Destaque

18-10-2002
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Reacções

Por LUSA

Segunda-feira, 7 de Outubro de 2002

"Esta é a forma mais pobre de olhar para as escolas. Há ainda demasiados problemas no sistema, da responsabilidade do Governo, para que as escolas possam ser culpadas, interrogadas e questionadas pela mesma bitola"

"Os 'rankings' são uma espécie de novo-riquismo dos liberais" e são tratados como um "concurso de panelas"

"Era importante que as pessoas entendessem isto: se a escola levar a exame apenas 100 excelentes alunos de um total de 300, ela sobe no 'ranking'; mas se levar 280, entre os quais muitos de nível médio, desce"

Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação e deputada do PS

"Este 'ranking' é injusto por exemplo para os professores que trabalham na Escola Secundária D. José I, em Lisboa. Os docentes fazem milagres naquela escola localizada na Musgueira"

"Nas primeiras dez escolas não há de certeza nenhuma do interior. São todas do litoral. Porquê? Porque tem a ver com as condições em que se trabalha"

Fazer "rankings" das escolas é transformar o ensino num campeonato de futebol de "primeira, segunda e terceira divisão"

António Avelãs, dirigente da Federação Nacional dos Professores

O "ranking" das escolas tal como é feito "nada traz de positivo"

"A maioria do meio associativo de pais tem dificuldade em entender a utilidade deste 'ranking'. Alguma disputa entre escolas é saudável, mas nunca nestes termos"

Vítor Sarmento, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais

Reacções

Por LUSA

Segunda-feira, 7 de Outubro de 2002

"Esta é a forma mais pobre de olhar para as escolas. Há ainda demasiados problemas no sistema, da responsabilidade do Governo, para que as escolas possam ser culpadas, interrogadas e questionadas pela mesma bitola"

"Os 'rankings' são uma espécie de novo-riquismo dos liberais" e são tratados como um "concurso de panelas"

"Era importante que as pessoas entendessem isto: se a escola levar a exame apenas 100 excelentes alunos de um total de 300, ela sobe no 'ranking'; mas se levar 280, entre os quais muitos de nível médio, desce"

Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação e deputada do PS

"Este 'ranking' é injusto por exemplo para os professores que trabalham na Escola Secundária D. José I, em Lisboa. Os docentes fazem milagres naquela escola localizada na Musgueira"

"Nas primeiras dez escolas não há de certeza nenhuma do interior. São todas do litoral. Porquê? Porque tem a ver com as condições em que se trabalha"

Fazer "rankings" das escolas é transformar o ensino num campeonato de futebol de "primeira, segunda e terceira divisão"

António Avelãs, dirigente da Federação Nacional dos Professores

O "ranking" das escolas tal como é feito "nada traz de positivo"

"A maioria do meio associativo de pais tem dificuldade em entender a utilidade deste 'ranking'. Alguma disputa entre escolas é saudável, mas nunca nestes termos"

Vítor Sarmento, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais

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