II Seminário "A Publicação de Informação Educativa na Internet"

31-08-2003
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II Seminário “A Publicação de Informação Educativa na Internet” Conclusões Foi com o objectivo de pôr em contacto as instituições responsáveis por candidaturas no âmbito do I e II Concursos de Projectos de Informação sobre Educação e de dar a conhecer os respectivos projectos, que o Programa Nónio organizou este seminário, em colaboração com o Centro de Competência Nónio da ESE de Setúbal. Ao longo de dois dias, a ESE de Setúbal foi um espaço de mostra de projectos, de partilha de experiências, mas também de partilha de preocupações e dificuldades, tendo motivado uma reflexão que se revelou bastante positiva. A sessão de abertura contou com a presença do Sr. Secretário de Estado da Administração Educativa, Dr. Guilherme de Oliveira Martins, que nos deixou algumas palavras sobre o interesse institucional na utilização das TIC e, em particular, da Internet, no ensino. Como salientou o próprio Secretário de Estado: “Vivemos num período de transição ” onde “o pluralismo” tem que ser visto como um “valor” que tem que andar de mãos dadas com uma “cidadania activa e responsável”. “Há que fazer investimentos muito fortes na sociedade de aprendizagem e de conhecimento ” reforçando a ideia da necessidade de uma “educação permanente, e das escolas mais ligadas à comunidade e à sociedade em geral”. Interessante foi a comunicação de Mrs. Anne Leer, da Oxford University Press, subordinada ao tema “The Practical Impact of Internet and ICT on the Delivery of Education”. Apesar de se nos ter dirigido em Inglês e de nem todos os participantes terem seguido com fidelidade a sua intervenção, parece-nos de interesse inegável as suas afirmações de que o que é importante neste momento é “what you can do with technologies” e de que a Internet e a multimedia em geral transformam os bons professores em melhores profissionais, e os maus em piores. Em seguida foram apresentados os projectos premiados em 1998, o que constituiu um ponto alto do primeiro dia dos trabalhos, já que foi este espaço que nos permitiu perceber o que está na forja em termos de conteúdos para a Internet. Entre outros, foi apresentado o projecto Àbolina, da ESE de Setúbal. No final do dia, o Dr. Francisco Melo Ferreira e a Drª Isabel Oliveira, da equipa do Programa Nónio do DAPP, apresentaram o site do projecto European SchoolNet, ao que se seguiu um debate participado sobre o interesse do mesmo e sobre as questões de interactividade que se colocam a um projecto deste teor. PROJECTOS 1998 Àbolina

Escola Superior de Educação de Setúbal

aBolina@ese.ips.pt

http://www.ese.ips.pt Ensino de Tecnologias de Informação e Educação

Universidade Católica Portuguesa

andrade@porto.ucp.pt

http://porto.ucp.pt/cti/nonio Associação dos Professores de Português

aprofport@app.pt

www.app.pt Homepage do CEPUNL

rbr@mail.fct.unl.pt Centro de Estratigrafia e Paleobiologia UNL Centro de Investigação Apoio Psicopedagógico

ESE Paula Frassinetti

cnoti@mail.telepac.pt English Interacting

Centro de Competência Nónio Malha Atlântica

cc@m a il.malhatlantica.pt Dicionário Virtual de Ornitologia

IMAR – Instituto do Mar

Universidade de Coimbra

imar@cygnus.ci.uc.pt Prevenir o Consumo do Tabaco pelos Jovens

Universidade do Minho

precioso@iep.uminho.pt Rumo ao Séc. XXI

Assoc. Professores de Geografia

apg@aprofgeo.pt

www.aprofgeo.pt WWWQUI, WWWFI, Astrosoft

Centro de Física Computacional

FCTU – Coimbra

tcarlos@hydra.ci.uc.p t

http://nautilus.fis.uc.pt Na manhã do segundo dia assistimos à apresentação dos projectos premiados em 1997. Apesar de não ter sido possível uma visita muito detalhada a cada um dos sites apresentados, foi bastante interessante poder ver o trabalho desenvolvido ao longo dos dois anos de funcionamento destes projectos e a reflexão que os vários responsáveis fizeram sobre a orgânica, a animação e a sustentabilidade dos respectivos projectos. PROJECTOS 1997 Associação dos Professores de História

