EXPRESSO: Vidas

22-04-2002
marcar artigo

GENTE

Transformação — Do professor Carvalho Guerra, director da Universidade Católica no Porto, em produtor de limões. Todos os domingos, no regresso da sua quinta no Minho, Carvalho Guerra carrega o carro com os frutos cítricos que depois coloca numa mercearia da sua rua para venda. A lojista até aproveita o prestígio do professor para elogiar o produto e convencer os clientes a preferi-lo. Pode sempre dizer que, dada as relações do produtor com a Igreja e a Universidade Católicas, se tratam de limões abençoados.

Decisão — Da companhia aérea Air Canada de proibir o escritor Salman Rushdie de viajar nos seus aviões por causa dos atrasos que poderiam causar as medidas extras de segurança que teriam de ser utilizadas. O escritor vive sob constante ameaça de morte devido a um «fatwa (decreto religioso) assinado pelo aiatolá Rurrollah Khomeiny no Irão, em 1989, alegando que o seu livro «Versículos Satânicos» representava uma blasfémia contra o Islão. A Air Canada impôs a proibição devido a uma directiva do Departamento Federal de Aviação dos Estados Unidos que exige medidas extras de segurança em qualquer aeronave que transporte passageiros de alto risco, caso em que, segundo a companhia, se enquadra Rushdie. Desde 1989, o escritor vive protegido por agentes de segurança durante 24 horas por dia pois, apesar do «fatwa» já ter sido levantado pelo Irão, grupos extremistas islâmicos anunciaram continuar a pretender matá-lo.

Anúncio — De que a cantora norte-americana Madonna foi encarregada de compor a canção principal do próximo filme da série James Bond, «Die Another Day». Os produtores do filme explicaram que querem, para esta 20ª sequela das aventuras do superespião britânico, uma vedeta da envergadura de Madonna para comemorar o 40º aniversário do personagem. O actor irlandês Pierce Brosnam interpretará o espião 007 pela quarta vez e Halle Berry, nomeada para o Óscar de melhor actriz, foi escolhida para o principal papel feminino, enquanto Judy Dench, também nomeada para o Óscar, vai voltar a encarnar a personagem de «M», a chefe de James Bond no MI-6, os serviços secretos britânicos.

Rectificações agrícolas Coordenação de Pedro Andrade

@@LUIZ CARVALHO Ao contrário do que por aí se diz, as nossas agricultura e pescas não estão mortas. Pelo menos no papel há uma actividade surpreendente que tem dado azo a uma produção abundante no «Diário da República». Para provar que o Ministério de Capoulas Santos - ministro ainda no activo, até à posse do novo Executivo - não pára, GENTE cita o naco de prosa destinado a qualquer antologia de charadas legislativas. Ao contrário do que por aí se diz, as nossas agricultura e pescas não estão mortas. Pelo menos no papel há uma actividade surpreendente que tem dado azo a uma produção abundante no «Diário da República». Para provar que o Ministério de- ministro ainda no activo, até à posse do novo Executivo - não pára, GENTE cita o naco de prosa destinado a qualquer antologia de charadas legislativas. O documento dá pelo nome de Declaração de Rectificação nº.3-B/2002. Passamos a citar os excertos relevantes: «De ter sido rectificada a Declaração de Rectificação nº20-AL/2001, que rectifica a Declaração de Rectificação nº15-I/2001, que rectifica a Portaria nº851/2001, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que cria a zona de caça municipal de Alijó, pelo período de seis anos, e transfere a sua gestão para a Câmara Municipal de Alijó, pelo período de seis anos». A inexactidão rectificada era que onde se lia «com uma área de 13,9700ha», deve ler-se «com uma área de 13907 ha», o que mais uma vez prova que o Governo cessante tinha mesmo problemas com os números. É claro que GENTE não exclui a hipótese de poder rectificar este texto. Estamos abertos ao diálogo.

