Anadia Sem Gente

23-01-2012
marcar artigo

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, entrou hoje na história do ciclismo internacional, já que na sua pista foi batido um recorde mundial.

O feito coube à russa Daria Shmeleva, que colocou o máximo mundial dos 500 metros contra-relógio em júniores femininos nos 34’’763.

A corredora de Leste destronou a compatriota Anastaiya Voynova por apenas cinco milésimos de segundo, fazendo cair um recorde que tinha quase um ano, pois fora estabelecido em Moscovo, no dia 21 de Agosto de 2011.

O tempo-canhão de Daria Shmeleva foi conseguido na final dos 500 metros contra-relógio, o que lhe valeu a medalha de ouro. A segunda classificada nesta prova, que não contou com a presença de corredoras portuguesas, foi alcançado pela holandesa Elis Ligtlee, com 35’’723. A russa Lidia Pluzhnikova pedalou para o bronze com um registo de 36’’494.

O recorde mundial hoje estabelecido foi o primeiro conseguido no Velódromo Nacional, inaugurado em Setembro de 2009.

“É a prova de que temos uma excelente pista nesta infra-estrutura. À medida que o piso fica mais batido e a madeira mais seca, a pista torna-se mais rápida”, explica o director da organização do Campeonato da Europa, José Calado.

16 e 17 de Junho em Sangalhos, entrada gratuita

Foto: Ana Jesus Ribeiro

O Europeu de pista de sub-23 e juniores de 2012 vai ajudar a impulsionar uma "especialidade adormecida", defendeu hoje o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), durante a apresentação da prova, que se realiza no velódromo de Sangalhos.

"Este campeonato é de uma importância extrema e constitui uma oportunidade para uma especialidade que estava adormecida. A construção desta pista em Sangalhos foi fundamental para o desenvolvimento do ciclismo de pista, pois em Portugal não existia nenhuma", observou Artur Lopes.

O líder federativo assinalou que a atribuição a Portugal, pelo segundo ano seguido, do Campeonato da Europa deste escalões, que se realiza entre 03 e 08 de julho, representa "o reconhecimento do trabalho realizado", pois "não é usual que o mesmo país receba a competição em dois anos consecutivos".

Abriram hoje (21 Maio), as inscrições para o Congresso Internacional de Ciclismo, que vai realizar-se no Cine-Teatro de Anadia nos dias 6 e 7 de Julho.

Todos os interessados em participar naquele que será um importante evento de reflexão e de descoberta de “Pistas para o Futuro” (lema do Congresso) já podem registar a sua participação, inscrevendo-se no Formulário disponível no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A inscrição tem um custo de dez euros, garantindo lugar no Congresso Internacional de Ciclismo e ainda a entrada no último dia do Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista, que vai realizar-se no Velódromo Nacional, entre 3 e 8 de Julho.

O Congresso Internacional de Ciclismo “Pistas para o Futuro” conta com um leque alargado de conferencistas, portugueses e estrangeiros, que vão abordar e debater com os participantes assuntos tão importantes e diversificados como o ciclismo profissional; a mobilidade urbana e a nova cultura ligada à utilização da bicicleta; o combate à dopagem; as escolas de ciclismo e o ciclismo nas escolas; a evolução histórica e sociológica da velocipedia em Portugal; e o ciclismo enquanto actividade económica.

O Programa do Congresso de Ciclismo “Pistas para o Futuro” terá dez painéis e cerca de quarenta comunicações, além de espaços de debate entre os palestrantes e o público.

Ora, uns quantos internautas têm vindo parar a este blogue por procurarem nos motores de busca "mapa com a localização do velódromo nacional" e as demais variantes.

Como até agora não tínhamos nenhum post sobre o assunto, fica aqui a imagem do Google.pt/maps que já ajuda!

A Federação Portuguesa de Ciclismo organiza, nos dias 06 e 07 de julho, o Congresso Internacional de Ciclismo, que terá como lema “Pistas para o Futuro” e contará com a presença, entre outros, de Pat McQuaid e Jean-Marie Leblanc.

