som da tinta: setembro 2004 Archives

14-11-2004
marcar artigo

Foi em Novembro de 2000 que a Som da Tinta se abalançou ao lançamento da sua primeira edição.

Intitulado "O meu caderno preto - Alguns apontamentos e muitas'tórias", o livro regista em letra de forma as vivências do dia-a-dia de um popular veterinário que muitos Oureenses ainda recordam. Para além de médico dos animais, Manuel Prazeres Durão era um humanista segundo uma tradição que a história dos nossos mundos rurais tem sabido registar.

Através deste livro, edição póstuma, ficamos a saber como padeciam os animais, mas também como se comportavam os donos, as mínguas de diversa natureza que enfrentavam. Tudo narrado com fino sentido de observação, com raro sentido de ironia.

Pode ser que a Som da Tinta avance um dia para uma segunda edição... Mas estas coisas ficam dispendiosas e isso só aconteceria depois de um inequívoco e alargado interesse por parte de eventuais leitores, por exemplo manifestado através deste espaço; mediante mensagem registada nos "comentários" (por baixo deste texto, à direita).

Comentários: (0) Posted by as1533059 at 06:34 PM

Dez postais para coleccionadores, amantes das artes, ou para quem "simplesmente" deseja enviar uma palavra de saudação a uma pessoa familiar ou amiga que está longe

Desenho, pintura, fotografia, caricatura... Um conjunto de diversas sensibilidades reune-se nesta edião de postais lançados pela Som da Tinta. Acondicionados numa prática carteira, tanto servem para enriquecer uma colecção, como para oferecer a um amante das artes plásticas. Ou para recuperar o acto da escrita tradicional, enviada fisicamente através dos Correios, mesmo sem envelope, como comprovação da estima que se tem para com alguém. Cada carteira proporciona uma dezena desses gestos epistolares, com assinaturas de artistas tão diversos como: Mário Alberto; Manuel Augusto Araújo; escultor José Aurélio; Roberto Chichorro; Margarida Dias; Manuel Freire; Maria do Carmo Martins; José Mouga; Santa Bárbara; Zé Oliveira.

Hoje em dia, a comunicação faz-se em tempo real, mediante a vivacidade da voz ou a virtualidade de uma mensagem comunicada electronicamente. Mas nenhuma dessas novidades práticas será capaz de aniquilar o afecto de um cartão depositado nos nossos dedos, ante os nossos olhos, pela mão do carteiro.

Um bilhete postal em trânsito, não transporta só uma mensagem, transporta também um afecto. Comentários: (0) Posted by as1533059 at 05:29 PM Desenho, pintura, fotografia, caricatura... Um conjunto de diversas sensibilidades reune-se nesta edião de postais lançados pela. Acondicionados numa prática carteira, tanto servem para enriquecer uma colecção, como para oferecer a um amante das artes plásticas. Ou para recuperar o acto da escrita tradicional, enviada fisicamente através dos Correios, mesmo sem envelope, como comprovação da estima que se tem para com alguém. Cada carteira proporciona uma dezena desses gestos epistolares, com assinaturas de artistas tão diversos como: Mário Alberto; Manuel Augusto Araújo; escultor José Aurélio; Roberto Chichorro; Margarida Dias; Manuel Freire; Maria do Carmo Martins; José Mouga; Santa Bárbara; Zé Oliveira.Hoje em dia, a comunicação faz-se em tempo real, mediante a vivacidade da voz ou a virtualidade de uma mensagem comunicada electronicamente. Mas nenhuma dessas novidades práticas será capaz de aniquilar o afecto de um cartão depositado nos nossos dedos, ante os nossos olhos, pela mão do carteiro.Um bilhete postal em trânsito, não transporta só uma mensagem, transporta também um afecto.

O que é

A Som da Tinta – livraria e editora, Lª. começou por ser um projecto pessoal e, para a sua concretização, quem acarinhava esse projecto convidou companheira, amigos e conterrâneos no pressuposto de que sentiam, ou apoiavam, um objectivo comum: o de criar um espaço de animação cultural em Ourém.

