmara de Lisboa.

Penso que José Sócrates foi promovido a vencedor porque foi o alvo central do debate. A forma e muitas vezes o conteúdo do que disse não foi, para mim, entusiasmante, mas no seu ponto de vista, o que disseram os seus camaradas também não o era, e ele soube ouvir.

Saber ouvir é nos dias de hoje uma qualidade a valorizar.

Sem o barulho criado por João Soares, o resultado seria outro, mas a realidade é o que é.

Parabéns José Sócrates !

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 03:18 PM

Estímulo à Excelência

Dr. Trincão contava todos os dias das suas férias na ânsia de que essa atitude ajudasse o tempo a passar mais depressa. Sentia uma enorme vontade de regressar ao seu Laboratório e poder compartilhar com os seus colegas a expectativa que aquele anúncio lhe criara. Aquela notícia tinha efectivamente perturbado aqueles dias de descanso tão desejados, mas quando as novidades são tão boas, desculpa-se tudo.

Finalmente, à semelhança do que já se vem fazendo com os atletas de alta competição e com os para-olímpicos, foi criado um “Estímulo à Excelência”, destinado a apoiar e incentivar os nossos melhores cientistas. Com este apoio, os nossos melhores sábios já não têm que pegar nas suas malas de cartão perfurado (sempre são cientistas) e vender a força dos seus cérebros, sabe Deus onde. Graça(s) a esta visão de futuro, é garantido aos nossos jovens a possibilidade de ficarem na nossa Terra, aqui constituírem família (os que tiverem tempo e energia para isso) salvaguardando a manutenção em solo pátrio de algum do nosso melhor património genético.

Contudo, como nos outros domínios da excelência, não é qualquer um que pode receber este estímulo. A Senhora Ministra traçou um regulamento bem claro tendo os candidatos e candidatas de satisfazer “cumulativamente aos seguintes requisitos:

a) Prossigam, desde há pelo menos 5 anos, carreira profissional ligada, directa ou indirectamente, à investigação científica e tecnológica;

b) Possuam curriculum vitae de excepcional mérito no respectivo domínio de investigação;

c) Sejam residentes em Portugal”

Esta introdução digna de La Palisse, não levantava qualquer problema porque qualquer jovem cientista obedece aos critérios definidos. Mas o caminho para escolher os melhores começava a estreitar... Na sua superior visão o Ministério traçou os “Índices mínimos” que iriam separar o trigo do joio.

Assim lavrou...

1-São considerados índices mínimos para atribuição do Estímulo à Excelência” nas áreas das ciências de engenharia, química, física, ciências biológicas e biotecnologia, e ciências da saúde:

a)a publicação de 100 artigos em revistas internacionais e 500 citações no Science Citation Index, da ISI Web of Knowledge; ou,

b)a supervisão de 10 doutoramentos concluídos com êxito e a publicação de 50 artigos em revistas internacionais e 250 citações no Science Citation Index, da ISI Web of Knowledge. Este conjunto de condições apresentava-se muito difícil de atingir, porque cada doutoramento necessitava na sua área, cerca de 4 anos, se o estudante fosse muito aplicado e a investigação corresse bem. Para orientar 10 doutoramentos necessitaria de 40 anos. Nada mais errado! Ao atingir esse tão ambicionado grau, tinha sido tocado como por magia, com a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e até de estar em vários locais simultaneamente (facto que a própria ciência ainda tem dificuldade em explicar cabalmente). Portanto, orientar 2 ou 3 doutoramentos por ano, eram favas contadas, Vinte anitos eram mais que suficiente para superar esta tarefa. Lá para os 55 anos o problema estava resolvido, e este Estímulo à Excelência vinha mesmo a calhar. Quanto aos cem artigos, também não antevia grande dificuldade, graças às parcerias com os antigos países de leste, qualquer artigo levava sempre o seu nome. Aliás quem é capaz de orientar 10 doutoramentos (com êxito) certamente orientou umas 30 teses de mestrado, com igual sucesso, não lhe faltando artigos para subscrever.

Em resumo, agora que estava na força dos seus sessenta anos, tinha grandes possibilidades de lhe ser reconhecido o valor, ganhando o seu laboratório um justo estímulo.

Foi então que, colocando os óculos de ler ao perto deu por falta dos zeros. Não sabia quantos, mas ali faltavam zeros! O valor do estímulo a uma vida de trabalho era de 5000 euros/ano, 416,16 euros por mês, ou seja ligeiramente mais que o salário mínimo nacional. Esta gorda verba não podia ser desbaratada à balda; “destina-se a actividades de investigação e divulgação...”.

Após 3 reuniões do Conselho Científico (as duas primeiras não tiveram quorum) decidiu-se investir toda esta massa em água destilada, cotonetes, 33 sacas de rolhas de cortiça das boas, e 250 caixinhas de plástico muito jeitosas para guardar coisas. Com o restante ia-se tentar pagar umas contas atrasadas de electricidade (embora essa despesa não fosse elegível, havia de se dar um jeito...)

Como acredito que muita gente não vai acreditar neste Estímulo à Excelência, visitem por favor a página da FCT, www.fct.mces.pt Olho de vidro fosco de preferência para este insulto ao trabalho dos cientistas portugueses.

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 02:01 PM

O renascer da Margem esquerda

Quando as pessoas se organizam, falando do que vai na alma, é a esquerda que renasce!

Vai valer a pena estar dia 12 ás 18 horas no Clube da EDP no Marco dos Pereiros, sejam apoiantes de quem forem! Caros camaradas e amigos de Castelo Viegas O PS vive mais uma vez um momento muito importante da sua história. Três camaradas candidatam-se ao cargo de Secretário Geral do Partido, e é nosso dever escolher o que julgarmos melhor para Portugal.

A escolha é feita por votação secreta, ou seja, cada um “deita em quem quer” e ninguém tem nada a ver com isso.

Somos todos do mesmo partido e por isso não queremos tornar esta votação numa luta. Acreditamos que se todos forem votar, quem vai ganhar é o Partido Socialista.

Muitos de nós estávamos um bocado chateados com o PS, e quando apareceu o MANUEL ALEGRE pensámos:

_ É de Homens como este que o Partido precisa!

Quando Coimbra precisou quem nos veio ajudar?

_ Foi ele, o MANUEL ALEGRE!

Quem é que está preocupado com as cotas serem caras e muitos de nós termos dificuldade em pagar?

_ É o nosso camarada MANUEL ALEGRE !

Nós, os de CASTELO VIEGAS já escolhemos, e vamos “deitar nele”.

Estaremos a defender os nossos interesses ao seu lado no Congresso em GUIMARÃES.

Contamos contigo no próximo Domingo, dia 12 no Clube da EDP ás 18 horas onde, juntamente com outros camaradas da candidatura de MANUEL ALEGRE conversaremos!

Mesmo que tenhas outras ideias, vem ouvir as nossas!

Os camaradas Torres

David dos Santos

Sara Ribeiro

José Luís Bento Morais

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 01:44 PM

VERITAS – um blog de esquerda e de Coimbra 1 – Um blog de esquerda e de Coimbra, não pode, no plano nacional, remeter-se ao silêncio perante a desgraça que nos bateu à porta com o Governo PSD/CDS. Não pode, nem deve, alhear-se do desmantelamento do S.N.S. em curso, do agravamento fiscal através do fim de benefícios fiscais, da ausência de medidas contra o desemprego, da incompetência manifestada no concurso de professores, do nepotismo, corrupção, insegurança e desânimo para que o país vai resvalando. Enquanto se perseguem algumas mulheres que recorreram ao aborto, abandona-se o combate ao crime violento, ao tráfico de drogas e às associações de malfeitores.

2 – Um blog de esquerda e de Coimbra não pode deixar a respectiva Câmara Municipal em roda livre, sem lhe denunciar os desmandos, censurar os erros e apontar alternativas. Esta é uma tarefa que cabe aos socialistas de Coimbra, que têm de estar preparados para a próxima substituição. Por mim, se o projecto do Metro avançar já, estou pronto a tirar o chapéu ao actual executivo, sem preconceitos pelo seu posicionamento ideológico. Quanto às rotundas, aguardo pelo resultado final e pelo conhecimento dos custos, para me pronunciar.

3 – Um blog de esquerda e de Coimbra não pode permanecer mudo perante a discussão que se trava no interior do PS em torno das candidaturas a secretário-geral. Deixo aos militantes a obrigação de darem os seus pontos de vista de acordo com os alinhamentos próprios, dentro de uma conduta que torne possível a posterior convergência na acção.

4 – Um blog de esquerda e de Coimbra tem de apresentar alternativas, mobilizar pessoas e veicular ideias para o combate contra um Governo reaccionário, incompetente e perigoso. É para essa tarefa, necessária e urgente, que apelo aos meus companheiros do VERITAS, mais qualificados que eu e com obrigações partidárias. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 04:19 PM

Lei é a lei - diz Paulo Portas Quando a ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, admite que não respeitou as providências cautelares decretadas pelos tribunais no concurso de professores; quando a referida ministra pode ser alvo de procedimento criminal e de outras sanções, por desobediência às decisões judiciais; quando, para além do atropelo à lei, em concursos públicos cheios de enganos e arbitrariedades, essa ministra afronta o poder judicial;

No mesmo dia, o inefável ministro de Estado, da Defesa e do Mar, monta um espectáculo televisivo com uma decisão de outro tribunal, passível de recurso, longe de transitar em julgado – decisão que lhe dá razão no circo mediático em que se converteu a sua decisão de impedir um barco holandês de atracar. Acontece apenas que, em termos úteis, esta decisão impede o perigoso barco, carregado de pílulas abortivas, de atracar em portos portugueses e disparar contra os preconceitos do piedoso ministro. Neste segundo caso, mais do que um problema jurídico há um problema político. Mais do que um problema de soberania há um problema de reaccionarismo soberano do ministro do CDS. Mais do que um problema de saúde pública, há o problema mental do ministro que expõe o País ao ridículo e converte a discussão sobre o aborto num caso bélico.

Às vezes chego a pensar que o problema de Paulo Portas, contra a despenalização do aborto, é o medo dos efeitos retroactivos, o pânico de poder não ter nascido. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:34 PM

Emídio Guerreiro - um português de excepção Comemora hoje o 105.º aniversário uma das mais fascinantes figuras do nosso tempo. Foi um lutador anti-fascista, co-fundador e presidente do PPD, hoje PSD, partido de que se afastou devido à sua posterior transformação num «partido de direita» - segundo afirma.

Combateu contra Franco na guerra civil de Espanha, ao lado da República, exilou-se em França onde resistiu ao Governo traidor de Vichy, apoiou os movimentos contra Salazar e manteve sempre uma intervenção cívica exemplar. Nem o campo de concentração, nem a condenação à morte, nem o exílio, transformaram este notável professor de Matemática num homem ressentido ou vingativo.

Continua um humanista que na entrevista hoje dada ao Diário de Notícias, afirma que «A (...) Concordata está manchada por um favoritismo à Igreja Católica» e que «Temos um Governo de direita e reaccionário».

Feliz aniversário, Professor Emídio Guerreiro. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:50 PM

Women on Waves Paulo Portas, casto ministro de Estado, da Defesa e do Mar, mobilizou a Marinha de Guerra para conter a esquadra holandesa, carregada de pílulas abortivas que ameaçavam os embriões das portuguesas, e interditou os portos nacionais para privar de água e combustível a frota do pecado.

