Paz na Estrada

30-06-2011
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(2004-04-01 20:59)A TVI foi saber se os políticos portugueses respeitam o Código da Estrada e para grande surpresa foi preciso chegar aos 200 quilómetros por hora para os poder acompanhar. É verdade que quem vai a conduzir são os motoristas, mas também se sabe que quem manda nos motoristas são mesmo os ministros e os políticos que lá vão dentro. Mas não é só excesso de velocidade. Passar sinais vermelhos, manobras perigosas e até ultrapassagens pela direita, há de tudo um pouco na política de condução dos políticos portugueses.Viseu - Carlos Tavares, o ministro da Economia entra no automóvel de regresso a Lisboa. Na viagem os limites de velocidade são largamente ultrapassados e chegam aos 180 quilómetros por hora. Aliás sempre a alta velocidade, à volta dos 160 Km/h.Coimbra - David Justino, o ministro da Educação, depois de uma conferência numa escola secundária, o entra no automóvel e parte para Lisboa. Mais uma vez, 180 km por hora. Mas há mais. No limite de velocidade de 100 km/h o conta-quilómetros marcava 130 Km/h e num sinal luminoso de 80 km/h o ponteiro chega aos 100 Km/h. E nem os muitos avisos e milhares de euros gastos em campanhas de prevenção parecem surtir qualquer feito. Pôr o pé no acelerador não é exclusivo do Governo.A Oposição também tem o pé pesado e a Esquerda não brinca.Carlos Carvalhas atinge os 200 km por hora na auto-estrada e sempre na via da esquerda. A equipa da TVI continua a sua viagem pelo país, ao longo dos muitos itinerários existentes.Loures - Manuela Ferreira Leite, a ministra das Finanças dá os 160 km/h na ponte Vasco da Gama, às 19:30. Mais 40 km por hora do que é permitido. Ferreira Leite, conhecida por apertar nos impostos, também aperta na velocidade e as manobras são tão arriscadas, que o carro da TVI ficou, simplesmente, para trás.Cascais - Pedro Roseta, o ministro da Cultura é adepto da cultura da velocidade e das manobras perigosas. Na A5, sentido Cascais ¿ Lisboa, o conta-quilómetros chega aos 160 km por hora. E mesmo dentro da cidade, numa das avenidas com mais movimento de Lisboa, o carro do ministro da Cultura vai a 110 km/h. Ainda na avenida da Índia, onde a velocidade é controlada por radares e semáforos, os 100 Km/h contrasta bem com a sinalização que proíbe andar a mais de 50 Km/h. Sinais espalhados ao longo de toda a avenida para evitar excessos. Continuando na avenida da Índia, o conta-quilómetros mostra 120 km por hora e maia à frente o automóvel de Pedro Roseta tenta uma ultrapassagem. Não cumpre a distância mínima de segurança até que ultrapassa pela direita para poder seguir caminho.Lisboa - Graça de Carvalho, a ministra da Ciência e do Ensino Superior atinge os 180 km por hora na A-5 em direcção ao Ministério. Dentro de Lisboa a velocidade é mais controlada, mas mesmo assim, as infracções são mais que muitas.E por falar em cidades, Amílcar Theias, o responsável pelo ministério da Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente anda a 80 km por hora no centro da capital. Perto da praça do Saldanha, corta três faixas à direita e permanece na faixa dos transportes públicos. Amílcar Theias vai ser a primeira vítima de Santana Lopes se o presidente da Câmara de Lisboa, colocar divisórias de betão nestas faixas. Parece que o ordenamento do território não é com ele. É o único carro no meio de táxis e autocarros e até ultrapassa um sinal vermelho.Mais um caso. Nuno Magalhães, o secretário de Estado da Administração Interna chega aos 110 km hora dentro de uma povoação, ou seja, mais do dobro da velocidade permitida. Este secretário de Estado, que anda a 100 km à hora dentro das localidades, tem a particularidade de ser um dos grandes defensores das alterações ao Código da Estrada. O que quer dizer que, de acordo com o novo Código da Estrada que ele próprio propôs, dá para ficar sem carta de condução durante muito tempo.

