Vegetações: fevereiro 2004 Archives

19-04-2004
marcar artigo

Que interesses? O excelente artigo de Miguel Sousa Tavares no Público de hoje a propósito das surpreendentes (?) declarações dos Presidentes das Câmaras de Lagos e Portimão lembrou-me outro caso que é em tudo semelhante.

Efectivamente o Presidente da Câmara de Aljezur tem o mesmo tipo de argumentação relativamente ao Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. Mas apesar de alguns (timoratos) esforços que o Parque faz para se opor à fúria destruidora do Sr. Marreiros o resultado é escasso. Constrói estradões e parques de estacionamento ao longo da costa destruindo a flora e a fauna do local e abrindo caminho às hostes de vândalos de jipes e motos quatro que, à falta de melhor que fazer, se entretêm a esmagar o que resta da vida natural do local. Neste Carnaval mesmo à minha frente dois desses criminosos (que o são) saíram à nossa frente do estradão e meteram pelo mato dentro destruindo arbustos (camarinhas) e outra flora. Aliás esse hábito é frequente porque diversos caminhos já foram abertos pelo meio do mato. No Verão cheguei ao ponto de ver um guarda do Parque ir chatear um casal que estava numa zona isolada do areal de uma praia da zona com um cão preso enquanto, simultaneamente, os senhores das moto quatro andavam a dar cabo da natureza. A dar conta desse facto com indicação de local, data e hora, enviei um e-mail ao Presidente do ICN , entidade responsável pelo Parque, que, obviamente, não deu resposta nem sequer se deve ter incomodado a ler. E o guarda lá continua a (não) exercer as suas funções.

Em conversa no passado fim-de-semana com o proprietário de um conhecido negócio de artesanato de Aljezur, apaixonado da beleza e variedade da natureza daquela zona, ele citou-me o caso de um conhecido dele, emigrante, que vem 2 a 3 vezes por ano para aquela zona, porque Portugal é o único país da Europa que ele conhece onde pode andar com o seu jipe e a sua mota por onde quer sem ninguém o chatear. Significativo, não?

Mas claro que tudo isto e muito mais que fica por dizer pouco interessa ao Sr. Presidente da Câmara de Aljezur que continua a achar que o Parque é um empecilho ao “desenvolvimento” do concelho. Apesar da inacção dos guardas do Parque. Por isso vai encomendando de vez em quando fretes a personagens conhecidas, como por exemplo o Prof. Hermano Saraiva, para nos seus programas dizerem que é preciso fazer com que todos possam desfrutar (através da construção evidentemente) das magníficas belezas da zona. Como se já não bastassem todos os atentados que já foram feitos.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 06:27 PM

E um dia acontece E, mesmo não sendo propriamente inesperado, fica-se estonteado, sem capacidade de reacção. E agora? Para onde é que um gajo com 47 anos vai? O que fazer? Planos e projectos há muitos. O problema é a sua viabilidade como base de sustento e não apenas como actividades complementares. Contactos também há alguns. O problema está na possibilidade que eles têm de ajudar nesta altura do campeonato. É que quase tudo anda entalado numa área que oferece serviços que não são essenciais.

E, mais do que isso, como se enfrenta a família, os amigos? A vergonha de contar! O receio de causar mal a quem já não tem idade para ter inquietações deste tipo. A desorientação.

E porquê tudo isto? Porque vivemos num país em que ninguém paga a ninguém, em que muitas empresas estão com dificuldades tremendas por causa disso e de outros factores. Principalmente quando o maior cliente é o estado. Que não paga ou paga tarde e más horas. Solução? Downsizing e abrigar-se da tempestade à espera de dias melhores. E, no caso, é realmente a única solução. Não há que clamar contra o patrão que até é um tipo porreiro. Só lamentar que a nossa área fosse uma que estava em fase de desenvolvimento, uma diversificação que apanhou o tempo errado. E não pertencente ao “core business”. Portanto para cortar nesta altura.

Hoje é o primeiro dia

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 08:05 PM

Recordar o Zeca Afonso Ontem fez 17 anos que morreu aquele que me fez gostar de música portuguesa. Não pude por post nenhum ontem. Faço-o hoje, em sua memória, e prometendo para amanhã algo mais completo. Ainda estou no sudoeste e falta-me material de consulta.

DL Comentários: (2) Posted by ognid at 07:53 PM

Carnaval à porta Aí está! Mais um Carnaval mesmo a jeito para umas mini-férias. Nunca foi uma quadra que me agradasse particularmente, apesar de ter vivido, muito jovem, numa das terras com mais tradições de Carnaval. O falso ar de divertimento quer de todos aqueles desgraçados que rapam frio e chuva para imitar festejos de outras latitudes quer dos outros que estão a assistir, irrita-me sobremaneira. Preferia ir para este pela sua beleza ou, então, para divertimento a sério, para este. Dado que a crise financeira que se atravessa neste momento impede a concretização destes desejos, vai-se até ao sudoeste apanhar chuva e frio mas desfrutar de algumas das melhores paisagens deste país, cagando para o Carnaval. Divirtam-se por outros locais. Talvez ainda escreva alguma coisa lá em baixo.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:58 PM