Se no futuro aparecer um camião com uma sala de operações, para praticar abortos com mais de 12 semanas, junto a Vilar Formoso, o heróico ministro não hesitará em mobilizar o exército, para reter o veículo em Fuentes de Oñoro, e a aviação para patrulhar a fronteira. O único problema é a legislação comunitária que obriga à livre circulação de pessoas e mercadorias, que lhe pode causar alguns embaraços.

Para já, exige-se uma Cruz de Guerra para o destemido governante e uma palavrinha ao Vaticano para futura beatificação. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:39 PM

Concursos de professores Improvisação, arbitrariedade, enganos e, quiçá, má-fé – há de tudo no concurso de professores –, revelam a incompetência do ministério, indiferente à angústia e ao desespero de milhares de docentes sem futuro nem esperança.

O Governo de Santana Lopes/Paulo Portas, ferido por um défice de legitimidade política, não pode continuar a furtar-se ao julgamento da opinião pública, num país onde minguam cidadãos e sobram lacaios e, muito menos, continuar a gozar de impunidade. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:23 AM

Caro Blogs Como tu registas tudo como o teu pai, “o meu querido diário” fazia, faz o favor de guardar para a posteridade o facto que Manuel Alegre ter estado hoje em Coimbra para falar do novo PS. Valeu a pena ouvir a defesa de outros modelos de organização das pessoas e das ideias. A esquerda para evoluir precisa do PS, e nesta eleição está em causa muito mais do que a escolha do secretário geral de um partido. Esta discussão que a candidatura gerou há muito que ultrapassou os limites do Partido.

Ganhei quem ganhar estas ideias são hoje propriedade do novo PS.

Tenho a certeza que logo ás 21.30 vamos ter um Casa Municipal da Cultura cheias de pessoas e ideias. Paulo Trincão

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 07:56 PM

Manuel Alegre em Coimbra Caro Blogs Como diário que és faz o favor de registar para futuro consulta das gerações vindouras, que hoje 3 de Setembro do ano da Graça de 2004 esteve em Coimbra Manuel Alegre. Falou aos jornalistas às 17 horas no Hotel Astória sobre um projecto muito interssante que muitos procuram, mesmo pensando que existem outros candidatos melhor colocados para o realizarem. Julgo que este movimento é muito mais que uma campanha para liderar um partido, por isso não acabará com as eleições. Ganhei quem ganhar, muitas destas ideias continuarão a ser descutidas porque passaram a ser património do PS.

Há noite na Casa Municipal da Cultura vai estar uma casa cheia pelo menos de entusiasmo.

Vai valer apena lá ir ! Paulo Trincão Comentários: (0) Posted by ptrincao at 07:38 PM

Uma sapataria que faz «concertos» Ao divulgar esta fotografia, tirada na Praça Machado de Assis, ao prédio de gaveto das Ruas Machado de Castro e Virgílio Correia, convido os leitores a entrarem no ambiente calmo da Sapataria Norbal, disponível às horas de expediente, sem grandes aglomerados, numa zona central e aprazível. Uma pérola em dó sustenido, metáfora da cidade dos doutores. Numa localidade de província as sapatarias dedicam-se a fazer consertos, isto é, a deitar meias solas, engraxar, pregar um salto, vender um par de palmilhas, entregar uns atacadores, coser uma fivela e o mais que é mister. Em Coimbra – cidade universitária – tudo é diferente. Mas o melhor é entrar por alguns instantes na sapataria e, enquanto espera que a cola reponha o salto do sapato, que não resistiu aos buracos do largo em frente ou à pastilha elástica que o prendeu ao passeio, sempre se delicia com «concertos rápidos» que não deixarão de aliviar a alma. A Câmara não cuida da cidade, mas podia zelar pela língua portuguesa. Nem é preciso incomodar o vereador da cultura, basta um vereador que saiba ler. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:21 AM

REGRESSO Regressado de uns dias de férias verifiquei que a nossa cidade não dorme. As rotundas vão mudando de face, mais recheadas de lancil. Confidenciaram-me que Ricardo Castanheira, meu amigo e camarada apoia Socrates, facto que registo com agrado, e Paulo Penedos afirma a sua disponibilidade para ser candidato à Câmara Municipal de Coimbra.

Como se vê, está tudo em mudança e rotação.

Espero que o Paulo Penedos mantenha essa sua reconhecida disponibilidade para ser candidato a todo lado. Como apoia Socrates depois de ter mostrado disponibilidade para ser candidato contra ele, se os militantes que agora apoiam Alegre não tivessem encontrado líder, estou seguro que ainda apoiará Fausto Correia à Câmara de Coimbra.

Só ainda não entendi o Campeão...mas cheguei agora de férias e ainda devo estar sob o efeito do relaxe próprio da época estival. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:51 PM

Helena Roseta na Pampilhosa do Botão É bonito quando uma eleição cria espaço para se poder chegar a locais onde se não existissem candidaturas alternativas à liderânça do PS, nada se passaria.

Valeu a pena Manuel Alegre! Quem puder lá ir, hoje, dia 2 de Setembro, estou certo de que não se arrependerá. Paulo Trincão Comentários: (0) Posted by ptrincao at 01:09 PM

Cuidado com o CDS No mesmo dia em que se sabe que Celeste Cardona processou o fiscalista Saldanha Sanches por ter afirmado que uma pessoa sem a mínima preparação para ministra da Justiça – como ela própria se encarregou de demonstrar – só poderia ter sido nomeada para o lugar com o fim expresso de defender Paulo Portas das trapalhadas da Moderna, verificam-se duas circunstâncias suspeitas:

1 – Celeste Cardona, sem qualquer curriculum que a recomendasse para o sector bancário, foi recompensada com um lugar na Administração da CGD, o que levou o ganancioso órgão a alargar-se de 9 para 11 administradores. O mérito da beneficiária é uma sorte para a calúnia, facilmente promovida a facto;

2 – Paulo Portas, ao nomear mais três adjuntos para os seus gabinetes, não esqueceu Nuno Gonçalves – um dos sócios fundadores da Amostra – empresa cuja gestão danosa só não foi objecto de julgamento por não se tratar de crime público e os lesados se terem remetido a um frutuoso silêncio.

Apostila de 01-10-2004 - Um esclarecimento ao DN sobre a nomeação dos referidos adjuntos do ministro de Estado, da Defesa e do Mar foi hoje prestado pelo Chefe de Gabinete do polivalente ministro – José Bourbon Ribeiro, curiosamente outro sócio fundador da sociedade Amostra. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:53 PM Apostila de 01-10-2004 - Um esclarecimento ao DN sobre a nomeação dos referidos adjuntos do ministro de Estado, da Defesa e do Mar foi hoje prestado pelo Chefe de Gabinete do polivalente ministro – José Bourbon Ribeiro, curiosamente outro sócio fundador da sociedade Amostra.

DEIXEM-NOS TRABALHAR

Este é um mail claramente reaccionário e cujo conteúdo afronta claramente a dignidade do trabalhador português. Não há, nem pode haver, nenhum sentido de humor que aceite promover textos com teor semelhante a este.

Será mais fácil se em vez de "pedir baixa" se escrever "pedir subsidio" e em vez de "garrafa de urina" se escrever " com cheque assinado".

«Assim se começa o dia!!!

O RUSSO - Levanta-se às 5 da manhã, come um bife de veado, põe uma garrafa de vodka debaixo do braço e vai trabalhar até às 6 da tarde.

O FRANCÊS - Levanta-se às 7 da manhã, come um bife com dois ovos a cavalo, põe uma garrafa de Rosé debaixo do braço e vai trabalhar até às 6 da tarde.

O ALEMÃO - Levanta-se às 6 da manhã, come um bife e duas salsichas, põe uma garrafa de cerveja debaixo do braço e vai trabalhar até às 8 da tarde.

O PORTUGUÊS - Levanta-se às 10 da manhã, toma um galão e um bolo, põe uma garrafa de urina debaixo do braço, e vai à Segurança Social pedir baixa.» Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:52 PM

Coimbra tem mais rotundas

À semelhança das vilas de província, onde os autarcas fazem rotundas para ganhar eleições, Coimbra rendeu-se à visão paroquial. Dizem-me que mal foram pagas as anteriores, a Câmara Municipal de Coimbra meteu mãos à obra e começou a sua demolição para, logo a seguir, construir no mesmo sítio novas rotundas.

Sou sensível ao embelezamento da cidade mas, como não tenho ainda elementos suficientes para avaliar o resultado estético, limito-me a manifestar a minha surpresa pelas prioridades de uma Câmara que aumentou exponencialmente a dívida.

N’As Beiras de hoje lê-se, a toda a largura da primeira página: «Dívidas da Câmara aumentou 1000%» (é mesmo mil). O efeito Santana Lopes da Figueira na Foz e em Lisboa faz agora sentir-se entre os seus sequazes.

Coimbra tem em construção 12 rotundas, a cargo da firma Ramos & Catarino, pela módica quantia de 50 mil euros cada uma. Oxalá lhe paguem. A lei das Finanças Locais, da era Guterres, passou a letra morta.

Uma coisa é certa, os acidentes de moto e os estragos nos automóveis, que estas rotundas favorecem, serão levados à conta da inspiração camarária. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 01:00 PM

A pensão de Mira Amaral Para além do carácter obsceno de pensões concedidas por empresas estatais, o que aflige é a falta de transparência e o carácter clandestino da atribuição de tais benefícios aos próceres do partido do Governo. Claro que não é Bagão Félix que tem autoridade para condenar a sinecura, pois ele próprio é beneficiário e as suas numerosas nomeações pautam-se pelo mais descarado favoritismo partidário; é autor da mais imoral e chocante das nomeações – a de Celeste Cardona para a CGD; num só dia demitiu 18 directores e outros tantos subdirectores distritais da Caixa de Previdência após ter sido nomeado por Durão Barroso ministro do Trabalho e da Segurança Social, para colocar comissários políticos. Mira Amaral alega que combinou a pensão com o anterior Governo e que, só assim, estaria disponível para perder idêntica reforma a que teria direito no BPI. A ser verdade o que Mira Amaral afirma, o Governo de Durão Barroso libertou o BPI de um encargo vitalício de cerca de 18.000 euros mensais para dispor, por alguns meses, de um quadro para a administração da CGD, administração que tornou bicéfala sem qualquer interesse ou racionalidade, para colocar Mira Amaral. Podemos dizer que o Governo de Direita beneficia o BPI em 18.000 euros mensais até ao fim da vida de Mira Amaral. Isto não é um Governo, é a caixa de previdência dos Bancos privados. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 11:42 PM

ECONOMIA PARALELA A FUNCIONAR - Como é que te chamas? - pergunta a professora.

- Mohammed - responde o puto.

- Aqui estamos em Portugal, não há cá Mohammeds. Daqui para a frente

chamas-te Manuel - responde a professora. À tarde, Mohammed volta a

casa.

- Correu-te bem o dia, Mohammed? - pergunta a mãe.

- Já não me chamo Mohammed, mas sim Manuel, porque agora vivo em

Portugal.

- Ah, tu tens vergonha do teu nome, renegas os teus pais!

A mãe fica danada e enfia-lhe uma galheta bem aviada. Seguidamente

chama o pai e põe-o ao corrente da situação. Mohammed oferece a outra

face e leva mais uma galheta.

