Cinema Notebook: Rankings CN: Quando os U2 dão Música ao Cinema

26-01-2012
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“Ouvir, ver e experimentar”, eis o mote de “U2 3D”, filme-concerto que estreou nos cinemas nacionais com tecnologia digital 3D no passado dia 3 de Abril. Considerada por quase todos como uma experiência cine-musical única, que transforma Bono, Edge e companhia em sujeitos cinematográficos mágicos, as várias câmaras coordenadas pela realizadora Catherine Owens seguem a digressão “Vertigo” no continente Sul-Americano, criando uma experiência multi-sensorial efusiva que coloca o espectador como uma entidade intermédia que analisa tanto a banda como a reacção dos fãs durante o espectáculo. Fascinado pela aventura, eis que surgiu a ideia de investigar a relação da banda musical mais popular do mundo com a Sétima Arte. E o melhor, é que acabei por descobrir que os U2 e o Cinema foram mesmo feitos um para o outro!Quinto LugarMúsica: ElevationFilme: Lara Croft - Tomb RaiderAo dar de caras com este Ranking, “Lara Croft: Tomb Raider” foi, muito provavelmente, o filme que primeiro lhe saltou à cabeça. Se para uns, tal pode ser culpa das vestimentas manhosas de Angelina Jolie na aventura cinematográfica, para uma grande maioria tal aconteceu devido à aposta da banda em fazer de “Elevation”, a par de “Beautiful Day”, o porta-estandarte do álbum “All That You Can't Leave Behind”. Como consequência disso, foram meses e meses em que o videoclip da música promoveu o filme, devido ao seu remix moderno e tecnológico de imagens da banda com trechos do filme. De um momento para o outro, “Elevation” era sinónimo de “Tomb Raider”. Mas desengane-se quem pensa que foi por acaso: tudo não passou de uma original estratégia comercial, que até envolveu uma referência aos lábios de Angelina na lírica. E assim, todos saíram a ganhar.Quarto LugarMúsica: Where The Streets Have No NameFilme: Fearless (Sem Medo de Viver)Apesar de a música ter sido lançada sete anos antes da estreia de “Sem Medo de Viver”, protagonizado por Jeff Bridges, John Turturro, Isabella Rossellini e Benicio Del Toro, o realizador Peter Weir não teve qualquer problema em a utilizar em três fases distintas do projecto. Não se limitando pura e simplesmente a usá-la durante o filme, Weir aproveitou ainda a lírica para acompanhar por completo o trailer do filme, numa articulação extraordinária que atraiu tanto cinéfilos como uma legião de admiradores da banda até aos cinemas. Mas a mais genuína homenagem só foi descoberta aquando da estreia do filme: baseado no videoclip de “Where The Streets Have No Name”, Weir construiu uma das mais célebres cenas da década de noventa, aquela em que Bridges, no topo de um prédio – tal como Bono – saboreia o vento e a vida, à beira do precipício, como se fosse um anjo.Terceiro LugarMúsica: The Hands That Built AmericaFilme: Gangs of New York (Gangs de Nova Iorque)Com “The Hands That Built America”, tema de fundo escolhido por Scorsese para o seu regresso épico à grande tela em 2002, Bono e os U2 conquistaram a sua única nomeação até hoje para os Óscares da Academia de Hollywood, tendo perdido no entanto no dia D para Eminem e o seu rap biográfico “Lose Yourself”, que acompanhou o semi-êxito de bilheteira “8 Mile”, protagonizado pelo próprio. Com uma forte componente histórica e um semblante amargurado e pesado, a música encerra a película acompanhada de um cenário fúnebre numa perspectiva panorâmica da cidade de Nova Iorque, rasgando limites temporais através de uma rápida evolução que atravessa quinze décadas até ao presente. Lançado após o 11 de Setembro, Scorsese decidiu manter as torres gémeas no ecrã, numa homenagem artística que se articulou na perfeição com a voz de Bono.Segundo LugarMúsica: Sunday