Foi o pior mês de Junho desde a liberalização do mercado automóvel em 1988, revelou hoje a ACAP.
A crise económica e financeira continua a afectar o mercado automóvel nacional. Segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram vendidos menos 37% de automóveis ligeiros de passageiros em Junho, num total de 10.800 unidades, face ao mesmo período do ano passado. Foi também pior mês de Junho após a liberalização do mercado, em 1988.
E isto num ano que não está a correr nada bem para o sector. No primeiro semestre de 2012, as vendas de automóveis caíram 44% face ao mesmo período do ano passado, com destaque para o segmento de comerciais ligeiros, que sofreu uma "nova queda fortíssima" de 55% no número de vendas.
Nos segmentos ligeiros de passageiros e veículos pesados as quedas também foram acentuadas nos seis primeiros meses do ano: -41,9% e - 47,3%, respectivamente.
Em termos de marcas e fabricantes, são poucas as que têm razões para sorrir em 2012. Apenas a Land Rover, Jaguar, Bentley e Subaru viram as suas vendas aumentar entre Janeiro e Junho desta ano, embora as vendas sejam mais reduzidas face a marcas como a Renault (-42,7%), Volkswagen (37,7%) e Peugeot (40,5%), as três marcas com maior quota de mercado em Portugal.
Categorias
Entidades
Foi o pior mês de Junho desde a liberalização do mercado automóvel em 1988, revelou hoje a ACAP.
A crise económica e financeira continua a afectar o mercado automóvel nacional. Segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram vendidos menos 37% de automóveis ligeiros de passageiros em Junho, num total de 10.800 unidades, face ao mesmo período do ano passado. Foi também pior mês de Junho após a liberalização do mercado, em 1988.
E isto num ano que não está a correr nada bem para o sector. No primeiro semestre de 2012, as vendas de automóveis caíram 44% face ao mesmo período do ano passado, com destaque para o segmento de comerciais ligeiros, que sofreu uma "nova queda fortíssima" de 55% no número de vendas.
Nos segmentos ligeiros de passageiros e veículos pesados as quedas também foram acentuadas nos seis primeiros meses do ano: -41,9% e - 47,3%, respectivamente.
Em termos de marcas e fabricantes, são poucas as que têm razões para sorrir em 2012. Apenas a Land Rover, Jaguar, Bentley e Subaru viram as suas vendas aumentar entre Janeiro e Junho desta ano, embora as vendas sejam mais reduzidas face a marcas como a Renault (-42,7%), Volkswagen (37,7%) e Peugeot (40,5%), as três marcas com maior quota de mercado em Portugal.