miguelsalazar

14-01-2014
marcar artigo

Cansados de ser campeões...

São dois casos realmente estranhos e enigmáticos, insólitos mesmo...

Flávio Cruz e Hugo Gaspar, foram ambos campeões nacionais, de Afonso Henriques ao peito, na época de 2007/2008. Depois, Flávio Cruz conseguiu repetir a façanha nos dois campeonatos seguintes, já ao serviço do Sporting de Espinho. Quanto a Hugo Gaspar, nessas mesmas duas épocas, haveria de ser bicampeão da Taça de Portugal (a primeira ainda ao serviço do Vitória, e a segunda já com a camisola do Castêlo da Maia). A realidade é esta: nos últimos três anos, um foi (é) tricampeão nacional, e o outro foi campeão nacional e foi (é) bicampeão da Taça de Portugal. Nos últimos três anos, cada um deles conquistou três títulos nacionais. Se escolhessem regressar a Guimarães, corriam o sério risco de renovar esses títulos que detêm. Mas não, um e outro optaram por um rumo bem diferente. E por isso é que constituem dois casos realmente estranhos e enigmáticos, insólitos mesmo. Qual o motivo que poderá ter levado estes verdadeiros campeões a escolher um clube (Benfica) que não vence nada, rigorosamente nada, há mais de não sei quantos anos ? Só mesmo se já estiverem cansados de ser campeões... José Rialto

Anselmo Sigoli (esboço)...

A contratação de Anselmo Sigoli foi a concretização de um sonho antigo... sonho que não era exclusivo do Vitória. Este jogador brasileiro jogava na "zona 4"...

Fabrício Pereira (esboço)...

Fabrício Pereira também fez parte do plantel de voleibol do Vitória na época passada. No caso do central Fabrício, tratava-se de um regresso, depois de já nos ter representado entre 2003 e 2005. Na época de 2008/2009 esteve no Leixões...

Fernando Costa (esboço)...

Este é o esboço da caricatura de um jogador de voleibol do Vitória, da época passada. Trata-se de Fernando Costa, o oposto brasileiro que o Vitória foi buscar a França, depois de já ter representado o Castêlo da Maia...

A tomada de Guadalajara...

Não sabemos ainda quais os jogadores que serão convocados para a fase final da Liga Europeia, a realizar no próximo fim de semana, na cidade espanhola de Guadalajara. Não sabemos, portanto, se João Fidalgo irá integrar o lote de seleccionados escolhido por Juan Diaz. Não se sabe ainda, mas aquilo que é certo é que João Fidalgo, o nosso jovem libero, já deixou a sua marca na fase de qualificação para esta competição. A sua prestação foi tão valiosa que chegou mesmo a ser considerado como o melhor jogador em campo (julgo que) numa das partidas contra a Áustria. Independentemente daquilo que o futuro (e Juan Diaz) lhe reservar, a verdade é que o nome de João Fidalgo ficará indelevelmente associado a mais um grande feito do voleibol nacional. Com alguma felicidade, até poderá ficar associado a um título. Parabéns, João… José Rialto Actualização a 17 Julho: E não é que ficou mesmo associado ao tal de título? E esta, hem?...

(cartoon publicado no blogue da Humorgrafe)

o Contabilista...

Nuno Maia é um dos adjuntos de Nuno Coelho, sendo responsável pela estatística dos jogos. No voleibol moderno, a análise destes dados referentes ao desempenho de cada jogador, é um instrumento fundamental para o treino e para a maximização das potencialidades de cada um. Mas essa, é apenas uma das suas funções. O nosso Contabilista é também o treinador da equipa júnior feminina...

Diz que é uma espécie de Justiça...

É sui generis o conceito de "justiça" do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Voleibol. Míope, ao invés de ser cega, esta suposta "justiça" tem dois pesos e duas medidas, premiando uns e punindo outros, não de acordo com qualquer critério de equidade e isenção que leve em consideração a gravidade relativa das infracções cometidas, mas tão somente olhando para a condição de uns serem filhos e outros apenas enteados. E foi assim, com esta visão tão distorcida, que se entendeu (não) fazer justiça a dois acontecimentos lamentáveis, mas de gravidade bem diferente, e aos quais o Conselho de Disciplina decidiu não punir com o mesmo critério (ver aqui). À semelhança dos Gato Fedorento no seu melhor, temos agora o Conselho de Disciplina da Federação no seu pior. De uma "justiça" que tem dois pesos e duas medidas, e que já não tem qualquer pejo em disso fazer alarde, só se pode dizer mesmo que é... uma espécie de Justiça. Se não fosse tão sério e grave, até dava vontade de rir... José Rialto (cartoon publicado no sítio da Associação Vitória Sempre)

Está na hora !...