PSD ao ataque... O PSD/Algarve, logo no dia 18 de Março, enviou à imprensa uma nota sobre os resultados das legislativas de domingo assinada pelo deputado e presidente da distrital algarvia Carlos Martins (na foto). Começa por saudar a eleição do «novo primeiro-ministro de Portugal, dr. Durão Barroso» e depois alonga-se sobre os resultados das eleições, nomeadamente no distrito. Até que chega a um parágrafo, que GENTE passa a transcrever na íntegra: «Embora respeitando a vontade dos algarvios, que não nos deram a maioria dos votos na região, agradecemos a vitória que nos foi confiada em Albufeira, Loulé, Alcoutim e São Brás de Alportel. Neste último concelho fez-se justiça ao trabalho levado a cabo nas últimas eleições autárquicas pela nossa equipa de candidatos, penalizando a arrogância do candidato local do PS na lista de deputados, dr. Correia Martins, o ainda presidente da Administração Regional de Saúde/Algarve». O ainda...? Oops! Será que a estação da caça aos «jobs for the boys» laranjas já abriu, à custa dos seus equivalentes rosas? O PSD/Algarve, logo no dia 18 de Março, enviou à imprensa uma nota sobre os resultados das legislativas de domingo assinada pelo deputado e presidente da distrital algarvia(na foto). Começa por saudar a eleição doe depois alonga-se sobre os resultados das eleições, nomeadamente no distrito. Até que chega a um parágrafo, que GENTE passa a transcrever na íntegra:. O ainda...? Oops! Será que a estação da caça aos «jobs for the boys» laranjas já abriu, à custa dos seus equivalentes rosas?

... e PS no contra-ataque As mudanças na cor política dos governos costumam provocar uma cavalgada rumo aos lugares disponíveis nos gabinetes ministeriais, na Função Pública e nas empresas do Estado, já que os «boys» são muitos e os «jobs» escassos. O Partido Socialista não perdeu tempo em pagar na mesma moeda as críticas que sobre isso lhe foram feitas pelos que antes estavam na oposição. O «cartoon», aproveitando o tema do momento, é de António Colaço, o assessor de imprensa do grupo parlamentar do PS. E vai ser publicado no número desta semana do «Acção Socialista». Deve ser bom, agora, meter-se com o «inimigo»... As mudanças na cor política dos governos costumam provocar uma cavalgada rumo aos lugares disponíveis nos gabinetes ministeriais, na Função Pública e nas empresas do Estado, já que os «boys» são muitos e os «jobs» escassos. O Partido Socialista não perdeu tempo em pagar na mesma moeda as críticas que sobre isso lhe foram feitas pelos que antes estavam na oposição. O «cartoon», aproveitando o tema do momento, é de, o assessor de imprensa do grupo parlamentar do PS. E vai ser publicado no número desta semana do «Acção Socialista». Deve ser bom, agora, meter-se com o «inimigo»...

Fátima e comida para todos ANA BAIÃO A noite eleitoral foi de festa no Largo do Caldas. Apesar dos resultados pouco risonhos que as sondagens foram dando ao CDS/PP durante a campanha, a verdade é que o líder dos democratas-cristãos nunca baixou os braços e acreditou até ao fim. Mas, para não correr riscos e não fosse o diabo tecê-las, Paulo Portas ainda conseguiu dar um salto ao Santuário de Fátima na tarde de domingo. Logo ao início da noite, mal começaram a circular as primeiras informações sobre as projecções dos canais de televisão, o ambiente na sede do CDS/PP já era de confiança e optimismo. E a tal ponto se adivinhava que a noite ia acabar bem que, ao contrário do que tem sido hábito noutras noites eleitorais, até um jantar de vitória tinha sido preparado para os jornalistas, elementos da Juventude Popular e demais apoiantes que por lá apareceram. A abrir, uma canja de galinha, seguida de carne assada com arroz, frango grelhado e bacalhau com natas. Para terminar, arroz doce e café. A noite eleitoral foi de festa no Largo do Caldas. Apesar dos resultados pouco risonhos que as sondagens foram dando ao CDS/PP durante a campanha, a verdade é que o líder dos democratas-cristãos nunca baixou os braços e acreditou até ao fim. Mas, para não correr riscos e não fosse o diabo tecê-las,ainda conseguiu dar um salto ao Santuário de Fátima na tarde de domingo. Logo ao início da noite, mal começaram a circular as primeiras informações sobre as projecções dos canais de televisão, o ambiente na sede do CDS/PP já era de confiança e optimismo. E a tal ponto se adivinhava que a noite ia acabar bem que, ao contrário do que tem sido hábito noutras noites eleitorais, até um jantar de vitória tinha sido preparado para os jornalistas, elementos da Juventude Popular e demais apoiantes que por lá apareceram. A abrir, uma canja de galinha, seguida de carne assada com arroz, frango grelhado e bacalhau com natas. Para terminar, arroz doce e café.

