gonn1000: A MALTA DO BAIRRO

30-06-2011
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Goste-se ou não, Larry Clark tem proporcionado um dos mais pessoais, idiossincráticos e pungentes olhares sobre parte da juventude contemporânea, em filmes cuja controvérsia o tornaram num dos cineastas mais aclamados e, simultaneamente, repudiados dos últimos anos."Wassup Rockers - Desafios de Rua", o seu título mais recente, possui alguns dos traços reconhecíveis que ajudaram a consolidar o seu nome, mas surpreende ao não apostar numa crueza tão denunciada como a que se verificava em "Ken Park - Quem És Tu?" ou "Kids - Miúdos", sobretudo por evitar cenas de sexo vincadas por um voyeurismo excessivo e gratuito, uma das suas marcas registadas e algo que os seus detractores criticam frequentemente nas suas obras.Embora mantenha, principalmente nos momentos iniciais, uma considerável carga realista, esta crónica das peripécias quotidianas de um grupo de adolescentes latino-americanos de um bairro problemático de Los Angeles vai adoptando tons cada vez mais caricaturais, tornando o filme numa sátira cáustica, por vezes grotesca, e bastante desequilibrada."Wassup Rockers - Desafios de Rua" começa se debruçar sobre o dia-a-dia de sete amigos de South Central, que têm a particularidade se identificarem com a subcultura punk-rocker e skater e não com aquela ligada ao hip-hop, que predomina na área em que habitam.Aproximando-se do cinema documental, a primeira metade do filme apoia-se na naturalidade das interpretações dos jovens não-actores e nas suas conversas banais mas verosímeis, gerando um curioso retrato onde a habitual acidez de Clark dá espaço a uma inesperada candura.Essa sugestão de tridimensionalidade é, contudo, interrompida quando o grupo de jovens viaja até Beverly Hills para praticar skate, e aí o filme revela o seu verdadeiro programa, estabelecendo um contraste entre estes adolescentes suburbanos e marginais e os mais abastados e refinados dos bairros ricos.Clark não hesita em tomar partido dos primeiros, ridicularizando os segundos e, por extensão, a comunidade em que se inserem, que é aqui caracterizada como fútil, hipócrita, cínica e frívola.Um retrato pouco subtil e original, é certo, mas o absurdo de certas situações que se desenrolam numa narrativa espartana e imprevisível fornece sequências estranhamente cómicas, tornando "Wassup Rockers - Desafios de Rua" num exercício paródico que, apesar de óbvio, ganha alguma simpatia pelo seu descaramento (os graus de irrisão chegam a lembrar domínios de John Waters).No meio deste inconstante olhar offbeat, não raras vezes inconsequente (para quê tantas intermináveis sequências de skate?), salientam-se alguns pequenos episódios de inesperada sensibilidade, como o da conversa na cama entre um rapaz latino e uma rapariga de Beverly Hills, que mostram aquilo que o filme poderia ser caso optasse por uma maior complexidade. Assim, é uma obra com interesse mas limitada por uma abordagem tão superficial como supostamente o é a comunidade que critica.E O VEREDICTO É: 3/5 - BOM


Goste-se ou não, Larry Clark tem proporcionado um dos mais pessoais, idiossincráticos e pungentes olhares sobre parte da juventude contemporânea, em filmes cuja controvérsia o tornaram num dos cineastas mais aclamados e, simultaneamente, repudiados dos últimos anos."Wassup Rockers - Desafios de Rua", o seu título mais recente, possui alguns dos traços reconhecíveis que ajudaram a consolidar o seu nome, mas surpreende ao não apostar numa crueza tão denunciada como a que se verificava em "Ken Park - Quem És Tu?" ou "Kids - Miúdos", sobretudo por evitar cenas de sexo vincadas por um voyeurismo excessivo e gratuito, uma das suas marcas registadas e algo que os seus detractores criticam frequentemente nas suas obras.Embora mantenha, principalmente nos momentos iniciais, uma considerável carga realista, esta crónica das peripécias quotidianas de um grupo de adolescentes latino-americanos de um bairro problemático de Los Angeles vai adoptando tons cada vez mais caricaturais, tornando o filme numa sátira cáustica, por vezes grotesca, e bastante desequilibrada."Wassup Rockers - Desafios de Rua" começa se debruçar sobre o dia-a-dia de sete amigos de South Central, que têm a particularidade se identificarem com a subcultura punk-rocker e skater e não com aquela ligada ao hip-hop, que predomina na área em que habitam.Aproximando-se do cinema documental, a primeira metade do filme apoia-se na naturalidade das interpretações dos jovens não-actores e nas suas conversas banais mas verosímeis, gerando um curioso retrato onde a habitual acidez de Clark dá espaço a uma inesperada candura.Essa sugestão de tridimensionalidade é, contudo, interrompida quando o grupo de jovens viaja até Beverly Hills para praticar skate, e aí o filme revela o seu verdadeiro programa, estabelecendo um contraste entre estes adolescentes suburbanos e marginais e os mais abastados e refinados dos bairros ricos.Clark não hesita em tomar partido dos primeiros, ridicularizando os segundos e, por extensão, a comunidade em que se inserem, que é aqui caracterizada como fútil, hipócrita, cínica e frívola.Um retrato pouco subtil e original, é certo, mas o absurdo de certas situações que se desenrolam numa narrativa espartana e imprevisível fornece sequências estranhamente cómicas, tornando "Wassup Rockers - Desafios de Rua" num exercício paródico que, apesar de óbvio, ganha alguma simpatia pelo seu descaramento (os graus de irrisão chegam a lembrar domínios de John Waters).No meio deste inconstante olhar offbeat, não raras vezes inconsequente (para quê tantas intermináveis sequências de skate?), salientam-se alguns pequenos episódios de inesperada sensibilidade, como o da conversa na cama entre um rapaz latino e uma rapariga de Beverly Hills, que mostram aquilo que o filme poderia ser caso optasse por uma maior complexidade. Assim, é uma obra com interesse mas limitada por uma abordagem tão superficial como supostamente o é a comunidade que critica.E O VEREDICTO É: 3/5 - BOM

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