Mísia em Coimbra

Mísia (visitem o site porque vale bem a pena) actua hoje em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente. Vai apresentar o seu mais recente trabalho em disco, “Canto”, uma interpretação muito aclamada da música de Carlos Paredes. É aproveitar pessoal porque ela está por cá pouco tempo.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 03:42 PM

Em memória de Acácio Barreiros Faleceu hoje Acácio Barreiros. A recordação com que prefiro ficar dele é a do período em que foi deputado da UDP, combativo e incómodo. Esse é o homem que vou recordar. Depois, no PS, perdeu a chama e perdeu-se naquele grupo insípido e sensaborão. Aliás todos os grupos parlamentares o são.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 09:16 PM

Será mesmo assim? Diz Luís Villas-Boas, presidente da Comissão de Acompanhamento da Lei da Adopção que “ mais vale uma criança passar toda a vida numa instituição ou em famílias de acolhimento à infelicidade de ser educado por homossexuais, sejam dois ou um". Isto em jeito de resposta à decisão de um Tribunal Espanhol de permitir a adopção de duas crianças por um casal de lésbicas. Luís Villas-Boas é um psicólogo respeitado e director do Refúgio Aboim Ascensão em Faro, credenciais de peso, sem dúvida. Tece, nas declarações ao Público, outras considerações que são, no mínimo, polémicas, retomando a tese do comportamento não natural dos homossexuais e da sua influência nas crianças que eventualmente sejam educadas por ele(a)s. Se me é difícil aceitar os argumentos desfiados relativamente aos comportamentos ditos anti-naturais dos homossexuais porque há inúmeros exemplos na natureza desse tipo de comportamentos por parte de muitas espécies (e convém lembrar que nós não estamos de fora da esfera da natureza), já quanto aos eventuais resultados da educação de uma criança por homossexuais não tenho, porque conheço pouca informação em que me basear, opinião formada. À partida e tendo em conta que mesmo em circunstâncias ditas normais os efeitos do ambiente familiar em qualquer criança são enormes, parece-me que Villas-Boas terá alguma razão. Mas, acima de tudo, parece-me que é um campo onde a experiência é pouca ou nenhuma e, neste momento, quase tudo o que se disser ou fizer baseia-se mais em convicções pessoais do que em factos. É preciso cuidado portanto.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 05:17 PM

Brit Awards 2004 Aqui vai a lista de vencedores dos Brit Awards entregues ontem. Os grandes vencedores foram os The Darkness que ganharam 3 dos 4 troféus para que estavam nomeados.

British Male Solo Artist

Daniel Bedingfield Polydor/Universal

British Female Solo Artist

Dido Cheeky/BMG

MasterCard British Album

Darkness: Permission to Land Must Destroy/Warner Music

British Group

Darkness Must Destroy/Warner Music

British Single

Dido: White Flag Cheeky/BMG

British Rock Act

Darkness Must Destroy/Warner Music

British Urban Act

Lemar, Sony Music/Sony Music

British Dance Act

Basement Jaxx XL/Beggars Group

British Breakthrough Artist

Busted Universal/Universal Music

Pop Act

Busted Universal/Universal Music

International Male Solo Artist

Justin Timberlake Jive/Zomba

International Female Solo Artist

Beyonce Columbia/Sony Music

International Album

Justin Timberlake: Justified Jive/Zomba

International Group

White Stripes XL Recordings/Beggars Group

International Breakthrough Artist

50 Cent Interscope/Universal Music

Outstanding Contribution To Music

Duran Duran

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:12 PM

Condutores Já com uns anitos, este cartoon do Zé.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 06:33 PM

Fantasporto 2004 Não podemos deixar de assinalar aqui o início hoje do Fantas . É muito gratificante olhar para a história do festival e perceber como cresceu e ganhou importância ao longo dos anos. A programação está aqui e, se puder, não deixe de ir ate lá.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 10:52 AM

Em memória de Emanuel Félix, poeta açoriano (1936-2004) Five O’clock Tear Coisa tão triste aqui esta mulher

com seus dedos pousados no deserto dos joelhos

com seus olhos voando devagar sobre a mesa

para pousar no talher

Coisa mais triste o seu vaivém macio

p’ra não amachucar uma invisível flora

que cresce na penumbra

dos velhos corredores desta casa onde mora

Que triste o seu entrar de novo nesta sala

que triste a sua chávena

e o gesto de pegá-la

E que triste e que triste a cadeira amarela

de onde se ergue um sossego um sossego infinito

que é apenas de vê-la

e por isso esquisito

E que tristes de súbito os seus pés nos sapatos

seus seios seus cabelos e seu corpo inclinado

o álbum a mesinha as manchas dos retratos

E que infinitamente triste triste

o selo do silêncio

do silêncio colado ao papel das paredes

da sala digo cela

em que comigo a vedes

Mas que infinitamente ainda mais triste triste

a chávena pousada

e o olhar confortando uma flor já esquecida

do sol

do ar

lá de fora

(da vida)

numa jarra parada.