aph@mail.telepac.pt

www.aph.pt O Cantinho do Rui

EDUCOM - Associação Portuguesa

de Telemática Educativa

http://educom.sce.fct.unl.pt/ cantinho Casa Comum – a telemática como

espaço comum e intercultural

EDUCOM - Associação Portuguesa

de Telemática Educativa

http://educom.sce.fct.unl.pt/proj/casa-comum O Património do Parque Nacional da Peneda-Gerês na Internet – um instrumento

para os ensinos básico e secundário

www.geira.pt/pnpg Universidade do Minho Forum Pedro Nunes

www.apm.pt/apm/forum.htm Assoc. Professores de Matemática Planeamento Familiar

Assoc. Para o Planeamento da Família

nacional@apf.pt

apfportugal@mail.telepac.pt

www.apf.pt GEOPOR na Escola

jbrilha@ci.uminho.pt

www.geopor.pt/gne/index.html Universidade do Minho PORMAT

http://www.malhatlantica.pt/proj-pormat Malha Atlântica INFOCIÊNCIAS

Softciências

softciencias@ccg.uc.pt

http://softciencias.ccg.uc.pt/

softciencias/infociencias.html Tecnologia Educativa – na rota do cabo

http://www.minerva.uevora.pt/Rota_do_Cabo/ Universidade de Évora Dos debates ficaram em aberto algumas questões a merecer uma reflexão mais cuidada. Uma das questões colocadas foi a da tradução, na sua dupla vertente - a tradução para Inglês dos vários sites, de modo a permitir o acesso a um público mais vasto, e a tradução para Português de outras páginas e sites com interesse. Relacionada com esta questão está a da divulgação destes projectos não só on-line (com a menção dos projectos nos vários apontadores em língua portuguesa, por exemplo), mas também por outros meios mais “convencionais”, de modo a dar mais visibilidade aos projectos e como meio de chegar a um público menos familiarizado com a pesquisa na rede. Colocou-se também a questão dos recursos humanos que projectos desta natureza terão necessariamente de envolver. Alguns projectos estão já bastante avançados neste aspecto, envolvendo uma equipa bastante numerosa, como é o caso do site da Associação dos Professores de Matemática, que nos deu o seu testemunho sobre o modo como conseguem mobilizar e dinamizar uma equipa tão vasta. Alguns projectos colocaram a questão da necessidade de (re)definir o público-alvo dos seus projectos. Se, por um lado, essa definição pode facilitar uma selecção de informação a disponibilizar na rede mais conforme às necessidades desse público, poderá, por outro lado, potenciar a definição de uma identidade própria, quer de cada projecto, quer até de toda uma comunidade. Alguns depoimentos Quem exerce a sua actividade no campo da educação, profissional ou outra, tem de equacionar questões dos mais diversos níveis e considerar uma multiplicidade de aspectos. Nesse sentido, a informação e a possibilidade de participação e interacção com outros interessados surgem como factores vitais. Não é, portanto, de estranhar, que a utilização de meios especialmente vocacionados para a disseminação de informação e viabilização da comunicação assumam uma relevância especial. Qualquer sistema educativo tem de atribuir importância à utilização das tecnologias de informação e comunicação, precisamente o tema deste seminário. No entanto, podemos dizer que estamos ainda todos a aprender. São vários os problemas que precisam de ser equacionados, num ambiente em que a falta de certezas é evidente. - De que forma se pode envolver uma comunidade educativa, com base na utilização das TIC?

- Que tipos de disseminação e divulgação adoptar?

- Quais as vantagens únicas desta tecnologia que devem ser potencializadas?

- Que modificações, a nível de escola, se deve privilegiar?