O livro de Nogueira Pinto Jaime Nogueira Pinto acaba de lançar «Introdução à Política», um livro em três volumes escrito a duas mãos (com António Marques Bessa). Ao lançamento não faltaram duas irmãs Avillez - Maria João e Maria José, respectivamente cunhada e mulher do autor - e o ministro da Defesa, Rui Pena. Nuno Rogeiro, que curiosamente é autor de um livro com o mesmo título, apresentou a obra. O cenário foi o Instituto de Ciências Sociais e Políticas. As irmãs Maria João e Maria José O ministro Rui Pena (à esquerda) com o autor

Nuno Rogeiro (à esquerda) e o autor Jaime Nogueira Pinto (à direita) e um leitor

Portugal em Barcelona RUI OCHÔA A Fundação Calouste Gulbenkian inaugurou em Barcelona, no Museu de História da Catalunha, no dia 15, a exposição «O Património Português no Mundo». Estiveram presentes na abertura o conselheiro de Cultura da Catalunha, o presidente da Fundação Catalunha-Portugal, o embaixador português em Espanha, Martins da Cruz, o administrador da Gulbenkian, José Blanco, e o director do serviço internacional da fundação, João Pedro Garcia. A mostra vai estar patente no museu até 15 de Abril. Além de diversas maquetes de projectos - já efectuados ou em execução - sobre a recuperação de diversas construções portuguesas da época dos Descobrimentos espalhadas por todo o mundo, a exposição inclui também um conjunto de fotos de Rui Ochôa, director de Fotografia do EXPRESSO, subordinadas ao mesmo tema. À entrada, como se vê na foto, foi exibido um retrato de Fernando Pessoa pintado por Almada Negreiros. A Fundação Calouste Gulbenkian inaugurou em Barcelona, no Museu de História da Catalunha, no dia 15, a exposição «O Património Português no Mundo». Estiveram presentes na abertura o conselheiro de Cultura da Catalunha, o presidente da Fundação Catalunha-Portugal, o embaixador português em Espanha,, o administrador da Gulbenkian,, e o director do serviço internacional da fundação,. A mostra vai estar patente no museu até 15 de Abril. Além de diversas maquetes de projectos - já efectuados ou em execução - sobre a recuperação de diversas construções portuguesas da época dos Descobrimentos espalhadas por todo o mundo, a exposição inclui também um conjunto de fotos de, director de Fotografia do EXPRESSO, subordinadas ao mesmo tema. À entrada, como se vê na foto, foi exibido um retrato depintado por

Uma avó democrata Noite eleitoral no Hotel Altis. Apesar de mesmo os mais optimistas não se surpreenderem com a derrota do Partido Socialista, há quem acalente esperanças de vitória até ao último momento possível. As previsões televisivas das 20 horas, porém, reduzem a esperança à dose mínima. E GENTE assiste ao desabafo da neta de Eduardo Ferro Rodrigues para a avó: «Avó, estão a dizer que o PSD vai ganhar!», exclama inconsolável a criança. Ao que Filomena Ferro Rodrigues responde, tranquilamente: «Então, não fiques triste. Sempre te dissemos que o PSD podia ganhar. É a democracia.» Uma lição para os mais nervosos ocupantes daquele 12º piso.