A iniciativa vai contar com um forte contingente estrangeiro, do qual farão parte o presidente da União Ciclista Internacional (UCI), Pat McQuaid, o presidente da União Europeia de Ciclismo, Wojciech Walkiewicz, o histórico diretor da Volta a França Jean-Marie Leblanc, o professor José Luis Algarra, antigo diretor-técnico da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), e o responsável médico da UCI, Mario Zorzoli.

«O ciclismo é uma modalidade extremamente completa e complexa. Toda esta panóplia de motivos de interesse estará presente no Congresso, uma iniciativa que visa analisar o presente da modalidade, tendo por base o conhecimento que transportamos do passado, mas sempre com uma meta em vista: encontrar respostas para que a modalidade possa continuar a evoluir no futuro», afirmou o presidente FPC, Artur Lopes, em comunicado.

6 ginastas seniores de Ginástica Artística Feminina - Estágio de preparação para o Campeonato da Europa (Bélgica)

32 ginastas juniores e seniores de Trampolim, Duplo Mini Trampolim e Tumbling - Estágio final de preparação para o Campeonato da Europa (Rússia)

8 ginastas seniores de Acrobática - Estágio final para o Campeonato do Mundo (EUA)

4 ginastas juniores de Rítmica - Estágio de preparação para o Torneio Internacional de Pesaro

O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior do complexo desportivo da cidade encabeça um conjunto de cinco centros nacionais que vão fazer parte do projecto Ambição Olímpica, que vai promover a presença portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

A iniciativa vai decorrer durante os próximos quatro meses na promoção do espírito olímpico e dos princípios da Carta Olímpica ao salientar o papel dos centros de alto rendimento - Rio Maior (natação), Jamor (atletismo, ténis, rugby, tiro com arco e golfe), Montemor-o-Velho (triatlo), Anadia (ciclismo) e Caldas da Rainha (badminton) - na preparação dos atletas para as competições e a cativar os portugueses para uma grande onda de apoio aos atletas do projecto olímpico de 2012.

O projecto resulta de parceria entre o Comité Olímpico de Portugal e a Ambição Olímpica, marca criada por Luís Segadães que já esteve ligado aos eventos “7 Maravilhas”, relacionados com património, natureza e gastronomia. Conta com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, que o ministro José Relvas tutela, e que esteve presente sexta-feira no centro de estágios de Rio Maior.

Rostos do sucesso de Portugal em jogos olímpicos também estiveram em Rio Maior, como os ex-campeões Rosa Mota, Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro, passando por Nuno Delgado, adjunto da missão olímpica portuguesa, ou do saltador Nelson Évora.

A Ambição Olímpica vai realizar, a 8 de Julho, um grande evento de despedida à comitiva portuguesa que segue para Londres. Será no Terreiro do Paço, em Lisboa, com transmissão directa na televisão.

Em mais uma demonstração de toda a sua categoria, Leonel Coutinho sagrou-se nos passados dias 4 e 5 de Março, Campeão Nacional de Sub-23 de Velocidade em Pista, prova que decorreu no Velódromo Nacional, Sangalhos.

Ao longo de dois dias de competição estiveram presentes mais de cem corredores e foram atribuídos 33 títulos de campeão nacional. O crescente nível dos corredores nacionais de pista ficou bem patente na melhoria de cinco dos melhores registos do ano.

A segunda etapa da Taça de Portugal de Pista disputa-se no próximo sábado, 28 de Janeiro, no Velódromo Nacional, Sangalhos. As corridas começam às 10h00 e prolongam-se até às 19h00, apenas com um intervalo entre as 13h30 e as 15h00.

À semelhança do que sucedeu na etapa inaugural, o Velódromo Nacional voltará a viver a agitação de uma competição de bom nível. Estarão presentes as melhores equipas portuguesas e algumas espanholas. Será possível assistir a despiques desde a categoria de juvenis à de elite, nos escalões masculino e feminino.

