Captura de movimento como ciênciaAs primeiras experiências de captura de movimento foram do ponto de vista científico. Sequências de imagens retratando pessoas a mexerem-se e interagindo com objectos. Pioneiros como o francês Etienne-Jules Marey e o inglês Eadweard James Muybridge exploraram a técnica. Curiosamente ambos nasceram e morreram no mesmo ano (1830-1904).A animação e o praxinoscopeA animação teve em Emile Reynaud (francês) um grande impulsionador. Este cientista inventou o Praxinoscope para projectar pantominas luminosas. Em 28 de Outubro de1892 estreou três fimes: "Le clown et ses chiens", "Pauvre Pierrot", e "Un bon bock". Desenvolveu tanto o aparelho que criou o stereo-praxinoscope, o que lhe permitiu fazer animação 3D. Com a chegada da concorrência do Cinematographe de Lumiére o número de espectadores diminuiu o que o levou à falência, à loucura e a atirar máquina e filmes ao rio Sena. Morreu em 1900.Europa vs. AméricaEntretanto Thomas Edison, o rei dos inventores, quis-se juntar a essa maravilha. Partindo do trabalho de Marey e com a ajuda de William K. L. Dickson criou o que é hoje conhecido como Kinescope e a censura. Isso porque o filme "Carmencita" (1894) foi o primeiro a retratar uma mulher em filme nos Estados Unidos e foi considerado demasiado erótico. Enquanto os cientistas europeus mostravam o corpo humano inteiramente nu, esta dançarina cigana revela de forma provocante o tornozelo. Diferenças de mentalidade que explicam porque teve a Europa primazia no desenvolvimento da arte.A parceria de Edison com o estúdio Black Maria criou muitas das primeiras obras americanas e levou a um grande aprofundamento da técnica com experiências simples. Na Europa, os Lumiére faziam o mesmo com o seu Cinematographe. Retratando a saída dos funcionários da fábrica Lumiére...Retratando as pessoas a sair do comboio...A primeira sessão de cinema em Paris foi no final de 1895.
Categorias
Entidades
Captura de movimento como ciênciaAs primeiras experiências de captura de movimento foram do ponto de vista científico. Sequências de imagens retratando pessoas a mexerem-se e interagindo com objectos. Pioneiros como o francês Etienne-Jules Marey e o inglês Eadweard James Muybridge exploraram a técnica. Curiosamente ambos nasceram e morreram no mesmo ano (1830-1904).A animação e o praxinoscopeA animação teve em Emile Reynaud (francês) um grande impulsionador. Este cientista inventou o Praxinoscope para projectar pantominas luminosas. Em 28 de Outubro de1892 estreou três fimes: "Le clown et ses chiens", "Pauvre Pierrot", e "Un bon bock". Desenvolveu tanto o aparelho que criou o stereo-praxinoscope, o que lhe permitiu fazer animação 3D. Com a chegada da concorrência do Cinematographe de Lumiére o número de espectadores diminuiu o que o levou à falência, à loucura e a atirar máquina e filmes ao rio Sena. Morreu em 1900.Europa vs. AméricaEntretanto Thomas Edison, o rei dos inventores, quis-se juntar a essa maravilha. Partindo do trabalho de Marey e com a ajuda de William K. L. Dickson criou o que é hoje conhecido como Kinescope e a censura. Isso porque o filme "Carmencita" (1894) foi o primeiro a retratar uma mulher em filme nos Estados Unidos e foi considerado demasiado erótico. Enquanto os cientistas europeus mostravam o corpo humano inteiramente nu, esta dançarina cigana revela de forma provocante o tornozelo. Diferenças de mentalidade que explicam porque teve a Europa primazia no desenvolvimento da arte.A parceria de Edison com o estúdio Black Maria criou muitas das primeiras obras americanas e levou a um grande aprofundamento da técnica com experiências simples. Na Europa, os Lumiére faziam o mesmo com o seu Cinematographe. Retratando a saída dos funcionários da fábrica Lumiére...Retratando as pessoas a sair do comboio...A primeira sessão de cinema em Paris foi no final de 1895.