Do Oeiras Digital ao Guia de Portugal

17-09-2002
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Do Oeiras Digital ao Guia de Portugal

Segunda-feira, 9 de Setembro de 2002

A ideia que serviu de base ao Oeiras Digital ( http://oeirasdigital.cm-oeiras.pt ), de oferecer informação e serviços úteis aos cidadãos, acabaria por dar origem ao Guia de Portugal (www.guiadeportugal.com), um sítio na Web com informação geo-referenciada, de carácter turístico e de lazer mas também sócio-económico, com cobertura nacional e que levou ano e meio a preparar. Lançado oficialmente em Abril deste ano, o projecto é mantido por uma equipa de 15 pessoas da Municípia e graças a um sistema de parcerias com as várias câmaras municipais envolvidas - que está agora a ser alargado às regiões de turismo e a outros actores importantes do tecido sócio-económico do país.

O Guia de Portugal caracteriza-se pela quantidade e diversidade da informação disponível sobre cada município, aliadas a uma vasta combinação de variáveis e a um grau de pormenor muito elevado (só os topónimos pesquisáveis são mais de 70 mil). Todos os conteúdos do sítio, que atrai 15 mil visitas por mês, são geo-referenciados e suportados por mapas dinâmicos.

Entre os outros trabalhos importantes que, neste momento, ocupam a equipa da Municípia está o projecto de cartografia da República de Cabo Verde, promovido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses. Visa a cobertura integral do arquipélago em cartografia e ortofotomapas e é o primeiro projecto internacional da empresa, que tem sede em Oeiras, no Taguspark. A Municípia está também a participar na realização do estudo de viabilidade técnica da linha Lisboa-Porto do comboio de alta velocidade, "com a responsabilidade de realizar os voos, a cartografia e o sistema de gestão integrada das diferentes componentes técnicas do estudo de incidência geográfica".

R.H.F.

Do Oeiras Digital ao Guia de Portugal

Segunda-feira, 9 de Setembro de 2002

A ideia que serviu de base ao Oeiras Digital ( http://oeirasdigital.cm-oeiras.pt ), de oferecer informação e serviços úteis aos cidadãos, acabaria por dar origem ao Guia de Portugal (www.guiadeportugal.com), um sítio na Web com informação geo-referenciada, de carácter turístico e de lazer mas também sócio-económico, com cobertura nacional e que levou ano e meio a preparar. Lançado oficialmente em Abril deste ano, o projecto é mantido por uma equipa de 15 pessoas da Municípia e graças a um sistema de parcerias com as várias câmaras municipais envolvidas - que está agora a ser alargado às regiões de turismo e a outros actores importantes do tecido sócio-económico do país.

O Guia de Portugal caracteriza-se pela quantidade e diversidade da informação disponível sobre cada município, aliadas a uma vasta combinação de variáveis e a um grau de pormenor muito elevado (só os topónimos pesquisáveis são mais de 70 mil). Todos os conteúdos do sítio, que atrai 15 mil visitas por mês, são geo-referenciados e suportados por mapas dinâmicos.

Entre os outros trabalhos importantes que, neste momento, ocupam a equipa da Municípia está o projecto de cartografia da República de Cabo Verde, promovido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses. Visa a cobertura integral do arquipélago em cartografia e ortofotomapas e é o primeiro projecto internacional da empresa, que tem sede em Oeiras, no Taguspark. A Municípia está também a participar na realização do estudo de viabilidade técnica da linha Lisboa-Porto do comboio de alta velocidade, "com a responsabilidade de realizar os voos, a cartografia e o sistema de gestão integrada das diferentes componentes técnicas do estudo de incidência geográfica".

R.H.F.

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