Recibos online: o desafio que faltava no mercado — INESC TEC

09-10-2014
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Abolir o papel nas compras do dia a dia é o desafio proposto pela Recibos Online. A inovadora empresa está a patentear aquela que é a única solução a permitir que “qualquer retalalhista passe a emitir faturas eletrónicas validas legalmente em vez das incómodas faturas em papel que se acumulam as nossas carteiras”.

Rui Jorge Santos, mentor do projeto, quer transpor para o universo do consumidor final um conceito que as empresas já implensentam entre si há vráios anos, Quem sai a ganhar? O aiubiente e todas as partes envolvidas nas transações, até porque em causa está muito mais do que uma proposta tecnológica. Se tem um negócio. mas continua reticente, saiba que têm um mês para testar gratuitamenre este sistema no seu estabelecimento comercial.

A Recibos Online permite que o retalhista ofereça uma clara diferenciação no atendimento ao seu cliente e na forma como comunica com ele. O retalhista pode personalizar melhor a sua fatura (por exemplo, fazendo uso de links para as suas páginas na internet), ou configurar campanhas direcionadas com base nos produtos adquiridos pelos clientes”, afirma o empreendedor. “Existe também um compromisso ambiental reforçado pela redução da pegada de carbono da operação e uma agilização dos processos de trocas, devoluções ou reclamações de garantias, acrescenta Rui Jorge Santos. De resto, os consumidores veem garantida a acessibilidade constante às faturas, sem riscos dc extravio ou ilegibilidade, sendo ainda simplificado ao máximo o processo de recolha para efeitos de IVA ou IRS.

As vantagens competitivas de um negócio ganham sempreoutro elã quando o seu mentor justifica a ideia com uma necessidade pessoal e assim acontece no caso da Recibos Online. «A ideia surgiu durante o ano de 2011 num período em que eu estava a trabalhar em consultoria em Londres, mas tinha que reportar as despesas a Portugal. Rapidamente comecei a acumalar imenso papel na carteira, a que se somavam os problemas de perder alguns desses talões ou de encontrar alguns já ilegíveis”, conta Rui Jorge Santos, 30 anos, licenciado em Engenharia e Gestão Industrial. Daí à conceção de todo o processo de visualizacão dos secibos foi um pequeno passo, sendo que a necessária concretização de todo o conceito aconteceu no âmbito do Programa de Emprendedorismo Tecnológico "Tec Empreende", da responsabilidade da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários e do INESC TEC.

Quando questionado sobre a inovação do projeto, Rui Jorge Santos sustenta a diferenciação “de uma solução inovadora sem paralelo no mercado” com o pedido de patente em curso e dá provas de uma boa análise da concorrência: “O conceito de faturação eletrónica entre empresas é já bastante comum há vários anos, a inovação aqui centra-se no facto de trazermos esse conceito para o balcão de uma loja, para o consumidor final”. “Este conceito de fatura eletrónica ao balcão foi introduzido pela Apple em 2005, que enviava a fatura para o email. Contudo, em Portugal e na maioria dos países Europeus, existe legislação que torna o processo de faturação eletrónica um pouco mais complexo do que simplesmente enviar a fatura para o email, daí, por exemplo, o facto de termos um portal onde todas as faturas são centralizadas”, acrescenta o empresário de 30 anos.

Perto de 100 lojas a emitir recibos online

O processo de adesão à solução da Recibos Online é fácil para ambas as partes. No caso do consumidor, sempre que este se desloca a uma loja aderente apenas necessita de fornecer o respetivo número de contribuinte ou telefone para passar a receber as faturas, de forma centralizada, no portal www.recibosonline.pt. Já no que concerne às empresas, depois de uma análise prévia por parte da equipa da Recibos Online ao hardware e software presentes nas suas lojas, a adesão processa-se através da instalação de um “simples aplicativo no ponto de venda”. "É como se tivéssemos simplesmente a instalar uma nova impressora, mas virtual , Rui Jorge Santos.

O target da Recibos Online são as cadeias de retalho com presença em shoppings, sendo que o primeiro cliente de referência do projeto é a empresa de home & body cosmetics Rituals, que tem 24 lojas em Portugal e cerca de 200 na Europa. A Recibos Online já está a trabalhar em quase rodas as lojas nacionais e ambiciona chegar também às demais europeias. Por cá, está ainda prestas a fechar um contrato com uma cadeia de supermercados de Lisboa, esperando, dentro dois meses alcançar o patamar dos 100 estabelecimentos a operar com a sua solução de recibos digitais web.