Foto: Ana Jesus Ribeiro O Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Anadia, entra sábado na rota de preparação para o apuramento olímpico em ginástica artística, com a presença de alguns dos melhores atletas mundiais da atualidade. O Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Anadia, entra sábado na rota de preparação para o apuramento olímpico em ginástica artística, com a presença de alguns dos melhores atletas mundiais da atualidade.

Darina Elizarova, do Uzbequistão, Epke Zonderland, da Holanda, Isac Botella e Vid Hidvégi, da Hungria, são alguns dos ginastas que irão participar no Torneio Internacional de Preparação para o Test Event.

Esta competição vai ser o último momento de preparação dos ginastas lusos antes do derradeiro momento de apuramento olímpico, que irá ter lugar no Test Event de Londres.

Além desta iniciativa, trampolim para o apuramento para Londres'2012, irá decorrer o Campeonato Nacional por Aparelhos, masculino e feminino.

Rrecord Portugal vai estar representado no Test Event de Londres por três ginastas, dois no setor masculino, Manuel Campos e Gustavo Simões, a 10 de janeiro de 2012, e um no feminino, Zoi Lima, a 11 do mesmo mês.

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, vai voltar a receber em 2012 o Campeonato da Europa de ciclismo de pista, para juniores e sub-23, anunciou a federação da modalidade.

De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), o sucesso da edição de 2011, "elogiada por todas as delegações presentes", terá sido a razão de o campeonato voltar a decorrer em Sangalhos.

O Campeonato da Europa de pista de 2012 vai disputar-se de 3 a 8 de julho, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, poucas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Londres.

A FPC conta receber no Europeu, que será a mais importante das 30 provas que decorrerão em Portugal, "os principais talentos jovens que competirão nos Jogos Olímpicos".

Em Record

foto: Ana Jesus Ribeiro O deputado social-democrata Paulo Cavaleiro solicitou ao secretário de Estado do Desporto uma análise sobre a atividade dos Centros de Alto Rendimento desportivo, que, na sua opinião, foram desaproveitados pelo Governo anterior e importa agora rentabilizar. O deputado social-democrata Paulo Cavaleiro solicitou ao secretário de Estado do Desporto uma análise sobre a atividade dos Centros de Alto Rendimento desportivo, que, na sua opinião, foram desaproveitados pelo Governo anterior e importa agora rentabilizar.

De acordo com um comunicado do PSD, o parlamentar eleito pelo círculo de Aveiro está "preocupado com os erros cometidos no que toca às infraestruturas criadas no âmbito da política para o alto rendimento desportivo", e, nessa medida, questionou o secretário de Estado Alexandre Mestre sobre a eventual existência de um documento em que o Governo de José Sócrates tenha estabelecido "objetivos mensuráveis" para o desenvolvimento do setor.

"Os erros cometidos podem criar dificuldades a uma estratégia articulada, que pensamos não existir", referiu Paulo Cavaleiro na audição em que apontou como resultado dessa falta de planeamento a situação da Câmara Municipal de Anadia, que, tendo inaugurado há dois anos um centro de alto rendimento, estará sem receber os 100 mil euros anuais prometidos para o efeito pelo Instituto do Desporto de Portugal.

Para Paulo Cavaleiro, Portugal deveria seguir a esse nível o exemplo da política espanhola, "cujo caminho seguido há muitos anos está agora a dar os seus frutos", e sublinha: "Em alguns casos, temos melhores infraestruturas" reconhece o deputado quanto à situação portuguesa, "mas não tem havido um caminho que toda a gente entenda".

Publicado em Record

O Centro de Alto Rendimento (CAR) – Velódromo Nacional, em Sangalhos, fez, no passado dia 11, dois anos que entrou em funcionamento. Esta estrutura desportiva alberga cinco federações: Ciclismo, Ginástica, Judo, Esgrima e Trampolins. Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, mostrou-se preocupado com a sustentabilidade da estrutura desportiva, dado que o Estado ainda não cumpriu com a sua parte do acordado.