- A Som da Tinta tomou a forma de sociedade por quotas e começou, em Abril de 2000, com 33 sócios tendo, hoje, 39 sócios (lista para consulta em espaço próprio), tendo morrido 2, os drs. Luís Nuno Rito e o René Assunção, que os que continuam com o projecto não esquecem e homenageiam.

- A Som da Tinta tem convidado para iniciativas suas, ou tem acolhido propostas de outros para iniciativas no seu espaço;

nos primeiros anos de vida (e são 4), vieram ao espaço Som da Tinta mais de 80 pessoas (lista para consulta em espaço próprio), a título individual, apresentar livros seus ou de outros, mostrar trabalhos, falar de chá, demonstrar como se faz olaria, cantar, tocar, conviver;

como grupos, já estiveram no espaço Som da Tinta três corais (dois de Ourém), uma sinfoneta (de Tomar), cenaristas (do Parque Mayer), três grupos de teatro (Atouguia, Trás os Montes e Ourém).

- A Som da Tinta editou já vários livros (lista para consulta em espaço próprio), respondendo a propostas de autores, tendo, quase todos, intenção de falar de e de promover cultura e Ourém.

- Na Som da Tinta encontram-se livros de todas as editoras e de todos os autores e quando não os tem nas suas estantes e escaparates, há sempre quem lá esteja disponível para ajudar a que os livros que lá não estejam cheguem a quem os deseja. Comentários: (0) Posted by as1533059 at 01:34 AM A Som da Tinta – livraria e editora, Lª. começou por ser um projecto pessoal e, para a sua concretização, quem acarinhava esse projecto convidou companheira, amigos e conterrâneos no pressuposto de que sentiam, ou apoiavam, um objectivo comum: o de criar um espaço de animação cultural em Ourém.- A Som da Tinta tomou a forma de sociedade por quotas e começou, em Abril de 2000, com 33 sócios tendo, hoje, 39 sócios (lista para consulta em espaço próprio), tendo morrido 2, os drs. Luís Nuno Rito e o René Assunção, que os que continuam com o projecto não esquecem e homenageiam.- A Som da Tinta tem convidado para iniciativas suas, ou tem acolhido propostas de outros para iniciativas no seu espaço;nos primeiros anos de vida (e são 4), vieram ao espaço Som da Tinta mais de 80 pessoas (lista para consulta em espaço próprio), a título individual, apresentar livros seus ou de outros, mostrar trabalhos, falar de chá, demonstrar como se faz olaria, cantar, tocar, conviver;como grupos, já estiveram no espaço Som da Tinta três corais (dois de Ourém), uma sinfoneta (de Tomar), cenaristas (do Parque Mayer), três grupos de teatro (Atouguia, Trás os Montes e Ourém).- A Som da Tinta editou já vários livros (lista para consulta em espaço próprio), respondendo a propostas de autores, tendo, quase todos, intenção de falar de e de promover cultura e Ourém.- Na Som da Tinta encontram-se livros de todas as editoras e de todos os autores e quando não os tem nas suas estantes e escaparates, há sempre quem lá esteja disponível para ajudar a que os livros que lá não estejam cheguem a quem os deseja.

Os Sócios António Galamba de Oliveira

António Sérgio Galamba

Arlindo Silva

Arnaldo Moura

Carmen Costa

Carmen Zita Ferreira

Clarisse Afonso

Fernanda Tavares

Fernando Catarino

Gonçalo Ribeiro

Hos. René Humberto Assunção

Isabel Maria Lourenço

Jacinto Xavier

Jorge Andrade Silva

José Casanova

José Emídio Pires

José Fernandes

José Ferraz de Oliveira

José Freire de Oliveira

José Joaquim Simões

José Manuel Alho

José Santa Bárbara

José Saramago

José Sousa Dias

Manuel Freire

Maria do Carmo Martins

Maria Fernanda Rodrigues

Maria Helena Máximo

Maria José Rodrigues

Maria S. José Marques

Nuno Rodrigues Leite

Odete Pereira

Roberto Chichorro

Rosa Santos

Sérgio Faria

Sérgio Ribeiro

Susana Botelho

Teresa Perdigão

Vitalino Carvalho

Comentários: (0) Posted by as1533059 at 01:25 AM

Participaram em iniciativas Participação individual

Afonso Dias

Agripina Vieira

Alexandrina Pipa

Alice Vieira

Ana Gaiaz

António "Oleiro"