GENTE

Transformação — Do professor Carvalho Guerra, director da Universidade Católica no Porto, em produtor de limões. Todos os domingos, no regresso da sua quinta no Minho, Carvalho Guerra carrega o carro com os frutos cítricos que depois coloca numa mercearia da sua rua para venda. A lojista até aproveita o prestígio do professor para elogiar o produto e convencer os clientes a preferi-lo. Pode sempre dizer que, dada as relações do produtor com a Igreja e a Universidade Católicas, se tratam de limões abençoados.

Decisão — Da companhia aérea Air Canada de proibir o escritor Salman Rushdie de viajar nos seus aviões por causa dos atrasos que poderiam causar as medidas extras de segurança que teriam de ser utilizadas. O escritor vive sob constante ameaça de morte devido a um «fatwa (decreto religioso) assinado pelo aiatolá Rurrollah Khomeiny no Irão, em 1989, alegando que o seu livro «Versículos Satânicos» representava uma blasfémia contra o Islão. A Air Canada impôs a proibição devido a uma directiva do Departamento Federal de Aviação dos Estados Unidos que exige medidas extras de segurança em qualquer aeronave que transporte passageiros de alto risco, caso em que, segundo a companhia, se enquadra Rushdie. Desde 1989, o escritor vive protegido por agentes de segurança durante 24 horas por dia pois, apesar do «fatwa» já ter sido levantado pelo Irão, grupos extremistas islâmicos anunciaram continuar a pretender matá-lo.

Anúncio — De que a cantora norte-americana Madonna foi encarregada de compor a canção principal do próximo filme da série James Bond, «Die Another Day». Os produtores do filme explicaram que querem, para esta 20ª sequela das aventuras do superespião britânico, uma vedeta da envergadura de Madonna para comemorar o 40º aniversário do personagem. O actor irlandês Pierce Brosnam interpretará o espião 007 pela quarta vez e Halle Berry, nomeada para o Óscar de melhor actriz, foi escolhida para o principal papel feminino, enquanto Judy Dench, também nomeada para o Óscar, vai voltar a encarnar a personagem de «M», a chefe de James Bond no MI-6, os serviços secretos britânicos.

Rectificações agrícolas Coordenação de Pedro Andrade

@@LUIZ CARVALHO Ao contrário do que por aí se diz, as nossas agricultura e pescas não estão mortas. Pelo menos no papel há uma actividade surpreendente que tem dado azo a uma produção abundante no «Diário da República». Para provar que o Ministério de Capoulas Santos - ministro ainda no activo, até à posse do novo Executivo - não pára, GENTE cita o naco de prosa destinado a qualquer antologia de charadas legislativas. Ao contrário do que por aí se diz, as nossas agricultura e pescas não estão mortas. Pelo menos no papel há uma actividade surpreendente que tem dado azo a uma produção abundante no «Diário da República». Para provar que o Ministério de- ministro ainda no activo, até à posse do novo Executivo - não pára, GENTE cita o naco de prosa destinado a qualquer antologia de charadas legislativas. O documento dá pelo nome de Declaração de Rectificação nº.3-B/2002. Passamos a citar os excertos relevantes: «De ter sido rectificada a Declaração de Rectificação nº20-AL/2001, que rectifica a Declaração de Rectificação nº15-I/2001, que rectifica a Portaria nº851/2001, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que cria a zona de caça municipal de Alijó, pelo período de seis anos, e transfere a sua gestão para a Câmara Municipal de Alijó, pelo período de seis anos». A inexactidão rectificada era que onde se lia «com uma área de 13,9700ha», deve ler-se «com uma área de 13907 ha», o que mais uma vez prova que o Governo cessante tinha mesmo problemas com os números. É claro que GENTE não exclui a hipótese de poder rectificar este texto. Estamos abertos ao diálogo.

