O xaile português e as fardas militares num mundo digital

12-09-2014
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Estilistas portugueses mostraram as criações para a próxima estação Primavera/Verão na Semana da Moda de Viena. O Portugal Fashion ruma agora a Londres.

As propostas dos estilistas portugueses Susana Bettencourt e Ricardo Preto para a Primavera/Verão de 2015 desfilaram na Vienna Fashion Week, na quarta-feira, numa tenda branca gigante montada em frente ao MuseumsQuartier Wien, no centro da capital austríaca.

Susana Betteconurt, que esteve presente pela primeira vez na Vienna Fashion Week, foi a primeira a desfilar, apresentando uma colecção onde a criação artesanal e a criação digital e as tecnologias se cruzam. Pela segunda vez presente no certame da moda europeia, Ricardo Petro levou uma colecção de autor, denominada “Contemporary Warriors”. De regresso ao ambiente cosmopolita e multicultural de Viena, o designer português criou soluções confortáveis que respondem de alguma maneira ao mundo veloz dos dias de hoje.

As propostas de Susana Bettencourtt apostam na conexão entre o artesanal e o digital e as tecnologias dos dois extremos que acabam por estar interlaçados. A estilista inspirou-se no bordado de Bargello Florença e manteve-se fiel às regras geométricas, aplicando-as nos seus textured prints e jacquards. A sua aposta baseia-se ainda nos contrastes entre “as frescas texturas da fruta de Verão e a rugosidade e rigidez da construção do bordado de Bargello”.

No final, de entre os 23 looks que desfilaram, a estilista elegia um vestido em tons verde, verde água, lima e amarelo, de linhas a direito "com num padrão mais pequenino centro e um padrão mais texturado na lateral", como a peça que explicava a sua colecção inteira.

Nos bastidores, em conversa com os jornalistas, explicou que a colecção que trouxe a Viena Áustria levou dois meses a concretizar, foi toda preparada em Portugal e que os tecidos foram feitos por si “em cada detalhe”. “Gosto de representar o nosso país no estrangeiro, porque desta forma podemos também espalhar a marca Portugal”, afirmou o estilista, que ao todo já apresentou sete colecções.

A partir desta quinta-feira, Susana Bettencourtt vai ter quatro dias de showroom para falar directamente com os visitantes, dar-lhes os contactos para mostrar a colecção. “Temos em conta que somos empresas pequenas e que estamos a começar, os contactos directos são muito importantes e cá em Viena dão-nos essa oportunidade, o que é muito importante”, declarou.

Ainda um pouco incrédula com o facto de o seu nome “ter chegado já tão longe”, de ser conhecida nos Estados Unidos, onde está na Paper Magazine, no Canadá, a autora da colecção “Realignment”, que trouxe a Viena, garante que “lá fora” as pessoas já identificam o que é o produto e o que é a marca Susana Bettencourtt” e promete continuar a trabalhar na divulgação do seu cunho.

Apesar deste sucesso, para já, considera que não vai “convencer as pessoas, logo à partida, a usar as suas peças, porque as suas peças são difíceis de usar”. No entanto, mostra-se convencida de que "se podem vir a apaixonar pelo seu produto, depois de o entenderem e de o perceberem”.

Em breve, Susana vai abrir um ponto de venda a Norte, um espaço que se junta a outros que existem já em Londres e no Dubai. Será em Vila do Conde e o novo espaço chama-se Malhão. O sonho de abrir uma boutique sua fica para mais tarde. Até lá, fica à espera da resposta do público português e só depois se lançará na abertura de uma loja.

Num registo diferente, Ricardo Preto apresentou ao público austríaco que segue atentamente a moda o seu trabalho de seis meses, que foi o tempo que precisou para fazer e preparar esta sua colecção de autor. Neste desfile na Vienna Fashion Week, o designer surpreendeu ao apresentar peças diferentes onde sobressaía o xaile tipicamente português, bordado. Curiosamente, “a maior parte das peças”, remetem para o antigo “exército português com mais de 30 anos”, mas também para o exército inglês e belga.

A música, a política e as mulheres...

“A mensagem que eu quis passar com este desfile é que não faz sentido a maneira como se está a viver hoje no mundo, a nível das guerras, o mal que se faz. A roupa militar serve, quanto a mim, para nos camuflar, mas camuflar com a natureza no bom sentido e não sermos ofensivos”, disse aos jornalistas no final do desfile.

O designer, que desenha todos os dias - “ando sempre com um bloquinho na mão” -, revela que se inspirou no mundo, em todas as mulheres que vê, mas também na música que ouve, na política e em tudo o que o rodeia. Desafiado a dizer qual a peça que marca esta sua colecção, Ricardo Preto respondeu sem hesitações, elegendo os casacões em sarja com xailes por dentro.

Já a pensar no próximo desfile, Ricardo Preto revela que quando acaba a colecção considera sempre que poderia “fazer melhor” e num balanço rápido do seu trabalho reconhece que as suas colecções “estavam muito sérias poucas divertidas e nem sempre tão jovens quanto desejava”.

O Portugal Fashion ruma agora em direcção a Londres para na sexta-feira desfilar no Freemasons Hall, no âmbito da Fashion Scout, dedicada à caça de novos talentos. Desta vez, os desfiles têm a assinatura de Daniela Barros e João Melo Costa.

