Cinema Notebook: Cold Mountain (2003)

22-01-2012
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“Cold Mountain”, tendo em conta qualquer aspecto, é um mau filme e que nada traz de novo ao género. Se tivermos em mente que esta foi uma super-produção da Miramax tendo em vista os óscares de Hollywood, “Cold Mountain” é um péssimo filme.Inventadas mil e uma desculpas depois do flop de galardões que este filme foi (inclusive de que a culpa seria de Nicole Kidman por estar demasiado lavada e bonita no filme, dita por um dos produtores do filme), está na altura de alguém reconhecer o óbvio: nas suas ambiciosas pretensões dramáticas, cinematográficas, narrativas e humanas, “Cold Moutain” é um filme falhado.Passado durante uma qualquer guerra, Jude Law é um soldado ferido em combate que tenta desesperadamente regressar a Cold Mountain para junto da sua amada Nicole Kidman. Nada de inovador logo na premissa. O tempo vai passando e torna-se quase aflitivo, num filme deste nível de produção, darmos por nós com a sensação de que estamos a visionar um telefilme gravado em scope, sem o minímo cuidado nas transições de imagens e com uma montagem completamente arbitrária. Tudo o que se aproveita neste filme resume-se à entrada de novas personagens como Natalie Portman e Renée Zellweger, que mesmo assim não evitam que este filme seja um longo pastel sem coesão nem consistência, sem paixão nem vertigem, excessivamente ligado a sinais e imagens de outros clássicos superiores e uma amarga desilusão para aqueles, que como eu, esperavam muito mais do realizador de “O Paciente Inglês”. N.d.r de 16/07/07: Possivelmente baseado numa análise contida na Premiere. As minhas desculpas posteriores pela falta de fonte..: 3/10 :.


“Cold Mountain”, tendo em conta qualquer aspecto, é um mau filme e que nada traz de novo ao género. Se tivermos em mente que esta foi uma super-produção da Miramax tendo em vista os óscares de Hollywood, “Cold Mountain” é um péssimo filme.Inventadas mil e uma desculpas depois do flop de galardões que este filme foi (inclusive de que a culpa seria de Nicole Kidman por estar demasiado lavada e bonita no filme, dita por um dos produtores do filme), está na altura de alguém reconhecer o óbvio: nas suas ambiciosas pretensões dramáticas, cinematográficas, narrativas e humanas, “Cold Moutain” é um filme falhado.Passado durante uma qualquer guerra, Jude Law é um soldado ferido em combate que tenta desesperadamente regressar a Cold Mountain para junto da sua amada Nicole Kidman. Nada de inovador logo na premissa. O tempo vai passando e torna-se quase aflitivo, num filme deste nível de produção, darmos por nós com a sensação de que estamos a visionar um telefilme gravado em scope, sem o minímo cuidado nas transições de imagens e com uma montagem completamente arbitrária. Tudo o que se aproveita neste filme resume-se à entrada de novas personagens como Natalie Portman e Renée Zellweger, que mesmo assim não evitam que este filme seja um longo pastel sem coesão nem consistência, sem paixão nem vertigem, excessivamente ligado a sinais e imagens de outros clássicos superiores e uma amarga desilusão para aqueles, que como eu, esperavam muito mais do realizador de “O Paciente Inglês”. N.d.r de 16/07/07: Possivelmente baseado numa análise contida na Premiere. As minhas desculpas posteriores pela falta de fonte..: 3/10 :.

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