Ciência, Cultura e Sociedade Objectivos
Conteúdos Programáticos
Metodologia
Bibliografia
Método de Avaliação Professores: Amélia Rosa, Ana Luísa Paiva, Luís Carlos Rodrigues, Teresa Olga Objectivos Esta disciplina faz parte do tronco comum a todos os cursos desta escola e integra os módulos de História, Cultura e Sociedade, Ciência, Tecnologia e Sociedade e Matemática, Cultura e Sociedade. Perspectiva-se dominantemente, no desenvolvimento da aquisição pelos alunos, de uma das competências consideradas essenciais para o exercicio de uma profissão: Ser capaz de se apropriar dos saberes concebidos como elaborações complexas e historicamente constituídas, de os interrogar e de os utilizar de acordo com necessidades e problemas concretos, respeitando principios éticos e deontológicos. Para o desenvolvimento desta competência consideram-se os seguintes objectivos: Conhecer e aplicar instrumentos conceptuais e metodológicos que permitam o conhecimento do homem e do meio;
Analisar a origem e a natureza da Ciência e da Matemática e as suas implicações na sociedade;
Formular e resolver problemas;
Relacionar-se e participar na sociedade;
Compreender e reflectir criticamente sobre questões do mundo contemporâneo. Topo da página Conteúdos Programáticos Meio Natural do Distrito: Características topográficas e climáticas Aspectos geomorfológicos Diversidade biológica (fauna e flora).
Meio Social do Distrito: Aspectos históricos, demográficos, económicos e políticos, características sociais e culturais, Problemas e dinâmicas sociais.
População humana e dinâmicas demográficas
conceito de sistema e a abordagem sistémica
Os Ecossistemas Naturais
Espaço Urbano e o Espaço rural
Intervenção do homem nos ambientes naturais e sociais
Natureza da actividade matemática
Episódios da história da Matemática
Resolução de problemas que permitam interpretar e compreender criticamente a Matemática subjacente a diversas situações da realidade
A produção do conhecimento humano na compreensão da realidade social e natural. Topo da página Metodologia Serão privilegiadas metodologias activas que envolvendo os alunos, individualmente ou em grupo, promovam uma construção de conhecimento sustentada por uma reflexão histórica e filosófica sobre a natureza da ciência e pela exploração de situações problemáticas diversificadas. As actividades a desenvolver nos três módulos que integram esta disciplina, cujo plano será distribuído nas primeiras sessões de cada um dos módulos, organizam-se em função de grandes temas integradores, mediante uma perspectiva de articulação dos instrumentos conceptuais e metodológicos desenvolvidos em cada um dos módulos e valorizando-se os saberes já construídos pelos alunos nas suas vivências. Topo da página Bibliografia ABBOT, E. - Flatland: O País Plano. Lisboa: Gradiva, 1993. CORREIA, Francisco Nunes, "Alguns Paradigmas Ambientais" in "Ambientes e Ambientalismos", in Portugal Hoje, Lisboa, INA, 1995, pp. 135-140. ENZENSBERGER, H. – O Diabo dos números. Porto: Edições ASA, 1998. GUZMÁN, M. – Aventuras Matemáticas. Lisboa: Gradiva, 1990. PEIXOTO, João, "Elogio da Cidade", Revista Crítica de Ciências Sociais, nº30, (Junho de 1990), p. 97-112. PINTO, José Madureira, Estruturas sociais e práticas simbólico-ideológicas nos campos: Elementos de teoria e de pesquisa empírica, Porto, Afrontamento, 1985, p. 73-91. ROSNAY, Joel de, O Macroscópio: Para uma visão global, Vila Nova de Gaia, Estratégias Criativas, 1995. SEDAS NUNES, A., Questões Preliminares sobre as Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença/Gabinete de Investigações Sociais, 1977. Topo da página Método de Avaliação No âmbito desta disciplina proceder-se-á à avaliação dos seguintes produtos:
Um Trabalho sobre um tema/problema de investigação, em grupo e com exposição oral na aula
Um comentário e discussão de um texto (em grupo)
Um relatório sobre a resolução de um problema (Individual)
Um Teste
Fichas de auto-avaliação (individuais) da participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos nas aulas Os parâmetros, os critérios e os instrumentos de avaliação serão fornecidos, nas alturas adequadas. Topo da página
