BA Vidro está às compras na Europa

08-06-2015
marcar artigo

IMPRIMIR

BA Vidro está às compras na Europa

00:05 Elisabete Felismino

Moreira da Silva, chairman do grupo, admite que a empresa vai “continuar atenta às oportunidades”.

A BA Vidro, uma das principais empresas do sector vidreiro ibérico, quer crescer e para isso está disposta a fazer aquisições. A afirmação é feita no relatório de contas do grupo pelo chairman Carlos Moreira da Silva.

"O balanço robusto do grupo, o desempenho financeiro e o reforço da equipa de gestão que teve lugar nos últimos dois anos colocou o grupo bem posicionado para nos envolvermos em processos de aquisição que suportem o nosso crescimento", refere o gestor.

Moreira da Silva confessa que o grupo participou, em 2014 "em diversas licitações sem sucesso". E acrescenta: "Este ano vamos continuar atentos às oportunidades que serão cuidadosamente estudadas".

O chairman da BA Vidro não adianta mais pormenores, mas o Diário Económico sabe que uma das propostas que a empresa terá feito foi na Alemanha, tendo perdido para um concorrente internacional. Ainda segundo fontes conhecedoras do processo, as aquisições que a empresa pretende fazer são sobretudo na Europa.

O grupo adquiriu 80% do capital do grupo polaco de embalagens de vidro Warta Glass, em Janeiro de 2012, tendo investido 13 milhões de euros na reconstrução e modernização dos fornos.

De resto, a pretensão da BA Vidro de crescer a nível internacional está bem suportada nas contas do grupo referentes a 2014 uma vez que foram os mercados de exportação a suportar o crescimento.

Segundo o relatório e contas da vidreira nacional, o grupo terá fechado o exercício de 2014 com um volume de negócios de 515 milhões de euros, um crescimento de 9,1% quando comparado com o exercício de 2013. A empresa destaca que 21% das vendas totais consolidadas são efectuadas fora da Península Ibérica e da Polónia. Os principais mercados da BA Vidro são França, Itália, Alemanha e os países do Norte de África.

Além das vendas também os lucros da BA Vidro cresceram 28%, passando dos 67 milhões de euros em 2013 para os 85,78 milhões de euros em 2014.

O EBITDA (‘cash flow' operacoinal) registou os 132,6 milhões de euros que compara com os 113,6 milhões registados em igual período do ano anterior.

Já os investimentos da maior vidreira nacional ascenderam a 30,2 milhões de euros que compara com os 85,5 milhões de euros registados em igual período do ano anterior.

IMPRIMIR

BA Vidro está às compras na Europa

00:05 Elisabete Felismino

Moreira da Silva, chairman do grupo, admite que a empresa vai “continuar atenta às oportunidades”.

A BA Vidro, uma das principais empresas do sector vidreiro ibérico, quer crescer e para isso está disposta a fazer aquisições. A afirmação é feita no relatório de contas do grupo pelo chairman Carlos Moreira da Silva.

"O balanço robusto do grupo, o desempenho financeiro e o reforço da equipa de gestão que teve lugar nos últimos dois anos colocou o grupo bem posicionado para nos envolvermos em processos de aquisição que suportem o nosso crescimento", refere o gestor.

Moreira da Silva confessa que o grupo participou, em 2014 "em diversas licitações sem sucesso". E acrescenta: "Este ano vamos continuar atentos às oportunidades que serão cuidadosamente estudadas".

O chairman da BA Vidro não adianta mais pormenores, mas o Diário Económico sabe que uma das propostas que a empresa terá feito foi na Alemanha, tendo perdido para um concorrente internacional. Ainda segundo fontes conhecedoras do processo, as aquisições que a empresa pretende fazer são sobretudo na Europa.

O grupo adquiriu 80% do capital do grupo polaco de embalagens de vidro Warta Glass, em Janeiro de 2012, tendo investido 13 milhões de euros na reconstrução e modernização dos fornos.

De resto, a pretensão da BA Vidro de crescer a nível internacional está bem suportada nas contas do grupo referentes a 2014 uma vez que foram os mercados de exportação a suportar o crescimento.

Segundo o relatório e contas da vidreira nacional, o grupo terá fechado o exercício de 2014 com um volume de negócios de 515 milhões de euros, um crescimento de 9,1% quando comparado com o exercício de 2013. A empresa destaca que 21% das vendas totais consolidadas são efectuadas fora da Península Ibérica e da Polónia. Os principais mercados da BA Vidro são França, Itália, Alemanha e os países do Norte de África.

Além das vendas também os lucros da BA Vidro cresceram 28%, passando dos 67 milhões de euros em 2013 para os 85,78 milhões de euros em 2014.

O EBITDA (‘cash flow' operacoinal) registou os 132,6 milhões de euros que compara com os 113,6 milhões registados em igual período do ano anterior.

Já os investimentos da maior vidreira nacional ascenderam a 30,2 milhões de euros que compara com os 85,5 milhões de euros registados em igual período do ano anterior.

marcar artigo