- Que efeitos poderão advir da utilização destas tecnologias? Estas são, sem qualquer ordem preconcebidas, algumas das interrogações levantadas pela utilização das TIC em ambientes educativos. A procura das respostas é um enorme desafio que se coloca a todos os que se interessam pelo assunto e que, inevitavelmente, influenciarão o futuro. Fernando Nunes (APM) e ainda este Durante dois dias assistimos ao desfilar de um esforço tamanho para a identificação e tratamento de informação interessante para a educação. Esforço que se prolonga na produção e disponibilização de conhecimentos, na criação de espaços e partilha e de novas relações pessoais e profissionais. É uma nova cultura que se afirma, os desafios estão lançados. Importa continuarmos a aprofundar questões como: - Servem as formas criadas os reais interesses dos destinatários?

- Têm estes condições reais e objectivas de as aproveitar em tempo útil?

- Que aproveitamento potenciam?

- Ajudam a aprender a aprender?

- Haverá melhores alternativas? Encontrar é fácil? Isabel Oliveira (DAPP) Algumas das conclusões retiradas no final do Seminário apontam para um balanço bastante positivo, quer do encontro em si, pela divulgação dos projectos que ele possibilitou e pela grande diversidade de materiais apresentados, quer do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área. Foi também evidente que existe uma grande preocupação, por parte dos responsáveis pelos vários projectos, relativamente à organização dos projectos, à animação do site, de modo a mantê-lo “vivo” e dinâmico, e à própria avaliação dos projectos. É claro que esta questão da avaliação se encontra directamente ligada à questão da continuidade destes projectos. Qual o futuro destes projectos, nomeadamente quando terminar o financiamento através do Nónio, é uma preocupação transversal a todos os participantes. A sustentabilidade económica destes projectos é uma questão que será necessário considerar desde já, de modo a permitir que todos os envolvidos (equipas, instituições responsáveis, DAPP) possam perspectivar linhas de actuação a médio e longo prazo em projectos que envolvem já um esforço humano considerável e que se revelam como extremamente interessantes, quer na sua orgânica, quer nos conteúdos que lançam na rede.

II Seminário “A Publicação de Informação Educativa na Internet” Conclusões Foi com o objectivo de pôr em contacto as instituições responsáveis por candidaturas no âmbito do I e II Concursos de Projectos de Informação sobre Educação e de dar a conhecer os respectivos projectos, que o Programa Nónio organizou este seminário, em colaboração com o Centro de Competência Nónio da ESE de Setúbal. Ao longo de dois dias, a ESE de Setúbal foi um espaço de mostra de projectos, de partilha de experiências, mas também de partilha de preocupações e dificuldades, tendo motivado uma reflexão que se revelou bastante positiva. A sessão de abertura contou com a presença do Sr. Secretário de Estado da Administração Educativa, Dr. Guilherme de Oliveira Martins, que nos deixou algumas palavras sobre o interesse institucional na utilização das TIC e, em particular, da Internet, no ensino. Como salientou o próprio Secretário de Estado: “Vivemos num período de transição ” onde “o pluralismo” tem que ser visto como um “valor” que tem que andar de mãos dadas com uma “cidadania activa e responsável”. “Há que fazer investimentos muito fortes na sociedade de aprendizagem e de conhecimento ” reforçando a ideia da necessidade de uma “educação permanente, e das escolas mais ligadas à comunidade e à sociedade em geral”. Interessante foi a comunicação de Mrs. Anne Leer, da Oxford University Press, subordinada ao tema “The Practical Impact of Internet and ICT on the Delivery of Education”. Apesar de se nos ter dirigido em Inglês e de nem todos os participantes terem seguido com fidelidade a sua intervenção, parece-nos de interesse inegável as suas afirmações de que o que é importante neste momento é “what you can do with technologies” e de que a Internet e a multimedia em geral transformam os bons professores em melhores profissionais, e os maus em piores. Em seguida foram apresentados os projectos premiados em 1998, o que constituiu um ponto alto do primeiro dia dos trabalhos, já que foi este espaço que nos permitiu perceber o que está na forja em termos de conteúdos para a Internet. Entre outros, foi apresentado o projecto Àbolina, da ESE de Setúbal. No final do dia, o Dr. Francisco Melo Ferreira e a Drª Isabel Oliveira, da equipa do Programa Nónio do DAPP, apresentaram o site do projecto European SchoolNet, ao que se seguiu um debate participado sobre o interesse do mesmo e sobre as questões de interactividade que se colocam a um projecto deste teor. PROJECTOS 1998 Àbolina