António Sérgio

António Torrado

Carlos Alberto Moniz

Carlos André

David Teles Ferreira

Director O Mirante

Eduardo Cachado

Embaixador de Cuba

Fernando Rodrigues

Filipe Antunes dos Santos

Francisco Fanhais

Frederico - Blog

Gabriel Lagarto

Galopim de Carvalho

Glória Marreiros

Gonçalo

Helena Guimarães

Homero Serpa

Horácio Borralho

Idália Moniz

Ilda Figueiredo

João Aguiar

João Sampaio

Joaquim Brites Moita

Joaquim Gonçalves

Jorge Listopad

Jorge Melo

Jorge Paiva

José Antunes Ribeiro

José Aurélio

José Casanova

José Fanha

José Manuel Alho

José Manuel Neves

José Nunes Carreira

José Oliveira

José Santa Bárbara

José Saramago

Júlio Machado Vaz

Luis Afonso

Luis Azevedo

Luis Vieira - Blog

Madeira Lopes

Manuel "Cartuxo"

Manuel Carvalho da Silva

Manuel Freire

Manuel Pereira "Maneta"

Maria Eugénia Milheirão

Maria José Rodrigues

Maria Rosa Colaço

Mário Alberto

Mário Castrim

Mia Couto

Morais e Castro

Nadine Guéniou

Odete Pereira

Osvaldo de Sousa

Paulo Ene - Blog

Paulo Querido - Blog

Paulo Vaz de Carvalho

Pedro Barroso

Pedro d'Oliveira

Pepetela

Prof. Gaspar-Quercus

Ricardo Santos

Roberto Chichorro

Santos Pereira

Sérgio Faria

Sérgio Godinho

Sérgio Ribeiro

Sílvia Durão

Teresa Perdigão

Vasco Graça Moura

Vírgilio Alberto

Viriato Soromenho Marques

Vitor Casado

Participação de grupo

Academia Amadores de Música

Canto Firme

Cenógrafos

Chorus Auris

Coro Infantil

GATA

JCP&VCF

Teatro em movimento

Comentários: (0) Posted by as1533059 at 12:54 AM Afonso DiasAgripina VieiraAlexandrina PipaAlice VieiraAna GaiazAntónio "Oleiro"António SérgioAntónio TorradoCarlos Alberto MonizCarlos AndréDavid Teles FerreiraDirector O MiranteEduardo CachadoEmbaixador de CubaFernando RodriguesFilipe Antunes dos SantosFrancisco FanhaisFrederico - BlogGabriel LagartoGalopim de CarvalhoGlória MarreirosGonçaloHelena GuimarãesHomero SerpaHorácio BorralhoIdália MonizIlda FigueiredoJoão AguiarJoão SampaioJoaquim Brites MoitaJoaquim GonçalvesJorge ListopadJorge MeloJorge PaivaJosé Antunes RibeiroJosé AurélioJosé CasanovaJosé FanhaJosé Manuel AlhoJosé Manuel NevesJosé Nunes CarreiraJosé OliveiraJosé Santa BárbaraJosé SaramagoJúlio Machado VazLuis AfonsoLuis AzevedoLuis Vieira - BlogMadeira LopesManuel "Cartuxo"Manuel Carvalho da SilvaManuel FreireManuel Pereira "Maneta"Maria Eugénia MilheirãoMaria José RodriguesMaria Rosa ColaçoMário AlbertoMário CastrimMia CoutoMorais e CastroNadine GuéniouOdete PereiraOsvaldo de SousaPaulo Ene - BlogPaulo Querido - BlogPaulo Vaz de CarvalhoPedro BarrosoPedro d'OliveiraPepetelaProf. Gaspar-QuercusRicardo SantosRoberto ChichorroSantos PereiraSérgio FariaSérgio GodinhoSérgio RibeiroSílvia DurãoTeresa PerdigãoVasco Graça MouraVírgilio AlbertoViriato Soromenho MarquesVitor CasadoAcademia Amadores de MúsicaCanto FirmeCenógrafosChorus AurisCoro InfantilGATAJCP&VCFTeatro em movimento

Foi em Novembro de 2000 que a Som da Tinta se abalançou ao lançamento da sua primeira edição.