In Antologia de Poesia Açoriana do sec. XVIII a 1975, Pedro Silveira, Sá da Costa Comentários: (1) Posted by ognid at 10:25 PM

Fórum Barcelona 2004

2004 vai ser um ano preenchido no que diz respeito a grandes acontecimentos – Euro 2004 , Jogos Olímpicos de Atenas e, aquele a que me quero referir neste momento, o Fórum Barcelona 2004 . Já sei que são eventos de natureza diferente mas, de facto, são todos importantes. Parece-me que sob o ponto de vista mediático o que vai ser menos referido aqui no burgo será o Fórum Barcelona. Injustamente. Porque a agenda deste acontecimento nas suas diversas vertentes é gigantesca e super-interessante. Porque daqui a Barcelona é um saltinho. Porque mesmo sem Fórum, é sempre bom estar em Barcelona. Vamos tentar ter aqui os destaques da programação mas, para já, visitem o site e vão-se familiarizando com o que se vai passar. E já agora, se puderem, vão programando a visita.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 05:50 PM

O Ascensor Saudades de Lisboa. E ela aqui tão perto.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 07:43 PM

Mais uma pérola saída do Delgado Realmente o homem (???) se não existisse tinha que ser inventado. A obsessão (admiração, bajulação ) do Delgado com o Bush é tal que, com demasiada frequência, lhe saem tiradas destas . Será que está a ficar assustado? Acho que o pobre desgraçado desatina completamente quando vê que o amigo Bush pode, eventualmente, ter o lugar em perigo. Ainda por cima ameaçado, segundo ele, por alguém que parece ser personagem saído da Família Adams ou o próprio Frankenstein. Não riam que é verdade e é triste. Sigam o link e leiam. É que a própria forma como o artigo está escrito é infantil. Ou então, outra hipótese, o homem bebeu um copito a mais ao jantar e já nem sabia o que estava a escrever.

DL

P.S.: As minhas convicções foram reforçadas pela leitura do que o indivíduo escreveu no DN a propósito do Compromisso Portugal. Isto que transcrevo de seguida “ Comentários: (0) Posted by ognid at 09:46 PM

A Ibéria já existe e ninguém nos disse nada! Vi a notícia na SIC (link não disponível) e o facto em si não me pareceu extraordinário. Agora as reacções dos intervenientes, essas sim, são extraordinárias. Vejamos, a SIC descobriu que a empresa espanhola Servicaixa , que, segundo parece, vende bilhetes para os cinemas do El Corte Inglês, tinha no seu local de pesquisa Portugal como uma província de Espanha. Nem mais. Junto com a Andaluzia, Galiza, etc., lá está também Portugal e Lisboa. Até aqui e tendo em conta muitos outros precedentes, nada de muito extraordinário. Agora as reacções das empresas envolvidas – El Corte Inglés e Servicaixa – essas sim são anormais. Porque quase que consideraram o facto normal, não dando qualquer importância ao assunto. Só que o assunto é importante porque revela aquele espírito de arrogância com que, com cada vez mais frequência, os espanhóis têm em relação a Portugal. Há que mostrar-lhes que isto aqui não é uma província deles nem será, por muito que o Sr. Mello o deseje. Por mim já o fiz enviando um e-mail à Servicaixa manifestando o meu desagrado de modo muito pouco elegante.

Por último um esclarecimento. Durante alguns anos trabalhei entre Portugal e Espanha e nunca, mas nunca mesmo, notei manifestações deste tipo por parte dos espanhóis. Nunca achei que fizesse algum sentido arranjar uma “guerra” com Espanha por causa de Olivença. Mas se somarmos este tipo de atitude a outras que se têm vindo a repetir com demasiada frequência, começa a dar que pensar.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:03 PM

A verdade sobre as ADM no Iraque Um amigo meu dedicou-se a estudar a fundo a questão das ADM no Iraque e chegou às conclusões contidas no relatório que apresento de seguida e que me parecem bastante credíveis:

"A história é simples: Os agentes da Cia encarregados de descobrir as A.D.M. encontravam-se certo dia em Falujah e resolveram ir almoçar. Pediram «cus-cus» à moda de «falo-já» regado com «caca-cola» (não havia no restaurante, mas conseguiram obtê-la numa drogaria próxima; os iraquianos utilizam-na para desparasitar os camelos...). Pouco tempo depois de terminada a refeição começaram a ser ouvidos potentes estrondos acompanhados de um cheiro nauseabundo. Em breve toda a população do bairro sucumbia a tão pestilento gás... Posto ao corrente do sucedido, Saddam mandou imediatamente distribuir, como ração de cãobate, pelos homens do seu exército a receita mortífera: «cus-cus à moda de falo-já» e uma latinha de caca-cola; era só esperar por ventos favoráveis para atacar os vizinhos!... Perante tamanha ameaça, Jorge Bush tambem não perdeu tempo, reuniu-se de emergência com os seus amigos nos Açores e fez-lhe prova do perigo dando-lhes a cheirar a terrível arma casualmente descoberta, (à conta disso ainda enlouqueceram por lá algumas vacas...). O resultado não poderia ser outro, decidiram que o Iraque tinha que ser atacado e o segredo sobre as A.D.M bem guardado, afinal seria catastrófico para a maior multinacional de refrigerantes, americana ainda por cima, que esta história fosse divulgada. Apesar das graves retaliações que possa vir a sofrer sinto-me no dever de prestar estes esclarecimentos para evitar mais especulações e pôr um ponto final neste assunto duma vez por todas!!!"