Vida Económica, 19 de setembro de 2014

Abolir o papel nas compras do dia a dia é o desafio proposto pela Recibos Online. A inovadora empresa está a patentear aquela que é a única solução a permitir que “qualquer retalalhista passe a emitir faturas eletrónicas validas legalmente em vez das incómodas faturas em papel que se acumulam as nossas carteiras”.

Rui Jorge Santos, mentor do projeto, quer transpor para o universo do consumidor final um conceito que as empresas já implensentam entre si há vráios anos, Quem sai a ganhar? O aiubiente e todas as partes envolvidas nas transações, até porque em causa está muito mais do que uma proposta tecnológica. Se tem um negócio. mas continua reticente, saiba que têm um mês para testar gratuitamenre este sistema no seu estabelecimento comercial.

A Recibos Online permite que o retalhista ofereça uma clara diferenciação no atendimento ao seu cliente e na forma como comunica com ele. O retalhista pode personalizar melhor a sua fatura (por exemplo, fazendo uso de links para as suas páginas na internet), ou configurar campanhas direcionadas com base nos produtos adquiridos pelos clientes”, afirma o empreendedor. “Existe também um compromisso ambiental reforçado pela redução da pegada de carbono da operação e uma agilização dos processos de trocas, devoluções ou reclamações de garantias, acrescenta Rui Jorge Santos. De resto, os consumidores veem garantida a acessibilidade constante às faturas, sem riscos dc extravio ou ilegibilidade, sendo ainda simplificado ao máximo o processo de recolha para efeitos de IVA ou IRS.

As vantagens competitivas de um negócio ganham sempreoutro elã quando o seu mentor justifica a ideia com uma necessidade pessoal e assim acontece no caso da Recibos Online. «A ideia surgiu durante o ano de 2011 num período em que eu estava a trabalhar em consultoria em Londres, mas tinha que reportar as despesas a Portugal. Rapidamente comecei a acumalar imenso papel na carteira, a que se somavam os problemas de perder alguns desses talões ou de encontrar alguns já ilegíveis”, conta Rui Jorge Santos, 30 anos, licenciado em Engenharia e Gestão Industrial. Daí à conceção de todo o processo de visualizacão dos secibos foi um pequeno passo, sendo que a necessária concretização de todo o conceito aconteceu no âmbito do Programa de Emprendedorismo Tecnológico "Tec Empreende", da responsabilidade da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários e do INESC TEC.

Quando questionado sobre a inovação do projeto, Rui Jorge Santos sustenta a diferenciação “de uma solução inovadora sem paralelo no mercado” com o pedido de patente em curso e dá provas de uma boa análise da concorrência: “O conceito de faturação eletrónica entre empresas é já bastante comum há vários anos, a inovação aqui centra-se no facto de trazermos esse conceito para o balcão de uma loja, para o consumidor final”. “Este conceito de fatura eletrónica ao balcão foi introduzido pela Apple em 2005, que enviava a fatura para o email. Contudo, em Portugal e na maioria dos países Europeus, existe legislação que torna o processo de faturação eletrónica um pouco mais complexo do que simplesmente enviar a fatura para o email, daí, por exemplo, o facto de termos um portal onde todas as faturas são centralizadas”, acrescenta o empresário de 30 anos.

Perto de 100 lojas a emitir recibos online

O processo de adesão à solução da Recibos Online é fácil para ambas as partes. No caso do consumidor, sempre que este se desloca a uma loja aderente apenas necessita de fornecer o respetivo número de contribuinte ou telefone para passar a receber as faturas, de forma centralizada, no portal www.recibosonline.pt. Já no que concerne às empresas, depois de uma análise prévia por parte da equipa da Recibos Online ao hardware e software presentes nas suas lojas, a adesão processa-se através da instalação de um “simples aplicativo no ponto de venda”. "É como se tivéssemos simplesmente a instalar uma nova impressora, mas virtual , Rui Jorge Santos.

O target da Recibos Online são as cadeias de retalho com presença em shoppings, sendo que o primeiro cliente de referência do projeto é a empresa de home & body cosmetics Rituals, que tem 24 lojas em Portugal e cerca de 200 na Europa. A Recibos Online já está a trabalhar em quase rodas as lojas nacionais e ambiciona chegar também às demais europeias. Por cá, está ainda prestas a fechar um contrato com uma cadeia de supermercados de Lisboa, esperando, dentro dois meses alcançar o patamar dos 100 estabelecimentos a operar com a sua solução de recibos digitais web.

Vida Económica, 19 de setembro de 2014

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