PSD ao ataque... O PSD/Algarve, logo no dia 18 de Março, enviou à imprensa uma nota sobre os resultados das legislativas de domingo assinada pelo deputado e presidente da distrital algarvia Carlos Martins (na foto). Começa por saudar a eleição do «novo primeiro-ministro de Portugal, dr. Durão Barroso» e depois alonga-se sobre os resultados das eleições, nomeadamente no distrito. Até que chega a um parágrafo, que GENTE passa a transcrever na íntegra: «Embora respeitando a vontade dos algarvios, que não nos deram a maioria dos votos na região, agradecemos a vitória que nos foi confiada em Albufeira, Loulé, Alcoutim e São Brás de Alportel. Neste último concelho fez-se justiça ao trabalho levado a cabo nas últimas eleições autárquicas pela nossa equipa de candidatos, penalizando a arrogância do candidato local do PS na lista de deputados, dr. Correia Martins, o ainda presidente da Administração Regional de Saúde/Algarve». O ainda...? Oops! Será que a estação da caça aos «jobs for the boys» laranjas já abriu, à custa dos seus equivalentes rosas? O PSD/Algarve, logo no dia 18 de Março, enviou à imprensa uma nota sobre os resultados das legislativas de domingo assinada pelo deputado e presidente da distrital algarvia(na foto). Começa por saudar a eleição doe depois alonga-se sobre os resultados das eleições, nomeadamente no distrito. Até que chega a um parágrafo, que GENTE passa a transcrever na íntegra:. O ainda...? Oops! Será que a estação da caça aos «jobs for the boys» laranjas já abriu, à custa dos seus equivalentes rosas?

... e PS no contra-ataque As mudanças na cor política dos governos costumam provocar uma cavalgada rumo aos lugares disponíveis nos gabinetes ministeriais, na Função Pública e nas empresas do Estado, já que os «boys» são muitos e os «jobs» escassos. O Partido Socialista não perdeu tempo em pagar na mesma moeda as críticas que sobre isso lhe foram feitas pelos que antes estavam na oposição. O «cartoon», aproveitando o tema do momento, é de António Colaço, o assessor de imprensa do grupo parlamentar do PS. E vai ser publicado no número desta semana do «Acção Socialista». Deve ser bom, agora, meter-se com o «inimigo»... As mudanças na cor política dos governos costumam provocar uma cavalgada rumo aos lugares disponíveis nos gabinetes ministeriais, na Função Pública e nas empresas do Estado, já que os «boys» são muitos e os «jobs» escassos. O Partido Socialista não perdeu tempo em pagar na mesma moeda as críticas que sobre isso lhe foram feitas pelos que antes estavam na oposição. O «cartoon», aproveitando o tema do momento, é de, o assessor de imprensa do grupo parlamentar do PS. E vai ser publicado no número desta semana do «Acção Socialista». Deve ser bom, agora, meter-se com o «inimigo»...

Fátima e comida para todos ANA BAIÃO A noite eleitoral foi de festa no Largo do Caldas. Apesar dos resultados pouco risonhos que as sondagens foram dando ao CDS/PP durante a campanha, a verdade é que o líder dos democratas-cristãos nunca baixou os braços e acreditou até ao fim. Mas, para não correr riscos e não fosse o diabo tecê-las, Paulo Portas ainda conseguiu dar um salto ao Santuário de Fátima na tarde de domingo. Logo ao início da noite, mal começaram a circular as primeiras informações sobre as projecções dos canais de televisão, o ambiente na sede do CDS/PP já era de confiança e optimismo. E a tal ponto se adivinhava que a noite ia acabar bem que, ao contrário do que tem sido hábito noutras noites eleitorais, até um jantar de vitória tinha sido preparado para os jornalistas, elementos da Juventude Popular e demais apoiantes que por lá apareceram. A abrir, uma canja de galinha, seguida de carne assada com arroz, frango grelhado e bacalhau com natas. Para terminar, arroz doce e café. A noite eleitoral foi de festa no Largo do Caldas. Apesar dos resultados pouco risonhos que as sondagens foram dando ao CDS/PP durante a campanha, a verdade é que o líder dos democratas-cristãos nunca baixou os braços e acreditou até ao fim. Mas, para não correr riscos e não fosse o diabo tecê-las,ainda conseguiu dar um salto ao Santuário de Fátima na tarde de domingo. Logo ao início da noite, mal começaram a circular as primeiras informações sobre as projecções dos canais de televisão, o ambiente na sede do CDS/PP já era de confiança e optimismo. E a tal ponto se adivinhava que a noite ia acabar bem que, ao contrário do que tem sido hábito noutras noites eleitorais, até um jantar de vitória tinha sido preparado para os jornalistas, elementos da Juventude Popular e demais apoiantes que por lá apareceram. A abrir, uma canja de galinha, seguida de carne assada com arroz, frango grelhado e bacalhau com natas. Para terminar, arroz doce e café.