JBF

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 12:23 AM

Começo a ficar francamente preocupado Quando começo a ver desmentidos destes sobre a eventual ida do Alberto João para a Presidência do Parlamento a minha preocupação sobe em flecha. Ouvi dizer que há umas condições boas para ir para a Nova Zelândia. Tenho que arranjar mais informações.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:43 PM

Bandas (muito) ao largo França – acesso a 2048 mbps por 35 euros . O mesmo que pago por um acesso ADSL em que, por vezes, tenho que ir espreitar para o modem para ver se não me enganei e liguei o velhinho USRobotics de 33.6 que uso para receber e enviar faxes em vez do ADSL. Sortudo eu em poder ter um segundo acesso por cabo em que, há que reconhecer quando é verdade, a PT fez melhorias substanciais. Continuando em França o acesso a 512 Kb custa 20 euros. Itália, Fast Web, telefone, videoconferência, televisão por cabo e Internet pelos tais 35 euros . Japão e Coreia , acesso 8 mbps por cerca de 20 euros. Acrescenta-se a estas diferenças abismais de preços o facto, com alguma importância, do nosso nível salarial ser substancialmente inferior. Nunca mais lá vamos!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:36 PM

Olhem-me só a lata do animal! Já cá faltava a treta do costume. A culpa dos jogadores e público andarem à estalada, à cadeirada e o diabo a sete em Guimarães foi, digam lá, 1-2-3, do árbitro e, também, da Liga. Pimenta Machado dixit . E, pelo que ouvi na RTP, ainda acrescentou que ele e a população de Guimarães são gente honesta e trabalhadora (se não foi isto foi parecido) e que foram insultados e, por isso, a revolta. Quanto à população de Guimarães não tenho dúvidas que, na sua grande maioria e tal como a de qualquer outro lado, é honesta e trabalhadora. Quanto à ave em questão já tenho grandes reservas em relação à veracidade da afirmação. Mas o que interessa é que, já estava a demorar, chegámos ao ponto que interessa – a culpa é do árbitro. Ganda lata!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 09:33 PM

O dedo completamente espetado na ferida! Já era tempo de eu concordar com alguma coisa daquilo que o José Manuel Fernandes escreve. Foi desta . Tudo, mas mesmo tudo, está certo e é verdade naquilo que escreve sobre a palhaçada mafiosa que é o futebol português.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:51 PM

Feira Popular em Monsanto??? Brilhante ideia de Santana Lopes ! De facto não há melhor local em Lisboa para pespegar a Feira Popular do que o Parque de Monsanto. Em 4 hectares ao pé do Parque do Alvito e sem ter que abater árvores! Espantoso! Este homem é único. O cagarim da feira e aquele belo cheiro a sardinhas assadas misturado com o das farturas iriam proporcionar uma significativa melhoria das condições de vida da fauna e flora do local. Protegido por sinal. A asneirada ainda é pior que a do túnel do Marquês!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:24 PM

Os cartoons do Zé Que é um grande e velho amigo com um humor muito especial, que sabe de design, BD, música e arte em geral como poucos mas que preferiu manter uma vida low-profile. A ver se ele me fornece material para ir mostrando aqui algumas das suas criações.

DL Comentários: (1) Posted by ognid at 03:50 PM

Para quê pressas? Afinal é um investimento para o Alentejo. Que até nem precisa de investimentos deste tipo para nada. É uma zona rica, com uma população em franco crescimento, não dá qualquer tipo de preocupações. Vejam lá que quando é para sacar o dinheiro ao Zé pagantes as Finanças são todas apressadas. Agora para pagarem o que devem ou para apoiarem o investimento, tá bem, tá!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 01:09 PM

Não era suposto o Estado ser uma pessoa de bem? Eu cá, como já fui personagem deste filme (devoluções de IVA) e fiquei dois anos à espera de 700 contos que quase afundaram a micro-empresa que tinha, já sabia do que a casa gasta. De modo que não surpreendeu demasiado a notícia que “ Atraso no reembolso do IVA rende 350 M€ ao Estado ” que “ ajudaram a compor a receita fiscal ” de 2003. Mas aqueles ingénuos, e ainda os há, que acreditam que o Estado existe para nos servir e não para nos lixar a vida, levaram mais uma machadada nas suas convicções. O Estado não é uma pessoa de bem e o seu relacionamento com os contribuintes prova-o à saciedade. Esta Ministra conseguiu fazer o impossível – colocar o nível de confiança dos portugueses na sua administração mais baixo do que já estava. É obra!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 11:30 AM

A história do costume (continuação) Para completar o quadro bonito que vinha de ontem do Sporting – Porto, hoje em Guimarães, no mesmo estádio em que morreu Fehér há uma semana, jogadores e público envolveram-se à porrada durante e após o jogo. Só confirma a hipocrisia generalizada do futebol português depois de tão bonitas palavras após a morte do jogador húngaro. Não há pachorra!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 12:32 AM

E o Durão, hein? E o Aznar??

Também não têm direito a uma nomeação, não? Então não estiveram lá nas Lajes às palmadinhas uns nos outros? Pelo menos, sei lá, uma nomeação para uma menção honrosa do Nobel para dividirem a mielas, qualquer coisa assim! Agora só estes dois cromos serem nomeados para o Nobel da Paz e, para os outros népia é que está mal. Não se faz. Olhem só para o arzinho de contente dos dois mangas. Até parece que, na altura, já sabiam que isto ia acontecer. Cá para mim, nem ao diabo lembraria uma coisa destas!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 08:03 PM

Que interesses? O excelente artigo de Miguel Sousa Tavares no Público de hoje a propósito das surpreendentes (?) declarações dos Presidentes das Câmaras de Lagos e Portimão lembrou-me outro caso que é em tudo semelhante.