No dia seguinte, quando chega de manhã à escola, a professora,

reparando nas marcas dos dedos na cara do miúdo, pergunta:

- O que é que te aconteceu, Manelinho?

- Bem professora, ainda não tinham passado duas horas que eu era

português e fui logo agredido por dois árabes

E depois espantam-se...

Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:09 AM

A eleição de José Sócrates A imprensa, mesmo a mais reaccionária, foi benevolente ou regozijou-se com a vitória de José Sócrates. Desconfio da sinceridade e da generosidade. Ou a Direita está tão desanimada com o seu Governo que prefere um Governo de Esquerda competente, ou prepara-se para lançar uma operação de descrédito do novo Secretário-Geral através de uma qualquer central de intoxicação. Assim, a aparente isenção de agora serve-lhe para credibilizar as suas próximas investidas. Espero que os resultados das próximas eleições regionais dos Açores sejam a primeira oportunidade para a Direita ficar incomodada com a eleição do novo líder do PS. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 07:52 PM

QUE SE PASSA CONTIGO JORGE?

Os “degraus” da Presidente

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo está apostada em dificultar a vida aos Mirandenses, desta feita com a construção de “degraus”, nalgumas ruas da nossa Vila.

Apesar de não haver história de acidentes na maioria das ruas onde tais passagens para peões foram implantadas, já vai em cerca de dez a construção de tais “degraus”, e nem a proximidade do Centro de Saúde de Miranda do Corvo escapou à fúria da sua implantação. Assim será mais fácil a um doente com problemas de coluna, se transportado em situação urgente, saber onde lhe dói, quando pular em cima das ditas passadeiras.

Felizmente tal decisão não passou nas reuniões da autarquia e por isso não somos por ela responsáveis, sendo da lavra exclusiva do PSD, do executivo liderado por Fátima Ramos.

A tão apregoada transparência e abertura, neste caso como em muitos outros, levou a decisões sem discussão e sem auscultação, pese embora a existência de um estudo de trânsito aprovado e existente na autarquia, efectuado por reputados especialistas na matéria, que há semelhança de muitos projectos também foi abandonado.

Curiosamente a Presidente não se esqueceu de também mandar construir duas dessas passagens próximo da sua residência, na Rua da Coutada, talvez, quem sabe, para dar o exemplo, mas teve o cuidado de as mandar implantar, para o lado aposto que utiliza normalmente no acesso à sua residência. Ainda por cima estas estão muito próximas uma da outra, não se percebendo porquê.

Por outro lado a explicação que ouvimos para a construção das passadeiras em causa é a existência de deficientes e o facilitar da sua locomoção. Nada temos a opor, só que por esse motivo não se pode dificultar a vida da maioria dos Mirandenses, até porque há soluções alternativas, que provavelmente não foram equacionadas, como o rebaixamento do passeio, também já ensaiado em Miranda.

Aliás, estas e outras situações que vão acontecendo em Miranda do Corvo, mostram bem a gestão feita em cima do joelho, sem planificação e estudo, efectuada por este executivo, que vem dando provas de uma incompetência sem limites.

Algumas das passadeiras foram construídas e logo destruídas de imediato, (e lá vai o nosso dinheiro) provavelmente porque não foram pensadas e projectadas convenientemente. E ainda hoje algumas dessas passadeiras, que não são iguais às outras, se apresentam bastante elevadas, prejudicando os munícipes e sobretudo as suas viaturas, que degradam mais rapidamente os seus amortecedores.

Diz-se até que, e porque nesta mandato autárquico nenhuma empresa se instalou no Loteamento Industrial, se espera a implantação de uma nova fábrica de amortecedores. Pelo menos, se assim for, não se perde tudo.

E assim vai Miranda, contrariando o slogan: “É bom viver aqui.”

Miranda do Corvo, 27 de Setembro de 2004

Vereador do PS

Jorge Cosme

Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:15 PM

BAGÃO FELIX TAMBÉM...FAZ FITAS

« Bush não um bom cristão. Tirou aos pobres para dar aos ricos» WIN WENDERS, realizador. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:05 PM

SOCRATES Concluído o acto eleitoral do Partido Socialista confirmou-se a vitória esperada de José Socrates embora por números superiores ao que era esperado o que, acredito, lhe criará embaraços futuros.

Relativamente a Coimbra confirmou-se que Manuel Alegre não tem o perfil imaginado pelos militantes para ser líder partidário.

Vêm aí agora o verdadeiro combate político que será o de apresentar aos portugueses uma alternativa de poder. Para isso muito contribuirá a renovação e a forma como Socrates apresentará a sua moção no Congresso e a equipa que o acompanhará nesse combate.Sabemos todos que muitos estão com ele apenas por estratégia. E desses Socrates não vai precisar... Comentários: (2) Posted by mmgtr at 11:58 AM

José Sócrates A vitória exuberante do novo secretário-geral, através do voto directo dos militantes, confere-lhe uma legitimidade política que falta a Santana Lopes no PSD. Com ele, renasce a esperança dos portugueses depois de três anos de progressivo desespero.

Hoje limito-me a felicitar o Eng.º José Sócrates e a desejar-lhe as vitórias a que os militantes aspiram e de que o país precisa. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:32 AM

Concurso de professores Num país onde as suspeitas de corrupção e nepotismo se avolumam, o pior que poderia acontecer era a ocorrência de algum destes factos ou a associação de vários: - Que houvesse relações íntimas entre a Administração da Compta (Empresa informática responsável pelo programa de colocação de professores) e um ou mais membros dos Governos PSD/CDS; que o referido programa pudesse ter sido violado no ministério (com ou sem intenção fraudulenta) de modo a ter alterado o algoritmo central e arruinado o programa; que o ministro comprador pudesse ter interesses na Empresa fornecedora. Claro que nada disto pode ser verdade. Doutro modo não seria um caso político, tratar-se-ia de um caso de polícia. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:25 AM

Sondagens Na véspera da eleição do novo secretário-geral do PS, segundo as sondagens hoje publicadas no Diário de Notícias, o PS tem 46,4% das intenções de voto dos portugueses e venceria com maioria absoluta. O PSD fica-se pelos 34,5%, com o CDS condenado a valores residuais de 1,6%.

Como este Governo não deve acabar a legislatura, tal o descontentamento dos portugueses e as contradições internas entre os partidos que o integram, exige-se que o novo secretário-geral do PS comece rapidamente a trabalhar no programa do próximo Governo.

Resta-me desejar felicidades ao próximo líder do PS e que a vitória excessiva o não leve a segregar os vencidos. A vitória precisa de ser robusta para ter autoridade e o vitorioso precisa de ser prudente para não ser autoritário. O País precisa de todos eles.

Apostila 1 – O facto de Paulo Portas ser o líder da impopularidade é um factor acrescido de regozijo.

Apostila 2 – Santana Lopes tem a popularidade em baixa. Ganhou-se um mau primeiro-ministro e perdeu-se um bom comentador desportivo. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 01:19 PM

CURIOSIDADES

Curiosidades da eleição socialista em Coimbra:

Percentagem de Alegre no Distrito e na sua Secção ( Sé Nova);

Votos na moção comparados com os do candidato Socrates na concelhia de Coimbra;

Se Alegre vem votar;

Votação de Socrates em Souselas e Botão. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:58 AM

C.G.D. (2) Mais escandaloso do que o montante de qualquer reforma atribuída, é a nomeação de Celeste Cardona para o Conselho de Administração da CGD, um prémio justo em função dos relevantes serviços prestados ao CDS e ao seu líder enquanto ministra.

Se Celeste Cardona fizer à CGD o que fez à Justiça, em breve reduzirá o maior grupo financeiro português a uma simples casa de câmbios.

Apostila – Com Cavaco e Silva e António Guterres os presidentes da CGD eram da área do maior partido da oposição. Com Durão Barroso e Santana Lopes as regras alteraram-se. Quem tinha sentido de Estado?

Apostila 2 - É mais fácil colocar Celeste Cardona na CGD do que os professores nas escolas. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:33 PM Apostila 2 - É mais fácil colocar Celeste Cardona na CGD do que os professores nas escolas.

C. G. D. (1) A reforma de 18.156 euros mensais atribuída ao Eng. Mira Amaral, após 21 meses na CGD, é um escândalo, mas apenas por ser referido na comunicação social.

Escândalo, para mim, é que algum funcionário do Estado ou de uma Empresa Pública possa receber um vencimento ou uma pensão de reforma superiores à remuneração do Presidente da República. E há muitos.

Ao menos actualize-se o vencimento do PR por respeito à dignidade do cargo.

Apostila – Se o PS não puser termo a estes escândalos perderá o respeito e a simpatia de muitos dos eleitores que lhe vão confiar o voto desesperados para se verem livres da coligação PSD/CDS. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:19 PM

Alegre reflexões para consumo interno, nº4 Para o amigo Carlos Esperânça Resolvi responder directamente em relação a algumas observações que têm feito no nosso blogs.

Entendo perfeitamente que não queira entrar na discussão directa sobre os méritos dos candidatos a Secretário Geral do PS. Fiquei particularmente preocupado quando uma pessoa inteligente como o Carlos, ao ler o meu artigo a Caixa de Pândora não identifica qual a minha posição sobre a co incineração.

Quando toda a cidade se levantou, assustada com esta questão, sempre defendi uma posição discordante quanto à forma, e também em relação ao conteúdo.

O tratamento dos resíduos industriais perigosos (curiosamente só se tornam perigosos se forem incinerados ao misturados com a água) é um problema que urge resolver em Portugal, uma vez que a dupla Elisa Ferreira/Sócrates resolveu em grande parte as questões relacionadas com os lixos domésticos.

A incineração foi o método inicialmente escolhido ainda no tempo do Cavaco Silva, tendo o Município de Estarreja se oferecido para a receber a construção de uma Central PARA Incineração, construída de raiz para esse fim. Não me lembro de haver grandes polémicas sobre o assunto nessa altura.

A central nunca foi construída e nem o PS nem o PSD nem os ecologistas explicaram claramente porquê. O pouco que sei, é que a Europa só financiaria esse projecto se houvesse um volume de resíduos que justificasse um funcionamento constante da central. Portugal estava muito longe de possuir esse volume de resíduos, por isso teria que os importar. É fácil de perceber que explicar politicamente uma importação de resíduos era insustentável. A solução era óbvia: incinerar os lixos conjuntamente com os produtos de combustão aumentando a produção de energia, ou seja co incinerar. Para isso são necessários fornos com capacidade para receber muitas toneladas de resíduos e capacidade de atingir temperatura superiores a 600 graus. Esses fornos, se excluirmos os que trabalham com metais, só existem nas cimenteiras. Em Portugal há 8 cimenteiras, 4 de grande capacidade e outras 4 de menor produção. O volume de resíduos não é suficiente para “alimentar” energicamente todas as cimenteiras em processo de incineção, tendo sido por isso, excluídas as de menor capacidade. Aliás, do ponto de vista meramente técnico, duas eram suficientes.

Sabendo o Governo que se utilizasse as oito, o processo se tornaria muito mais caro, até porque era inivitável que ao anunciar a utilização das cimenteiras para fins diferentes da produção de cimento, ia focar os olhos de sociedade civil para casos de poluição aí existentes, sobretudo os gravíssimos problemas provocados por poeiras, que as pessoas assumiram já como normais, porque “sempre” viveram com eles.