(2004-04-01 20:59)A TVI foi saber se os políticos portugueses respeitam o Código da Estrada e para grande surpresa foi preciso chegar aos 200 quilómetros por hora para os poder acompanhar. É verdade que quem vai a conduzir são os motoristas, mas também se sabe que quem manda nos motoristas são mesmo os ministros e os políticos que lá vão dentro. Mas não é só excesso de velocidade. Passar sinais vermelhos, manobras perigosas e até ultrapassagens pela direita, há de tudo um pouco na política de condução dos políticos portugueses.Viseu - Carlos Tavares, o ministro da Economia entra no automóvel de regresso a Lisboa. Na viagem os limites de velocidade são largamente ultrapassados e chegam aos 180 quilómetros por hora. Aliás sempre a alta velocidade, à volta dos 160 Km/h.Coimbra - David Justino, o ministro da Educação, depois de uma conferência numa escola secundária, o entra no automóvel e parte para Lisboa. Mais uma vez, 180 km por hora. Mas há mais. No limite de velocidade de 100 km/h o conta-quilómetros marcava 130 Km/h e num sinal luminoso de 80 km/h o ponteiro chega aos 100 Km/h. E nem os muitos avisos e milhares de euros gastos em campanhas de prevenção parecem surtir qualquer feito. Pôr o pé no acelerador não é exclusivo do Governo.A Oposição também tem o pé pesado e a Esquerda não brinca.Carlos Carvalhas atinge os 200 km por hora na auto-estrada e sempre na via da esquerda. A equipa da TVI continua a sua viagem pelo país, ao longo dos muitos itinerários existentes.Loures - Manuela Ferreira Leite, a ministra das Finanças dá os 160 km/h na ponte Vasco da Gama, às 19:30. Mais 40 km por hora do que é permitido. Ferreira Leite, conhecida por apertar nos impostos, também aperta na velocidade e as manobras são tão arriscadas, que o carro da TVI ficou, simplesmente, para trás.Cascais - Pedro Roseta, o ministro da Cultura é adepto da cultura da velocidade e das manobras perigosas. Na A5, sentido Cascais ¿ Lisboa, o conta-quilómetros chega aos 160 km por hora. E mesmo dentro da cidade, numa das avenidas com mais movimento de Lisboa, o carro do ministro da Cultura vai a 110 km/h. Ainda na avenida da Índia, onde a velocidade é controlada por radares e semáforos, os 100 Km/h contrasta bem com a sinalização que proíbe andar a mais de 50 Km/h. Sinais espalhados ao longo de toda a avenida para evitar excessos. Continuando na avenida da Índia, o conta-quilómetros mostra 120 km por hora e maia à frente o automóvel de Pedro Roseta tenta uma ultrapassagem. Não cumpre a distância mínima de segurança até que ultrapassa pela direita para poder seguir caminho.Lisboa - Graça de Carvalho, a ministra da Ciência e do Ensino Superior atinge os 180 km por hora na A-5 em direcção ao Ministério. Dentro de Lisboa a velocidade é mais controlada, mas mesmo assim, as infracções são mais que muitas.E por falar em cidades, Amílcar Theias, o responsável pelo ministério da Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente anda a 80 km por hora no centro da capital. Perto da praça do Saldanha, corta três faixas à direita e permanece na faixa dos transportes públicos. Amílcar Theias vai ser a primeira vítima de Santana Lopes se o presidente da Câmara de Lisboa, colocar divisórias de betão nestas faixas. Parece que o ordenamento do território não é com ele. É o único carro no meio de táxis e autocarros e até ultrapassa um sinal vermelho.Mais um caso. Nuno Magalhães, o secretário de Estado da Administração Interna chega aos 110 km hora dentro de uma povoação, ou seja, mais do dobro da velocidade permitida. Este secretário de Estado, que anda a 100 km à hora dentro das localidades, tem a particularidade de ser um dos grandes defensores das alterações ao Código da Estrada. O que quer dizer que, de acordo com o novo Código da Estrada que ele próprio propôs, dá para ficar sem carta de condução durante muito tempo.

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