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Ciência, Cultura e Sociedade Objectivos
Conteúdos Programáticos
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Método de Avaliação Professores: Amélia Rosa, Ana Luísa Paiva, Luís Carlos Rodrigues, Teresa Olga Objectivos Esta disciplina faz parte do tronco comum a todos os cursos desta escola e integra os módulos de História, Cultura e Sociedade, Ciência, Tecnologia e Sociedade e Matemática, Cultura e Sociedade. Perspectiva-se dominantemente, no desenvolvimento da aquisição pelos alunos, de uma das competências consideradas essenciais para o exercicio de uma profissão: Ser capaz de se apropriar dos saberes concebidos como elaborações complexas e historicamente constituídas, de os interrogar e de os utilizar de acordo com necessidades e problemas concretos, respeitando principios éticos e deontológicos. Para o desenvolvimento desta competência consideram-se os seguintes objectivos: Conhecer e aplicar instrumentos conceptuais e metodológicos que permitam o conhecimento do homem e do meio;
Analisar a origem e a natureza da Ciência e da Matemática e as suas implicações na sociedade;
Formular e resolver problemas;
Relacionar-se e participar na sociedade;
Compreender e reflectir criticamente sobre questões do mundo contemporâneo. Topo da página Conteúdos Programáticos Meio Natural do Distrito: Características topográficas e climáticas Aspectos geomorfológicos Diversidade biológica (fauna e flora).
Meio Social do Distrito: Aspectos históricos, demográficos, económicos e políticos, características sociais e culturais, Problemas e dinâmicas sociais.
População humana e dinâmicas demográficas
conceito de sistema e a abordagem sistémica
Os Ecossistemas Naturais
Espaço Urbano e o Espaço rural
Intervenção do homem nos ambientes naturais e sociais
Natureza da actividade matemática
Episódios da história da Matemática
Resolução de problemas que permitam interpretar e compreender criticamente a Matemática subjacente a diversas situações da realidade
A produção do conhecimento humano na compreensão da realidade social e natural. Topo da página Metodologia Serão privilegiadas metodologias activas que envolvendo os alunos, individualmente ou em grupo, promovam uma construção de conhecimento sustentada por uma reflexão histórica e filosófica sobre a natureza da ciência e pela exploração de situações problemáticas diversificadas. As actividades a desenvolver nos três módulos que integram esta disciplina, cujo plano será distribuído nas primeiras sessões de cada um dos módulos, organizam-se em função de grandes temas integradores, mediante uma perspectiva de articulação dos instrumentos conceptuais e metodológicos desenvolvidos em cada um dos módulos e valorizando-se os saberes já construídos pelos alunos nas suas vivências. Topo da página Bibliografia ABBOT, E. - Flatland: O País Plano. Lisboa: Gradiva, 1993. CORREIA, Francisco Nunes, "Alguns Paradigmas Ambientais" in "Ambientes e Ambientalismos", in Portugal Hoje, Lisboa, INA, 1995, pp. 135-140. ENZENSBERGER, H. – O Diabo dos números. Porto: Edições ASA, 1998. GUZMÁN, M. – Aventuras Matemáticas. Lisboa: Gradiva, 1990. PEIXOTO, João, "Elogio da Cidade", Revista Crítica de Ciências Sociais, nº30, (Junho de 1990), p. 97-112. PINTO, José Madureira, Estruturas sociais e práticas simbólico-ideológicas nos campos: Elementos de teoria e de pesquisa empírica, Porto, Afrontamento, 1985, p. 73-91. ROSNAY, Joel de, O Macroscópio: Para uma visão global, Vila Nova de Gaia, Estratégias Criativas, 1995. SEDAS NUNES, A., Questões Preliminares sobre as Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença/Gabinete de Investigações Sociais, 1977. Topo da página Método de Avaliação No âmbito desta disciplina proceder-se-á à avaliação dos seguintes produtos:
Um Trabalho sobre um tema/problema de investigação, em grupo e com exposição oral na aula
Um comentário e discussão de um texto (em grupo)
Um relatório sobre a resolução de um problema (Individual)
Um Teste
Fichas de auto-avaliação (individuais) da participação dos alunos nos trabalhos desenvolvidos nas aulas Os parâmetros, os critérios e os instrumentos de avaliação serão fornecidos, nas alturas adequadas. Topo da página