Não deverá ser fácil a gestão de uma secção como a de voleibol, ao nível a que ela esteve nestas últimas duas épocas. O investimento não tem sido o suficiente para nos colocar inequivocamente no topo do voleibol nacional. Mas estamos perto, muito perto, demasiado perto para se poder desperdiçar a oportunidade (como aconteceu com o futebol nesta época). Nunca uma modalidade deu tantos troféus e títulos nacionais ao Vitória, como o voleibol tem dado ao clube nestas duas últimas épocas, embora o tenha conseguido sempre à custa do enorme esforço e dedicação de jogadores, técnicos e seccionistas. Já não é uma questão de se investir sem ter retorno, nem tampouco de o investimento ser maior do que o retorno, mas sim de se ter um enorme retorno sem grande investimento. Pois agora está na hora de se investir no alargamento de um plantel que tem sido demasiado curto para enfrentar as contingências de uma competição, como foi o caso desta época, com as inúmeras lesões e castigos federativos. Está na hora de se investir na própria estrutura, criando condições para que haja gente que possa pensar a modalidade a tempo inteiro, e não nos intervalos das suas actividades profissionais. Está na hora de dar algum retorno ao retorno que já tivemos para tão “pequeno” investimento. Está na hora de se consolidar a nossa posição de topo no voleibol nacional. Está na hora de se dar o passo em frente. Está na hora de não se repetirem os mesmos erros, de outras horas, com outras modalidades… José Rialto (cartoon publicado no Blogue dos Amantes do Voleibol em Guimarães)

Nelson Brízida...

"Zona 4" do Vitória SC, que também já representou a selecção nacional de voleibol... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Adriano Lamb...

Distribuidor brasileiro... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Fábio Jardel...

Central brasileiro, oriundo do Benfica... Fábio Jardel Mariano veio para Portugal em 2005/2006, tendo vestido por dois anos a camisola do Castêlo da Maia. Em 2007/2008 jogou pelo Benfica e, no ano seguinte, pelo Vitória, onde permaneceu por uma única época. Fábio Jardel voltou ao Benfica e em 2011/2012 assinou pelos açorianos do Fonte do Bastardo... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol)

Bruno Temponi...

Voleibolista brasileiro, "zona 4". Antes de vir para o Vitória, Bruno Temponi representou os brasileiros do Wizard Campinas. Depois de passar por Guimarães, regressou ao Brasil para representar a UCS, jogou pelos italianos do Volley Segrate, regressou novamente ao Brasil para defender as cores de Minas de Belo Horizonte, Vôlei Futuro e Canoas Vôlei, e voltou para Itália em 2014/2015, para jogar pelo Power Volley Milano. Bruno Temponi já foi internacional pela selecção brasileira de voleibol. (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol)

Thiago Rey "Salsa"...

Central brasileiro do Vitória. Antes de vir para o Vitória, Thiago Rey já tinha representado as equipas dos argentinos do Obras de San Juan, dos andorrenhos do Andorra TX, e dos brasileiros do Náutico de Araraquara, do São Paulo e do Santander/São Bernardo. Depois de sair de Guimarães, esteve durante 3 épocas no BMG/Funadem/Montes Claros, e em 2012/2013 assinou pelo Canoas Vôlei. Regressou ao Montes Claros e defendeu as cores do Exército Brasileiro. (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Pedro Sousa...

Pedro Sousa joga na posição de distribuidor, e já foi internacional pela selecção Nacional de Voleibol... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Mário Pinto...

Mário Pinto é um dos jogadores oriundos das camadas jovens do Vitória... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Filipe Cruz (1)...

Jogador português, que ocupa a posição de libero... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Miguel Coelho...

Miguel Coelho foi a última contratação para esta época. O Vitória teve necessidade de contratar um outro libero, ao Leixões, para ocupar a posição do lesionado Filipe Cruz, que irá estar inapto para o início desta época de 2008/2009... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Diogo Antunes...

