O professor Pedro Saraiva enviou o programa da cadeira para divulgar no blog:
DESENHO EDITORIAL – mestrado de desenho fbaul - Junho/Julho 2010
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Elementos, suportes e instrumentos do desenho.
Representação.
Narrativa.
Espaço.
Tempo.
OBJECTIVOS
Explorar suportes, materiais, instrumentos e processos.
Dominar meios lineares: exploração da informatividade da linha, gestualidade, fluência e expressividade.
Dominar valores de claro-escuro: luminosidade, valores tonais.
Estimular a criação de novas imagens integradas num projecto de exploração individualizado.
METODOLOGIA
Breve apresentação e discussão das fases do projecto (ilustração a partir de texto)
Planificação com a análise e definição das etapas pelas quais cada mestrando deverá efectuar para a concretização do seu projecto.
Escolha e definição das técnicas disponíveis
Desenvolvimento individual das propostas.
Execução de livro com texto e ilustrações.
BIBLIOGRAFIAAAVV – Técnicas de ilustración. Paramond Ed. Barcelona. 2001.BLAND, David – A history of book illustration. The illuminated manuscript and the printed book. London. 1958.HARTHAN, John – The history of the illustrated book: the western tradition. London. 1981.HYLAND, Angus, BELL, Roanne – Hand to eye Contemporary illustration. Laurence King Publishing. North America. 2003.L’illustration. Essais d’iconographie. Études réunies par Teresa Caracciolo et Ségolène Le Men. Actes du Séminaire CNRS (GDR712). Paris. 1993-1994. Paris, Klincsieck. 1999.MELOT, Michel – L’illustration : histoire d’un art. Genéve, Skira. 1984.PELLING, Chris, RUSCH, Carl, ZEEGEN, Lawrence – Principios de Ilustración. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2005.SALISBURY, Martin – Ilustración de libros infantiles. Ed Acanto, Barcelona. 2005
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O professor Pedro Saraiva enviou o programa da cadeira para divulgar no blog:
DESENHO EDITORIAL – mestrado de desenho fbaul - Junho/Julho 2010
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Elementos, suportes e instrumentos do desenho.
Representação.
Narrativa.
Espaço.
Tempo.
OBJECTIVOS
Explorar suportes, materiais, instrumentos e processos.
Dominar meios lineares: exploração da informatividade da linha, gestualidade, fluência e expressividade.
Dominar valores de claro-escuro: luminosidade, valores tonais.
Estimular a criação de novas imagens integradas num projecto de exploração individualizado.
METODOLOGIA
Breve apresentação e discussão das fases do projecto (ilustração a partir de texto)
Planificação com a análise e definição das etapas pelas quais cada mestrando deverá efectuar para a concretização do seu projecto.
Escolha e definição das técnicas disponíveis
Desenvolvimento individual das propostas.
Execução de livro com texto e ilustrações.
BIBLIOGRAFIAAAVV – Técnicas de ilustración. Paramond Ed. Barcelona. 2001.BLAND, David – A history of book illustration. The illuminated manuscript and the printed book. London. 1958.HARTHAN, John – The history of the illustrated book: the western tradition. London. 1981.HYLAND, Angus, BELL, Roanne – Hand to eye Contemporary illustration. Laurence King Publishing. North America. 2003.L’illustration. Essais d’iconographie. Études réunies par Teresa Caracciolo et Ségolène Le Men. Actes du Séminaire CNRS (GDR712). Paris. 1993-1994. Paris, Klincsieck. 1999.MELOT, Michel – L’illustration : histoire d’un art. Genéve, Skira. 1984.PELLING, Chris, RUSCH, Carl, ZEEGEN, Lawrence – Principios de Ilustración. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2005.SALISBURY, Martin – Ilustración de libros infantiles. Ed Acanto, Barcelona. 2005