Bloody SundayFilme: Bloody Sunday (Domingo Sangrento)Tal como a canção dos U2, o filme de Paul Greengrass vai buscar o título aos tristes acontecimentos de 1972, na Irlanda do Norte, quando uma marcha pacífica pelos direitos civis acabou num banho de sangue por parte de um regimento do exército inglês, que, precipitadamente e imprudentemente, tirou a vida a vinte e seis protestantes desarmados, seis deles menores de idade. E apesar dos vinte anos que distanciaram a música de Bono da obra de Greengrass, ambas acabaram por funcionar em conjunto como almas gémeas de denúncia política de uma era, traçada por um realismo tal que envolve de forma majestosa as imagens cruéis de um na lírica agressiva do outro. “Sunday Bloody Sunday” é ainda o tema que acompanha os créditos finais, bem como a composição que dá alma ao trailer da película.Primeiro LugarMúsica: With or Without youMúsica: I Still Haven't Found What I'm Looking ForFilme: Blown Away (Chuva de Fogo)Tudo começa quando uma feirante tenta convencer Ryan – um bombista terrorista irlandês interpretado por Tommy Lee Jones – a comprar-lhe uma cassete dos U2. “You Who?”, replica Ryan, preocupado por estar a ser seguido por Jeff Bridges, um ex-amigo que trabalha agora para a Unidade Anti-Terrorista da polícia de Boston. Algum tempo depois, já em casa e com a cassete no leitor, Tommy Lee Jones constrói uma bomba ao som de “I Still Haven't Found What I'm Looking For”, tema que acaba por ser o mote para mais tarde o mesmo ser apanhado por Bridges, que segue o rasto do bombista através do som, num prédio abandonado. Mas apesar da importância deste segmento para o desfecho do filme, o momento “U2” da obra cabe mesmo a “With or Without you”, acompanhado pela voz de Tommy Lee Jones, que dança e canta em alto e bom som “And you give, and you give, and you give yourself away”!Adaptado do artigo "Quando os U2 dão Música ao Cinema", Take 2 - Abril 2008


“Ouvir, ver e experimentar”, eis o mote de “U2 3D”, filme-concerto que estreou nos cinemas nacionais com tecnologia digital 3D no passado dia 3 de Abril. Considerada por quase todos como uma experiência cine-musical única, que transforma Bono, Edge e companhia em sujeitos cinematográficos mágicos, as várias câmaras coordenadas pela realizadora Catherine Owens seguem a digressão “Vertigo” no continente Sul-Americano, criando uma experiência multi-sensorial efusiva que coloca o espectador como uma entidade intermédia que analisa tanto a banda como a reacção dos fãs durante o espectáculo. Fascinado pela aventura, eis que surgiu a ideia de investigar a relação da banda musical mais popular do mundo com a Sétima Arte. E o melhor, é que acabei por descobrir que os U2 e o Cinema foram mesmo feitos um para o outro!Quinto LugarMúsica: ElevationFilme: Lara Croft - Tomb RaiderAo dar de caras com este Ranking, “Lara Croft: Tomb Raider” foi, muito provavelmente, o filme que primeiro lhe saltou à cabeça. Se para uns, tal pode ser culpa das vestimentas manhosas de Angelina Jolie na aventura cinematográfica, para uma grande maioria tal aconteceu devido à aposta da banda em fazer de “Elevation”, a par de “Beautiful Day”, o porta-estandarte do álbum “All That You Can't Leave Behind”. Como consequência disso, foram meses e meses em que o videoclip da música promoveu o filme, devido ao seu remix moderno e tecnológico de imagens da banda com trechos do filme. De um momento para o outro, “Elevation” era sinónimo de “Tomb Raider”. Mas desengane-se quem pensa que foi por acaso: tudo não passou de uma original estratégia comercial, que até envolveu uma referência aos lábios de Angelina na lírica. E assim, todos saíram a ganhar.Quarto LugarMúsica: Where The Streets Have No NameFilme: Fearless (Sem Medo de Viver)Apesar de a música ter sido