O autarca afirmou que está preocupado com a sustentabilidade da estrutura desportiva, dado que “há situações que escapam ao controlo da Câmara”.

In: RB

A República da Irlanda vai preparar a sua participação nos Jogos Paralímpicos de Londres2012 na cidade portuguesa de Coimbra, anunciou hoje a empresa encarregue da organização do estágio.

A comitiva paralímpica irlandesa, de cerca de 80 elementos, vai também utilizar as instalações do velódromo de Sangalhos, Anadia, onde decorreram na semana passada os Europeus de sub-23 e juniores de ciclismo em pista.

A equipa estará em Portugal de 05 a 13 de Agosto de 2011, regressando em 2012, antes do evento paralímpico, agendado para a capital inglesa, entre 29 de Agosto e 09 de Setembro.

O chefe de missão da Federação Paralímpica da Irlanda, Liam Harbison, afirmou que a "escolha termina um processo de prospecção de cerca de dois anos entre inúmeros locais pré-seleccionados", classificando as infra-estruturas encontradas como a "perfeita combinação" para as modalidades de natação, atletismo, ténis de mesa, futebol, remo e ciclismo.

.

O Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos, acolhe no próximo sábado, dia 27 de Novembro, a edição da época 2010/2011 dos Campeonatos Nacionais por Aparelhos e Taça de Portugal (seniores e juniores) e as provas para os escalões mais jovens, Torneio Jovem e Taça Juvenil.

Estas provas contarão com a participação de 66 ginastas.

A entrada é gratuita.

.

Na última semana se calhar o Professor de Karaté no sábado anterior se esqueceu de desligar as luzes, na segunda-feira estivemos à espera que alguém abrisse as portas...

Já assisti ao facto do salão estar com lixo (garrafas... quando existe um contentor do outro lado da rua).

Já perguntei: porque não vamos para o velódromo????

Comentário de António Araújo em "As CRIANÇAS de ANADIA continuam à espera"

Nesta fase em que andamos quase totalmente descrentes de algumas infraestruturas criadas no nosso Concelho, os meus filhos praticam Karaté em Sangalhos num espaço povoado por baldes de Plásticos de Vindima para recolher a água que durante o Inverno cai copiosamente no salão da junta , nas casas de banho....Na última semana se calhar o Professor de Karaté no sábado anterior se esqueceu de desligar as luzes, na segunda-feira estivemos à espera que alguém abrisse as portas...Já assisti ao facto do salão estar com lixo (garrafas... quando existe um contentor do outro lado da rua).Já perguntei:

Para o velódromo?!? Oh António... para o velódromo?!?!? Então mas você não sabe que no velódromo só vão competições mundiais de bicicletas e coisas que envolvam muita velocidade, tal como... matraquilhos

Realiza-se no próximo sábado, 14 de Abril, o Torneio Internacional de Gymsport. O evento tem lugar no Velódromo Nacional de Sangalhos.Várias Seleções Nacionais vão estar, amanhã, 3 de Abril, concentradas em estágio de preparação para importantes competições internacionais (Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos) no Centro de Alto Rendimento em Sangalhos.Para além de todos os ginastas “Olímpicos” - Zoi Lima (Artística feminina), Manuel Campos e Gustavo Simões (Artística masculina), Ana Rente, Diogo Ganchinho e Nuno Merino (Trampolins) - estarão presentes 50 ginastas e 12 treinadores das Seleções Nacionais de quatro disciplinas:Seria para rir, se não fosse tão sério...É por estas e outras que este país está como está! Não se podem avançar com obras deste tipo sem haver dinheiro. Promessas há muitas, e Litério Marques sabe disso. Confiar que o Governo iria cumprir com verbas?!Paguemos, anadienses...Depois dos Matraquilhos , finalmente uma prova à "velocidade" de um velódromo:

Campeonato do Mundo de Pista – Masters realiza-se no Centro de Alto Rendimento de Anadia

O Campeonato do Mundo de Pista – Masters irá decorrer de 26 a 31 de Outubro, no Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional, em Sangalhos. A organização deste evento é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, entrou hoje na história do ciclismo internacional, já que na sua pista foi batido um recorde mundial.

