Ensaio ao Mercedes-Benz R350 CDI 4 Matic Longo.
É uma mistura entre um SUV, uma carrinha e um coupé desportivo, mantendo o espaço suficiente para transportar toda a família e ainda algumas bagagens. O Mercedes-Benz Classe R é perfeito para quem gosta de viajar, mas não dispensa o conforto. Para este Classe R, as viagens longas são "a sua praia". O silêncio dentro do veículo é reconfortante, os bancos parece sofás, o que permite anular longas distâncias sem que isso se reflicta em cansaço para o condutor e ocupantes.
O mais recente Classe R é bastante grande: 5,15 metros de comprimento e mais de dois metros de largura, contando com os retrovisores. Dimensões que se reflectem no interior, dando um espaço fabuloso ao habitáculo e bastante maior que os dos concorrentes.
O protótipo ‘Grand Sports Tourer' foi apresentado em 2001, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, para perceber a reacção do público ao modelo. Em 2006, a marca alemã revela o Classe R e no ano passado, apresenta a última motorização de 350 CDI, juntamente com um ‘facelift' que ainda o torna mais atractivo.
Os designers da Mercedes-Benz remodelaram o Classe R conferindo-lhe agora um visual mais harmonioso. O capot, os guarda-lamas, a grelha do radiador, os faróis e os pára-choques foram completamente redesenhados e estão ainda melhores.
Espaço e conforto num só
O Classe R permite escolher entre cinco a sete lugares, sendo possível transformar o lugar central da segunda fila numa pequena mesa, reduzindo, assim, a lotação para seis lugares. Aqui destaca-se os dois lugares da última fila, que normalmente são sacrificados em termos de espaço, mas que no R são bastante espaçosos. A bagageira pode albergar de 633 litros até um máximo de 2.385 litros.
Como seria de esperar, os materiais deste Mercedes-Benz são de elevada qualidade, complementados por uma montagem rigorosa, que resultam numa robustez de fazer inveja. A marca dá ainda a opção de colocar elementos decorativos na consola central e portas em madeira de nogueira, por exemplo, que dão um toque de classe adicional.
Atrás do volante encontram-se duas patilhas para uma utilização "manual" da caixa de velocidades. Mas em estrada é mais cómodo utilizar o modo automático. Até porque este revela-se bastante preciso na "leitura" do estilo de condução e quase parece ler a mente do condutor no que respeita às passagens de caixa.
Na cidade, atenção às ruas estreitas e aos veículos estacionados em segunda fila, pois as generosas dimensões do Classe R Longo podem complicar a situação. Já a estacionar, e apesar do comprimento, confie no sistema ‘Parktronic'.
Combinação perfeita
Quer em percursos urbanos ou em auto-estrada, o Classe R 350 CDI 4 Matic destaca-se da concorrência. O V6 CDI com os seus 265 cavalos e 620 Nm, aliado à caixa de velocidades 7G-Troni revelou-se uma combinação perfeita.
As performances permitidas são de respeito: 235 km/h de velocidade máxima e apenas 7,7 segundos dos 0-100 km/h. Em termos de consumo, ficaram um pouco acima dos anunciados pela marca alemã. A Mercedes salienta 8,5 l/100km em consumo combinado, mas não conseguimos fazer menos de 9,5 em ciclo misto. Mesmo assim, não achamos que sejam exagerados tendo em conta as características deste Classe R.
Outro dos destaques vai para as acelerações e recuperações que são bastante rápidas para um automóvel que pesa mais de dois mil quilos. Também, a presença da tracção integral 4 Matic garante uma segurança superior em condições atmosféricas adversas.
Opções para todos os gostos
Embora a lista de equipamento de série do R350 CDI Longo seja bastante exaustiva, o cliente conta ainda com muitos mais opcionais individuais e em ‘packs'. A título de exemplo, pode optar pelo tecto de abrir panorâmico com cortina eléctrica (quase três mil euros), o portão traseiro com abertura e fecho eléctricos (perto dos mil euros), o sistema de climatização ‘Thermotronic' (mil euros) com saídas para a segunda fila de bancos, o assistente de ângulo morto e a configuração de sete lugares.
Em andamento, o avisador da presença de veículos no ângulo morto é um extra que vale a pena e um valioso aliado quando circulamos no congestionado trânsito urbano. No canto inferior exterior de ambos os retrovisores, encontra-se um pequeno triângulo que se ilumina de amarelo quando circulamos a baixa velocidade. Quando este detecta um veículo no ângulo morto do condutor passa a vermelho. Se, nessa altura, accionarmos o "pisca", o triângulo pisca e é emitido um alerta sonoro para avisar do perigo eminente.
Opcionalmente estão também disponíveis luzes LED para condução diurna, em combinação com faróis Bi-Xenon para realçar ainda mais o visual do Classe R.
Ficha técnica
Mercedes-Benz R 350 CDI 4MATIC Longo
Cilindrada (cc): 2.987
Aceleração 0-100km/h segundos: 7,7
Velocidade máxima - km/h: 235
Consumo Combinado (l/100km): 8,5
Emissões combinadas CO2 (g/km): 223
Combustível: diesel
PVP: a partir de 79.650 €
PVP modelo testado: 111,859.99 €
Ensaio ao Mercedes-Benz R350 CDI 4 Matic Longo.
