Acidentes mortais marcam inauguração da variante de Faro

18-08-2015
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A variante a Faro, na EN125, vai abrir ao tráfego a partir das 18 horas de hoje.

Esteve prevista a inauguração desta obra com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, e do secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, mas o acidente de viação que ocorreu próximo de Patã, e no qual faleceram os três jovens ocupantes do Audi TT sinistrado, justificou a abertura ao tráfego sem qualquer cerimónia, "por respeito pelas vítimas", de acordo com um comunicado da IP - Infraestruturas de Portugal.

A obra, orçada em 14 milhões de euros, tem uma extensão total de cerca de 2,5 quilómetros e dá continuidade ao actual lanço já em serviço entre o nó de Faro e a EN2, completando a Variante à EN125, executada no âmbito do contrato da subconcessão do Algarve Litoral.

O novo traçado tem início no nó com a EN2, estrada de S. Brás, e termina na EN125, após o cruzamento com a EM522, no Rio Seco.

Segundo a IP, "foram asseguradas as acessibilidades à rede viária existente local com a criação de uma ligação intermédia à EN125, que permite também o acesso ao centro da cidade de Faro e ao cais comercial, para além das duas ligações à rede nos extremos do lanço".

A empresa liderada por António Ramalho sublinha que a "conclusão desta obra completando a variante vem permitir a melhoria da fluidez de tráfego e das acessibilidades a Faro retirando da cidade o tráfego de passagem, mas também irá contribuir para melhoria da segurança rodoviária na EN125, cujos níveis da sinistralidade grave se reduziram gradualmente desde 2011 a 2014".

"Os recentes acidentes verificados, quer na A22 ( Via do Infante) quer na EN125 parecem, no entanto, estar a inverter esta tendência, o que preocupa todas as entidades intervenientes", reconhece a IP.

A abertura ao tráfego da variante de Faro irá ocorrer após visita demorada à obra por parte do presidente da IP, António Ramalho, acompanhado pelo presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, e o presidente da concessionária Algarve Litoral, Rui Sousa.

A variante de Faro integra a subconcessão rodoviária do Algarve Litoral, controlada pelo fundo Elevo, com quem a IP desenvolveu um processo de renegociação do contrato no presente ano de 2015.

A variante a Faro, na EN125, vai abrir ao tráfego a partir das 18 horas de hoje.

Esteve prevista a inauguração desta obra com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, e do secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, mas o acidente de viação que ocorreu próximo de Patã, e no qual faleceram os três jovens ocupantes do Audi TT sinistrado, justificou a abertura ao tráfego sem qualquer cerimónia, "por respeito pelas vítimas", de acordo com um comunicado da IP - Infraestruturas de Portugal.

A obra, orçada em 14 milhões de euros, tem uma extensão total de cerca de 2,5 quilómetros e dá continuidade ao actual lanço já em serviço entre o nó de Faro e a EN2, completando a Variante à EN125, executada no âmbito do contrato da subconcessão do Algarve Litoral.

O novo traçado tem início no nó com a EN2, estrada de S. Brás, e termina na EN125, após o cruzamento com a EM522, no Rio Seco.

Segundo a IP, "foram asseguradas as acessibilidades à rede viária existente local com a criação de uma ligação intermédia à EN125, que permite também o acesso ao centro da cidade de Faro e ao cais comercial, para além das duas ligações à rede nos extremos do lanço".

A empresa liderada por António Ramalho sublinha que a "conclusão desta obra completando a variante vem permitir a melhoria da fluidez de tráfego e das acessibilidades a Faro retirando da cidade o tráfego de passagem, mas também irá contribuir para melhoria da segurança rodoviária na EN125, cujos níveis da sinistralidade grave se reduziram gradualmente desde 2011 a 2014".

"Os recentes acidentes verificados, quer na A22 ( Via do Infante) quer na EN125 parecem, no entanto, estar a inverter esta tendência, o que preocupa todas as entidades intervenientes", reconhece a IP.

A abertura ao tráfego da variante de Faro irá ocorrer após visita demorada à obra por parte do presidente da IP, António Ramalho, acompanhado pelo presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, e o presidente da concessionária Algarve Litoral, Rui Sousa.

A variante de Faro integra a subconcessão rodoviária do Algarve Litoral, controlada pelo fundo Elevo, com quem a IP desenvolveu um processo de renegociação do contrato no presente ano de 2015.

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