Escola Superior de Educação de Setúbal

aBolina@ese.ips.pt

http://www.ese.ips.pt Ensino de Tecnologias de Informação e Educação

Universidade Católica Portuguesa

andrade@porto.ucp.pt

http://porto.ucp.pt/cti/nonio Associação dos Professores de Português

aprofport@app.pt

www.app.pt Homepage do CEPUNL

rbr@mail.fct.unl.pt Centro de Estratigrafia e Paleobiologia UNL Centro de Investigação Apoio Psicopedagógico

ESE Paula Frassinetti

cnoti@mail.telepac.pt English Interacting

Centro de Competência Nónio Malha Atlântica

cc@m a il.malhatlantica.pt Dicionário Virtual de Ornitologia

IMAR – Instituto do Mar

Universidade de Coimbra

imar@cygnus.ci.uc.pt Prevenir o Consumo do Tabaco pelos Jovens

Universidade do Minho

precioso@iep.uminho.pt Rumo ao Séc. XXI

Assoc. Professores de Geografia

apg@aprofgeo.pt

www.aprofgeo.pt WWWQUI, WWWFI, Astrosoft

Centro de Física Computacional

FCTU – Coimbra

tcarlos@hydra.ci.uc.p t

http://nautilus.fis.uc.pt Na manhã do segundo dia assistimos à apresentação dos projectos premiados em 1997. Apesar de não ter sido possível uma visita muito detalhada a cada um dos sites apresentados, foi bastante interessante poder ver o trabalho desenvolvido ao longo dos dois anos de funcionamento destes projectos e a reflexão que os vários responsáveis fizeram sobre a orgânica, a animação e a sustentabilidade dos respectivos projectos. PROJECTOS 1997 Associação dos Professores de História

aph@mail.telepac.pt

www.aph.pt O Cantinho do Rui

EDUCOM - Associação Portuguesa

de Telemática Educativa

http://educom.sce.fct.unl.pt/ cantinho Casa Comum – a telemática como

espaço comum e intercultural

EDUCOM - Associação Portuguesa

de Telemática Educativa

http://educom.sce.fct.unl.pt/proj/casa-comum O Património do Parque Nacional da Peneda-Gerês na Internet – um instrumento