A escolha das duas cimenteiras foi leviana e politicamente desastrosa, tendo tido o Primeiro Ministro muitas responsabilidades bem como os dois Ministros de ambiente do PS. A falta de critérios rigorosos e a mudança de locais, fez tornar inaceitável a escolha de Coimbra. Alguns aproveitaram a falta de auto estima colectiva da cidade e seguiu-se todo um espectáculo muito degradante. As posições do PS Coimbra e de Manuel Alegre foram muitas vezes emotivas e cientificamente pouco sustentadas. A argumentação política foi calada porque feria de morte o governo que todos apoiavam.

Voltando aos candidatos, ambos mantêm grande coerência nas suas posições. O problema está nas várias centenas de pessoas que contestaram a co incineração, amaldiçoaram Sócrates pela e frente o por trás, e de repente, passaram a apoia-lo de uma forma canina. É destes dois assuntos que eu falo nos artigos.

Tecnicamente eu acho que a selecção e classificação dos resíduos com as reciclagens possíveis, são a melhor solução para este problema. Enquanto o processo não é implementado, a co incineração deve ser feita nos 8 locais, acompanhada de uma reconversão ambiental de todo o processo de produção de cimento, desde a extracção á embalagem.

É ESTE O CONTRIBUTO QUE POSSO DAR PARA A DISCUSSÃO DA CO INCINERAÇÃO. Paulo Trincão

Comentários: (3) Posted by ptrincao at 04:26 PM

Há uma Central de Intoxicação? Após a eleição do futuro secretário-geral do PS, em que tipo de escândalo será implicado pela central de contra-informação que ninguém sabe onde funciona? Actua a partir do aparelho de Estado, do Largo do Caldas ou de alguma agência de notícias paralela? É preciso descobri-la. A patifaria feita a Ferro Rodrigues não pode ser esquecida, por ele e pelo futuro da democracia.

Até agora tem sido eficaz na destruição dos adversários e a desviar as atenções do actual Governo – provavelmente o pior desde a ditadura de Pimenta de Castro. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 07:35 PM

TAMBÉM EU, SANTANA

Vendem o património do Estado para cobrir o défice; querem acabar com o SNS; estão a destruir o sistema educativo público.

O que querem fazer à função pública? Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:04 AM

A idade da reforma Que o aumento da esperança de vida torna difícil sustentar os sistemas que asseguram as reformas é uma verdade insofismável. Foi por isso que não me repugnou a proposta do anterior ministro da Segurança Social no sentido de promover o aumento do período activo para os trabalhadores. Apesar de se chamar Bagão Félix, apesar do ódio que parece ter pelos trabalhadores, apesar de ser reaccionário, beato e hipócrita.

Só não contava que o tartufo Bagão Félix, que quer pôr as pessoas a reformarem-se com 65 anos, pelo sim pelo não, tivesse passado à situação de REFORMA em 01-07-2004 com apenas 56 (cinquenta e seis) aninhos. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 11:19 PM

A caixa de Pandôra*

Vivemos momentos de grande confronto democrático, dentro de um Partido que muitos retratavam como parado ao nível do debate interno, com a maioria dos militantes a encontrarem-se somente nos períodos eleitorais.

Em Lisboa, discutia-se política... (às vezes). No resto do país discutem-se lugares ... (sempre). Parecia que teria que ser assim eternamente, mas “há sempre alguém que diz não” (isto para não ser acusado de não fazer citações).

Na fase inicial deste processo, a existência de três candidaturas, João Soares, José Lamego e José Sócrates à liderança do Partido não tinha conseguido provocar agitação e debate interno significativo. Tudo estava a correr como de costume.

O primeiro mérito da candidatura de Manuel Alegre foi obrigar inevitavelmente que o processo de discussão e de campanha eleitoral se iniciasse. O que era um pequeno fogo, tornou-se num grande incêndio, e por onde o calor e a força das suas ideias têm passado, nunca mais nada será como era antes. Contrariamente aos incêndios de verão, este assemelha-se mais ás queimadas que preparam os campos para colheitas mais férteis e sãs.

O segundo aspecto meritório, resulta do apoio claro de um conjunto vasto de personalidades que são reconhecidamente dentro do Partido bastante activos na produção de doutrina, ideias, e programas, o que torna incontornável um entendimento futuro.

O terceiro, foi terminar com processo sucessório camuflado onde a escolha do secretário geral era decidida por um pequeno conjunto de pessoas que ao possuírem grande influência dentro do aparelho do Partido, o comprometem a apoiar o candidato por eles escolhido, muito antes de qualquer outro poder decidir apresentar-se. Contudo, a situação de Coimbra assume um significado nacional neste confronto Alegre / Sócrates devido à questão da coincineração. Este assunto, estava até sábado dia 18 de Setembro, guardado numa caixa, que um acordo implícito tinha selado com um selo de honra. Tal como Pândora, jovem “enriquecida dos maiores encantos e talentos artísticos “, Sócrates, possuidor de muitos talentos mediáticos, abriu a caixa. “e logo se escaparam da caixa os males que atormentam o mundo”.

Agora os seus eleitores de Coimbra, camaradas que muito estimo, vão ter que viver uma semana horrível, porque vão ter dificuldade em verem-se ao espelho todas as manhãs. O apoio implícito ao seu candidato a líder confunde-se com um acordo mudo com o processo da coincineração. A ferida foi reaberta de uma forma insustentável !

Apoiar Sócrates, é apoiar alguém que diz que os deputados de Coimbra encabeçados por Manuel Alegre “votaram juntamente com a direita e contra a posição do PS” (Porto, 18 de Setembro de 2004). Isto não é dar um tiro no pé, e acertar no coração, no seu coração, e no de muitos cidadãos, conimbricences em particular, que o apoiavam até essa altura. Estas afirmações, mesmo surgindo no calor do debate, talvez resultantes de nervosismo crescente, originaram um corte emotivo brutal entre o candidato e muitos dos seus anteriores apoiantes.

Sócrates perdeu a oportunidade de fazer as perguntas que a todos portugueses realmente interessam:

- onde está o inventário dos resíduos perigosos;

- onde estão a ser acumulados os resíduos;

- o que é que a direita têm feito em matéria ambiental?

O tratamento pouco reflectido deste assunto não beneficia obviamente nenhum dos candidatos, nem o país.

A política do Partido Socialista, na sequência do que foi feito por Elisa Ferreira e José Sócrates tem que encontrar uma solução para o Tratamento de resíduos sólidos perigosos.

Do ponto de vista pessoal, sempre defendi que a Coincineração pode ser um método, desde que rigorosamente controlado. A distribuição dos pontos de queima deve ser socialmente justa, utilizando todos os locais onde existem fornos com capacidade de co incinerar. Simultaneamente, todas essas estruturas devem ser recuperadas ambientalmente, corrigidos os factores poluentes actualmente existentes.

Coimbra e os apoiantes de Manuel Alegre exigem que o imediato Tratamento de resíduos sólidos perigosos seja uma preocupação do PS independentemente de quem seja o Secretário Geral.

Esta posição é absolutamente coerente, porque o que Alegre fez foi contestar a escolha de dois locais, entre 4 (na verdade 8) tendo Coimbra como sua preocupação central, porque essa escolha não foi aprovada pelo poder político regional e local e não foram de imediato dadas garantias suficientes de defesa da saúde pública..

Quer se goste, quer não se goste, Alegre foi o elemento chave na maior luta que Coimbra travou nos últimos anos: a luta contra a coinceneração.

Sócrates abriu a Caixa de Pandôra e agora por mais que os seus apoiantes a tentem fechar, vai ser difícil no silêncio da câmara de voto não pairar esse fantasma. Muitos pensarão com os seus botões que, pelo sim, pelo não, resta-lhes votar naquele que sabe dizer Não!

Olho vivo para aquilo que Manuel Alegre representa.

Pândora é segundo a mitologia Grega a primeira mulher criada por Zeus e pelos Deuses, enriquecida dos maiores encantos e talentos artísticos.

Oferecida pela seu criador a Epimeteu, primeiro homem a destinado a habitar a Terra, recebeu dele uma caixa misteriosa, onde metera, em segredo todos os flagelos e desastres. Não devia abri-la, recomendou-lhe. A curiosidade levou-a a desobedecer; e logo se escaparam da caixa os males que atormentam o mundo.

Quando, apressadamente, procurou fechá-la, só havia uma coisa lá dentro- a esperança.

Comentários: (1) Posted by ptrincao at 06:15 PM

DESGOVERNO Estiveram disponíveis de madrugada, mas só durante 40 minutos. Ministra vai explicar hoje este novo atraso. PS recomenda calma.

A forma como a Ministra da Educação vai respondendo às questões que lhe são colocadas pela imprensa, pelos partidos da oposição e pelos sindicatos é de tal forma negligente que não se percebe se ela já percebeu que é Ministra ou se estamos perante o estilo JET SET de Governação.

Expressões como " Ai isso ainda não lhe posso dizer", " Ainda não pensei nisso", " Ainda não avaliei...", " Não sei.." e outras são preocupantes por revelar um Ministério sem ...governo.

E vir ainda considerar lamentável que uma Directora, apontada pelo Expresso como responsável, tenha metido férias que não tinha ainda gozado, é de uma hipocrisia atroz se for verdade que aquela há muito se encontrava em gestão corrente com objectivo de evitar o descalabro deste concurso cujo problema aponta claramente do sector informático, da empresa contratada. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 12:09 PM

VERGONHA Um País que durante muitos anos viu milhares dos seus nacionais emigrarem para a Europa, Africa e América e que durante muitos anos se revoltou pela forma como viviam os nossos emigrantes e a exploração que muitos deles sofriam não pode orgulhar-se da forma como muitos imigrantes são tratados por alguns falsos empresários nacionais.

É vergonhosa a exploração a que muitos cidadãos do Leste são submetidos, chegando ao ponto de lhes serem exigidas assinaturas em recibos de vencimento com valores elevados que nunca receberam nem nunca irão receber.

A contratação de estrangeiros deve ser um meio de satisfazer necessidades da empresa na laboração e não uma fórmula para abater nas despesas de IRC, como se faz com o uso recorrente às despesas de deslocação e alojamento não pagas mas imputadas ao trabalhador. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 11:52 AM

DORMINDO COM O INIMIGO A entrevista dada ontem por Paulo Portas à RTP 1 faz-me lembrar o filme .

Desde a chegada de Santana Lopes ao Governo que há um jogo silencioso entre os dois partidos do poder. Ambos sentiram nas Europeias que tinham graves problemas com o eleitorado, ambos sentiram que as mudanças geradas com a saída de Durão tinham também o objectivo de preparar as próximas eleições legislativas.

Daí que não surpreenda ver Bagão Félix a criticar a gestão de Ferreira Leite e a passar uma mensagem de preocupação com a retoma prejudicando a mensagem do Primeiro-Ministro. Este já deve ter entendido que o mérito será sempre de Bagão, que sonha ( ao analisar a sua mensagem ao País) ser primeiro ministro.Acho até que Santana escolheu um elemento do PP para que este partido ficasse com o ónus da politica económica e o PP aproveitou o discurso de Santana sobre retoma para ficar com os beneficíos.

Vemos ainda Nobre Guedes a atirar-se ao ministro da confiança de Santana na apresentação das conclusões com o incidente da Galp em Matosinhos

E ontem vimos Portas a dizer um não, engolido quando questionado sobre eventuais problemas no Governo, ficando para quem quis ouvir a sensação de que existem problemas, que a culpa é do PSD e que o PP tudo faz pela estabilidade no País.