O livro de Nogueira Pinto Jaime Nogueira Pinto acaba de lançar «Introdução à Política», um livro em três volumes escrito a duas mãos (com António Marques Bessa). Ao lançamento não faltaram duas irmãs Avillez - Maria João e Maria José, respectivamente cunhada e mulher do autor - e o ministro da Defesa, Rui Pena. Nuno Rogeiro, que curiosamente é autor de um livro com o mesmo título, apresentou a obra. O cenário foi o Instituto de Ciências Sociais e Políticas. As irmãs Maria João e Maria José O ministro Rui Pena (à esquerda) com o autor

Nuno Rogeiro (à esquerda) e o autor Jaime Nogueira Pinto (à direita) e um leitor

Portugal em Barcelona RUI OCHÔA A Fundação Calouste Gulbenkian inaugurou em Barcelona, no Museu de História da Catalunha, no dia 15, a exposição «O Património Português no Mundo». Estiveram presentes na abertura o conselheiro de Cultura da Catalunha, o presidente da Fundação Catalunha-Portugal, o embaixador português em Espanha, Martins da Cruz, o administrador da Gulbenkian, José Blanco, e o director do serviço internacional da fundação, João Pedro Garcia. A mostra vai estar patente no museu até 15 de Abril. Além de diversas maquetes de projectos - já efectuados ou em execução - sobre a recuperação de diversas construções portuguesas da época dos Descobrimentos espalhadas por todo o mundo, a exposição inclui também um conjunto de fotos de Rui Ochôa, director de Fotografia do EXPRESSO, subordinadas ao mesmo tema. À entrada, como se vê na foto, foi exibido um retrato de Fernando Pessoa pintado por Almada Negreiros. A Fundação Calouste Gulbenkian inaugurou em Barcelona, no Museu de História da Catalunha, no dia 15, a exposição «O Património Português no Mundo». Estiveram presentes na abertura o conselheiro de Cultura da Catalunha, o presidente da Fundação Catalunha-Portugal, o embaixador português em Espanha,, o administrador da Gulbenkian,, e o director do serviço internacional da fundação,. A mostra vai estar patente no museu até 15 de Abril. Além de diversas maquetes de projectos - já efectuados ou em execução - sobre a recuperação de diversas construções portuguesas da época dos Descobrimentos espalhadas por todo o mundo, a exposição inclui também um conjunto de fotos de, director de Fotografia do EXPRESSO, subordinadas ao mesmo tema. À entrada, como se vê na foto, foi exibido um retrato depintado por

Uma avó democrata Noite eleitoral no Hotel Altis. Apesar de mesmo os mais optimistas não se surpreenderem com a derrota do Partido Socialista, há quem acalente esperanças de vitória até ao último momento possível. As previsões televisivas das 20 horas, porém, reduzem a esperança à dose mínima. E GENTE assiste ao desabafo da neta de Eduardo Ferro Rodrigues para a avó: «Avó, estão a dizer que o PSD vai ganhar!», exclama inconsolável a criança. Ao que Filomena Ferro Rodrigues responde, tranquilamente: «Então, não fiques triste. Sempre te dissemos que o PSD podia ganhar. É a democracia.» Uma lição para os mais nervosos ocupantes daquele 12º piso.

marcar artigo