O feito coube à russa Daria Shmeleva, que colocou o máximo mundial dos 500 metros contra-relógio em júniores femininos nos 34’’763.

A corredora de Leste destronou a compatriota Anastaiya Voynova por apenas cinco milésimos de segundo, fazendo cair um recorde que tinha quase um ano, pois fora estabelecido em Moscovo, no dia 21 de Agosto de 2011.

O tempo-canhão de Daria Shmeleva foi conseguido na final dos 500 metros contra-relógio, o que lhe valeu a medalha de ouro. A segunda classificada nesta prova, que não contou com a presença de corredoras portuguesas, foi alcançado pela holandesa Elis Ligtlee, com 35’’723. A russa Lidia Pluzhnikova pedalou para o bronze com um registo de 36’’494.

O recorde mundial hoje estabelecido foi o primeiro conseguido no Velódromo Nacional, inaugurado em Setembro de 2009.

“É a prova de que temos uma excelente pista nesta infra-estrutura. À medida que o piso fica mais batido e a madeira mais seca, a pista torna-se mais rápida”, explica o director da organização do Campeonato da Europa, José Calado.

16 e 17 de Junho em Sangalhos, entrada gratuita

Foto: Ana Jesus Ribeiro

O Europeu de pista de sub-23 e juniores de 2012 vai ajudar a impulsionar uma "especialidade adormecida", defendeu hoje o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), durante a apresentação da prova, que se realiza no velódromo de Sangalhos.

"Este campeonato é de uma importância extrema e constitui uma oportunidade para uma especialidade que estava adormecida. A construção desta pista em Sangalhos foi fundamental para o desenvolvimento do ciclismo de pista, pois em Portugal não existia nenhuma", observou Artur Lopes.

O líder federativo assinalou que a atribuição a Portugal, pelo segundo ano seguido, do Campeonato da Europa deste escalões, que se realiza entre 03 e 08 de julho, representa "o reconhecimento do trabalho realizado", pois "não é usual que o mesmo país receba a competição em dois anos consecutivos".

Abriram hoje (21 Maio), as inscrições para o Congresso Internacional de Ciclismo, que vai realizar-se no Cine-Teatro de Anadia nos dias 6 e 7 de Julho.

Todos os interessados em participar naquele que será um importante evento de reflexão e de descoberta de “Pistas para o Futuro” (lema do Congresso) já podem registar a sua participação, inscrevendo-se no Formulário disponível no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A inscrição tem um custo de dez euros, garantindo lugar no Congresso Internacional de Ciclismo e ainda a entrada no último dia do Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista, que vai realizar-se no Velódromo Nacional, entre 3 e 8 de Julho.

O Congresso Internacional de Ciclismo “Pistas para o Futuro” conta com um leque alargado de conferencistas, portugueses e estrangeiros, que vão abordar e debater com os participantes assuntos tão importantes e diversificados como o ciclismo profissional; a mobilidade urbana e a nova cultura ligada à utilização da bicicleta; o combate à dopagem; as escolas de ciclismo e o ciclismo nas escolas; a evolução histórica e sociológica da velocipedia em Portugal; e o ciclismo enquanto actividade económica.

O Programa do Congresso de Ciclismo “Pistas para o Futuro” terá dez painéis e cerca de quarenta comunicações, além de espaços de debate entre os palestrantes e o público.

Ora, uns quantos internautas têm vindo parar a este blogue por procurarem nos motores de busca "mapa com a localização do velódromo nacional" e as demais variantes.

Como até agora não tínhamos nenhum post sobre o assunto, fica aqui a imagem do Google.pt/maps que já ajuda!

A Federação Portuguesa de Ciclismo organiza, nos dias 06 e 07 de julho, o Congresso Internacional de Ciclismo, que terá como lema “Pistas para o Futuro” e contará com a presença, entre outros, de Pat McQuaid e Jean-Marie Leblanc.