Por isso vai ser giro saber, como no filme, quem é que tenta fugir da relação por dela estar prisioneira. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 04:23 PM

O fim do SMO foi uma má decisão A Pátria anda satisfeita com o fim do serviço militar obrigatório (SMO). Desde o heróico ministro de Estado, da Defesa e do Mar até às juventudes partidárias. O ministro, que pôs a Marinha de prevenção contra o barco do aborto, veio à televisão regozijar-se com o fim do SMO. Há muito que manifestava preferência por mancebos voluntários. A propostas que pôs fim ao (SMO) foi das mais consensuais e, no meu ponto de vista, uma decisão tão infeliz quanto popular. Desta vez a democracia fez pior que a ditadura. Em vez de alargar a ambos os sexos o SMO, em vez de continuarmos a reflectir nas forças armadas (FA) a diversidade ideológica que faz a riqueza da sociedade, opta-se pelo voluntariado. Espero que os demónios totalitários que acordam, de vez em quando, não venham encontrar como instrumento dócil dos seus desígnios – umas FA à medida. Um ano de SMO, eventualmente em tarefas cívicas, era uma forma de estimular na juventude a solidariedade de que o liberalismo económico a quer definitivamente arredar. Era um alfobre para recrutar os elementos necessários às forças policiais, a escola onde se experimentasse a arte de servir a democracia e o laboratório onde se aprendesse a defender a liberdade. Mas a democracia portuguesa lidou sempre mal com as FA. A esquerda nunca esqueceu que foram elas que sustentaram a mais longa ditadura deste século. A direita digeriu mal a liberdade que nos devolveram. Como é possível que quase 30 anos depois de Abril os oficiais generais sejam escolhidos pelos chefes de estado maior, sem interferência do poder democraticamente eleito que se limita a confirmar as escolhas feitas? Será por acaso que os assessores militares do Chefe de Estado e do último Primeiro – Ministro socialista, numa aparente punição, foram preteridos nas suas promoções do mesmo modo que os militares de Abril foram votados ao ostracismo e invariavelmente afastados dos poderes de decisão? A democracia tem uma legitimidade que falta a qualquer ditadura. Os eleitos pelo povo não deviam prescindir do direito que lhes assiste de tomarem parte na escolha das pessoas que ocupam os altos postos que, no caso de oficiais generais, são já lugares politico-militares. Considero esta posição a única correcta ainda que o ministro seja Paulo Portas. Sei que as preocupações que me assaltam com o fim do SMO e a auto-regulação a que se remeteram as FA não são partilhadas por muitos. As FA deixaram de ser uma questão nacional. Passaram a ser um negócio. Um destes dias passam a S.A.. Faço votos para que um exército de voluntários não se converta na guarda pretoriana duma nova ditadura. Portugal já teve a sua conta. Foi quase meio século. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:36 AM

S. N. S. – 25 anos. Orçamento Rectificativo Não me vou deter nas acusações da actual coligação no poder, quando era oposição. Tem conseguido, sempre, fazer pior que o PS. O ministro Bagão Félix anunciou um Orçamento Rectificativo (OR) a apresentar pelo Governo à Assembleia da República, a fim de anular uma operação bancária montada pela ministra que o antecedeu e pelo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, ansioso candidato a coveiro do S.N.S.. A operação em causa destinava-se a limpar os € 1,2 mil milhões de euros de dívidas acumuladas às farmácias, indústria farmacêutica e sector convencionado. Economistas e fontes da banca (com excepção provável do consórcio tomador da dívida) asseguram que o OR poupa dinheiro ao Estado. Não estando em causa a honorabilidade da Dr.ª Manuela Ferreira Leite, atrevo-me a imaginar dois cenários que espero ver inviabilizados. Mal seria que este Governo sobrevivesse à legislatura e, pior ainda, que o próximo prosseguisse esta política de saúde: 1 – Os bancos tomadores do empréstimo (e desconheço quais são) estão fortemente interessados nos hospitais S.A. e pretenderiam, no futuro, ver os créditos transformados em capital social e, assim, entrarem no sector da saúde; 2 – Não acreditando na bondade do piedoso ministro Bagão Félix, detentor do mais enigmático poder dentro do Governo, atrevo-me a pensar que, além da poupança e da transparência que revela com o recurso à emissão de dívida pública, deixa a porta aberta para as Misericórdias. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 11:13 PM

O Governo não tem vergonha «O Governo não tem vergonha de Paulo Portas nem de nenhum ministro».

Declarações de Patinha Antão, secretário de Estado-adjunto do ministro da Saúde, na A. R., na interpelação do BE ao Governo sobre o «barco do aborto».

Todos sabíamos que este Governo não tem vergonha. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:42 PM

Carta aberta aos concidadãos e a quem nos governa: Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de

trabalho, o Estado, e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e

11 euros para a Segurança Social. O meu patrão, por cada 100

euros que paga pela minha força de trabalho, é obrigado a dar

ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para a Segurança

Social. E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o

Estado, e muito bem, retira ao meu patrão outros 33 euros. Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que o meu

patrão pagou, o Estado, e muito bem, fica com 19 euros para

si. Em resumo: Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55.

Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 19.

Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.

Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os

meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem,

fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.

Eu pago e acho muito bem, portanto exijo: um sistema de ensino

que garanta cultura, civismo e futuro emprego para os meus

filhos. Serviços de saúde exemplares. Um hospital bem equipado

a menos de 20 Km da minha casa. Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o país. Auto-estradas sem portagens.

Pontes que não caiam. Tribunais com capacidade para decidir

processos em menos de um ano. Uma máquina fiscal que cobre

igualitariamente os impostos.

Eu pago, e por isso quero ter, quando lá chegar, a reforma

garantida e jardins públicos e espaços verdes bem tratados e

seguros. Polícia eficiente e equipada. Uma política de ambiente

responsável com centros de tratamento de resíduos.

Os monumentos do meu País bem conservados e abertos ao público,

uma orquestra sinfónica. Produção Teatral adequada com teatros e

centros de cultura para fruição da população, Filmes criados em

Portugal. E, no mínimo, que não haja um único caso de fome e miséria nesta terra. Na pior das hipóteses, cada 300 euros em circulação em Portugal garantem ao Estado 100 euros de receita. Portanto, Sr. Primeiro Ministro, governe-se com o dinheirinho que lhe dou porque eu quero e tenho direito a tudo isto. Um português contribuinte. Comentários: (0) Posted by ptrincao at 04:07 PM

VITOR CUNHA Um artigo hoje publicado na revista Visão, com o título "Os novos deputados", aproveita para falar de Vitor Cunha, o líder da concelhia do PS da Figueira da Foz, como um novo deputado que aproveitou a saída de Fausto Correia para chegar ao Parlamento (ai se o Sampaio tivesse convocado eleições!).

Mas apesar de ser novo deputado, revela a Visão que ao contrário dos restantes novos deputados Vitor Cunha ainda não apresentou qualquer sinal de trabalho. Mas o líder da concelhia não deixa seus méritos por mãos alheias e lá vai dizendo que conhece todos os deputados do PS e muitos dos outros partidos "pois já ando há muitos anos nisto"...

Lá se dá razão a um individuo que eu conheço bem e fica-se sem saber como há na Figueira quem não o conheça

Mas, diz ainda a Visão, Vitor Cunha vale-se do "calo ganho com a presidência da concelhia da Figueira da Foz...que foi decisivo para a sua inclusão lista deputados".

Sem muitos mais comentários vêm-me à memória uma expressão infeliz de Guterres e de muitos camaradas de Vitor Cunha.

Decisivo é exigir que as candidaturas sejam por mérito. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:16 PM

S. N. S. – 25 anos Por me parecer actual e cada vez mais pertinente, deixo aqui um texto publicado n’As Beiras em 22-02-2003.

O Serviço Nacional de Saúde Português (SNS) é muito bom. Pesem embora alguns atrasos nas consultas, interesses corporativos que o infiltram, ineficiências de gestão que o depauperam, apetites que desperta e outros acidentes de percurso.

Tem profissionais competentes, dedicados e com espírito de missão. Muitos. E, também, alguns trampolineiros, madraços e oportunistas, como soe acontecer em qualquer sítio. Mas tem sobretudo quem o deprecie por má fé, ignorância ou cupidez.

E, ainda assim, é muito bom.

São muitos os que o atacam, poucos os que o defendem e todos a beneficiar dele. Mais do que mal amado suscita um ódio de estimação. Ingratidão de muitos, maldade de alguns.

Considerado pela OMS o 12.º melhor serviço de saúde mundial, o SNS desperta apetites vorazes. É por isso que, em vez de tentarem melhorar a gestão, pôr cobro a interesses ilegítimos que alimenta, erradicar o parasitismo que o infiltra, é no desmantelamento que os neoliberais pensam.

E então...

Quando um pai vender a motorizada que comprou ao filho, para pagar o tratamento da pneumonia que o rapaz apanhou, vai lastimar-se; quando tiver de se desfazer do automóvel, de cujas prestações se aliviara meses antes, para pagar a operação à vesícula que apoquentou a mulher nos últimos anos, entra em desespero. Dar-se-á conta da tragédia que lhe bateu à porta quando souber que aquela assinatura que fez, debilitado, no papel que a mulher lhe estendeu entre lágrimas, foi a autorizar a hipoteca da casa, para poder pagar os medicamentos e hospitalizações frequentes da doença prolongada que o vitimou, casa que irá ser leiloada por não poder resgatar a hipoteca.

E então se arrependerá de não ter defendido o SNS ou de ter acreditado num partido que lhe prometia liberdade de escolha dos cuidados de saúde. Sabe que não tarda em deixar viúva e filhos sem a casa onde julgou que iriam brincar os netos. Porca de vida. E que raio de gente por quem se deixou induzir. Nem o atestado de indigente que agora lhe dá acesso aos últimos paliativos o desaflige.

E então...

Leva consigo o remorso.

Apostila – Presto a minha homenagem a António Arnaut, ministro responsável pela criação do S.N.S., há 25 anos, e a Fernando Gomes e João Rui Gaspar de Almeida, respectivamente deputados do PCP e do PS, que honradamente o defenderam na A. R.. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:55 PM

O lado esquerdo da vida Caros camaradas de Sta Clara Nós, os que vivemos deste lado da cidade, estamos habituados o olhar a cidade e a vida de frente. Vivemos na margem esquerda de Coimbra, e como tem dito Manuel Alegre, temos vivido na margem esquerda da vida.

Estamos entusiasmados com o que se passa no Partido Socialista, voltou a discutir-se e a conversar. Existe uma onda em marcha para reavivar os militantes adormecidos por anos de unanimidade, tantas vez aparente.

Hoje é altura de escolher ! Em Democracia a escolha é um acto responsável. A opção de publicitar essa escolha, é decisão de cada um.

No Partido Socialista a escolha do Secretário Geral é realizada por voto secreto. Ninguém tem que saber quem apoia quem, a não ser que isso seja da sua livre e inteira vontade.

Quem vai ganhar as eleições é quem tiver mais votos, não quem tiver mais assinaturas.

Qualquer cidadão é livre de formar a sua opinião sobre quem é o candidato mais adequado para ser Secretário Geral do Partido Socialista, até ao momento de votar.