Efectivamente o Presidente da Câmara de Aljezur tem o mesmo tipo de argumentação relativamente ao Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. Mas apesar de alguns (timoratos) esforços que o Parque faz para se opor à fúria destruidora do Sr. Marreiros o resultado é escasso. Constrói estradões e parques de estacionamento ao longo da costa destruindo a flora e a fauna do local e abrindo caminho às hostes de vândalos de jipes e motos quatro que, à falta de melhor que fazer, se entretêm a esmagar o que resta da vida natural do local. Neste Carnaval mesmo à minha frente dois desses criminosos (que o são) saíram à nossa frente do estradão e meteram pelo mato dentro destruindo arbustos (camarinhas) e outra flora. Aliás esse hábito é frequente porque diversos caminhos já foram abertos pelo meio do mato. No Verão cheguei ao ponto de ver um guarda do Parque ir chatear um casal que estava numa zona isolada do areal de uma praia da zona com um cão preso enquanto, simultaneamente, os senhores das moto quatro andavam a dar cabo da natureza. A dar conta desse facto com indicação de local, data e hora, enviei um e-mail ao Presidente do ICN , entidade responsável pelo Parque, que, obviamente, não deu resposta nem sequer se deve ter incomodado a ler. E o guarda lá continua a (não) exercer as suas funções.

Em conversa no passado fim-de-semana com o proprietário de um conhecido negócio de artesanato de Aljezur, apaixonado da beleza e variedade da natureza daquela zona, ele citou-me o caso de um conhecido dele, emigrante, que vem 2 a 3 vezes por ano para aquela zona, porque Portugal é o único país da Europa que ele conhece onde pode andar com o seu jipe e a sua mota por onde quer sem ninguém o chatear. Significativo, não?

Mas claro que tudo isto e muito mais que fica por dizer pouco interessa ao Sr. Presidente da Câmara de Aljezur que continua a achar que o Parque é um empecilho ao “desenvolvimento” do concelho. Apesar da inacção dos guardas do Parque. Por isso vai encomendando de vez em quando fretes a personagens conhecidas, como por exemplo o Prof. Hermano Saraiva, para nos seus programas dizerem que é preciso fazer com que todos possam desfrutar (através da construção evidentemente) das magníficas belezas da zona. Como se já não bastassem todos os atentados que já foram feitos.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 06:27 PM

E um dia acontece E, mesmo não sendo propriamente inesperado, fica-se estonteado, sem capacidade de reacção. E agora? Para onde é que um gajo com 47 anos vai? O que fazer? Planos e projectos há muitos. O problema é a sua viabilidade como base de sustento e não apenas como actividades complementares. Contactos também há alguns. O problema está na possibilidade que eles têm de ajudar nesta altura do campeonato. É que quase tudo anda entalado numa área que oferece serviços que não são essenciais.

E, mais do que isso, como se enfrenta a família, os amigos? A vergonha de contar! O receio de causar mal a quem já não tem idade para ter inquietações deste tipo. A desorientação.

E porquê tudo isto? Porque vivemos num país em que ninguém paga a ninguém, em que muitas empresas estão com dificuldades tremendas por causa disso e de outros factores. Principalmente quando o maior cliente é o estado. Que não paga ou paga tarde e más horas. Solução? Downsizing e abrigar-se da tempestade à espera de dias melhores. E, no caso, é realmente a única solução. Não há que clamar contra o patrão que até é um tipo porreiro. Só lamentar que a nossa área fosse uma que estava em fase de desenvolvimento, uma diversificação que apanhou o tempo errado. E não pertencente ao “core business”. Portanto para cortar nesta altura.

Hoje é o primeiro dia

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 08:05 PM

Recordar o Zeca Afonso Ontem fez 17 anos que morreu aquele que me fez gostar de música portuguesa. Não pude por post nenhum ontem. Faço-o hoje, em sua memória, e prometendo para amanhã algo mais completo. Ainda estou no sudoeste e falta-me material de consulta.

DL Comentários: (2) Posted by ognid at 07:53 PM

Carnaval à porta Aí está! Mais um Carnaval mesmo a jeito para umas mini-férias. Nunca foi uma quadra que me agradasse particularmente, apesar de ter vivido, muito jovem, numa das terras com mais tradições de Carnaval. O falso ar de divertimento quer de todos aqueles desgraçados que rapam frio e chuva para imitar festejos de outras latitudes quer dos outros que estão a assistir, irrita-me sobremaneira. Preferia ir para este pela sua beleza ou, então, para divertimento a sério, para este. Dado que a crise financeira que se atravessa neste momento impede a concretização destes desejos, vai-se até ao sudoeste apanhar chuva e frio mas desfrutar de algumas das melhores paisagens deste país, cagando para o Carnaval. Divirtam-se por outros locais. Talvez ainda escreva alguma coisa lá em baixo.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:58 PM

Mísia em Coimbra

Mísia (visitem o site porque vale bem a pena) actua hoje em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente. Vai apresentar o seu mais recente trabalho em disco, “Canto”, uma interpretação muito aclamada da música de Carlos Paredes. É aproveitar pessoal porque ela está por cá pouco tempo.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 03:42 PM