A iniciativa vai contar com um forte contingente estrangeiro, do qual farão parte o presidente da União Ciclista Internacional (UCI), Pat McQuaid, o presidente da União Europeia de Ciclismo, Wojciech Walkiewicz, o histórico diretor da Volta a França Jean-Marie Leblanc, o professor José Luis Algarra, antigo diretor-técnico da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), e o responsável médico da UCI, Mario Zorzoli.

«O ciclismo é uma modalidade extremamente completa e complexa. Toda esta panóplia de motivos de interesse estará presente no Congresso, uma iniciativa que visa analisar o presente da modalidade, tendo por base o conhecimento que transportamos do passado, mas sempre com uma meta em vista: encontrar respostas para que a modalidade possa continuar a evoluir no futuro», afirmou o presidente FPC, Artur Lopes, em comunicado.

6 ginastas seniores de Ginástica Artística Feminina - Estágio de preparação para o Campeonato da Europa (Bélgica)

32 ginastas juniores e seniores de Trampolim, Duplo Mini Trampolim e Tumbling - Estágio final de preparação para o Campeonato da Europa (Rússia)

8 ginastas seniores de Acrobática - Estágio final para o Campeonato do Mundo (EUA)

4 ginastas juniores de Rítmica - Estágio de preparação para o Torneio Internacional de Pesaro

O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior do complexo desportivo da cidade encabeça um conjunto de cinco centros nacionais que vão fazer parte do projecto Ambição Olímpica, que vai promover a presença portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

A iniciativa vai decorrer durante os próximos quatro meses na promoção do espírito olímpico e dos princípios da Carta Olímpica ao salientar o papel dos centros de alto rendimento - Rio Maior (natação), Jamor (atletismo, ténis, rugby, tiro com arco e golfe), Montemor-o-Velho (triatlo), Anadia (ciclismo) e Caldas da Rainha (badminton) - na preparação dos atletas para as competições e a cativar os portugueses para uma grande onda de apoio aos atletas do projecto olímpico de 2012.

O projecto resulta de parceria entre o Comité Olímpico de Portugal e a Ambição Olímpica, marca criada por Luís Segadães que já esteve ligado aos eventos “7 Maravilhas”, relacionados com património, natureza e gastronomia. Conta com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, que o ministro José Relvas tutela, e que esteve presente sexta-feira no centro de estágios de Rio Maior.

Rostos do sucesso de Portugal em jogos olímpicos também estiveram em Rio Maior, como os ex-campeões Rosa Mota, Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro, passando por Nuno Delgado, adjunto da missão olímpica portuguesa, ou do saltador Nelson Évora.

A Ambição Olímpica vai realizar, a 8 de Julho, um grande evento de despedida à comitiva portuguesa que segue para Londres. Será no Terreiro do Paço, em Lisboa, com transmissão directa na televisão.

Em mais uma demonstração de toda a sua categoria, Leonel Coutinho sagrou-se nos passados dias 4 e 5 de Março, Campeão Nacional de Sub-23 de Velocidade em Pista, prova que decorreu no Velódromo Nacional, Sangalhos.

Ao longo de dois dias de competição estiveram presentes mais de cem corredores e foram atribuídos 33 títulos de campeão nacional. O crescente nível dos corredores nacionais de pista ficou bem patente na melhoria de cinco dos melhores registos do ano.

A segunda etapa da Taça de Portugal de Pista disputa-se no próximo sábado, 28 de Janeiro, no Velódromo Nacional, Sangalhos. As corridas começam às 10h00 e prolongam-se até às 19h00, apenas com um intervalo entre as 13h30 e as 15h00.

À semelhança do que sucedeu na etapa inaugural, o Velódromo Nacional voltará a viver a agitação de uma competição de bom nível. Estarão presentes as melhores equipas portuguesas e algumas espanholas. Será possível assistir a despiques desde a categoria de juvenis à de elite, nos escalões masculino e feminino.