Daqui a cerca de dois anos é que haverá eleições para a escolha do Partido que indicará quem será o 1º Ministro, e esperemos que, com o nosso trabalho, seja o nosso.

É por tudo isto que contamos contigo, na sede da Junta de Freguesia de Sta Clara, dia 20, às 21.30 horas, para podermos conversar sobre estas e outras questões.

Se já fizeste a tua opção vem discuti-la connosco.

Nós, somos alguns dos muitos, que em Sta Clara estamos com a moção do Manuel Alegre e que temos orgulho em dizê-lo publicamente. Paulo Renato Trincão

Paulo Cristina Rodrigues

Ramiro Fonseca

Pedro Paz

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 12:44 PM

Conselho Superior da Magistratura O inquérito ao juiz Adelino Salvado, na sequência das conversas mantidas com um jornalista do Correio da Manhã, que, a coberto do anonimato, tentou assassinar politicamente o secretário-geral do maior partido da Oposição, é um acto que honra o CSM.

Igualmente o processo disciplinar contra a juíza Filipa Macedo, cujas declarações à comunicação social, a respeito do processo Casa Pia, ultrapassaram a compostura e discrição que se exige a um magistrado, é o mínimo que se podia exigir de um órgão a quem cabe defender o prestígio e a honra dos Tribunais, julgando os agentes que não se mostrem à altura das funções que ocupam.

O comportamento pusilânime de Adelino Salvado e o exibicionismo patético de Filipa Macedo estão a ser objecto de investigação. É um bom sinal para o sistema judicial português cujo prestígio tem sido abalado pelo comportamento de algum dos seus agentes. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 06:13 PM

OFERTÓRIO Infindo Bagão Feliz, nós profanos indígenas oferecemos o sacrifício do PEC em boa hora ressuscitado e pela graça provada de Ferreira Leite, elevada pecadora acima de todos os défices e de todos os orçamentos, rogando-vos que alcanceis a produtividade, prática de virtude vigilante para consolo dos trabalhadores nativos e sofrimento dos pecadores capitalistas e demais gestores cheios de graça, indicando as indulgências em honra do prelado César das Neves e do Santo d'O Público Carlos Rosado de Carvalho, afugentando os inimigos visíveis e invisíveis da CGTP, defendendo a causa dos homens junto de Belém e S. Bento, concedendo-nos a eterna salvação.

Temos sede, amabilíssimo Bagão, de sofrer e morrer por vós, pelo vosso santo amor social cristão, pela castidade da liquidez, pelo sagrado mystério da bem-aventurada retoma, pelo eterno descanso dos servos Lopes & Portas, dulcíssimos senhores concebidos sem pecado, a vos consagramos os salários de miséria, dando graças pelos vossos inúmeros benefícios e a inefável doçura oratória; pela vossa piedade, Santo, Santo, Santo Bagão Feliz, imploramos o vosso poderoso patrocínio para purificares o vício da paixão ruim pelo aumento d'ordenado, volvendo na TV os olhos para o povo malévolo e humildemente pedimos, Príncipe das Finanças, que precipiteis no Inferno os espíritos malignos anti neo-liberais, e nunca nos deixais cair nas emboscadas do Estado Providência. Amém.

(365 dias de indulgências na récita de uma só vez, e uma plenária no mês rezando-a com devoção todos os dias)

Este foi um texto recebido por mail de pessoa amiga. Admitindo que o autor possa ser conhecido ou se venha a revelar agradeço informação para fazer a devida e reconhecida alusão. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:54 PM

SOLIDARIEDADE OU CARIDADE? «O pagamento de taxas moderadoras diferenciadas pela prestação de cuidados de saúde visa a destruição do SNS e equivale a voltar ao regime vigente no tempo» do ditador António Salazar, quando «os indigentes não pagavam nada», caracterizou António Arnaut.

No Diário de Coimbra.

Comentários: (1) Posted by mmgtr at 11:44 AM

S.N.S. – Taxas moderadoras Pedro Santana Lopes (PSL) não estava preparado para governar – e não está – mas sobra-lhe experiência a lidar com a comunicação social.

A taxa moderadora diferenciada, para acesso aos cuidados de saúde, com que o PSL quis tomar o pulso ao País, é um acto populista que se confunde com a mais desbragada demagogia.

Os apertos orçamentais de um governo cujos responsáveis conseguiram baixar o PIB e aumentar brutalmente o desemprego, ao mesmo tempo que tiveram de satisfazer uma clientela ávida de se sentar à mesa do orçamento, obrigam desenfreadamente a procurar fontes de financiamento. Promovida como um acto de justiça social – pagarem mais os que mais podem – a taxa diferenciada não é mais do que a fonte de financiamento que se procura encontrar, ao mesmo tempo que se descobre uma arma para combater o Tribunal Constitucional cujo parecer não se prevê favorável, o Presidente da República que não a pode aprovar e a Constituição que a não permite.

O primeiro-ministro, substituto de Durão Barroso, já começou a guerra com que pretende disfarçar a falta de soluções da actual maioria. Hábil na fuga em frente e na gestão da comunicação social, prepara-se para branquear um sistema fiscal injusto, a frouxidão no combate à fraude e dois desastrosos anos de Celeste Cardona no ministério da Justiça.

Para PSL a saúde não é um direito, é um acto de clemência para com os indigentes e um serviço que se paga consoante as declarações do IRS, na razão directa do imposto apurado.

Com PSL e Bagão Félix, Luís Filipe Pereira, titular da Saúde, só tem que abreviar o fim do Serviço Nacional de Saúde. Portugal está a saque. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 08:24 PM

VIA ACTIVA Foi criado O VIA ACTIVA. Este " é um clube de política constituído por membros do Partido Socialista e por cidadãos independentes. Tem como objectivo reflectir, debater e tomar activamente posição sobre questões políticas de relevo nacional e internacional." Visite em www.viaactiva.blogspot.com Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:08 PM

BUSH

Isto é o que se pode ler numa etiqueta de um têxtil produzido numa pequena companhia americana e que está à venda em França. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:00 PM

OFERTA A DILI Este é um mail recebido de pessoa amiga e que aqui divulgo por entender lamentável que em Dili só existam livros em Inglês. Se o Estado não apoia vamos nós contribuir para que a língua portuguesa continue a ser uma referência em Timor. "Encontro-me a leccionar em Dili, na Escola Pré-Secundária Cristal. Esta escola, a semelhança de muitas, muitas outras não tem biblioteca. Tem apenas uma estante (na sala dos professores) na qual se encontram apenas livros em inglês, oferecidos pela Australia. Os únicos livros em português são os manuais e gramáticas de português que foram fornecidos a escola. Já perceberam o que eu quero? Gostava de ajudar a fazer uma pequena biblioteca naquele mesmo espaço ..... será que alguém tem por aí uns livros (de preferência literatura infantil/juvenil, manuais > escolares de várias disciplinas e outros), revistas e jornais que já não fazem falta? > > Se tiverem enviem-mos.Decerto que vão ser muito úteis aos meus alunos e aos meus colegas (professores timorenses). Se estiverem dispostos/as a fazê-lo aqui vai o endereço: Embaixada de Portugal em Dili A/c Professora Ana Medeiros - Dili Edifício ACAIT > Av. Nicolau Lobato Dili - Timor Leste Obrigada, Ana Medeiros PS: Já agora informo que existe uma tarifa especial dos correios (2Kg custam 2,75). Se eles disserem que não, aqui têm copia de um mail dos CTT: > > ----------------------------------------------------------------------- > > INFORMAGCO_ON-LINE < informacao@ctt.pt mailto:informacao@ctt.pt wrote: Exma. Sra Ana Medeiros Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção. Informamos que há um tarifário económico para Timor, que lhe permite fazer o envio de correspondências até 2 kg. > pagando EUR 2,70. Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimentos mais detalhados, poderá consultar o nosso site www.ctt.pt ou ligar para as nossas linhas informativas: Informações sobre Produtos e Serviços: 800 20 68 68 Com os nosso melhores cumprimentos, Dulce Lopes > > Customer Service " Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:44 PM

ESCLARECIMENTO Ao contrário do que tinha dito num post anterior só nesta data regresso definitivamente ao trabalho e ao meu contacto com o blog.

Razões de última hora impediram-me de fazer o alerta aos meus colegas de blog razão pela qual não dei resposta a um conjunto de questões técnicas que me foram colocadas e, ao que parece, já resolvidas.

Aqui fica o registo de satisfação pelo permanente disponibilidade do Carlos e Paulo nas actualizações do Blog. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:35 PM

Funeral de Estado A reportagem do Expresso sobre o funeral do ilustre cidadão Dr. Nunes de Almeida, presidente do Tribunal Constitucional (TC) e, nessa condição, a quarta figura do Estado, levanta muitas dúvidas e alguma perplexidade:

- Em primeiro lugar, ser considerado pelo Presidente da República o local apropriado para um funeral de Estado, a que o defunto tinha direito, um templo católico e, no caso, a Basílica da Estrela;

- O facto de a referida basílica ser propriedade da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), donde se pode concluir que o Estado, para prestar as honras devidas, não tem casa própria;

- A possibilidade de ser dificultada ou impedida a realização de cerimónias maçónicas para cumprimento do desejo manifestamente expresso pelo defunto;

- Poder o Patriarca impedir o elogio póstumo, a fazer pelo vice-presidente do TC, como solicitado pela família, inclusive na área da capela mortuária;

- A proibição do enterro católico, como retaliação da cerimónia maçónica.

Em meu entender, a proibição do enterro católico não podia ser o efeito da retaliação do Patriarca pela cerimónia maçónica, mas um acto de respeito por quem, seguramente, se não revia na religião proprietária do templo.

O cidadão Nunes de Almeida não foi poupado à leitura de uma passagem do Evangelho pelo padre Melícias, de quem era amigo, nem a um «pai-nosso», mas livrou-se da missa, de que não era frequentador, e da «encomendação da alma».

Pela minha parte não se livra do respeito e consideração que lhe devoto pelo que a democracia e a jurisprudência constitucional ficam a dever-lhe. Preocupa-me, todavia, a promiscuidade entre o Estado e a ICAR trinta anos depois de Abril. A República não encontra o tom certo para um país laico. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:33 PM

O Governo e os Tribunais Após a retumbante vitória da Armada portuguesa sobre o barco «Borndiep», da «Women on Waves», obrigado a retirar, e, enquanto os heróicos marinheiros, que defenderam a soberania e a saúde pública dos portugueses, aguardam o reconhecimento da Pátria, é conveniente apreciar o respeito do actual Governo pelo poder judicial.

Quando o inefável ministro de Estado, da Defesa e do Mar, montou um espectáculo televisivo para anunciar a decisão do Tribunal Administrativo de Coimbra, decisão que reconheceu ao Governo legitimidade para impedir o barco holandês de atracar; quando pretendeu reduzir a uma questão jurídica um problema essencialmente político; quando a douta sentença que exibiu ainda não tinha transitado em julgado e pode colidir com a jurisprudência comunitária; os portugueses perceberam que não era uma questão de soberania que estava em causa, mas a soberana antipatia do ministro do CDS pela alteração da lei que regula o aborto. E o alegado problema de saúde pública não passou do ridículo de transformar a discussão sobre o aborto num caso bélico.