Em memória de Acácio Barreiros Faleceu hoje Acácio Barreiros. A recordação com que prefiro ficar dele é a do período em que foi deputado da UDP, combativo e incómodo. Esse é o homem que vou recordar. Depois, no PS, perdeu a chama e perdeu-se naquele grupo insípido e sensaborão. Aliás todos os grupos parlamentares o são.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 09:16 PM

Será mesmo assim? Diz Luís Villas-Boas, presidente da Comissão de Acompanhamento da Lei da Adopção que “ mais vale uma criança passar toda a vida numa instituição ou em famílias de acolhimento à infelicidade de ser educado por homossexuais, sejam dois ou um". Isto em jeito de resposta à decisão de um Tribunal Espanhol de permitir a adopção de duas crianças por um casal de lésbicas. Luís Villas-Boas é um psicólogo respeitado e director do Refúgio Aboim Ascensão em Faro, credenciais de peso, sem dúvida. Tece, nas declarações ao Público, outras considerações que são, no mínimo, polémicas, retomando a tese do comportamento não natural dos homossexuais e da sua influência nas crianças que eventualmente sejam educadas por ele(a)s. Se me é difícil aceitar os argumentos desfiados relativamente aos comportamentos ditos anti-naturais dos homossexuais porque há inúmeros exemplos na natureza desse tipo de comportamentos por parte de muitas espécies (e convém lembrar que nós não estamos de fora da esfera da natureza), já quanto aos eventuais resultados da educação de uma criança por homossexuais não tenho, porque conheço pouca informação em que me basear, opinião formada. À partida e tendo em conta que mesmo em circunstâncias ditas normais os efeitos do ambiente familiar em qualquer criança são enormes, parece-me que Villas-Boas terá alguma razão. Mas, acima de tudo, parece-me que é um campo onde a experiência é pouca ou nenhuma e, neste momento, quase tudo o que se disser ou fizer baseia-se mais em convicções pessoais do que em factos. É preciso cuidado portanto.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 05:17 PM

Brit Awards 2004 Aqui vai a lista de vencedores dos Brit Awards entregues ontem. Os grandes vencedores foram os The Darkness que ganharam 3 dos 4 troféus para que estavam nomeados.

British Male Solo Artist

Daniel Bedingfield Polydor/Universal

British Female Solo Artist

Dido Cheeky/BMG

MasterCard British Album

Darkness: Permission to Land Must Destroy/Warner Music

British Group

Darkness Must Destroy/Warner Music

British Single

Dido: White Flag Cheeky/BMG

British Rock Act

Darkness Must Destroy/Warner Music

British Urban Act

Lemar, Sony Music/Sony Music

British Dance Act

Basement Jaxx XL/Beggars Group

British Breakthrough Artist

Busted Universal/Universal Music

Pop Act

Busted Universal/Universal Music

International Male Solo Artist

Justin Timberlake Jive/Zomba

International Female Solo Artist

Beyonce Columbia/Sony Music

International Album

Justin Timberlake: Justified Jive/Zomba

International Group

White Stripes XL Recordings/Beggars Group

International Breakthrough Artist

50 Cent Interscope/Universal Music

Outstanding Contribution To Music

Duran Duran

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:12 PM

Condutores Já com uns anitos, este cartoon do Zé.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 06:33 PM

Fantasporto 2004 Não podemos deixar de assinalar aqui o início hoje do Fantas . É muito gratificante olhar para a história do festival e perceber como cresceu e ganhou importância ao longo dos anos. A programação está aqui e, se puder, não deixe de ir ate lá.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 10:52 AM

Em memória de Emanuel Félix, poeta açoriano (1936-2004) Five O’clock Tear Coisa tão triste aqui esta mulher

com seus dedos pousados no deserto dos joelhos

com seus olhos voando devagar sobre a mesa

para pousar no talher

Coisa mais triste o seu vaivém macio

p’ra não amachucar uma invisível flora

que cresce na penumbra

dos velhos corredores desta casa onde mora

Que triste o seu entrar de novo nesta sala

que triste a sua chávena

e o gesto de pegá-la

E que triste e que triste a cadeira amarela

de onde se ergue um sossego um sossego infinito

que é apenas de vê-la

e por isso esquisito

E que tristes de súbito os seus pés nos sapatos

seus seios seus cabelos e seu corpo inclinado

o álbum a mesinha as manchas dos retratos

E que infinitamente triste triste

o selo do silêncio

do silêncio colado ao papel das paredes

da sala digo cela

em que comigo a vedes

Mas que infinitamente ainda mais triste triste

a chávena pousada

e o olhar confortando uma flor já esquecida

do sol

do ar

lá de fora

(da vida)

numa jarra parada.