Foto: Ana Jesus Ribeiro O Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Anadia, entra sábado na rota de preparação para o apuramento olímpico em ginástica artística, com a presença de alguns dos melhores atletas mundiais da atualidade. O Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Anadia, entra sábado na rota de preparação para o apuramento olímpico em ginástica artística, com a presença de alguns dos melhores atletas mundiais da atualidade.

Darina Elizarova, do Uzbequistão, Epke Zonderland, da Holanda, Isac Botella e Vid Hidvégi, da Hungria, são alguns dos ginastas que irão participar no Torneio Internacional de Preparação para o Test Event.

Esta competição vai ser o último momento de preparação dos ginastas lusos antes do derradeiro momento de apuramento olímpico, que irá ter lugar no Test Event de Londres.

Além desta iniciativa, trampolim para o apuramento para Londres'2012, irá decorrer o Campeonato Nacional por Aparelhos, masculino e feminino.

Rrecord Portugal vai estar representado no Test Event de Londres por três ginastas, dois no setor masculino, Manuel Campos e Gustavo Simões, a 10 de janeiro de 2012, e um no feminino, Zoi Lima, a 11 do mesmo mês.

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, vai voltar a receber em 2012 o Campeonato da Europa de ciclismo de pista, para juniores e sub-23, anunciou a federação da modalidade.

De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), o sucesso da edição de 2011, "elogiada por todas as delegações presentes", terá sido a razão de o campeonato voltar a decorrer em Sangalhos.

O Campeonato da Europa de pista de 2012 vai disputar-se de 3 a 8 de julho, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, poucas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Londres.

A FPC conta receber no Europeu, que será a mais importante das 30 provas que decorrerão em Portugal, "os principais talentos jovens que competirão nos Jogos Olímpicos".

Em Record

foto: Ana Jesus Ribeiro O deputado social-democrata Paulo Cavaleiro solicitou ao secretário de Estado do Desporto uma análise sobre a atividade dos Centros de Alto Rendimento desportivo, que, na sua opinião, foram desaproveitados pelo Governo anterior e importa agora rentabilizar. O deputado social-democrata Paulo Cavaleiro solicitou ao secretário de Estado do Desporto uma análise sobre a atividade dos Centros de Alto Rendimento desportivo, que, na sua opinião, foram desaproveitados pelo Governo anterior e importa agora rentabilizar.

De acordo com um comunicado do PSD, o parlamentar eleito pelo círculo de Aveiro está "preocupado com os erros cometidos no que toca às infraestruturas criadas no âmbito da política para o alto rendimento desportivo", e, nessa medida, questionou o secretário de Estado Alexandre Mestre sobre a eventual existência de um documento em que o Governo de José Sócrates tenha estabelecido "objetivos mensuráveis" para o desenvolvimento do setor.

"Os erros cometidos podem criar dificuldades a uma estratégia articulada, que pensamos não existir", referiu Paulo Cavaleiro na audição em que apontou como resultado dessa falta de planeamento a situação da Câmara Municipal de Anadia, que, tendo inaugurado há dois anos um centro de alto rendimento, estará sem receber os 100 mil euros anuais prometidos para o efeito pelo Instituto do Desporto de Portugal.

Para Paulo Cavaleiro, Portugal deveria seguir a esse nível o exemplo da política espanhola, "cujo caminho seguido há muitos anos está agora a dar os seus frutos", e sublinha: "Em alguns casos, temos melhores infraestruturas" reconhece o deputado quanto à situação portuguesa, "mas não tem havido um caminho que toda a gente entenda".

Publicado em Record

O Centro de Alto Rendimento (CAR) – Velódromo Nacional, em Sangalhos, fez, no passado dia 11, dois anos que entrou em funcionamento. Esta estrutura desportiva alberga cinco federações: Ciclismo, Ginástica, Judo, Esgrima e Trampolins. Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, mostrou-se preocupado com a sustentabilidade da estrutura desportiva, dado que o Estado ainda não cumpriu com a sua parte do acordado.

O autarca afirmou que está preocupado com a sustentabilidade da estrutura desportiva, dado que “há situações que escapam ao controlo da Câmara”.

