EXPRESSO: Revista

22-04-2002
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Texto de Luciana Leiderfarb

Fotografias de Ana Baião Maria João Pires transformou uma herdade com 200 hectares, entre Castelo Branco e a raia, no Centro para o Estudo das Artes. Uma escola? Não. Um conservatório? Não, de todo. Talvez um lugar onde a música sai da sua própria espiral de abstracções e se converte numa arte capaz de dialogar com as outras.

Buenos Aires Hora Zero Texto de Luciana Leiderfarb, enviada à Argentina

Fotografias de Don Rypka / Sudacaphotos O nome do tango de Piazzola diz tudo sobre o estado geral de calamidade que se vive na Argentina. Buenos Aires, hora zero. Hora zero para esquecer, para lembrar. Hora zero porque se regrediram 20 anos e os símbolos da era do terror regressam como fantasmas. O Ford Falcon (o velho carro dos militares), a inflação, desvalorização, especulação, tensão social, fome, desemprego, pobreza. Buenos Aires, hora zero. Hora de construir sobre ruínas. Hora de clamar por algo mais que o regresso dos dólares.

Os Penedos Texto de Rui Cardoso e Ricardo Jorge Pinto Há três Penedos no PS: Paulo, José e Artur. Destes, o mais falado nos últimos tempos é o primeiro. Advogado, de 32 anos, Paulo Penedos anda na política desde os 19. Tem fama de ser decidido e de gostar de carros. No curto espaço de três meses assumiu duas «missões impossíveis»: enfrentar um dinossáurio autárquico do PSD em Poiares e desafiar Ferro Rodrigues na corrida a secretário-geral do PS. O pai, José Penedos, quadro da EDP, foi secretário de Estado de Guterres. O tio, Artur Penedos, sindicalista e bancário é secretário da mesa do Parlamento.

Retratos clandestinos Texto de Cristina Margato

Fotografias de Abdullah Mazdak/Webistan/Reza As fotografias, como qualquer representação da figura humana, eram proibidas pelos talibãs. Mas, em segredo, muitos dignitários do regime não só se faziam fotografar como pediam para serem retratados sobre cenários idílicos e, até, que o fotógrafo os embelezasse retocando os retratos.

Texto de Luciana Leiderfarb

Fotografias de Ana Baião Maria João Pires transformou uma herdade com 200 hectares, entre Castelo Branco e a raia, no Centro para o Estudo das Artes. Uma escola? Não. Um conservatório? Não, de todo. Talvez um lugar onde a música sai da sua própria espiral de abstracções e se converte numa arte capaz de dialogar com as outras.

Buenos Aires Hora Zero Texto de Luciana Leiderfarb, enviada à Argentina

Fotografias de Don Rypka / Sudacaphotos O nome do tango de Piazzola diz tudo sobre o estado geral de calamidade que se vive na Argentina. Buenos Aires, hora zero. Hora zero para esquecer, para lembrar. Hora zero porque se regrediram 20 anos e os símbolos da era do terror regressam como fantasmas. O Ford Falcon (o velho carro dos militares), a inflação, desvalorização, especulação, tensão social, fome, desemprego, pobreza. Buenos Aires, hora zero. Hora de construir sobre ruínas. Hora de clamar por algo mais que o regresso dos dólares.

Os Penedos Texto de Rui Cardoso e Ricardo Jorge Pinto Há três Penedos no PS: Paulo, José e Artur. Destes, o mais falado nos últimos tempos é o primeiro. Advogado, de 32 anos, Paulo Penedos anda na política desde os 19. Tem fama de ser decidido e de gostar de carros. No curto espaço de três meses assumiu duas «missões impossíveis»: enfrentar um dinossáurio autárquico do PSD em Poiares e desafiar Ferro Rodrigues na corrida a secretário-geral do PS. O pai, José Penedos, quadro da EDP, foi secretário de Estado de Guterres. O tio, Artur Penedos, sindicalista e bancário é secretário da mesa do Parlamento.

Retratos clandestinos Texto de Cristina Margato

Fotografias de Abdullah Mazdak/Webistan/Reza As fotografias, como qualquer representação da figura humana, eram proibidas pelos talibãs. Mas, em segredo, muitos dignitários do regime não só se faziam fotografar como pediam para serem retratados sobre cenários idílicos e, até, que o fotógrafo os embelezasse retocando os retratos.

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