O Life&Style viajou a convite do Portugal Fashion

Estilistas portugueses mostraram as criações para a próxima estação Primavera/Verão na Semana da Moda de Viena. O Portugal Fashion ruma agora a Londres.

As propostas dos estilistas portugueses Susana Bettencourt e Ricardo Preto para a Primavera/Verão de 2015 desfilaram na Vienna Fashion Week, na quarta-feira, numa tenda branca gigante montada em frente ao MuseumsQuartier Wien, no centro da capital austríaca.

Susana Betteconurt, que esteve presente pela primeira vez na Vienna Fashion Week, foi a primeira a desfilar, apresentando uma colecção onde a criação artesanal e a criação digital e as tecnologias se cruzam. Pela segunda vez presente no certame da moda europeia, Ricardo Petro levou uma colecção de autor, denominada “Contemporary Warriors”. De regresso ao ambiente cosmopolita e multicultural de Viena, o designer português criou soluções confortáveis que respondem de alguma maneira ao mundo veloz dos dias de hoje.

As propostas de Susana Bettencourtt apostam na conexão entre o artesanal e o digital e as tecnologias dos dois extremos que acabam por estar interlaçados. A estilista inspirou-se no bordado de Bargello Florença e manteve-se fiel às regras geométricas, aplicando-as nos seus textured prints e jacquards. A sua aposta baseia-se ainda nos contrastes entre “as frescas texturas da fruta de Verão e a rugosidade e rigidez da construção do bordado de Bargello”.

No final, de entre os 23 looks que desfilaram, a estilista elegia um vestido em tons verde, verde água, lima e amarelo, de linhas a direito "com num padrão mais pequenino centro e um padrão mais texturado na lateral", como a peça que explicava a sua colecção inteira.

Nos bastidores, em conversa com os jornalistas, explicou que a colecção que trouxe a Viena Áustria levou dois meses a concretizar, foi toda preparada em Portugal e que os tecidos foram feitos por si “em cada detalhe”. “Gosto de representar o nosso país no estrangeiro, porque desta forma podemos também espalhar a marca Portugal”, afirmou o estilista, que ao todo já apresentou sete colecções.

A partir desta quinta-feira, Susana Bettencourtt vai ter quatro dias de showroom para falar directamente com os visitantes, dar-lhes os contactos para mostrar a colecção. “Temos em conta que somos empresas pequenas e que estamos a começar, os contactos directos são muito importantes e cá em Viena dão-nos essa oportunidade, o que é muito importante”, declarou.

Ainda um pouco incrédula com o facto de o seu nome “ter chegado já tão longe”, de ser conhecida nos Estados Unidos, onde está na Paper Magazine, no Canadá, a autora da colecção “Realignment”, que trouxe a Viena, garante que “lá fora” as pessoas já identificam o que é o produto e o que é a marca Susana Bettencourtt” e promete continuar a trabalhar na divulgação do seu cunho.

Apesar deste sucesso, para já, considera que não vai “convencer as pessoas, logo à partida, a usar as suas peças, porque as suas peças são difíceis de usar”. No entanto, mostra-se convencida de que "se podem vir a apaixonar pelo seu produto, depois de o entenderem e de o perceberem”.

Em breve, Susana vai abrir um ponto de venda a Norte, um espaço que se junta a outros que existem já em Londres e no Dubai. Será em Vila do Conde e o novo espaço chama-se Malhão. O sonho de abrir uma boutique sua fica para mais tarde. Até lá, fica à espera da resposta do público português e só depois se lançará na abertura de uma loja.

Num registo diferente, Ricardo Preto apresentou ao público austríaco que segue atentamente a moda o seu trabalho de seis meses, que foi o tempo que precisou para fazer e preparar esta sua colecção de autor. Neste desfile na Vienna Fashion Week, o designer surpreendeu ao apresentar peças diferentes onde sobressaía o xaile tipicamente português, bordado. Curiosamente, “a maior parte das peças”, remetem para o antigo “exército português com mais de 30 anos”, mas também para o exército inglês e belga.

A música, a política e as mulheres...

“A mensagem que eu quis passar com este desfile é que não faz sentido a maneira como se está a viver hoje no mundo, a nível das guerras, o mal que se faz. A roupa militar serve, quanto a mim, para nos camuflar, mas camuflar com a natureza no bom sentido e não sermos ofensivos”, disse aos jornalistas no final do desfile.

O designer, que desenha todos os dias - “ando sempre com um bloquinho na mão” -, revela que se inspirou no mundo, em todas as mulheres que vê, mas também na música que ouve, na política e em tudo o que o rodeia. Desafiado a dizer qual a peça que marca esta sua colecção, Ricardo Preto respondeu sem hesitações, elegendo os casacões em sarja com xailes por dentro.

Já a pensar no próximo desfile, Ricardo Preto revela que quando acaba a colecção considera sempre que poderia “fazer melhor” e num balanço rápido do seu trabalho reconhece que as suas colecções “estavam muito sérias poucas divertidas e nem sempre tão jovens quanto desejava”.

O Portugal Fashion ruma agora em direcção a Londres para na sexta-feira desfilar no Freemasons Hall, no âmbito da Fashion Scout, dedicada à caça de novos talentos. Desta vez, os desfiles têm a assinatura de Daniela Barros e João Melo Costa.

O Life&Style viajou a convite do Portugal Fashion

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