In: RB

A República da Irlanda vai preparar a sua participação nos Jogos Paralímpicos de Londres2012 na cidade portuguesa de Coimbra, anunciou hoje a empresa encarregue da organização do estágio.

A comitiva paralímpica irlandesa, de cerca de 80 elementos, vai também utilizar as instalações do velódromo de Sangalhos, Anadia, onde decorreram na semana passada os Europeus de sub-23 e juniores de ciclismo em pista.

A equipa estará em Portugal de 05 a 13 de Agosto de 2011, regressando em 2012, antes do evento paralímpico, agendado para a capital inglesa, entre 29 de Agosto e 09 de Setembro.

O chefe de missão da Federação Paralímpica da Irlanda, Liam Harbison, afirmou que a "escolha termina um processo de prospecção de cerca de dois anos entre inúmeros locais pré-seleccionados", classificando as infra-estruturas encontradas como a "perfeita combinação" para as modalidades de natação, atletismo, ténis de mesa, futebol, remo e ciclismo.

.

O Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos, acolhe no próximo sábado, dia 27 de Novembro, a edição da época 2010/2011 dos Campeonatos Nacionais por Aparelhos e Taça de Portugal (seniores e juniores) e as provas para os escalões mais jovens, Torneio Jovem e Taça Juvenil.

Estas provas contarão com a participação de 66 ginastas.

A entrada é gratuita.

.

Na última semana se calhar o Professor de Karaté no sábado anterior se esqueceu de desligar as luzes, na segunda-feira estivemos à espera que alguém abrisse as portas...

Já assisti ao facto do salão estar com lixo (garrafas... quando existe um contentor do outro lado da rua).

Já perguntei: porque não vamos para o velódromo????

Comentário de António Araújo em "As CRIANÇAS de ANADIA continuam à espera"

Nesta fase em que andamos quase totalmente descrentes de algumas infraestruturas criadas no nosso Concelho, os meus filhos praticam Karaté em Sangalhos num espaço povoado por baldes de Plásticos de Vindima para recolher a água que durante o Inverno cai copiosamente no salão da junta , nas casas de banho....Na última semana se calhar o Professor de Karaté no sábado anterior se esqueceu de desligar as luzes, na segunda-feira estivemos à espera que alguém abrisse as portas...Já assisti ao facto do salão estar com lixo (garrafas... quando existe um contentor do outro lado da rua).Já perguntei:

Para o velódromo?!? Oh António... para o velódromo?!?!? Então mas você não sabe que no velódromo só vão competições mundiais de bicicletas e coisas que envolvam muita velocidade, tal como... matraquilhos

Realiza-se no próximo sábado, 14 de Abril, o Torneio Internacional de Gymsport. O evento tem lugar no Velódromo Nacional de Sangalhos.Várias Seleções Nacionais vão estar, amanhã, 3 de Abril, concentradas em estágio de preparação para importantes competições internacionais (Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos) no Centro de Alto Rendimento em Sangalhos.Para além de todos os ginastas “Olímpicos” - Zoi Lima (Artística feminina), Manuel Campos e Gustavo Simões (Artística masculina), Ana Rente, Diogo Ganchinho e Nuno Merino (Trampolins) - estarão presentes 50 ginastas e 12 treinadores das Seleções Nacionais de quatro disciplinas:Seria para rir, se não fosse tão sério...É por estas e outras que este país está como está! Não se podem avançar com obras deste tipo sem haver dinheiro. Promessas há muitas, e Litério Marques sabe disso. Confiar que o Governo iria cumprir com verbas?!Paguemos, anadienses...Depois dos Matraquilhos , finalmente uma prova à "velocidade" de um velódromo:

Campeonato do Mundo de Pista – Masters realiza-se no Centro de Alto Rendimento de Anadia

O Campeonato do Mundo de Pista – Masters irá decorrer de 26 a 31 de Outubro, no Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional, em Sangalhos. A organização deste evento é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.

marcar artigo