No mesmo dia em que o ministro da Defesa fez espalhafato com a decisão judicial que lhe agradou, a ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, admitiu que não respeitou as providências cautelares decretadas pelos tribunais no concurso de professores e arrisca-se a procedimento criminal e outras sanções, por desobediência às decisões judiciais. Nesse dia, para além do atropelo à lei, em concursos públicos cheios de enganos e arbitrariedades, uma ministra afronta o poder judicial enquanto outro se vangloria de ter o poder judicial com ele.

Os perigos para a democracia são mesmo esses: que o poder judicial tenda a estar com o Governo e este tenda a ignorá-lo. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 07:43 PM

Ministro do Ambiente Segundo noticia o Expresso desta semana (V/última página do 1.º caderno), Luís Nobre Guedes renunciou a 30 lugares (um autocarro dispõe de pouco mais) onde, no ano de 2003, auferiu «mais de 90 mil contos» de rendimento (455.392,19 €).

Não ponho em causa o amor exacerbado ao País do novo ministro, capaz de abdicar de tão grossos benefícios. Prescindiu de 20 presidências de Assembleias Gerais e do lugar de presidente, vogal ou mero administrador de Conselhos de Administração em outras Companhias, estando algumas delas ligadas ao sector do Ambiente que agora tutela.

Sabendo-se que a pasta que Nobre Guedes ambicionava era a da Justiça, tendo ficado com a do Ambiente por não haver outra disponível, só por má fé alguém pode temer eventuais conflitos de interesses e menosprezar o indefectível amor à Pátria do sacrificado ministro. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 06:42 PM

Um barco chamado Querelle

No Expresso de sábado, vem como é costume na primeira página, um cartoon do António. Um desenho caricaturado lembra Paulo Portas, com ar de grande capitão, comandando um vaso de Guerra. A legenda informa que se trata do “Barco da moral & dos bons costumes”.

Numa primeira aproximação é fácil de perceber que o alvo da crítica, é a ridícula intervenção de um vaso de guerra para garantir que o barco holandês “Borndiep” não atracasse em Portugal.

Muito já foi dito e escrito sobre este assunto, o que em minha opinião justificou e permiou a iniciativa da vinda deste barco a Portugal.

Se o barco tivesse atracado, a resolução de uma dúzia de problemas concretos, vividos por mulheres e homens (que embora muita gente se esqueça, também são responsáveis por estes problemas) teria sido muito importante para resolver as angústias e os dramas que essas pessoas concretas vivem neste momentos (o que seria suficiente para justificar a sua vinda), mas na realidade não alterava nada da situação real do país. Amanhã, daqui a umas semanas, outros portugueses estarão defrontados com a terrível situação de terem que optar segundo a sua consciência, sobre a viabilidade de levarem para a frente um projecto de uma nova vida que acreditam poder não possuir condições físicas ou psíquicas mínimas para uma vida digna.

É exactamente por isso que toda a ajuda na maturação e na tomada de uma decisão sobre assuntos tão complexos, deve poder contar com o apoio e compreensão da sociedade que construímos, deixando aos próprios, os que realmente estão envolvidos com o problema, a decisão livre e consciente do que querem fazer.

Os capitães e os guardiães dos costumes e da moral, deverão antes de mais aplicar essa severa interpretação do código de valores à sua própria vida se esses valores são para si tão importantes.

Um barco chamado Querelle

Este nome tão simpático para uma embarcação, lembra convívios masculinos, onde jovens marinheiros musculados com uma ou outra tatuagem nos bicípites, húmidos de rum e suor, cantam canções tristes das Caraíbas. Lembram-me também uma certa noite no porto de uma Marselha imaginária, onde o falecido René Fassebinder, nos relata com uma beleza perturbadora a sua moral e alguns dos seus melhores costumes.

Esse é o reino de Querelle, é essa a moral e os costumes que a lei a bordo promove, legítima como qualquer outra, desde que não seja imposta aos que não se identificam com ela.

A caricatura que lembra Paulo Portas, aparece como capitão deste barco. Imediatamente, os mais atentos esquecem-se do barco do aborto, porque a força do desenho de António já os faz ouvir a música morna dos cabarets masculinos num porto qualquer. Em segundos imaginam a vida a bordo da corveta Querelle

Alguém disse baixinho: “mas o capitão não vê que vai nu?”.

Foi imediatamente posto a ferros, até a realização de novo referendo. A lei das docas não perdoa. Sorte a sua, porque se fosse há 30 anos teria sido capado, o que até poderia ter sido melhor!

Olho de vidro e perna de pau para a imposição da moral. Comentários: (0) Posted by ptrincao at 06:41 PM

O acidente de Leça da Palmeira O relatório da comissão de inquérito às causas do acidente ocorrido na refinaria de Leça da Palmeira, em 31 de Julho p.p., averiguou e responsabilizou as «graves insuficiências nos procedimentos de segurança» como responsáveis pelo acidente.

A culpa foi endossada por inteiro à Galp Energia, a cuja administração presidia, à altura do acidente, António Mexia, o actual titular do ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, um ministério onde os níveis de segurança não podem ser encarados com a incúria que – segundo o inquérito – foi permitida pelo presidente do Conselho de Administração da Petrogal e da Galp Energia.

Perante a incompetência que o actual ministro do Ambiente, Nobre Guedes, atribui ao anterior gestor da Galp, António Mexia, só resta ao actual ministro das Obras Públicas, pedir a demissão do Governo, a menos que a incompetência não seja um critério de exclusão mas um motivo de preferência. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 04:46 PM

Alegres reflexões para consumo interno nº3

Acabei de ouvir na TSF o primeiro debate com os 3 candidatos à direcção do Partido Socialista. A moderação frouxa realizada por parte da jornalista, não pode justificar só por si, a má imagem global passada para o público. As interrupções sistemáticas feitas por João Soares ( e também um pouco por Manuel Alegre) a José Sócrates criaram um ambiente de confronto verbal de baixo nível.

Desta vez, quem perdeu foi o Partido Socialista.

Ficaram no ar meia dúzia de ideias;

a realização de primárias para a escolha dos candidatos aos cargos autárquicos;

a resolução do problema da interrupção voluntária da gravidez, tratada com um problema de saúde pública;

a necessidade de uma maioria absoluta para governar;

Guterres como candidato presidencial;

Manuel Maria Carrilho como candidato à Câmara de Lisboa.

Penso que José Sócrates foi promovido a vencedor porque foi o alvo central do debate. A forma e muitas vezes o conteúdo do que disse não foi, para mim, entusiasmante, mas no seu ponto de vista, o que disseram os seus camaradas também não o era, e ele soube ouvir.

Saber ouvir é nos dias de hoje uma qualidade a valorizar.

Sem o barulho criado por João Soares, o resultado seria outro, mas a realidade é o que é.

Parabéns José Sócrates !

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 03:18 PM

Estímulo à Excelência

Dr. Trincão contava todos os dias das suas férias na ânsia de que essa atitude ajudasse o tempo a passar mais depressa. Sentia uma enorme vontade de regressar ao seu Laboratório e poder compartilhar com os seus colegas a expectativa que aquele anúncio lhe criara. Aquela notícia tinha efectivamente perturbado aqueles dias de descanso tão desejados, mas quando as novidades são tão boas, desculpa-se tudo.

Finalmente, à semelhança do que já se vem fazendo com os atletas de alta competição e com os para-olímpicos, foi criado um “Estímulo à Excelência”, destinado a apoiar e incentivar os nossos melhores cientistas. Com este apoio, os nossos melhores sábios já não têm que pegar nas suas malas de cartão perfurado (sempre são cientistas) e vender a força dos seus cérebros, sabe Deus onde. Graça(s) a esta visão de futuro, é garantido aos nossos jovens a possibilidade de ficarem na nossa Terra, aqui constituírem família (os que tiverem tempo e energia para isso) salvaguardando a manutenção em solo pátrio de algum do nosso melhor património genético.

Contudo, como nos outros domínios da excelência, não é qualquer um que pode receber este estímulo. A Senhora Ministra traçou um regulamento bem claro tendo os candidatos e candidatas de satisfazer “cumulativamente aos seguintes requisitos:

a) Prossigam, desde há pelo menos 5 anos, carreira profissional ligada, directa ou indirectamente, à investigação científica e tecnológica;

b) Possuam curriculum vitae de excepcional mérito no respectivo domínio de investigação;

c) Sejam residentes em Portugal”

Esta introdução digna de La Palisse, não levantava qualquer problema porque qualquer jovem cientista obedece aos critérios definidos. Mas o caminho para escolher os melhores começava a estreitar... Na sua superior visão o Ministério traçou os “Índices mínimos” que iriam separar o trigo do joio.

Assim lavrou...

1-São considerados índices mínimos para atribuição do Estímulo à Excelência” nas áreas das ciências de engenharia, química, física, ciências biológicas e biotecnologia, e ciências da saúde:

a)a publicação de 100 artigos em revistas internacionais e 500 citações no Science Citation Index, da ISI Web of Knowledge; ou,

b)a supervisão de 10 doutoramentos concluídos com êxito e a publicação de 50 artigos em revistas internacionais e 250 citações no Science Citation Index, da ISI Web of Knowledge. Este conjunto de condições apresentava-se muito difícil de atingir, porque cada doutoramento necessitava na sua área, cerca de 4 anos, se o estudante fosse muito aplicado e a investigação corresse bem. Para orientar 10 doutoramentos necessitaria de 40 anos. Nada mais errado! Ao atingir esse tão ambicionado grau, tinha sido tocado como por magia, com a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e até de estar em vários locais simultaneamente (facto que a própria ciência ainda tem dificuldade em explicar cabalmente). Portanto, orientar 2 ou 3 doutoramentos por ano, eram favas contadas, Vinte anitos eram mais que suficiente para superar esta tarefa. Lá para os 55 anos o problema estava resolvido, e este Estímulo à Excelência vinha mesmo a calhar. Quanto aos cem artigos, também não antevia grande dificuldade, graças às parcerias com os antigos países de leste, qualquer artigo levava sempre o seu nome. Aliás quem é capaz de orientar 10 doutoramentos (com êxito) certamente orientou umas 30 teses de mestrado, com igual sucesso, não lhe faltando artigos para subscrever.

Em resumo, agora que estava na força dos seus sessenta anos, tinha grandes possibilidades de lhe ser reconhecido o valor, ganhando o seu laboratório um justo estímulo.

Foi então que, colocando os óculos de ler ao perto deu por falta dos zeros. Não sabia quantos, mas ali faltavam zeros! O valor do estímulo a uma vida de trabalho era de 5000 euros/ano, 416,16 euros por mês, ou seja ligeiramente mais que o salário mínimo nacional. Esta gorda verba não podia ser desbaratada à balda; “destina-se a actividades de investigação e divulgação...”.

Após 3 reuniões do Conselho Científico (as duas primeiras não tiveram quorum) decidiu-se investir toda esta massa em água destilada, cotonetes, 33 sacas de rolhas de cortiça das boas, e 250 caixinhas de plástico muito jeitosas para guardar coisas. Com o restante ia-se tentar pagar umas contas atrasadas de electricidade (embora essa despesa não fosse elegível, havia de se dar um jeito...)

Como acredito que muita gente não vai acreditar neste Estímulo à Excelência, visitem por favor a página da FCT, www.fct.mces.pt Olho de vidro fosco de preferência para este insulto ao trabalho dos cientistas portugueses.

