EXPRESSO Online

12-03-2004
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David Justino quer reduzir disciplinas no 3º ciclo Alterar tamanho O ministro da Educação, David Justino, admitiu quinta-feira que pretende reformular o ensino do 3º ciclo, acabando com algumas das disciplinas que fazem parte do programa curricular. O ministro da Educação, David Justino, admitiu quinta-feira que pretende reformular o ensino do 3º ciclo, acabando com algumas das disciplinas que fazem parte do programa curricular. Segundo o ministro, os alunos têm dificuldade em adaptar-se quando chegam ao 3º ciclo porque «passam de 8 ou 9 professores no 2º ciclo para 13 ou 14 no 3º», o que lhes causa uma sobrecarga excessiva. Segundo o ministro, os alunos têm dificuldade em adaptar-se quando chegam ao 3º ciclo porque, o que lhes causa uma sobrecarga excessiva. Neste contexto, também a formação de professores precisa ser reformulada. «Tem que se apostar na formação contínua de professores e reformular a formação inicial», considerou o ministro durante a sua intervenção no Colóquio «A História numa Sociedade em Mudança» realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Neste contexto, também a formação de professores precisa ser reformulada., considerou o ministro durante a sua intervenção no Colóquiorealizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. David Justino considera ainda que também o ensino primário tem que ser repensado, uma vez que os anos em que se reprova mais são no 5º, 6º e 10º. Isto significa que «as bases do ensino no 1º ciclo não estão bem definidas», adianta. David Justino considera ainda que também o ensino primário tem que ser repensado, uma vez que os anos em que se reprova mais são no 5º, 6º e 10º. Isto significa que, adianta. Assim, «há a necessidade de estabelecer dinâmicas de ensino», para transmitir aos mais novos que é fundamental que saibamos qual a melhor maneira de pensar para nos ajudar a definir os objectivos essenciais das questões, adianta David Justino. Assim,, para transmitir aos mais novos que é fundamental que saibamos qual a melhor maneira de pensar para nos ajudar a definir os objectivos essenciais das questões, adianta David Justino. Para o ministro, olhar para o ensino hoje, implica ter em conta esta necessidade de saber definir objectivos. O que está a acontecer na educação é que «não há lógica na articulação de conteúdos desde o 1º ao 12º ano», devido ao excesso e confusão de matérias, considera. Para o ministro, olhar para o ensino hoje, implica ter em conta esta necessidade de saber definir objectivos. O que está a acontecer na educação é que, devido ao excesso e confusão de matérias, considera. O ministro demonstrou especial preocupação com a disciplina de História, considerando ser uma das mais importantes na formação dos alunos. O ministro demonstrou especial preocupação com a disciplina de História, considerando ser uma das mais importantes na formação dos alunos. Considera que o ensino desta disciplina «devia ter a seguinte arrumação: do 3º ao 6º ano - História de Portugal; no 7º, 8º e 9º - inserir Portugal na Europa». Considera que o ensino desta disciplina «O grande desafio do ensino da História é definir as competências e os conhecimentos que se devem estruturar numa hora e meia de aula», afirma o ministro da educação, considerando que a ideia de sequencialidade cronológica, que não deve ser levada ao exagero mas deve ser respeitada, não é cumprida. , afirma o ministro da educação, considerando que a ideia de sequencialidade cronológica, que não deve ser levada ao exagero mas deve ser respeitada, não é cumprida. David Justino pensa que a definição dos conteúdos de História tem que ser feita com a comunidade científica e com a comunidade dos professores. Assim, o Ministério da Educação pretende realizar, ainda este ano, um debate entre estas entidades para que se possa repensar o ensino da História. David Justino pensa que a definição dos conteúdos de História tem que ser feita com a comunidade científica e com a comunidade dos professores. Assim, o Ministério da Educação pretende realizar, ainda este ano, um debate entre estas entidades para que se possa repensar o ensino da História O ministro da Educação fez estas declarações durante o Colóquio «A História numa Sociedade em Mudança» realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. O ministro da Educação fez estas declarações durante o Colóquiorealizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 15:28 12 Março 2004 1