lançada sete anos antes da estreia de “Sem Medo de Viver”, protagonizado por Jeff Bridges, John Turturro, Isabella Rossellini e Benicio Del Toro, o realizador Peter Weir não teve qualquer problema em a utilizar em três fases distintas do projecto. Não se limitando pura e simplesmente a usá-la durante o filme, Weir aproveitou ainda a lírica para acompanhar por completo o trailer do filme, numa articulação extraordinária que atraiu tanto cinéfilos como uma legião de admiradores da banda até aos cinemas. Mas a mais genuína homenagem só foi descoberta aquando da estreia do filme: baseado no videoclip de “Where The Streets Have No Name”, Weir construiu uma das mais célebres cenas da década de noventa, aquela em que Bridges, no topo de um prédio – tal como Bono – saboreia o vento e a vida, à beira do precipício, como se fosse um anjo.Terceiro LugarMúsica: The Hands That Built AmericaFilme: Gangs of New York (Gangs de Nova Iorque)Com “The Hands That Built America”, tema de fundo escolhido por Scorsese para o seu regresso épico à grande tela em 2002, Bono e os U2 conquistaram a sua única nomeação até hoje para os Óscares da Academia de Hollywood, tendo perdido no entanto no dia D para Eminem e o seu rap biográfico “Lose Yourself”, que acompanhou o semi-êxito de bilheteira “8 Mile”, protagonizado pelo próprio. Com uma forte componente histórica e um semblante amargurado e pesado, a música encerra a película acompanhada de um cenário fúnebre numa perspectiva panorâmica da cidade de Nova Iorque, rasgando limites temporais através de uma rápida evolução que atravessa quinze décadas até ao presente. Lançado após o 11 de Setembro, Scorsese decidiu manter as torres gémeas no ecrã, numa homenagem artística que se articulou na perfeição com a voz de Bono.Segundo LugarMúsica: Sunday Bloody SundayFilme: Bloody Sunday (Domingo Sangrento)Tal como a canção dos U2, o filme de Paul Greengrass vai buscar o título aos tristes acontecimentos de 1972, na Irlanda do Norte, quando uma marcha pacífica pelos direitos civis acabou num banho de sangue por parte de um regimento do exército inglês, que, precipitadamente e imprudentemente, tirou a vida a vinte e seis protestantes desarmados, seis deles menores de idade. E apesar dos vinte anos que distanciaram a música de Bono da obra de Greengrass, ambas acabaram por funcionar em conjunto como almas gémeas de denúncia política de uma era, traçada por um realismo tal que envolve de forma majestosa as imagens cruéis de um na lírica agressiva do outro. “Sunday Bloody Sunday” é ainda o tema que acompanha os créditos finais, bem como a composição que dá alma ao trailer da película.Primeiro LugarMúsica: With or Without youMúsica: I Still Haven't Found What I'm Looking ForFilme: Blown Away (Chuva de Fogo)Tudo começa quando uma feirante tenta convencer Ryan – um bombista terrorista irlandês interpretado por Tommy Lee Jones – a comprar-lhe uma cassete dos U2. “You Who?”, replica Ryan, preocupado por estar a ser seguido por Jeff Bridges, um ex-amigo que trabalha agora para a Unidade Anti-Terrorista da polícia de Boston. Algum tempo depois, já em casa e com a cassete no leitor, Tommy Lee Jones constrói uma bomba ao som de “I Still Haven't Found What I'm Looking For”, tema que acaba por ser o mote para mais tarde o mesmo ser apanhado por Bridges, que segue o rasto do bombista através do som, num prédio abandonado. Mas apesar da importância deste segmento para o desfecho do filme, o momento “U2” da obra cabe mesmo a “With or Without you”, acompanhado pela voz de Tommy Lee Jones, que dança e canta em alto e bom som “And you give, and you give, and you give yourself away”!Adaptado do artigo "Quando os U2 dão Música ao Cinema", Take 2 - Abril 2008

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