Estreia triunfal avalia Alibaba em 231 mil milhões de dólares

09-10-2014
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Estreia triunfal avalia Alibaba em 231 mil milhões de dólares

Catarina Melo

22 Set 2014

A subida de 38% das acções no arranque colocam o valor de mercado do Alibaba apenas atrás do Google, da Apple e da Microsoft.

Durante várias semanas o mercado aguardou com grande expectativa a estreia do Alibaba na Bolsa de Nova Iorque. Mas bastaram dez minutos de negociação para perceber que os receios de que o IPO (Inicial Public Offer, na sigla inglesa) da empresa tecnológica seguisse o "quase fiasco" alcançado pelo Facebook na sua estreia eram infundados. Este foi o período de tempo suficiente para levar as acções do Alibaba a dispararem 47% até uma cotação bem próxima dos 100 dólares, e terminarem a sessão com um ganho de 38% face ao preço inicial de 68 dólares, nos 93,89 dólares.

Este desempenho avalia o gigante chinês de comércio electrónico em mais de 231 mil milhões de dólares. Acima do valor de mercado do Facebook e aquém apenas do Google, da Apple e da Microsoft, entre as tecnológicas.

"A subida das acções na negociação é definitivamente uma boa recompensa para os investidores que tiveram oportunidade de comprar", afirmou Tan Chiheng, analista da Granite Point Capital, em Boston, acrescentando que "o preço do IPO foi razoavelmente definido, o que ajudou a conduzir a uma forte negociação e subida das cotações". Ainda pouco tempo antes do arranque da negociação das acções em Wall Street na passada sexta-feira, o CEO do Alibaba - Jack Ma - afirmava numa entrevista à CNBC não querer desapontar os accionistas. "Quero assegurar-me de que eles fazem dinheiro", salientou.

Certo é que a venda de 320 milhões de acções ao preço unitário de 68 dólares - limite máximo do intervalo de preços definido - permitiu ao Alibaba um encaixe de 21,8 mil milhões de dólares, o mais elevado de sempre nos Estados Unidos, e que supera ainda na classe das tecnológicas os 16 mil milhões alcançados pelo Facebook no seu IPO em 2012. Já a escalada de 38% das acções no primeiro dia de negociação compara com a média de 19% alcançada nas estreias de empresas chinesas no mercado dos Estados Unidos na última década, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Nos investidores institucionais poderá estar parte do segredo para o Alibaba ter batido o anterior recorde em IPO conseguido em 2008 pela Visa. Cerca de metade das acções terão sido colocadas junto de apenas 25 fundos, segundo fontes próximas da operação.

Apesar do sucesso da estreia, a empresa de comércio electrónico enfrenta alguns desafios daqui em diante. Segundo Walter Todd, responsável financeiro da norte-americana Greenwood, um deles é a necessidade de a empresa se ajustar ao facto de ser transaccionada em bolsa. "Este pode ser um processo arriscado", referiu Walter Todd, acrescentando que "a verdadeira questão após o IPO, é saber como será o desempenho daqui em diante? Eles necessitam de lidar com investidores, a gestão de resultados, o que requer experiência para o alcançar".

Estreia triunfal avalia Alibaba em 231 mil milhões de dólares

Catarina Melo

22 Set 2014

A subida de 38% das acções no arranque colocam o valor de mercado do Alibaba apenas atrás do Google, da Apple e da Microsoft.

Durante várias semanas o mercado aguardou com grande expectativa a estreia do Alibaba na Bolsa de Nova Iorque. Mas bastaram dez minutos de negociação para perceber que os receios de que o IPO (Inicial Public Offer, na sigla inglesa) da empresa tecnológica seguisse o "quase fiasco" alcançado pelo Facebook na sua estreia eram infundados. Este foi o período de tempo suficiente para levar as acções do Alibaba a dispararem 47% até uma cotação bem próxima dos 100 dólares, e terminarem a sessão com um ganho de 38% face ao preço inicial de 68 dólares, nos 93,89 dólares.

Este desempenho avalia o gigante chinês de comércio electrónico em mais de 231 mil milhões de dólares. Acima do valor de mercado do Facebook e aquém apenas do Google, da Apple e da Microsoft, entre as tecnológicas.

"A subida das acções na negociação é definitivamente uma boa recompensa para os investidores que tiveram oportunidade de comprar", afirmou Tan Chiheng, analista da Granite Point Capital, em Boston, acrescentando que "o preço do IPO foi razoavelmente definido, o que ajudou a conduzir a uma forte negociação e subida das cotações". Ainda pouco tempo antes do arranque da negociação das acções em Wall Street na passada sexta-feira, o CEO do Alibaba - Jack Ma - afirmava numa entrevista à CNBC não querer desapontar os accionistas. "Quero assegurar-me de que eles fazem dinheiro", salientou.

Certo é que a venda de 320 milhões de acções ao preço unitário de 68 dólares - limite máximo do intervalo de preços definido - permitiu ao Alibaba um encaixe de 21,8 mil milhões de dólares, o mais elevado de sempre nos Estados Unidos, e que supera ainda na classe das tecnológicas os 16 mil milhões alcançados pelo Facebook no seu IPO em 2012. Já a escalada de 38% das acções no primeiro dia de negociação compara com a média de 19% alcançada nas estreias de empresas chinesas no mercado dos Estados Unidos na última década, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Nos investidores institucionais poderá estar parte do segredo para o Alibaba ter batido o anterior recorde em IPO conseguido em 2008 pela Visa. Cerca de metade das acções terão sido colocadas junto de apenas 25 fundos, segundo fontes próximas da operação.

Apesar do sucesso da estreia, a empresa de comércio electrónico enfrenta alguns desafios daqui em diante. Segundo Walter Todd, responsável financeiro da norte-americana Greenwood, um deles é a necessidade de a empresa se ajustar ao facto de ser transaccionada em bolsa. "Este pode ser um processo arriscado", referiu Walter Todd, acrescentando que "a verdadeira questão após o IPO, é saber como será o desempenho daqui em diante? Eles necessitam de lidar com investidores, a gestão de resultados, o que requer experiência para o alcançar".

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