Cotadas e socialmente responsáveis

08-06-2015
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Cotadas e socialmente responsáveis

00:05 Filipe S. Fernandes

Equipa do Instituto Politécnico de Bragança elaborou um índice de Responsabilidade Social Empresarial.

A responsabilidade social tem muitas vantagens para as empresas e para os seus stakeholders. A pergunta crucial é qual o seu impacto nos resultados das empresas. Foi este o ponto de partida para um trabalho de investigação para a construção de um índice de Responsabilidade Social Empresarial para as empresas cotadas na Euronext Lisbon. O ponto de partida saber como é que a responsabilidade social empresarial (SER) influenciava o desempenho económico-financeiro das empresas, contribuía para um desenvolvimento sustentável e se as empresas socialmente mais responsáveis eram as que tinham um melhor desempenho económico-financeiro melhor. A pesquisa foi feita por Sandra Afonso, então mestranda, e orientada por Paula Odete Fernandes, doutorada em economia aplicada e análise regional, Ana Paula Monte, doutorada em ciências empresariais, e Rui Pimenta, doutorado em ciências da saúde-bioestatística. Teve por base 19 empresas pertencentes ao Índice PSI 20, que foram analisadas durante um período de cinco anos, decorrido de 2005 a 2009.

No índice utilizaram-se as seguintes variáveis de medida: Gestão Responsável; Gestão dos Recursos Humanos; Saúde e Segurança no Trabalho; Gestão do Impacto Ambiental e dos Recursos Naturais; Ética Empresarial; Comunidades Locais; Stakeholders; Direitos Humanos; Preocupações Ambientais e Filantrópicas Globais; Instrumentos de SER. No entanto, segundo Paulo Odete Fernandes, "uma das dificuldades prendeu-se com a avaliação da RSE ou avaliação do desempenho social empresarial e da falta de indicadores disponíveis para este tipo de investigação".

Os clusters do PSI 20

A conclusão principal foi a de que as empresas mostraram uma adesão relativa aos princípios de responsabilidade social. Assim os resultados indicaram três clusters que se classificaram em RSE Baixa (incluiu 3 empresas), RSE Média (incluiu 12 empresas) e RSE Elevada (incluiu 4 empresas). Esta foi uma surpresa na investigação "pois seria de esperar para algumas empresas resultados mais satisfatórios" refere Paula Odete Fernandes.

Os resultados obtidos permitiram concluir que as hipóteses foram apenas parcialmente comprovadas: "verificaram-se correlações positivas moderadas entre o índice RSE e a rendibilidade das vendas, em 2005, 2007 e 2008; apenas duas dimensões da RSE - Gestão Responsável e Comunidades Locais, registaram correlações positivas moderadas com um dos indicadores de desempenho económico-financeiro, a rendibilidade das vendas" ilustra Paula Odete Fernandes. A docente adianta ainda que "os resultados sugeriram que a RSE poderá ter uma influência moderada sobre a rendibilidade das vendas", e que "o envolvimento em iniciativas socialmente responsáveis no âmbito das comunidades locais, poderão ter alguma expressão positiva sobre rendibilidade das vendas, que reflectirá uma percepção positiva dos clientes".

O contexto também poderá ter tido reflexos nos resultados pois o período em análise - 2005 a 2009, foi marcado pelo início da crise económico-financeira, que se reflectiu negativamente no desempenho das empresas e que poderá ter afectado a influência que a RSE poderia ter, por si só, sobre o desempenho económico-financeiro.

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Cotadas e socialmente responsáveis

00:05 Filipe S. Fernandes

Equipa do Instituto Politécnico de Bragança elaborou um índice de Responsabilidade Social Empresarial.

A responsabilidade social tem muitas vantagens para as empresas e para os seus stakeholders. A pergunta crucial é qual o seu impacto nos resultados das empresas. Foi este o ponto de partida para um trabalho de investigação para a construção de um índice de Responsabilidade Social Empresarial para as empresas cotadas na Euronext Lisbon. O ponto de partida saber como é que a responsabilidade social empresarial (SER) influenciava o desempenho económico-financeiro das empresas, contribuía para um desenvolvimento sustentável e se as empresas socialmente mais responsáveis eram as que tinham um melhor desempenho económico-financeiro melhor. A pesquisa foi feita por Sandra Afonso, então mestranda, e orientada por Paula Odete Fernandes, doutorada em economia aplicada e análise regional, Ana Paula Monte, doutorada em ciências empresariais, e Rui Pimenta, doutorado em ciências da saúde-bioestatística. Teve por base 19 empresas pertencentes ao Índice PSI 20, que foram analisadas durante um período de cinco anos, decorrido de 2005 a 2009.

No índice utilizaram-se as seguintes variáveis de medida: Gestão Responsável; Gestão dos Recursos Humanos; Saúde e Segurança no Trabalho; Gestão do Impacto Ambiental e dos Recursos Naturais; Ética Empresarial; Comunidades Locais; Stakeholders; Direitos Humanos; Preocupações Ambientais e Filantrópicas Globais; Instrumentos de SER. No entanto, segundo Paulo Odete Fernandes, "uma das dificuldades prendeu-se com a avaliação da RSE ou avaliação do desempenho social empresarial e da falta de indicadores disponíveis para este tipo de investigação".

Os clusters do PSI 20

A conclusão principal foi a de que as empresas mostraram uma adesão relativa aos princípios de responsabilidade social. Assim os resultados indicaram três clusters que se classificaram em RSE Baixa (incluiu 3 empresas), RSE Média (incluiu 12 empresas) e RSE Elevada (incluiu 4 empresas). Esta foi uma surpresa na investigação "pois seria de esperar para algumas empresas resultados mais satisfatórios" refere Paula Odete Fernandes.

Os resultados obtidos permitiram concluir que as hipóteses foram apenas parcialmente comprovadas: "verificaram-se correlações positivas moderadas entre o índice RSE e a rendibilidade das vendas, em 2005, 2007 e 2008; apenas duas dimensões da RSE - Gestão Responsável e Comunidades Locais, registaram correlações positivas moderadas com um dos indicadores de desempenho económico-financeiro, a rendibilidade das vendas" ilustra Paula Odete Fernandes. A docente adianta ainda que "os resultados sugeriram que a RSE poderá ter uma influência moderada sobre a rendibilidade das vendas", e que "o envolvimento em iniciativas socialmente responsáveis no âmbito das comunidades locais, poderão ter alguma expressão positiva sobre rendibilidade das vendas, que reflectirá uma percepção positiva dos clientes".

O contexto também poderá ter tido reflexos nos resultados pois o período em análise - 2005 a 2009, foi marcado pelo início da crise económico-financeira, que se reflectiu negativamente no desempenho das empresas e que poderá ter afectado a influência que a RSE poderia ter, por si só, sobre o desempenho económico-financeiro.

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