Cinema Notebook: Dai si gein

24-01-2012
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"Breaking News". É este o título americano para esta produção de Hong Kong, do já aclamado realizador Johhny To.
Esta obra de acção retrata as relações entre um grupo de bandidos, a polícia de Hong Kong e toda a comunicação social sedenta de informação e confusão, de forma a gerar audiências. Através deste "triângulo", Breaking News tenta ser moralista e colocar esse problema actual a todos. Mas não é por aí que o filme funciona.
Dai si gein é quase uma obra de arte em termos de realização. Nos primeiros 10 minutos, ocorre uma violenta e elaborada cena de tiroteio entre a policia e os "mauzões". Até aí, nada fora do normal. E se eu vos disser que toda essa cena foi filmada numa única sequência, com uma única camera e que o resultado é simplesmente espantoso? Isto é único e espectacular meus amigos.
Daí por diante, o filme continua com excelentes planos, um bom estudo de personagens e uma tentativa de mostrar e criar polémica em volta do assunto, mostrando o lado bom e mau dos media. Se estes têm o poder de mostrar a verdade, também o têm de a manipular. Mas quanto ao argumento, não vou divagar mais. O que me faz escrever esta crítica é a notável fotografia e trabalho de camerã do realizador.
O que não gostei mesmo no filme foi das representações. À excessão do mauzão Richie Ren, mais nenhum desempenho me convenceu. E os asiáticos até costumam ser muito bons nisso. A banda sonora está ao nivel do restante trabalho artistíco, ou seja, muito boa.
Com uma história um pouco mais convicente e um melhor elenco, julgo que este filme poderia ter sido um autêntico marco no cinema. Algo não funcionou. Mas o trabalho de Johnny To, foi excelente.
.: 7/10 :.


"Breaking News". É este o título americano para esta produção de Hong Kong, do já aclamado realizador Johhny To.
Esta obra de acção retrata as relações entre um grupo de bandidos, a polícia de Hong Kong e toda a comunicação social sedenta de informação e confusão, de forma a gerar audiências. Através deste "triângulo", Breaking News tenta ser moralista e colocar esse problema actual a todos. Mas não é por aí que o filme funciona.
Dai si gein é quase uma obra de arte em termos de realização. Nos primeiros 10 minutos, ocorre uma violenta e elaborada cena de tiroteio entre a policia e os "mauzões". Até aí, nada fora do normal. E se eu vos disser que toda essa cena foi filmada numa única sequência, com uma única camera e que o resultado é simplesmente espantoso? Isto é único e espectacular meus amigos.
Daí por diante, o filme continua com excelentes planos, um bom estudo de personagens e uma tentativa de mostrar e criar polémica em volta do assunto, mostrando o lado bom e mau dos media. Se estes têm o poder de mostrar a verdade, também o têm de a manipular. Mas quanto ao argumento, não vou divagar mais. O que me faz escrever esta crítica é a notável fotografia e trabalho de camerã do realizador.
O que não gostei mesmo no filme foi das representações. À excessão do mauzão Richie Ren, mais nenhum desempenho me convenceu. E os asiáticos até costumam ser muito bons nisso. A banda sonora está ao nivel do restante trabalho artistíco, ou seja, muito boa.
Com uma história um pouco mais convicente e um melhor elenco, julgo que este filme poderia ter sido um autêntico marco no cinema. Algo não funcionou. Mas o trabalho de Johnny To, foi excelente.
.: 7/10 :.

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