Atalhos de Teclado nas Tabelas do Word
Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2004
%José Doutil
As tabelas dentro do Word são como que um mundo dentro de outro, pois existem métodos particulares para executar determinadas tarefas nelas - como a movimentação do cursor e a selecção de texto. Em consequência disso, existem também atalhos de teclado específicos para o trabalho com tabelas, que são muito úteis, em especial no caso de elas terem grandes dimensões.
As tabelas são constituídas por células, fisicamente representadas por rectângulos, agrupados em linhas e colunas. Cada célula funciona, no essencial, como uma página do Word em termos de edição, podendo-se inclusive inserir dentro dela imagens e até outras tabelas. Em última instância, pode-se fazer um documento em que todo o texto está incluído numa tabela com uma única célula, de modo a criar uma cercadura, por exemplo.
Mas a situação normal é existir uma tabela com várias linhas e colunas. Ao inserir texto numa tabela, a tecla Enter serve - tal como no texto normal - para criar parágrafos dentro de uma célula; não é como no Excel, onde serve para passar para a célula da mesma coluna mas na linha de baixo. Aliás, a lógica da edição das tabelas no Word é contrária à do Excel: enquanto, neste, a sequência "natural" de inserção de dados é vertical, de cima para baixo (por coluna), no Word é horizontal, da esquerda para a direita (por linha).
Tendo inserido o texto pretendido numa célula, para mudar para a célula seguinte, à direita na mesma linha, para a editar, utiliza-se a tecla Tab. Se a segunda célula já tiver texto, ele fica automaticamente todo seleccionado. Quando se está com o cursor na última célula de uma linha, carregando na tecla Tab muda-se de linha, passando para a primeira célula, à esquerda.
Se se pretender voltar à célula anterior (à esquerda, na mesma linha), tem que se utilizar a combinação de teclas Shift+Tab. Isto implica que, para criar tabulações dentro de uma célula, se tenha de utilizar um atalho de teclado especial: Ctrl+Tab (ver imagem).
Para se mover o cursor verticalmente dentro das colunas, usa-se as setas direccionais Para Baixo e Para Cima - só que, aqui, a progressão é linha a linha: se as células tiverem muitas linhas, pode ser demorada a deslocação deste modo entre células. Aliás, na horizontal, dentro das linhas, também se pode mover o cursor entre células com as setas direccionais Para a Direita e Para a Esquerda, colocando-se, no entanto, o mesmo problema se as células tiverem linhas com muito texto.
Para mover o cursor para a última célula numa linha, utiliza-se o atalho Alt+End e, para ir para a primeira célula numa linha, Alt+Home. Do mesmo modo, para mover o cursor para a última célula numa coluna, usa-se o atalho Alt+Page Down e Alt+Page Up para ir para a primeira célula numa coluna.
Para seleccionar todas as células de uma linha, desde aquela onde se encontra o cursor até ao fim da linha, utiliza-se o atalho Shift+Alt+End. Para fazer o mesmo até ao início da linha, usa-se Shift+Alt+Home. E, para seleccionar células em colunas, a lógica é igual: Shift+Alt+Page Down para seleccionar todas as células de uma linha, desde aquela onde se encontra o cursor até ao fim da coluna, e Shift+Alt+Page Up para fazer o mesmo até ao início da coluna.
Conjugando estes últimos atalhos de teclado com as setas direccionais Para a Direita, Para a Esquerda, Para Baixo e Para Cima, pode-se seleccionar todas ou parte das linhas e colunas de uma tabela.
Atalhos de Teclado nas Tabelas do Word
Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2004
%José Doutil
As tabelas dentro do Word são como que um mundo dentro de outro, pois existem métodos particulares para executar determinadas tarefas nelas - como a movimentação do cursor e a selecção de texto. Em consequência disso, existem também atalhos de teclado específicos para o trabalho com tabelas, que são muito úteis, em especial no caso de elas terem grandes dimensões.
As tabelas são constituídas por células, fisicamente representadas por rectângulos, agrupados em linhas e colunas. Cada célula funciona, no essencial, como uma página do Word em termos de edição, podendo-se inclusive inserir dentro dela imagens e até outras tabelas. Em última instância, pode-se fazer um documento em que todo o texto está incluído numa tabela com uma única célula, de modo a criar uma cercadura, por exemplo.
Mas a situação normal é existir uma tabela com várias linhas e colunas. Ao inserir texto numa tabela, a tecla Enter serve - tal como no texto normal - para criar parágrafos dentro de uma célula; não é como no Excel, onde serve para passar para a célula da mesma coluna mas na linha de baixo. Aliás, a lógica da edição das tabelas no Word é contrária à do Excel: enquanto, neste, a sequência "natural" de inserção de dados é vertical, de cima para baixo (por coluna), no Word é horizontal, da esquerda para a direita (por linha).
Tendo inserido o texto pretendido numa célula, para mudar para a célula seguinte, à direita na mesma linha, para a editar, utiliza-se a tecla Tab. Se a segunda célula já tiver texto, ele fica automaticamente todo seleccionado. Quando se está com o cursor na última célula de uma linha, carregando na tecla Tab muda-se de linha, passando para a primeira célula, à esquerda.
Se se pretender voltar à célula anterior (à esquerda, na mesma linha), tem que se utilizar a combinação de teclas Shift+Tab. Isto implica que, para criar tabulações dentro de uma célula, se tenha de utilizar um atalho de teclado especial: Ctrl+Tab (ver imagem).
Para se mover o cursor verticalmente dentro das colunas, usa-se as setas direccionais Para Baixo e Para Cima - só que, aqui, a progressão é linha a linha: se as células tiverem muitas linhas, pode ser demorada a deslocação deste modo entre células. Aliás, na horizontal, dentro das linhas, também se pode mover o cursor entre células com as setas direccionais Para a Direita e Para a Esquerda, colocando-se, no entanto, o mesmo problema se as células tiverem linhas com muito texto.
Para mover o cursor para a última célula numa linha, utiliza-se o atalho Alt+End e, para ir para a primeira célula numa linha, Alt+Home. Do mesmo modo, para mover o cursor para a última célula numa coluna, usa-se o atalho Alt+Page Down e Alt+Page Up para ir para a primeira célula numa coluna.
Para seleccionar todas as células de uma linha, desde aquela onde se encontra o cursor até ao fim da linha, utiliza-se o atalho Shift+Alt+End. Para fazer o mesmo até ao início da linha, usa-se Shift+Alt+Home. E, para seleccionar células em colunas, a lógica é igual: Shift+Alt+Page Down para seleccionar todas as células de uma linha, desde aquela onde se encontra o cursor até ao fim da coluna, e Shift+Alt+Page Up para fazer o mesmo até ao início da coluna.
Conjugando estes últimos atalhos de teclado com as setas direccionais Para a Direita, Para a Esquerda, Para Baixo e Para Cima, pode-se seleccionar todas ou parte das linhas e colunas de uma tabela.