David Justino quer reduzir disciplinas no 3º ciclo Alterar tamanho O ministro da Educação, David Justino, admitiu quinta-feira que pretende reformular o ensino do 3º ciclo, acabando com algumas das disciplinas que fazem parte do programa curricular. O ministro da Educação, David Justino, admitiu quinta-feira que pretende reformular o ensino do 3º ciclo, acabando com algumas das disciplinas que fazem parte do programa curricular. Segundo o ministro, os alunos têm dificuldade em adaptar-se quando chegam ao 3º ciclo porque «passam de 8 ou 9 professores no 2º ciclo para 13 ou 14 no 3º», o que lhes causa uma sobrecarga excessiva. Segundo o ministro, os alunos têm dificuldade em adaptar-se quando chegam ao 3º ciclo porque, o que lhes causa uma sobrecarga excessiva. Neste contexto, também a formação de professores precisa ser reformulada. «Tem que se apostar na formação contínua de professores e reformular a formação inicial», considerou o ministro durante a sua intervenção no Colóquio «A História numa Sociedade em Mudança» realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Neste contexto, também a formação de professores precisa ser reformulada., considerou o ministro durante a sua intervenção no Colóquiorealizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. David Justino considera ainda que também o ensino primário tem que ser repensado, uma vez que os anos em que se reprova mais são no 5º, 6º e 10º. Isto significa que «as bases do ensino no 1º ciclo não estão bem definidas», adianta. David Justino considera ainda que também o ensino primário tem que ser repensado, uma vez que os anos em que se reprova mais são no 5º, 6º e 10º. Isto significa que, adianta. Assim, «há a necessidade de estabelecer dinâmicas de ensino», para transmitir aos mais novos que é fundamental que saibamos qual a melhor maneira de pensar para nos ajudar a definir os objectivos essenciais das questões, adianta David Justino. Assim,, para transmitir aos mais novos que é fundamental que saibamos qual a melhor maneira de pensar para nos ajudar a definir os objectivos essenciais das questões, adianta David Justino. Para o ministro, olhar para o ensino hoje, implica ter em conta esta necessidade de saber definir objectivos. O que está a acontecer na educação é que «não há lógica na articulação de conteúdos desde o 1º ao 12º ano», devido ao excesso e confusão de matérias, considera. Para o ministro, olhar para o ensino hoje, implica ter em conta esta necessidade de saber definir objectivos. O que está a acontecer na educação é que, devido ao excesso e confusão de matérias, considera. O ministro demonstrou especial preocupação com a disciplina de História, considerando ser uma das mais importantes na formação dos alunos. O ministro demonstrou especial preocupação com a disciplina de História, considerando ser uma das mais importantes na formação dos alunos. Considera que o ensino desta disciplina «devia ter a seguinte arrumação: do 3º ao 6º ano - História de Portugal; no 7º, 8º e 9º - inserir Portugal na Europa». Considera que o ensino desta disciplina «O grande desafio do ensino da História é definir as competências e os conhecimentos que se devem estruturar numa hora e meia de aula», afirma o ministro da educação, considerando que a ideia de sequencialidade cronológica, que não deve ser levada ao exagero mas deve ser respeitada, não é cumprida. , afirma o ministro da educação, considerando que a ideia de sequencialidade cronológica, que não deve ser levada ao exagero mas deve ser respeitada, não é cumprida. David Justino pensa que a definição dos conteúdos de História tem que ser feita com a comunidade científica e com a comunidade dos professores. Assim, o Ministério da Educação pretende realizar, ainda este ano, um debate entre estas entidades para que se possa repensar o ensino da História. David Justino pensa que a definição dos conteúdos de História tem que ser feita com a comunidade científica e com a comunidade dos professores. Assim, o Ministério da Educação pretende realizar, ainda este ano, um debate entre estas entidades para que se possa repensar o ensino da História O ministro da Educação fez estas declarações durante o Colóquio «A História numa Sociedade em Mudança» realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. O ministro da Educação fez estas declarações durante o Colóquiorealizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 15:28 12 Março 2004 1

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