Classe de Piano do Conservatório Regional de Setúbal: Obras-Primas

03-07-2011
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Gostava de vos dar a conhecer, ou recordar para os que já conhecem, uma obra que sempre admirei.É a famosaChaconne da Partita No.2 em Ré menor, BWV 1004 de J.S. BachA Chaconne (Ciaccona no original) é o 5º e último andamento desta partita e só a sua duração ultrapassa a duração da partita inteira.O Tema é baseado numa progressão de acordes em que o baixo apresenta quatro notas principais descendentes da Tónica para a Dominante: Ré, Dó#, Sib, Lá, (esta figuração do baixo ficou conhecida como Romanesca durante o Renascimento) seguindo-se uma série de variações contínuas.A estrutura é basicamente a seguinte:Tema - 30 Variações - Tema - 30 VariaçõesTema - Variação cadencial.(de notar a coincidência do padrão de 30 Variações com as Variações Goldberg)Dela, Brahms escreveu: "On one stave, for a small instrument, the man writes a whole world of the deepest thoughts and most powerful feelings. If I imagined that I could have created, even conceived the piece, I am quite certain that the excess of excitement and earth-shattering experience would have driven me out of my mind."Foi alvo de várias transcrições para variadíssimos instrumentos:piano, guitarra, órgão, orquestra, fagote, piano com apenas a mão esquerda, etc...Desta vez gostaria de deixar aqui várias interpretações da que é, provavelmente, a transcrição mais conhecida desta obra. Foi feita para piano pelo pianista e compositor Ferruccio Busoni.Para poderem seguir melhor, AQUI fica a partitura.Ao piano: 1-Artur Rubinstein 2-Arturo Benedetti Michelangeli 3-Evgeny Kissin 4-Fazil Say 5-Ferruccio Busoni 6-Jorge Bolet 7-Kun Woo Paik 8-Marc-André Hamelin 9-Marcus Kretzer 10-Maria Tipo 11-Mikhail Pletnev 12-Nikolai Demidenko 13-Shura Cherkassky 14-Tatiana Nikolayeva 15-Yury Boukoff


Gostava de vos dar a conhecer, ou recordar para os que já conhecem, uma obra que sempre admirei.É a famosaChaconne da Partita No.2 em Ré menor, BWV 1004 de J.S. BachA Chaconne (Ciaccona no original) é o 5º e último andamento desta partita e só a sua duração ultrapassa a duração da partita inteira.O Tema é baseado numa progressão de acordes em que o baixo apresenta quatro notas principais descendentes da Tónica para a Dominante: Ré, Dó#, Sib, Lá, (esta figuração do baixo ficou conhecida como Romanesca durante o Renascimento) seguindo-se uma série de variações contínuas.A estrutura é basicamente a seguinte:Tema - 30 Variações - Tema - 30 VariaçõesTema - Variação cadencial.(de notar a coincidência do padrão de 30 Variações com as Variações Goldberg)Dela, Brahms escreveu: "On one stave, for a small instrument, the man writes a whole world of the deepest thoughts and most powerful feelings. If I imagined that I could have created, even conceived the piece, I am quite certain that the excess of excitement and earth-shattering experience would have driven me out of my mind."Foi alvo de várias transcrições para variadíssimos instrumentos:piano, guitarra, órgão, orquestra, fagote, piano com apenas a mão esquerda, etc...Desta vez gostaria de deixar aqui várias interpretações da que é, provavelmente, a transcrição mais conhecida desta obra. Foi feita para piano pelo pianista e compositor Ferruccio Busoni.Para poderem seguir melhor, AQUI fica a partitura.Ao piano: 1-Artur Rubinstein 2-Arturo Benedetti Michelangeli 3-Evgeny Kissin 4-Fazil Say 5-Ferruccio Busoni 6-Jorge Bolet 7-Kun Woo Paik 8-Marc-André Hamelin 9-Marcus Kretzer 10-Maria Tipo 11-Mikhail Pletnev 12-Nikolai Demidenko 13-Shura Cherkassky 14-Tatiana Nikolayeva 15-Yury Boukoff

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