Intitulado "O meu caderno preto - Alguns apontamentos e muitas'tórias", o livro regista em letra de forma as vivências do dia-a-dia de um popular veterinário que muitos Oureenses ainda recordam. Para além de médico dos animais, Manuel Prazeres Durão era um humanista segundo uma tradição que a história dos nossos mundos rurais tem sabido registar.

Através deste livro, edição póstuma, ficamos a saber como padeciam os animais, mas também como se comportavam os donos, as mínguas de diversa natureza que enfrentavam. Tudo narrado com fino sentido de observação, com raro sentido de ironia.

Pode ser que a Som da Tinta avance um dia para uma segunda edição... Mas estas coisas ficam dispendiosas e isso só aconteceria depois de um inequívoco e alargado interesse por parte de eventuais leitores, por exemplo manifestado através deste espaço; mediante mensagem registada nos "comentários" (por baixo deste texto, à direita).

Comentários: (0) Posted by as1533059 at 06:34 PM

Dez postais para coleccionadores, amantes das artes, ou para quem "simplesmente" deseja enviar uma palavra de saudação a uma pessoa familiar ou amiga que está longe

Desenho, pintura, fotografia, caricatura... Um conjunto de diversas sensibilidades reune-se nesta edião de postais lançados pela Som da Tinta. Acondicionados numa prática carteira, tanto servem para enriquecer uma colecção, como para oferecer a um amante das artes plásticas. Ou para recuperar o acto da escrita tradicional, enviada fisicamente através dos Correios, mesmo sem envelope, como comprovação da estima que se tem para com alguém. Cada carteira proporciona uma dezena desses gestos epistolares, com assinaturas de artistas tão diversos como: Mário Alberto; Manuel Augusto Araújo; escultor José Aurélio; Roberto Chichorro; Margarida Dias; Manuel Freire; Maria do Carmo Martins; José Mouga; Santa Bárbara; Zé Oliveira.

Hoje em dia, a comunicação faz-se em tempo real, mediante a vivacidade da voz ou a virtualidade de uma mensagem comunicada electronicamente. Mas nenhuma dessas novidades práticas será capaz de aniquilar o afecto de um cartão depositado nos nossos dedos, ante os nossos olhos, pela mão do carteiro.

Um bilhete postal em trânsito, não transporta só uma mensagem, transporta também um afecto. Comentários: (0) Posted by as1533059 at 05:29 PM Desenho, pintura, fotografia, caricatura... Um conjunto de diversas sensibilidades reune-se nesta edião de postais lançados pela. Acondicionados numa prática carteira, tanto servem para enriquecer uma colecção, como para oferecer a um amante das artes plásticas. Ou para recuperar o acto da escrita tradicional, enviada fisicamente através dos Correios, mesmo sem envelope, como comprovação da estima que se tem para com alguém. Cada carteira proporciona uma dezena desses gestos epistolares, com assinaturas de artistas tão diversos como: Mário Alberto; Manuel Augusto Araújo; escultor José Aurélio; Roberto Chichorro; Margarida Dias; Manuel Freire; Maria do Carmo Martins; José Mouga; Santa Bárbara; Zé Oliveira.Hoje em dia, a comunicação faz-se em tempo real, mediante a vivacidade da voz ou a virtualidade de uma mensagem comunicada electronicamente. Mas nenhuma dessas novidades práticas será capaz de aniquilar o afecto de um cartão depositado nos nossos dedos, ante os nossos olhos, pela mão do carteiro.Um bilhete postal em trânsito, não transporta só uma mensagem, transporta também um afecto.

O que é

A Som da Tinta – livraria e editora, Lª. começou por ser um projecto pessoal e, para a sua concretização, quem acarinhava esse projecto convidou companheira, amigos e conterrâneos no pressuposto de que sentiam, ou apoiavam, um objectivo comum: o de criar um espaço de animação cultural em Ourém.

- A Som da Tinta tomou a forma de sociedade por quotas e começou, em Abril de 2000, com 33 sócios tendo, hoje, 39 sócios (lista para consulta em espaço próprio), tendo morrido 2, os drs. Luís Nuno Rito e o René Assunção, que os que continuam com o projecto não esquecem e homenageiam.

