CIDADANIA LX: A importância do acesso automóvel para o comércio tradicional explicado às crianças

09-07-2014
marcar artigo


Repare-se na foto acima, com a Rua Morais Soares e uma das suas paralelas. A primeira tem comércio porta sim, porta sim. A segunda muito longe disso. E isto acontece para qualquer rua ou avenida central de Lisboa, seja a Av. de Roma, a Av. da Liberdade, a Rua Garrett, etc. quando comparadas com as vias secundárias próximas. Mas... Para quem se desloca de carro, a facilidade de acesso a uma e outra é exatamente igual. Para quem se desloca de carro, estacionar perto de uma ou da outra é exatamente o mesmo. A rua secundária até tem ocasionalmente a vantagem de se poder estacionar à porta das lojas. As rendas na rua principal são bem mais altas do que na rua secundária. Como se explica então esta enorme diferença na quantidade de comércio e de consumidores entre uma e outra? O fundamental para o sucesso do comércio tradicional não é ter carros a passar ou a estacionar à porta, mas ter pessoas a passarem a pé e a pararem ocasionalmente, a verem as montras, a (re)conhecerem uma loja para uma compra no futuro. E os peões estão nas ruas principais porque é mais fácil de caminhar por elas, porque mais facilmente se chega a algum lado através delas, porque há paragens de autocarro, etc. O fundamental para o comércio local não é atrair carros, mas atrair peões. Exemplos sobre isto não faltam, este texto tem vários exemplos inclusive dados que mostram como os próprios comerciantes estão enganados sobre o número de consumidores que vêm de carro.


Repare-se na foto acima, com a Rua Morais Soares e uma das suas paralelas. A primeira tem comércio porta sim, porta sim. A segunda muito longe disso. E isto acontece para qualquer rua ou avenida central de Lisboa, seja a Av. de Roma, a Av. da Liberdade, a Rua Garrett, etc. quando comparadas com as vias secundárias próximas. Mas... Para quem se desloca de carro, a facilidade de acesso a uma e outra é exatamente igual. Para quem se desloca de carro, estacionar perto de uma ou da outra é exatamente o mesmo. A rua secundária até tem ocasionalmente a vantagem de se poder estacionar à porta das lojas. As rendas na rua principal são bem mais altas do que na rua secundária. Como se explica então esta enorme diferença na quantidade de comércio e de consumidores entre uma e outra? O fundamental para o sucesso do comércio tradicional não é ter carros a passar ou a estacionar à porta, mas ter pessoas a passarem a pé e a pararem ocasionalmente, a verem as montras, a (re)conhecerem uma loja para uma compra no futuro. E os peões estão nas ruas principais porque é mais fácil de caminhar por elas, porque mais facilmente se chega a algum lado através delas, porque há paragens de autocarro, etc. O fundamental para o comércio local não é atrair carros, mas atrair peões. Exemplos sobre isto não faltam, este texto tem vários exemplos inclusive dados que mostram como os próprios comerciantes estão enganados sobre o número de consumidores que vêm de carro.

marcar artigo