In Antologia de Poesia Açoriana do sec. XVIII a 1975, Pedro Silveira, Sá da Costa Comentários: (1) Posted by ognid at 10:25 PM

Fórum Barcelona 2004

2004 vai ser um ano preenchido no que diz respeito a grandes acontecimentos – Euro 2004 , Jogos Olímpicos de Atenas e, aquele a que me quero referir neste momento, o Fórum Barcelona 2004 . Já sei que são eventos de natureza diferente mas, de facto, são todos importantes. Parece-me que sob o ponto de vista mediático o que vai ser menos referido aqui no burgo será o Fórum Barcelona. Injustamente. Porque a agenda deste acontecimento nas suas diversas vertentes é gigantesca e super-interessante. Porque daqui a Barcelona é um saltinho. Porque mesmo sem Fórum, é sempre bom estar em Barcelona. Vamos tentar ter aqui os destaques da programação mas, para já, visitem o site e vão-se familiarizando com o que se vai passar. E já agora, se puderem, vão programando a visita.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 05:50 PM

O Ascensor Saudades de Lisboa. E ela aqui tão perto.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 07:43 PM

Mais uma pérola saída do Delgado Realmente o homem (???) se não existisse tinha que ser inventado. A obsessão (admiração, bajulação ) do Delgado com o Bush é tal que, com demasiada frequência, lhe saem tiradas destas . Será que está a ficar assustado? Acho que o pobre desgraçado desatina completamente quando vê que o amigo Bush pode, eventualmente, ter o lugar em perigo. Ainda por cima ameaçado, segundo ele, por alguém que parece ser personagem saído da Família Adams ou o próprio Frankenstein. Não riam que é verdade e é triste. Sigam o link e leiam. É que a própria forma como o artigo está escrito é infantil. Ou então, outra hipótese, o homem bebeu um copito a mais ao jantar e já nem sabia o que estava a escrever.

DL

P.S.: As minhas convicções foram reforçadas pela leitura do que o indivíduo escreveu no DN a propósito do Compromisso Portugal. Isto que transcrevo de seguida “ Comentários: (0) Posted by ognid at 09:46 PM

A Ibéria já existe e ninguém nos disse nada! Vi a notícia na SIC (link não disponível) e o facto em si não me pareceu extraordinário. Agora as reacções dos intervenientes, essas sim, são extraordinárias. Vejamos, a SIC descobriu que a empresa espanhola Servicaixa , que, segundo parece, vende bilhetes para os cinemas do El Corte Inglês, tinha no seu local de pesquisa Portugal como uma província de Espanha. Nem mais. Junto com a Andaluzia, Galiza, etc., lá está também Portugal e Lisboa. Até aqui e tendo em conta muitos outros precedentes, nada de muito extraordinário. Agora as reacções das empresas envolvidas – El Corte Inglés e Servicaixa – essas sim são anormais. Porque quase que consideraram o facto normal, não dando qualquer importância ao assunto. Só que o assunto é importante porque revela aquele espírito de arrogância com que, com cada vez mais frequência, os espanhóis têm em relação a Portugal. Há que mostrar-lhes que isto aqui não é uma província deles nem será, por muito que o Sr. Mello o deseje. Por mim já o fiz enviando um e-mail à Servicaixa manifestando o meu desagrado de modo muito pouco elegante.

Por último um esclarecimento. Durante alguns anos trabalhei entre Portugal e Espanha e nunca, mas nunca mesmo, notei manifestações deste tipo por parte dos espanhóis. Nunca achei que fizesse algum sentido arranjar uma “guerra” com Espanha por causa de Olivença. Mas se somarmos este tipo de atitude a outras que se têm vindo a repetir com demasiada frequência, começa a dar que pensar.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:03 PM

A verdade sobre as ADM no Iraque Um amigo meu dedicou-se a estudar a fundo a questão das ADM no Iraque e chegou às conclusões contidas no relatório que apresento de seguida e que me parecem bastante credíveis:

"A história é simples: Os agentes da Cia encarregados de descobrir as A.D.M. encontravam-se certo dia em Falujah e resolveram ir almoçar. Pediram «cus-cus» à moda de «falo-já» regado com «caca-cola» (não havia no restaurante, mas conseguiram obtê-la numa drogaria próxima; os iraquianos utilizam-na para desparasitar os camelos...). Pouco tempo depois de terminada a refeição começaram a ser ouvidos potentes estrondos acompanhados de um cheiro nauseabundo. Em breve toda a população do bairro sucumbia a tão pestilento gás... Posto ao corrente do sucedido, Saddam mandou imediatamente distribuir, como ração de cãobate, pelos homens do seu exército a receita mortífera: «cus-cus à moda de falo-já» e uma latinha de caca-cola; era só esperar por ventos favoráveis para atacar os vizinhos!... Perante tamanha ameaça, Jorge Bush tambem não perdeu tempo, reuniu-se de emergência com os seus amigos nos Açores e fez-lhe prova do perigo dando-lhes a cheirar a terrível arma casualmente descoberta, (à conta disso ainda enlouqueceram por lá algumas vacas...). O resultado não poderia ser outro, decidiram que o Iraque tinha que ser atacado e o segredo sobre as A.D.M bem guardado, afinal seria catastrófico para a maior multinacional de refrigerantes, americana ainda por cima, que esta história fosse divulgada. Apesar das graves retaliações que possa vir a sofrer sinto-me no dever de prestar estes esclarecimentos para evitar mais especulações e pôr um ponto final neste assunto duma vez por todas!!!"