- A Som da Tinta tem convidado para iniciativas suas, ou tem acolhido propostas de outros para iniciativas no seu espaço;

nos primeiros anos de vida (e são 4), vieram ao espaço Som da Tinta mais de 80 pessoas (lista para consulta em espaço próprio), a título individual, apresentar livros seus ou de outros, mostrar trabalhos, falar de chá, demonstrar como se faz olaria, cantar, tocar, conviver;

como grupos, já estiveram no espaço Som da Tinta três corais (dois de Ourém), uma sinfoneta (de Tomar), cenaristas (do Parque Mayer), três grupos de teatro (Atouguia, Trás os Montes e Ourém).

- A Som da Tinta editou já vários livros (lista para consulta em espaço próprio), respondendo a propostas de autores, tendo, quase todos, intenção de falar de e de promover cultura e Ourém.

- Na Som da Tinta encontram-se livros de todas as editoras e de todos os autores e quando não os tem nas suas estantes e escaparates, há sempre quem lá esteja disponível para ajudar a que os livros que lá não estejam cheguem a quem os deseja. Comentários: (0) Posted by as1533059 at 01:34 AM A Som da Tinta – livraria e editora, Lª. começou por ser um projecto pessoal e, para a sua concretização, quem acarinhava esse projecto convidou companheira, amigos e conterrâneos no pressuposto de que sentiam, ou apoiavam, um objectivo comum: o de criar um espaço de animação cultural em Ourém.- A Som da Tinta tomou a forma de sociedade por quotas e começou, em Abril de 2000, com 33 sócios tendo, hoje, 39 sócios (lista para consulta em espaço próprio), tendo morrido 2, os drs. Luís Nuno Rito e o René Assunção, que os que continuam com o projecto não esquecem e homenageiam.- A Som da Tinta tem convidado para iniciativas suas, ou tem acolhido propostas de outros para iniciativas no seu espaço;nos primeiros anos de vida (e são 4), vieram ao espaço Som da Tinta mais de 80 pessoas (lista para consulta em espaço próprio), a título individual, apresentar livros seus ou de outros, mostrar trabalhos, falar de chá, demonstrar como se faz olaria, cantar, tocar, conviver;como grupos, já estiveram no espaço Som da Tinta três corais (dois de Ourém), uma sinfoneta (de Tomar), cenaristas (do Parque Mayer), três grupos de teatro (Atouguia, Trás os Montes e Ourém).- A Som da Tinta editou já vários livros (lista para consulta em espaço próprio), respondendo a propostas de autores, tendo, quase todos, intenção de falar de e de promover cultura e Ourém.- Na Som da Tinta encontram-se livros de todas as editoras e de todos os autores e quando não os tem nas suas estantes e escaparates, há sempre quem lá esteja disponível para ajudar a que os livros que lá não estejam cheguem a quem os deseja.

Os Sócios António Galamba de Oliveira

António Sérgio Galamba

Arlindo Silva

Arnaldo Moura

Carmen Costa

Carmen Zita Ferreira

Clarisse Afonso

Fernanda Tavares

Fernando Catarino

Gonçalo Ribeiro

Hos. René Humberto Assunção

Isabel Maria Lourenço

Jacinto Xavier

Jorge Andrade Silva

José Casanova

José Emídio Pires

José Fernandes

José Ferraz de Oliveira

José Freire de Oliveira

José Joaquim Simões

José Manuel Alho

José Santa Bárbara

José Saramago

José Sousa Dias

Manuel Freire

Maria do Carmo Martins

Maria Fernanda Rodrigues

Maria Helena Máximo

Maria José Rodrigues

Maria S. José Marques

Nuno Rodrigues Leite

Odete Pereira

Roberto Chichorro

Rosa Santos

Sérgio Faria

Sérgio Ribeiro

Susana Botelho

Teresa Perdigão

Vitalino Carvalho

Comentários: (0) Posted by as1533059 at 01:25 AM

Participaram em iniciativas Participação individual

Afonso Dias

Agripina Vieira

Alexandrina Pipa

Alice Vieira

Ana Gaiaz

António "Oleiro"