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 02:01 PM

O renascer da Margem esquerda

Quando as pessoas se organizam, falando do que vai na alma, é a esquerda que renasce!

Vai valer a pena estar dia 12 ás 18 horas no Clube da EDP no Marco dos Pereiros, sejam apoiantes de quem forem! Caros camaradas e amigos de Castelo Viegas O PS vive mais uma vez um momento muito importante da sua história. Três camaradas candidatam-se ao cargo de Secretário Geral do Partido, e é nosso dever escolher o que julgarmos melhor para Portugal.

A escolha é feita por votação secreta, ou seja, cada um “deita em quem quer” e ninguém tem nada a ver com isso.

Somos todos do mesmo partido e por isso não queremos tornar esta votação numa luta. Acreditamos que se todos forem votar, quem vai ganhar é o Partido Socialista.

Muitos de nós estávamos um bocado chateados com o PS, e quando apareceu o MANUEL ALEGRE pensámos:

_ É de Homens como este que o Partido precisa!

Quando Coimbra precisou quem nos veio ajudar?

_ Foi ele, o MANUEL ALEGRE!

Quem é que está preocupado com as cotas serem caras e muitos de nós termos dificuldade em pagar?

_ É o nosso camarada MANUEL ALEGRE !

Nós, os de CASTELO VIEGAS já escolhemos, e vamos “deitar nele”.

Estaremos a defender os nossos interesses ao seu lado no Congresso em GUIMARÃES.

Contamos contigo no próximo Domingo, dia 12 no Clube da EDP ás 18 horas onde, juntamente com outros camaradas da candidatura de MANUEL ALEGRE conversaremos!

Mesmo que tenhas outras ideias, vem ouvir as nossas!

Os camaradas Torres

David dos Santos

Sara Ribeiro

José Luís Bento Morais

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 01:44 PM

VERITAS – um blog de esquerda e de Coimbra 1 – Um blog de esquerda e de Coimbra, não pode, no plano nacional, remeter-se ao silêncio perante a desgraça que nos bateu à porta com o Governo PSD/CDS. Não pode, nem deve, alhear-se do desmantelamento do S.N.S. em curso, do agravamento fiscal através do fim de benefícios fiscais, da ausência de medidas contra o desemprego, da incompetência manifestada no concurso de professores, do nepotismo, corrupção, insegurança e desânimo para que o país vai resvalando. Enquanto se perseguem algumas mulheres que recorreram ao aborto, abandona-se o combate ao crime violento, ao tráfico de drogas e às associações de malfeitores.

2 – Um blog de esquerda e de Coimbra não pode deixar a respectiva Câmara Municipal em roda livre, sem lhe denunciar os desmandos, censurar os erros e apontar alternativas. Esta é uma tarefa que cabe aos socialistas de Coimbra, que têm de estar preparados para a próxima substituição. Por mim, se o projecto do Metro avançar já, estou pronto a tirar o chapéu ao actual executivo, sem preconceitos pelo seu posicionamento ideológico. Quanto às rotundas, aguardo pelo resultado final e pelo conhecimento dos custos, para me pronunciar.

3 – Um blog de esquerda e de Coimbra não pode permanecer mudo perante a discussão que se trava no interior do PS em torno das candidaturas a secretário-geral. Deixo aos militantes a obrigação de darem os seus pontos de vista de acordo com os alinhamentos próprios, dentro de uma conduta que torne possível a posterior convergência na acção.

4 – Um blog de esquerda e de Coimbra tem de apresentar alternativas, mobilizar pessoas e veicular ideias para o combate contra um Governo reaccionário, incompetente e perigoso. É para essa tarefa, necessária e urgente, que apelo aos meus companheiros do VERITAS, mais qualificados que eu e com obrigações partidárias. Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 04:19 PM

Lei é a lei - diz Paulo Portas Quando a ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, admite que não respeitou as providências cautelares decretadas pelos tribunais no concurso de professores; quando a referida ministra pode ser alvo de procedimento criminal e de outras sanções, por desobediência às decisões judiciais; quando, para além do atropelo à lei, em concursos públicos cheios de enganos e arbitrariedades, essa ministra afronta o poder judicial;

No mesmo dia, o inefável ministro de Estado, da Defesa e do Mar, monta um espectáculo televisivo com uma decisão de outro tribunal, passível de recurso, longe de transitar em julgado – decisão que lhe dá razão no circo mediático em que se converteu a sua decisão de impedir um barco holandês de atracar. Acontece apenas que, em termos úteis, esta decisão impede o perigoso barco, carregado de pílulas abortivas, de atracar em portos portugueses e disparar contra os preconceitos do piedoso ministro. Neste segundo caso, mais do que um problema jurídico há um problema político. Mais do que um problema de soberania há um problema de reaccionarismo soberano do ministro do CDS. Mais do que um problema de saúde pública, há o problema mental do ministro que expõe o País ao ridículo e converte a discussão sobre o aborto num caso bélico.

Às vezes chego a pensar que o problema de Paulo Portas, contra a despenalização do aborto, é o medo dos efeitos retroactivos, o pânico de poder não ter nascido. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:34 PM

Emídio Guerreiro - um português de excepção Comemora hoje o 105.º aniversário uma das mais fascinantes figuras do nosso tempo. Foi um lutador anti-fascista, co-fundador e presidente do PPD, hoje PSD, partido de que se afastou devido à sua posterior transformação num «partido de direita» - segundo afirma.

Combateu contra Franco na guerra civil de Espanha, ao lado da República, exilou-se em França onde resistiu ao Governo traidor de Vichy, apoiou os movimentos contra Salazar e manteve sempre uma intervenção cívica exemplar. Nem o campo de concentração, nem a condenação à morte, nem o exílio, transformaram este notável professor de Matemática num homem ressentido ou vingativo.

Continua um humanista que na entrevista hoje dada ao Diário de Notícias, afirma que «A (...) Concordata está manchada por um favoritismo à Igreja Católica» e que «Temos um Governo de direita e reaccionário».

Feliz aniversário, Professor Emídio Guerreiro. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:50 PM

Women on Waves Paulo Portas, casto ministro de Estado, da Defesa e do Mar, mobilizou a Marinha de Guerra para conter a esquadra holandesa, carregada de pílulas abortivas que ameaçavam os embriões das portuguesas, e interditou os portos nacionais para privar de água e combustível a frota do pecado.

Se no futuro aparecer um camião com uma sala de operações, para praticar abortos com mais de 12 semanas, junto a Vilar Formoso, o heróico ministro não hesitará em mobilizar o exército, para reter o veículo em Fuentes de Oñoro, e a aviação para patrulhar a fronteira. O único problema é a legislação comunitária que obriga à livre circulação de pessoas e mercadorias, que lhe pode causar alguns embaraços.

Para já, exige-se uma Cruz de Guerra para o destemido governante e uma palavrinha ao Vaticano para futura beatificação. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 01:39 PM

Concursos de professores Improvisação, arbitrariedade, enganos e, quiçá, má-fé – há de tudo no concurso de professores –, revelam a incompetência do ministério, indiferente à angústia e ao desespero de milhares de docentes sem futuro nem esperança.

O Governo de Santana Lopes/Paulo Portas, ferido por um défice de legitimidade política, não pode continuar a furtar-se ao julgamento da opinião pública, num país onde minguam cidadãos e sobram lacaios e, muito menos, continuar a gozar de impunidade. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:23 AM

Caro Blogs Como tu registas tudo como o teu pai, “o meu querido diário” fazia, faz o favor de guardar para a posteridade o facto que Manuel Alegre ter estado hoje em Coimbra para falar do novo PS. Valeu a pena ouvir a defesa de outros modelos de organização das pessoas e das ideias. A esquerda para evoluir precisa do PS, e nesta eleição está em causa muito mais do que a escolha do secretário geral de um partido. Esta discussão que a candidatura gerou há muito que ultrapassou os limites do Partido.

Ganhei quem ganhar estas ideias são hoje propriedade do novo PS.

Tenho a certeza que logo ás 21.30 vamos ter um Casa Municipal da Cultura cheias de pessoas e ideias. Paulo Trincão

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 07:56 PM

Manuel Alegre em Coimbra Caro Blogs Como diário que és faz o favor de registar para futuro consulta das gerações vindouras, que hoje 3 de Setembro do ano da Graça de 2004 esteve em Coimbra Manuel Alegre. Falou aos jornalistas às 17 horas no Hotel Astória sobre um projecto muito interssante que muitos procuram, mesmo pensando que existem outros candidatos melhor colocados para o realizarem. Julgo que este movimento é muito mais que uma campanha para liderar um partido, por isso não acabará com as eleições. Ganhei quem ganhar, muitas destas ideias continuarão a ser descutidas porque passaram a ser património do PS.

Há noite na Casa Municipal da Cultura vai estar uma casa cheia pelo menos de entusiasmo.

Vai valer apena lá ir ! Paulo Trincão Comentários: (0) Posted by ptrincao at 07:38 PM

Uma sapataria que faz «concertos» Ao divulgar esta fotografia, tirada na Praça Machado de Assis, ao prédio de gaveto das Ruas Machado de Castro e Virgílio Correia, convido os leitores a entrarem no ambiente calmo da Sapataria Norbal, disponível às horas de expediente, sem grandes aglomerados, numa zona central e aprazível. Uma pérola em dó sustenido, metáfora da cidade dos doutores. Numa localidade de província as sapatarias dedicam-se a fazer consertos, isto é, a deitar meias solas, engraxar, pregar um salto, vender um par de palmilhas, entregar uns atacadores, coser uma fivela e o mais que é mister. Em Coimbra – cidade universitária – tudo é diferente. Mas o melhor é entrar por alguns instantes na sapataria e, enquanto espera que a cola reponha o salto do sapato, que não resistiu aos buracos do largo em frente ou à pastilha elástica que o prendeu ao passeio, sempre se delicia com «concertos rápidos» que não deixarão de aliviar a alma. A Câmara não cuida da cidade, mas podia zelar pela língua portuguesa. Nem é preciso incomodar o vereador da cultura, basta um vereador que saiba ler. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:21 AM

REGRESSO Regressado de uns dias de férias verifiquei que a nossa cidade não dorme. As rotundas vão mudando de face, mais recheadas de lancil. Confidenciaram-me que Ricardo Castanheira, meu amigo e camarada apoia Socrates, facto que registo com agrado, e Paulo Penedos afirma a sua disponibilidade para ser candidato à Câmara Municipal de Coimbra.

Como se vê, está tudo em mudança e rotação.

Espero que o Paulo Penedos mantenha essa sua reconhecida disponibilidade para ser candidato a todo lado. Como apoia Socrates depois de ter mostrado disponibilidade para ser candidato contra ele, se os militantes que agora apoiam Alegre não tivessem encontrado líder, estou seguro que ainda apoiará Fausto Correia à Câmara de Coimbra.

Só ainda não entendi o Campeão...mas cheguei agora de férias e ainda devo estar sob o efeito do relaxe próprio da época estival. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:51 PM

Helena Roseta na Pampilhosa do Botão É bonito quando uma eleição cria espaço para se poder chegar a locais onde se não existissem candidaturas alternativas à liderânça do PS, nada se passaria.

Valeu a pena Manuel Alegre! Quem puder lá ir, hoje, dia 2 de Setembro, estou certo de que não se arrependerá. Paulo Trincão Comentários: (0) Posted by ptrincao at 01:09 PM

marcar artigo