Cisco e Tech Data parceiras para as PME e o segmento doméstico

04-03-2004
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Cisco e Tech Data Parceiras para as PME e o Segmento Doméstico

Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2004

%Rui Jorge Cruz

A realização do ForumNetworking foi resultado de uma colaboração entre a Tech Data e a Cisco Systems em Portugal mas essa colaboração no mercado português tem ambições mais vastas, visando mesmo o desenvolvimento do negócio das redes - não só no universo empresarial e profissional como também no espaço doméstico ou dito do consumo. E é aqui que "entram em cena" a Azlan, uma subsidiária da Tech Data, e a LinkSys, a fabricante de equipamentos de rede destinados ao mercado doméstico que a Cisco Systems adquiriu em Junho de 2003 a fim de penetrar num segmento que prenuncia uma grande expansão, com a difusão da banda larga e da conectividade sem fios (Wi-Fi).

Conforme reconheceu a Computadores Carlos Brazão, director-geral da Cisco em Portugal, a "grande fatia do mercado das redes no país continua a ser o das grandes empresas, o Estado e os operadores de telecomunicações", tendo o das pequenas e médias empresas (PME) já começado a assumir alguma importância. E aqui não se fala do mero "hub" ou "router" para ligar uns cabos - segmento já banalizado e sem grande valor acrescentado - mas, por um lado, de equipamentos como estes dotados de crescentes funcionalidades e "inteligência" ("chips") e, por outro, de soluções para a chamada "convergência para o mundo IP": voz sobre IP (VoIP), redes únicas para voz e dados, e o "software" capaz de suportar as respectivas soluções.

Mas agora surge também a aposta declarada no mercado de consumo, cujas exigências em equipamentos e soluções são distintas (e daí a compra da LinkSys, com uma marca reconhecida) como distinto é também o canal de distribuição e revenda - assim surgindo a parceria com a Azlan, com quem a Cisco conta também para o seu crescimento no segmento das PME.

Segundo Ricardo Agostinho, director da Azlan em Portugal, esta empresa poderá proporcionar à Cisco os recursos, a escala da logística de distribuição e a rede de integradores certificados necessários para o desenvolvimento do negócio entre as PME.

A Azlan constitui o grupo de soluções de rede da Tech Data, tirando partido da sua infra-estrutura, do seu "know how" na distribuição e da sua rede de 2500 revendedores - aspectos sublinhados por Jorge Silva, director-geral ibérico da Tech Data: "Hoje, a optimização da cadeia de abastecimento é essencial. Graças a ela e à integração dos processos de negócio com os fornecedores (como a Cisco) e com os parceiros a jusante, o grupo Tech Data conseguiu reduzir de 60 para 20 dias o tempo médio dos 'stocks' e para 1,5 por cento a parcela de produtos que está nos seus armazéns mais de 60 dias." Com isto, o grupo conseguiu reduzir para apenas 4 por cento os seus custos operacionais sem, no entanto, degradar a sua capacidade de responder às solicitações do canal: "As encomendas de 92 por cento dos itens em lista podem ser satisfeitas imediatamente", acrescentou Jorge Silva.

Será também com este desempenho que a Cisco conta com a Azlan (seu parceiro desde finais de 2002) para o segmento de consumo, cujo crescimento será ainda potenciado pela convergência entre a telefonia convencional e a sobre IP, por um lado, e, por outro, pela articulação inevitável entre esta e as telecomunicações móveis. Outra tecnologia que estas empresas contam explorar neste segmento será a televisão sobre IP no cabo óptico, algo possível quando se difundir em Portugal a sério uma "banda verdadeiramente larga".

Cisco e Tech Data Parceiras para as PME e o Segmento Doméstico

Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2004

%Rui Jorge Cruz

A realização do ForumNetworking foi resultado de uma colaboração entre a Tech Data e a Cisco Systems em Portugal mas essa colaboração no mercado português tem ambições mais vastas, visando mesmo o desenvolvimento do negócio das redes - não só no universo empresarial e profissional como também no espaço doméstico ou dito do consumo. E é aqui que "entram em cena" a Azlan, uma subsidiária da Tech Data, e a LinkSys, a fabricante de equipamentos de rede destinados ao mercado doméstico que a Cisco Systems adquiriu em Junho de 2003 a fim de penetrar num segmento que prenuncia uma grande expansão, com a difusão da banda larga e da conectividade sem fios (Wi-Fi).

Conforme reconheceu a Computadores Carlos Brazão, director-geral da Cisco em Portugal, a "grande fatia do mercado das redes no país continua a ser o das grandes empresas, o Estado e os operadores de telecomunicações", tendo o das pequenas e médias empresas (PME) já começado a assumir alguma importância. E aqui não se fala do mero "hub" ou "router" para ligar uns cabos - segmento já banalizado e sem grande valor acrescentado - mas, por um lado, de equipamentos como estes dotados de crescentes funcionalidades e "inteligência" ("chips") e, por outro, de soluções para a chamada "convergência para o mundo IP": voz sobre IP (VoIP), redes únicas para voz e dados, e o "software" capaz de suportar as respectivas soluções.

Mas agora surge também a aposta declarada no mercado de consumo, cujas exigências em equipamentos e soluções são distintas (e daí a compra da LinkSys, com uma marca reconhecida) como distinto é também o canal de distribuição e revenda - assim surgindo a parceria com a Azlan, com quem a Cisco conta também para o seu crescimento no segmento das PME.

Segundo Ricardo Agostinho, director da Azlan em Portugal, esta empresa poderá proporcionar à Cisco os recursos, a escala da logística de distribuição e a rede de integradores certificados necessários para o desenvolvimento do negócio entre as PME.

A Azlan constitui o grupo de soluções de rede da Tech Data, tirando partido da sua infra-estrutura, do seu "know how" na distribuição e da sua rede de 2500 revendedores - aspectos sublinhados por Jorge Silva, director-geral ibérico da Tech Data: "Hoje, a optimização da cadeia de abastecimento é essencial. Graças a ela e à integração dos processos de negócio com os fornecedores (como a Cisco) e com os parceiros a jusante, o grupo Tech Data conseguiu reduzir de 60 para 20 dias o tempo médio dos 'stocks' e para 1,5 por cento a parcela de produtos que está nos seus armazéns mais de 60 dias." Com isto, o grupo conseguiu reduzir para apenas 4 por cento os seus custos operacionais sem, no entanto, degradar a sua capacidade de responder às solicitações do canal: "As encomendas de 92 por cento dos itens em lista podem ser satisfeitas imediatamente", acrescentou Jorge Silva.

Será também com este desempenho que a Cisco conta com a Azlan (seu parceiro desde finais de 2002) para o segmento de consumo, cujo crescimento será ainda potenciado pela convergência entre a telefonia convencional e a sobre IP, por um lado, e, por outro, pela articulação inevitável entre esta e as telecomunicações móveis. Outra tecnologia que estas empresas contam explorar neste segmento será a televisão sobre IP no cabo óptico, algo possível quando se difundir em Portugal a sério uma "banda verdadeiramente larga".

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