É uma mistura entre um SUV, uma carrinha e um coupé desportivo, mantendo o espaço suficiente para transportar toda a família e ainda algumas bagagens. O Mercedes-Benz Classe R é perfeito para quem gosta de viajar, mas não dispensa o conforto. Para este Classe R, as viagens longas são "a sua praia". O silêncio dentro do veículo é reconfortante, os bancos parece sofás, o que permite anular longas distâncias sem que isso se reflicta em cansaço para o condutor e ocupantes.
O mais recente Classe R é bastante grande: 5,15 metros de comprimento e mais de dois metros de largura, contando com os retrovisores. Dimensões que se reflectem no interior, dando um espaço fabuloso ao habitáculo e bastante maior que os dos concorrentes.
O protótipo ‘Grand Sports Tourer' foi apresentado em 2001, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, para perceber a reacção do público ao modelo. Em 2006, a marca alemã revela o Classe R e no ano passado, apresenta a última motorização de 350 CDI, juntamente com um ‘facelift' que ainda o torna mais atractivo.
Os designers da Mercedes-Benz remodelaram o Classe R conferindo-lhe agora um visual mais harmonioso. O capot, os guarda-lamas, a grelha do radiador, os faróis e os pára-choques foram completamente redesenhados e estão ainda melhores.
Espaço e conforto num só
O Classe R permite escolher entre cinco a sete lugares, sendo possível transformar o lugar central da segunda fila numa pequena mesa, reduzindo, assim, a lotação para seis lugares. Aqui destaca-se os dois lugares da última fila, que normalmente são sacrificados em termos de espaço, mas que no R são bastante espaçosos. A bagageira pode albergar de 633 litros até um máximo de 2.385 litros.
Como seria de esperar, os materiais deste Mercedes-Benz são de elevada qualidade, complementados por uma montagem rigorosa, que resultam numa robustez de fazer inveja. A marca dá ainda a opção de colocar elementos decorativos na consola central e portas em madeira de nogueira, por exemplo, que dão um toque de classe adicional.
Atrás do volante encontram-se duas patilhas para uma utilização "manual" da caixa de velocidades. Mas em estrada é mais cómodo utilizar o modo automático. Até porque este revela-se bastante preciso na "leitura" do estilo de condução e quase parece ler a mente do condutor no que respeita às passagens de caixa.
Na cidade, atenção às ruas estreitas e aos veículos estacionados em segunda fila, pois as generosas dimensões do Classe R Longo podem complicar a situação. Já a estacionar, e apesar do comprimento, confie no sistema ‘Parktronic'.
Combinação perfeita
Quer em percursos urbanos ou em auto-estrada, o Classe R 350 CDI 4 Matic destaca-se da concorrência. O V6 CDI com os seus 265 cavalos e 620 Nm, aliado à caixa de velocidades 7G-Troni revelou-se uma combinação perfeita.
As performances permitidas são de respeito: 235 km/h de velocidade máxima e apenas 7,7 segundos dos 0-100 km/h. Em termos de consumo, ficaram um pouco acima dos anunciados pela marca alemã. A Mercedes salienta 8,5 l/100km em consumo combinado, mas não conseguimos fazer menos de 9,5 em ciclo misto. Mesmo assim, não achamos que sejam exagerados tendo em conta as características deste Classe R.
Outro dos destaques vai para as acelerações e recuperações que são bastante rápidas para um automóvel que pesa mais de dois mil quilos. Também, a presença da tracção integral 4 Matic garante uma segurança superior em condições atmosféricas adversas.
Opções para todos os gostos
Embora a lista de equipamento de série do R350 CDI Longo seja bastante exaustiva, o cliente conta ainda com muitos mais opcionais individuais e em ‘packs'. A título de exemplo, pode optar pelo tecto de abrir panorâmico com cortina eléctrica (quase três mil euros), o portão traseiro com abertura e fecho eléctricos (perto dos mil euros), o sistema de climatização ‘Thermotronic' (mil euros) com saídas para a segunda fila de bancos, o assistente de ângulo morto e a configuração de sete lugares.
Em andamento, o avisador da presença de veículos no ângulo morto é um extra que vale a pena e um valioso aliado quando circulamos no congestionado trânsito urbano. No canto inferior exterior de ambos os retrovisores, encontra-se um pequeno triângulo que se ilumina de amarelo quando circulamos a baixa velocidade. Quando este detecta um veículo no ângulo morto do condutor passa a vermelho. Se, nessa altura, accionarmos o "pisca", o triângulo pisca e é emitido um alerta sonoro para avisar do perigo eminente.
Opcionalmente estão também disponíveis luzes LED para condução diurna, em combinação com faróis Bi-Xenon para realçar ainda mais o visual do Classe R.
Ficha técnica
Mercedes-Benz R 350 CDI 4MATIC Longo
Cilindrada (cc): 2.987
Aceleração 0-100km/h segundos: 7,7
Velocidade máxima - km/h: 235
Consumo Combinado (l/100km): 8,5
Emissões combinadas CO2 (g/km): 223
Combustível: diesel
PVP: a partir de 79.650 €
PVP modelo testado: 111,859.99 €