JBF

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 12:23 AM

Começo a ficar francamente preocupado Quando começo a ver desmentidos destes sobre a eventual ida do Alberto João para a Presidência do Parlamento a minha preocupação sobe em flecha. Ouvi dizer que há umas condições boas para ir para a Nova Zelândia. Tenho que arranjar mais informações.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:43 PM

Bandas (muito) ao largo França – acesso a 2048 mbps por 35 euros . O mesmo que pago por um acesso ADSL em que, por vezes, tenho que ir espreitar para o modem para ver se não me enganei e liguei o velhinho USRobotics de 33.6 que uso para receber e enviar faxes em vez do ADSL. Sortudo eu em poder ter um segundo acesso por cabo em que, há que reconhecer quando é verdade, a PT fez melhorias substanciais. Continuando em França o acesso a 512 Kb custa 20 euros. Itália, Fast Web, telefone, videoconferência, televisão por cabo e Internet pelos tais 35 euros . Japão e Coreia , acesso 8 mbps por cerca de 20 euros. Acrescenta-se a estas diferenças abismais de preços o facto, com alguma importância, do nosso nível salarial ser substancialmente inferior. Nunca mais lá vamos!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:36 PM

Olhem-me só a lata do animal! Já cá faltava a treta do costume. A culpa dos jogadores e público andarem à estalada, à cadeirada e o diabo a sete em Guimarães foi, digam lá, 1-2-3, do árbitro e, também, da Liga. Pimenta Machado dixit . E, pelo que ouvi na RTP, ainda acrescentou que ele e a população de Guimarães são gente honesta e trabalhadora (se não foi isto foi parecido) e que foram insultados e, por isso, a revolta. Quanto à população de Guimarães não tenho dúvidas que, na sua grande maioria e tal como a de qualquer outro lado, é honesta e trabalhadora. Quanto à ave em questão já tenho grandes reservas em relação à veracidade da afirmação. Mas o que interessa é que, já estava a demorar, chegámos ao ponto que interessa – a culpa é do árbitro. Ganda lata!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 09:33 PM

O dedo completamente espetado na ferida! Já era tempo de eu concordar com alguma coisa daquilo que o José Manuel Fernandes escreve. Foi desta . Tudo, mas mesmo tudo, está certo e é verdade naquilo que escreve sobre a palhaçada mafiosa que é o futebol português.

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:51 PM

Feira Popular em Monsanto??? Brilhante ideia de Santana Lopes ! De facto não há melhor local em Lisboa para pespegar a Feira Popular do que o Parque de Monsanto. Em 4 hectares ao pé do Parque do Alvito e sem ter que abater árvores! Espantoso! Este homem é único. O cagarim da feira e aquele belo cheiro a sardinhas assadas misturado com o das farturas iriam proporcionar uma significativa melhoria das condições de vida da fauna e flora do local. Protegido por sinal. A asneirada ainda é pior que a do túnel do Marquês!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 04:24 PM

Os cartoons do Zé Que é um grande e velho amigo com um humor muito especial, que sabe de design, BD, música e arte em geral como poucos mas que preferiu manter uma vida low-profile. A ver se ele me fornece material para ir mostrando aqui algumas das suas criações.

DL Comentários: (1) Posted by ognid at 03:50 PM

Para quê pressas? Afinal é um investimento para o Alentejo. Que até nem precisa de investimentos deste tipo para nada. É uma zona rica, com uma população em franco crescimento, não dá qualquer tipo de preocupações. Vejam lá que quando é para sacar o dinheiro ao Zé pagantes as Finanças são todas apressadas. Agora para pagarem o que devem ou para apoiarem o investimento, tá bem, tá!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 01:09 PM

Não era suposto o Estado ser uma pessoa de bem? Eu cá, como já fui personagem deste filme (devoluções de IVA) e fiquei dois anos à espera de 700 contos que quase afundaram a micro-empresa que tinha, já sabia do que a casa gasta. De modo que não surpreendeu demasiado a notícia que “ Atraso no reembolso do IVA rende 350 M€ ao Estado ” que “ ajudaram a compor a receita fiscal ” de 2003. Mas aqueles ingénuos, e ainda os há, que acreditam que o Estado existe para nos servir e não para nos lixar a vida, levaram mais uma machadada nas suas convicções. O Estado não é uma pessoa de bem e o seu relacionamento com os contribuintes prova-o à saciedade. Esta Ministra conseguiu fazer o impossível – colocar o nível de confiança dos portugueses na sua administração mais baixo do que já estava. É obra!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 11:30 AM

A história do costume (continuação) Para completar o quadro bonito que vinha de ontem do Sporting – Porto, hoje em Guimarães, no mesmo estádio em que morreu Fehér há uma semana, jogadores e público envolveram-se à porrada durante e após o jogo. Só confirma a hipocrisia generalizada do futebol português depois de tão bonitas palavras após a morte do jogador húngaro. Não há pachorra!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 12:32 AM

E o Durão, hein? E o Aznar??

Também não têm direito a uma nomeação, não? Então não estiveram lá nas Lajes às palmadinhas uns nos outros? Pelo menos, sei lá, uma nomeação para uma menção honrosa do Nobel para dividirem a mielas, qualquer coisa assim! Agora só estes dois cromos serem nomeados para o Nobel da Paz e, para os outros népia é que está mal. Não se faz. Olhem só para o arzinho de contente dos dois mangas. Até parece que, na altura, já sabiam que isto ia acontecer. Cá para mim, nem ao diabo lembraria uma coisa destas!

DL Comentários: (0) Posted by ognid at 08:03 PM

marcar artigo