gonn1000: PASSADO E PRESENTE

30-06-2011
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No seu segundo álbum a solo, "Let It Die", a canadiana Leslie Feist constou entre as vozes mais aplaudidas de 2004, fruto das suas canções introspectivas e minimalistas onde a serenidade convivia com um ligeiro apelo dançável. Não era um disco especialmente marcante, no entanto teve o mérito de dar a conhecer uma cantora e compositora com interesse a uma esfera mais alargada do que até então, já que nem as suas colaborações com terceiros - Placebo (os canadianos), Broken Social Scene, Peaches, Gonzales ou Kings of Convenience - nem o primeiro registo a solo lhe deram uma visibilidade tão notória.Com "The Reminder", Feist não se distancia muito dos azimutes presentes no trabalho antecessor mas, ainda assim, reforça a personalidade que já se denunciava e oferece um conjunto de canções mais eclécticas, resultando num álbum sem a excessiva homogeneidade que por vezes tornava "Let It Die" numa audição pouco surpreendente. A produção é novamente lo-fi mas apurada, dando espaço para que a voz da cantora nunca seja eclipsada pelos instrumentos e surja sempre como elemento orientador das canções. Globalmente menos plácidas do que as do álbum anterior, as composições percorrem vários estados emocionais que têm como elemento comum o enfoque nas relações humanas em geral e nas amorosas em particular.Assente num sóbrio e elegante cruzamento entre indie pop e folk, "The Reminder" confirma os talentos de escrita e interpretação da sua autora, ainda que evidencie alguns altos e baixos num alinhamento demasiado longo. Depois de um arranque em crescendo, com a desencantada "So Sorry", a upbeat "I Feel It All" e sobretudo o delicioso primeiro single "My Moon My Man", uma das melhores pérolas de cerca de quatro minutos dos últimos tempos, o disco nem sempre mantém essa capacidade de seduzir, em especial na maioria dos temas finais que, não sendo desagradáveis, são os mais redundantes e genéricos.Temas como as contagiantes aproximações country de "Past in Present" e "1234" ou a revisão de "See-Line Woman", de Nina Simone, na efervescência funk/gospel de "Sealion", revelam contudo uma faceta da cantora até então pouco explorada, lançando interessantes pistas para futuros registos. Igualmente memorável é a melancolia que implode em "The Limit to Your Love" - Cat Power poderia estar por aqui - e na belíssima "How My Heart Behaves", dueto com Jamie Lidell, ambas catalisadoras de uma assinalável ressonância emocional."The Reminder" ganharia se dispensasse algumas canções, embora assim como está ainda seja um álbum a reter, marcado por alguns episódios de uma sensibilidade e intimismo dignos de nota. Talvez não fique como um dos discos imprescindíveis do ano, mas será seguramente dos mais acolhedores. E O VEREDICTO É: 3/5 - BOMFeist - "My Moon My Man"


No seu segundo álbum a solo, "Let It Die", a canadiana Leslie Feist constou entre as vozes mais aplaudidas de 2004, fruto das suas canções introspectivas e minimalistas onde a serenidade convivia com um ligeiro apelo dançável. Não era um disco especialmente marcante, no entanto teve o mérito de dar a conhecer uma cantora e compositora com interesse a uma esfera mais alargada do que até então, já que nem as suas colaborações com terceiros - Placebo (os canadianos), Broken Social Scene, Peaches, Gonzales ou Kings of Convenience - nem o primeiro registo a solo lhe deram uma visibilidade tão notória.Com "The Reminder", Feist não se distancia muito dos azimutes presentes no trabalho antecessor mas, ainda assim, reforça a personalidade que já se denunciava e oferece um conjunto de canções mais eclécticas, resultando num álbum sem a excessiva homogeneidade que por vezes tornava "Let It Die" numa audição pouco surpreendente. A produção é novamente lo-fi mas apurada, dando espaço para que a voz da cantora nunca seja eclipsada pelos instrumentos e surja sempre como elemento orientador das canções. Globalmente menos plácidas do que as do álbum anterior, as composições percorrem vários estados emocionais que têm como elemento comum o enfoque nas relações humanas em geral e nas amorosas em particular.Assente num sóbrio e elegante cruzamento entre indie pop e folk, "The Reminder" confirma os talentos de escrita e interpretação da sua autora, ainda que evidencie alguns altos e baixos num alinhamento demasiado longo. Depois de um arranque em crescendo, com a desencantada "So Sorry", a upbeat "I Feel It All" e sobretudo o delicioso primeiro single "My Moon My Man", uma das melhores pérolas de cerca de quatro minutos dos últimos tempos, o disco nem sempre mantém essa capacidade de seduzir, em especial na maioria dos temas finais que, não sendo desagradáveis, são os mais redundantes e genéricos.Temas como as contagiantes aproximações country de "Past in Present" e "1234" ou a revisão de "See-Line Woman", de Nina Simone, na efervescência funk/gospel de "Sealion", revelam contudo uma faceta da cantora até então pouco explorada, lançando interessantes pistas para futuros registos. Igualmente memorável é a melancolia que implode em "The Limit to Your Love" - Cat Power poderia estar por aqui - e na belíssima "How My Heart Behaves", dueto com Jamie Lidell, ambas catalisadoras de uma assinalável ressonância emocional."The Reminder" ganharia se dispensasse algumas canções, embora assim como está ainda seja um álbum a reter, marcado por alguns episódios de uma sensibilidade e intimismo dignos de nota. Talvez não fique como um dos discos imprescindíveis do ano, mas será seguramente dos mais acolhedores. E O VEREDICTO É: 3/5 - BOMFeist - "My Moon My Man"

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