Como a última capa da TIME se tornou na nova obsessão da internet

19-08-2015
marcar artigo

O homem que surge na fotografia de capa da última edição (americana) da revista TIME é o fundador da empresa OculusVR, Palmer Luckey. Até aí, nada de estranho — afinal pretendia-se ilustrar um artigo sobre “a surpreendente satisfação da realidade virtual e porque é que esta está prestes a mudar mundo”. Mas a forma como Luckey surge na fotografia não demorou a suscitar dúvidas um pouco por toda a internet. A melhor descrição talvez tenha sido escrita no site The Verge:

Como podemos descrever a posição de Luckey nesta fotografia? Meio agachamento entusiasmante? Uma peitaça? Para sermos justos, ninguém fica bem a usar Oculus, especialmente vestido com um polo cor de espuma marítima.”

O inventor do Oculus Rift (tecnologia adquirida pelo Facebook no ano passado por dois mil milhões de dólares), de apenas 22 anos, foi colocado, via Photoshop, numa praia paradisíaca. A montagem é tão aparente e embaraçosa que, segundo a Forbes, a pergunta do momento no Twitter é: “será que a TIME matou a realidade virtual?” Até porque não se trata apenas de uma capa mais ou menos infeliz, mas também da forma como Luckey é descrito no início do artigo, usando estereótipos datados que nunca fizeram grande sentido, muito menos em 2015. Rezam assim as primeiras frases:

Palmer Luckey não é como os outros nerds de SiliconValley. É um nerd, sim, mas não do tipo que frequentou uma universidade de topo, escreveu linhas de código brilhantes ou estudou modelos de negócio. É um tipo divertido que utiliza frases normais, fáceis de entender.”

Com tanta polémica à mistura não será difícil de entender porque é que um pouco por toda a internet têm surgido memes a parodiar a capa original. A própria TIME, com alguma dose de fair play, diga-se, já selecionou os seus favoritos. Há, inclusive, vários sites que disponibilizaram a imagem de Luckey devidamente recortada para que os criadores se concentrem no essencial, as montagens. Aqui fica uma seleção das mais inventivas.

Time irresponsibly created a terrible story and cover for VR, but the response has been totally internet. pic.twitter.com/vzHLUzJwfn — Mike Mika (@MikeJMika) August 6, 2015

@stillgray , the Times cover of @PalmerLuckey perfectly captures the reality of VR: you look silly but feel amazing. pic.twitter.com/RpdvNcwTO4 — ashertaz (@ashertaz) August 6, 2015

O homem que surge na fotografia de capa da última edição (americana) da revista TIME é o fundador da empresa OculusVR, Palmer Luckey. Até aí, nada de estranho — afinal pretendia-se ilustrar um artigo sobre “a surpreendente satisfação da realidade virtual e porque é que esta está prestes a mudar mundo”. Mas a forma como Luckey surge na fotografia não demorou a suscitar dúvidas um pouco por toda a internet. A melhor descrição talvez tenha sido escrita no site The Verge:

Como podemos descrever a posição de Luckey nesta fotografia? Meio agachamento entusiasmante? Uma peitaça? Para sermos justos, ninguém fica bem a usar Oculus, especialmente vestido com um polo cor de espuma marítima.”

O inventor do Oculus Rift (tecnologia adquirida pelo Facebook no ano passado por dois mil milhões de dólares), de apenas 22 anos, foi colocado, via Photoshop, numa praia paradisíaca. A montagem é tão aparente e embaraçosa que, segundo a Forbes, a pergunta do momento no Twitter é: “será que a TIME matou a realidade virtual?” Até porque não se trata apenas de uma capa mais ou menos infeliz, mas também da forma como Luckey é descrito no início do artigo, usando estereótipos datados que nunca fizeram grande sentido, muito menos em 2015. Rezam assim as primeiras frases:

Palmer Luckey não é como os outros nerds de SiliconValley. É um nerd, sim, mas não do tipo que frequentou uma universidade de topo, escreveu linhas de código brilhantes ou estudou modelos de negócio. É um tipo divertido que utiliza frases normais, fáceis de entender.”

Com tanta polémica à mistura não será difícil de entender porque é que um pouco por toda a internet têm surgido memes a parodiar a capa original. A própria TIME, com alguma dose de fair play, diga-se, já selecionou os seus favoritos. Há, inclusive, vários sites que disponibilizaram a imagem de Luckey devidamente recortada para que os criadores se concentrem no essencial, as montagens. Aqui fica uma seleção das mais inventivas.

Time irresponsibly created a terrible story and cover for VR, but the response has been totally internet. pic.twitter.com/vzHLUzJwfn — Mike Mika (@MikeJMika) August 6, 2015

@stillgray , the Times cover of @PalmerLuckey perfectly captures the reality of VR: you look silly but feel amazing. pic.twitter.com/RpdvNcwTO4 — ashertaz (@ashertaz) August 6, 2015

marcar artigo