Qualidade de ensino pode vencer desigualdades

16-10-2012
marcar artigo

Jaime Esteves, líder dos departamentos fiscal, governo e sector público da PwC.

Qual o principal objectivo deste ranking?

A nossa ideia era confirmar até que ponto a inserção social da escola, a qualidade do meio social envolvente, poderia ou não afectar o desempenho dos seus alunos. Porque existe a percepção que estabelecimentos localizados em meios favoráveis teriam um trabalho mais facilitado, porque haveria maior potencial dos alunos e o esforço para chegar ao topo dos seria menor. E isso foi confirmado. Depois tentamos aferir quais as escolas que, estando em meios mais desfavorecidos, em função do background económico e social, conseguem atingir um ‘output' e um resultado acima do esperado e isso permite aferir a qualidade de ensino.

Há escolas que conseguem vencer esse ‘handicap' social?

Os resultados revelam que se reproduzem as desigualdades sociais. Mas existe a capacidade de romper esse ciclo, quer através da motivação dos alunos e pais, quer pela qualidade de ensino . Vamos encontrar esse efeito positivo num conjunto de escolas públicas que conseguem resultados muito melhores do que era esperado, tendo em conta o contexto social, económico e cultural. O curioso é que não encontramos muitas escolas a liderar nos resultados a Português e Matemática, o que poderá indiciar as escola fazem uma aposta em diferentes áreas científicas.

Jaime Esteves, líder dos departamentos fiscal, governo e sector público da PwC.

Qual o principal objectivo deste ranking?

A nossa ideia era confirmar até que ponto a inserção social da escola, a qualidade do meio social envolvente, poderia ou não afectar o desempenho dos seus alunos. Porque existe a percepção que estabelecimentos localizados em meios favoráveis teriam um trabalho mais facilitado, porque haveria maior potencial dos alunos e o esforço para chegar ao topo dos seria menor. E isso foi confirmado. Depois tentamos aferir quais as escolas que, estando em meios mais desfavorecidos, em função do background económico e social, conseguem atingir um ‘output' e um resultado acima do esperado e isso permite aferir a qualidade de ensino.

Há escolas que conseguem vencer esse ‘handicap' social?

Os resultados revelam que se reproduzem as desigualdades sociais. Mas existe a capacidade de romper esse ciclo, quer através da motivação dos alunos e pais, quer pela qualidade de ensino . Vamos encontrar esse efeito positivo num conjunto de escolas públicas que conseguem resultados muito melhores do que era esperado, tendo em conta o contexto social, económico e cultural. O curioso é que não encontramos muitas escolas a liderar nos resultados a Português e Matemática, o que poderá indiciar as escola fazem uma aposta em diferentes áreas científicas.

marcar artigo