António Sérgio

António Torrado

Carlos Alberto Moniz

Carlos André

David Teles Ferreira

Director O Mirante

Eduardo Cachado

Embaixador de Cuba

Fernando Rodrigues

Filipe Antunes dos Santos

Francisco Fanhais

Frederico - Blog

Gabriel Lagarto

Galopim de Carvalho

Glória Marreiros

Gonçalo

Helena Guimarães

Homero Serpa

Horácio Borralho

Idália Moniz

Ilda Figueiredo

João Aguiar

João Sampaio

Joaquim Brites Moita

Joaquim Gonçalves

Jorge Listopad

Jorge Melo

Jorge Paiva

José Antunes Ribeiro

José Aurélio

José Casanova

José Fanha

José Manuel Alho

José Manuel Neves

José Nunes Carreira

José Oliveira

José Santa Bárbara

José Saramago

Júlio Machado Vaz

Luis Afonso

Luis Azevedo

Luis Vieira - Blog

Madeira Lopes

Manuel "Cartuxo"

Manuel Carvalho da Silva

Manuel Freire

Manuel Pereira "Maneta"

Maria Eugénia Milheirão

Maria José Rodrigues

Maria Rosa Colaço

Mário Alberto

Mário Castrim

Mia Couto

Morais e Castro

Nadine Guéniou

Odete Pereira

Osvaldo de Sousa

Paulo Ene - Blog

Paulo Querido - Blog

Paulo Vaz de Carvalho

Pedro Barroso

Pedro d'Oliveira

Pepetela

Prof. Gaspar-Quercus

Ricardo Santos

Roberto Chichorro

Santos Pereira

Sérgio Faria

Sérgio Godinho

Sérgio Ribeiro

Sílvia Durão

Teresa Perdigão

Vasco Graça Moura

Vírgilio Alberto

Viriato Soromenho Marques

Vitor Casado

Participação de grupo

Academia Amadores de Música

Canto Firme

Cenógrafos

Chorus Auris

Coro Infantil

GATA

JCP&VCF

Teatro em movimento

Comentários: (0) Posted by as1533059 at 12:54 AM Afonso DiasAgripina VieiraAlexandrina PipaAlice VieiraAna GaiazAntónio "Oleiro"António SérgioAntónio TorradoCarlos Alberto MonizCarlos AndréDavid Teles FerreiraDirector O MiranteEduardo CachadoEmbaixador de CubaFernando RodriguesFilipe Antunes dos SantosFrancisco FanhaisFrederico - BlogGabriel LagartoGalopim de CarvalhoGlória MarreirosGonçaloHelena GuimarãesHomero SerpaHorácio BorralhoIdália MonizIlda FigueiredoJoão AguiarJoão SampaioJoaquim Brites MoitaJoaquim GonçalvesJorge ListopadJorge MeloJorge PaivaJosé Antunes RibeiroJosé AurélioJosé CasanovaJosé FanhaJosé Manuel AlhoJosé Manuel NevesJosé Nunes CarreiraJosé OliveiraJosé Santa BárbaraJosé SaramagoJúlio Machado VazLuis AfonsoLuis AzevedoLuis Vieira - BlogMadeira LopesManuel "Cartuxo"Manuel Carvalho da SilvaManuel FreireManuel Pereira "Maneta"Maria Eugénia MilheirãoMaria José RodriguesMaria Rosa ColaçoMário AlbertoMário CastrimMia CoutoMorais e CastroNadine GuéniouOdete PereiraOsvaldo de SousaPaulo Ene - BlogPaulo Querido - BlogPaulo Vaz de CarvalhoPedro BarrosoPedro d'OliveiraPepetelaProf. Gaspar-QuercusRicardo SantosRoberto ChichorroSantos PereiraSérgio FariaSérgio GodinhoSérgio RibeiroSílvia DurãoTeresa PerdigãoVasco Graça MouraVírgilio AlbertoViriato Soromenho MarquesVitor CasadoAcademia Amadores de MúsicaCanto FirmeCenógrafosChorus AurisCoro InfantilGATAJCP&VCFTeatro em movimento

marcar artigo