Suplemento Computadores

26-02-2003
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Novo dicionário editado pelo 'Computerworld'

O E-business de A a Z

Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2003

%I.G.S.

O jornal "Computerworld" lançou, na passada quarta-feira, o "Dicionário de eBusiness", uma publicação onde são explicados os mais importantes conceitos relacionados com o negócio das empresas através da Internet e onde se pode também encontrar a análise de diversos casos de adopção de soluções de E-business em Portugal.

Na passada semana, o "Dicionário de eBusiness", que contou com o patrocínio da Microsoft e da Intel, foi distribuído gratuitamente com o "Computerworld", o "Diário Económico" e o "Semanário Económico". Ao longo de 250 páginas, esta publicação fornece aos responsáveis de empresas - ou simplesmente a quem se interessa pelo tema - a informação relevante para compreender o funcionamento do E-business e alguns dos principais projectos levados a cabo por empresas portuguesas.

O "Dicionário de eBusiness" centra-se em doze temas principais: aplicações de negócio, armazenamento de dados, desenvolvimento, E-business, E-government, gestão de tecnologias de informação, infra-estrutura, integração, "knowledge management", mobilidade, "networking" e segurança. Cada um destes temas é desenvolvido e acompanhado por um ou dois casos concretos de adopção de soluções. Esses "case studies", num total de 16, abarcam empresas e projectos que vão da Cimpor à agência noticiosa Lusa, passando pela Vodafone, Fnac, WhatEnerNet, Renova, Câmara Municipal de Loures, Galp Energia, Oni, Rádio Cotonete, Pavia e Big Online, e ainda pelos projectos PortalExecutivo.com, eControi.com e Portal do Governo.

Bastante útil, sobretudo por se tratar de uma área repleta de neologismos e novas siglas, é o glossário e a secção de abreviaturas e acrónimos que completam este dicionário.

A apresentação do "Dicionário de eBusiness" contou com a presença de Diogo Vasconcelos, gestor da Unidade Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), entidade governamental responsável pela área da sociedade da informação e comunicação. "Numa altura em que pouca gente está a investir em conteúdos úteis, esta é uma iniciativa exemplar", declarou aquele responsável, destacando a abordagem "muito concreta e com recurso a uma série de casos" presente no novo dicionário.

"É importante dar a conhecer os bons casos de aplicação das tecnologias que se verificam em Portugal", disse ainda o gestor da UMIC, concluindo que "a falta de 'case studies' é ainda uma realidade". Muitas vezes, o ensino nesta área é baseado em casos concretos, "mas esses casos são importados", lamentou Diogo Vasconcelos, sem deixar de referir que "não se pode inovar se não se dispuser de informação bem tratada e de qualidade".

Novo dicionário editado pelo 'Computerworld'

O E-business de A a Z

Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2003

%I.G.S.

O jornal "Computerworld" lançou, na passada quarta-feira, o "Dicionário de eBusiness", uma publicação onde são explicados os mais importantes conceitos relacionados com o negócio das empresas através da Internet e onde se pode também encontrar a análise de diversos casos de adopção de soluções de E-business em Portugal.

Na passada semana, o "Dicionário de eBusiness", que contou com o patrocínio da Microsoft e da Intel, foi distribuído gratuitamente com o "Computerworld", o "Diário Económico" e o "Semanário Económico". Ao longo de 250 páginas, esta publicação fornece aos responsáveis de empresas - ou simplesmente a quem se interessa pelo tema - a informação relevante para compreender o funcionamento do E-business e alguns dos principais projectos levados a cabo por empresas portuguesas.

O "Dicionário de eBusiness" centra-se em doze temas principais: aplicações de negócio, armazenamento de dados, desenvolvimento, E-business, E-government, gestão de tecnologias de informação, infra-estrutura, integração, "knowledge management", mobilidade, "networking" e segurança. Cada um destes temas é desenvolvido e acompanhado por um ou dois casos concretos de adopção de soluções. Esses "case studies", num total de 16, abarcam empresas e projectos que vão da Cimpor à agência noticiosa Lusa, passando pela Vodafone, Fnac, WhatEnerNet, Renova, Câmara Municipal de Loures, Galp Energia, Oni, Rádio Cotonete, Pavia e Big Online, e ainda pelos projectos PortalExecutivo.com, eControi.com e Portal do Governo.

Bastante útil, sobretudo por se tratar de uma área repleta de neologismos e novas siglas, é o glossário e a secção de abreviaturas e acrónimos que completam este dicionário.

A apresentação do "Dicionário de eBusiness" contou com a presença de Diogo Vasconcelos, gestor da Unidade Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), entidade governamental responsável pela área da sociedade da informação e comunicação. "Numa altura em que pouca gente está a investir em conteúdos úteis, esta é uma iniciativa exemplar", declarou aquele responsável, destacando a abordagem "muito concreta e com recurso a uma série de casos" presente no novo dicionário.

"É importante dar a conhecer os bons casos de aplicação das tecnologias que se verificam em Portugal", disse ainda o gestor da UMIC, concluindo que "a falta de 'case studies' é ainda uma realidade". Muitas vezes, o ensino nesta área é baseado em casos concretos, "mas esses casos são importados", lamentou Diogo Vasconcelos, sem deixar de referir que "não se pode inovar se não se dispuser de informação bem tratada e de qualidade".

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