para os ensinos básico e secundário

www.geira.pt/pnpg Universidade do Minho Forum Pedro Nunes

www.apm.pt/apm/forum.htm Assoc. Professores de Matemática Planeamento Familiar

Assoc. Para o Planeamento da Família

nacional@apf.pt

apfportugal@mail.telepac.pt

www.apf.pt GEOPOR na Escola

jbrilha@ci.uminho.pt

www.geopor.pt/gne/index.html Universidade do Minho PORMAT

http://www.malhatlantica.pt/proj-pormat Malha Atlântica INFOCIÊNCIAS

Softciências

softciencias@ccg.uc.pt

http://softciencias.ccg.uc.pt/

softciencias/infociencias.html Tecnologia Educativa – na rota do cabo

http://www.minerva.uevora.pt/Rota_do_Cabo/ Universidade de Évora Dos debates ficaram em aberto algumas questões a merecer uma reflexão mais cuidada. Uma das questões colocadas foi a da tradução, na sua dupla vertente - a tradução para Inglês dos vários sites, de modo a permitir o acesso a um público mais vasto, e a tradução para Português de outras páginas e sites com interesse. Relacionada com esta questão está a da divulgação destes projectos não só on-line (com a menção dos projectos nos vários apontadores em língua portuguesa, por exemplo), mas também por outros meios mais “convencionais”, de modo a dar mais visibilidade aos projectos e como meio de chegar a um público menos familiarizado com a pesquisa na rede. Colocou-se também a questão dos recursos humanos que projectos desta natureza terão necessariamente de envolver. Alguns projectos estão já bastante avançados neste aspecto, envolvendo uma equipa bastante numerosa, como é o caso do site da Associação dos Professores de Matemática, que nos deu o seu testemunho sobre o modo como conseguem mobilizar e dinamizar uma equipa tão vasta. Alguns projectos colocaram a questão da necessidade de (re)definir o público-alvo dos seus projectos. Se, por um lado, essa definição pode facilitar uma selecção de informação a disponibilizar na rede mais conforme às necessidades desse público, poderá, por outro lado, potenciar a definição de uma identidade própria, quer de cada projecto, quer até de toda uma comunidade. Alguns depoimentos Quem exerce a sua actividade no campo da educação, profissional ou outra, tem de equacionar questões dos mais diversos níveis e considerar uma multiplicidade de aspectos. Nesse sentido, a informação e a possibilidade de participação e interacção com outros interessados surgem como factores vitais. Não é, portanto, de estranhar, que a utilização de meios especialmente vocacionados para a disseminação de informação e viabilização da comunicação assumam uma relevância especial. Qualquer sistema educativo tem de atribuir importância à utilização das tecnologias de informação e comunicação, precisamente o tema deste seminário. No entanto, podemos dizer que estamos ainda todos a aprender. São vários os problemas que precisam de ser equacionados, num ambiente em que a falta de certezas é evidente. - De que forma se pode envolver uma comunidade educativa, com base na utilização das TIC?

- Que tipos de disseminação e divulgação adoptar?

- Quais as vantagens únicas desta tecnologia que devem ser potencializadas?

- Que modificações, a nível de escola, se deve privilegiar?

- Que efeitos poderão advir da utilização destas tecnologias? Estas são, sem qualquer ordem preconcebidas, algumas das interrogações levantadas pela utilização das TIC em ambientes educativos. A procura das respostas é um enorme desafio que se coloca a todos os que se interessam pelo assunto e que, inevitavelmente, influenciarão o futuro. Fernando Nunes (APM) e ainda este Durante dois dias assistimos ao desfilar de um esforço tamanho para a identificação e tratamento de informação interessante para a educação. Esforço que se prolonga na produção e disponibilização de conhecimentos, na criação de espaços e partilha e de novas relações pessoais e profissionais. É uma nova cultura que se afirma, os desafios estão lançados. Importa continuarmos a aprofundar questões como: - Servem as formas criadas os reais interesses dos destinatários?

- Têm estes condições reais e objectivas de as aproveitar em tempo útil?

- Que aproveitamento potenciam?

- Ajudam a aprender a aprender?

- Haverá melhores alternativas? Encontrar é fácil? Isabel Oliveira (DAPP) Algumas das conclusões retiradas no final do Seminário apontam para um balanço bastante positivo, quer do encontro em si, pela divulgação dos projectos que ele possibilitou e pela grande diversidade de materiais apresentados, quer do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área. Foi também evidente que existe uma grande preocupação, por parte dos responsáveis pelos vários projectos, relativamente à organização dos projectos, à animação do site, de modo a mantê-lo “vivo” e dinâmico, e à própria avaliação dos projectos. É claro que esta questão da avaliação se encontra directamente ligada à questão da continuidade destes projectos. Qual o futuro destes projectos, nomeadamente quando terminar o financiamento através do Nónio, é uma preocupação transversal a todos os participantes. A sustentabilidade económica destes projectos é uma questão que será necessário considerar desde já, de modo a permitir que todos os envolvidos (equipas, instituições responsáveis, DAPP) possam perspectivar linhas de actuação a médio e longo prazo em projectos que envolvem já um esforço humano considerável e que se revelam como extremamente interessantes, quer na sua orgânica, quer nos conteúdos que lançam na rede.

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