Governo garante 15 milhões para promoção externa do têxtil e calçado

02-09-2004
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Governo Garante 15 Milhões para Promoção Externa do Têxtil e Calçado

Por RITA SIZA

Terça-feira, 31 de Agosto de 2004 Os sectores do têxtil, vestuário e calçado vão dispôr de uma verba de 15 milhões de euros de comparticipação do Estado para o desenvolvimento de acções de promoção em mercados internacionais até ao final de 2005. Segundo revelou a secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Graça Proença de Carvalho, na sua visita à Semana Internacional da Moda, em Madrid, acabam de ser homologados os incentivos financeiros para as candidaturas ao abrigo de medidas de parcerias empresariais do programa Prime. De acordo com a governante, as iniciativas incluem a participação de empresas nacionais em cerca de 50 feiras em todo o mundo, e inscrevem-se na estratégia delineada no âmbito do programa Dínamo, de dinamização das fileiras do têxtil e calçado. Graça Proença de Carvalho adiantou que o executivo está apostado em levar a cabo a estratégia promocional idealizada por esse programa. "Consideramos que o Dínamo fez um bom diagnóstico e traçou uma estratégia recomendável", referiu a secretária de Estado, acrescentando que nesta fase inicial da governação pretende promover a "auscultação de todos os intervenientes dos sectores têxtil, vestuário e calçado para decidir de que forma serão canalizados os apoios do Estado". "A fase ainda é de estudo", sublinhou Graça Proença de Carvalho, notando que as verbas entretanto aprovadas correspondem a iniciativas de promoção externas já delineadas - a participação em feiras internacionais ao longo de 2005, ao ritmo inédito de quatro ou cinco por mês. Dezenas de marcas portuguesas de confecções e vestuário estiveram presentes em Madrid, naquela que é a segunda maior feira europeia do sector e que terminou ontem. A Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (Anivec) coordenou a participação de cerca de duas dezenas de empresas, numa parceria com o Portugal Fashion, responsável pela produção e apresentação de desfiles permanentes das colecções portuguesas; o ICEP apoiou a presença de cinco empresas cuja estratégia de internacionalização está focada no mercado espanhol, e que foram reunidas num espaço de promoção do programa "Marcas de Portugal". Para Graça Proença de Carvalho, o balanço da iniciativa é muito positivo. "Fico muito satisfeita por constatar a solidariedade que se criou entre associações e empresas. Todas as pessoas envolvidas notam melhorias face a anos anteriores, o que indica que esta é uma aposta ganhadora", considerou. OUTROS TÍTULOS EM ECONOMIA OGMA Imobiliária para controlar terrenos de Alverca

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