Mais um jogador português, oriundo da formação do Vitória. Joga na posição de "zona 4"... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Eurico Peixoto...

(esta caricatura conheceu uma outra versão, utilizada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Hugo Gaspar...

Hugo Gaspar joga na posição de oposto, no Vitória SC, embora já tenha tido a oportunidade de experimentar a liga italiana... (caricatura publicada no Paixão Vitoriana e no Hugo Gaspar #8) (esta caricatura conheceu uma outra versão, utilizada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Flávio Cruz...

(cartoon publicado no Paixão Vitoriana)

Equipa Voleibol 2007/2008...

Cansados de ser campeões...

São dois casos realmente estranhos e enigmáticos, insólitos mesmo...

Flávio Cruz e Hugo Gaspar, foram ambos campeões nacionais, de Afonso Henriques ao peito, na época de 2007/2008. Depois, Flávio Cruz conseguiu repetir a façanha nos dois campeonatos seguintes, já ao serviço do Sporting de Espinho. Quanto a Hugo Gaspar, nessas mesmas duas épocas, haveria de ser bicampeão da Taça de Portugal (a primeira ainda ao serviço do Vitória, e a segunda já com a camisola do Castêlo da Maia). A realidade é esta: nos últimos três anos, um foi (é) tricampeão nacional, e o outro foi campeão nacional e foi (é) bicampeão da Taça de Portugal. Nos últimos três anos, cada um deles conquistou três títulos nacionais. Se escolhessem regressar a Guimarães, corriam o sério risco de renovar esses títulos que detêm. Mas não, um e outro optaram por um rumo bem diferente. E por isso é que constituem dois casos realmente estranhos e enigmáticos, insólitos mesmo. Qual o motivo que poderá ter levado estes verdadeiros campeões a escolher um clube (Benfica) que não vence nada, rigorosamente nada, há mais de não sei quantos anos ? Só mesmo se já estiverem cansados de ser campeões... José Rialto

Anselmo Sigoli (esboço)...

A contratação de Anselmo Sigoli foi a concretização de um sonho antigo... sonho que não era exclusivo do Vitória. Este jogador brasileiro jogava na "zona 4"...

Fabrício Pereira (esboço)...

Fabrício Pereira também fez parte do plantel de voleibol do Vitória na época passada. No caso do central Fabrício, tratava-se de um regresso, depois de já nos ter representado entre 2003 e 2005. Na época de 2008/2009 esteve no Leixões...

Fernando Costa (esboço)...

Este é o esboço da caricatura de um jogador de voleibol do Vitória, da época passada. Trata-se de Fernando Costa, o oposto brasileiro que o Vitória foi buscar a França, depois de já ter representado o Castêlo da Maia...

A tomada de Guadalajara...

Não sabemos ainda quais os jogadores que serão convocados para a fase final da Liga Europeia, a realizar no próximo fim de semana, na cidade espanhola de Guadalajara. Não sabemos, portanto, se João Fidalgo irá integrar o lote de seleccionados escolhido por Juan Diaz. Não se sabe ainda, mas aquilo que é certo é que João Fidalgo, o nosso jovem libero, já deixou a sua marca na fase de qualificação para esta competição. A sua prestação foi tão valiosa que chegou mesmo a ser considerado como o melhor jogador em campo (julgo que) numa das partidas contra a Áustria. Independentemente daquilo que o futuro (e Juan Diaz) lhe reservar, a verdade é que o nome de João Fidalgo ficará indelevelmente associado a mais um grande feito do voleibol nacional. Com alguma felicidade, até poderá ficar associado a um título. Parabéns, João… José Rialto Actualização a 17 Julho: E não é que ficou mesmo associado ao tal de título? E esta, hem?...

(cartoon publicado no blogue da Humorgrafe)

o Contabilista...

Nuno Maia é um dos adjuntos de Nuno Coelho, sendo responsável pela estatística dos jogos. No voleibol moderno, a análise destes dados referentes ao desempenho de cada jogador, é um instrumento fundamental para o treino e para a maximização das potencialidades de cada um. Mas essa, é apenas uma das suas funções. O nosso Contabilista é também o treinador da equipa júnior feminina...

Diz que é uma espécie de Justiça...

É sui generis o conceito de "justiça" do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Voleibol. Míope, ao invés de ser cega, esta suposta "justiça" tem dois pesos e duas medidas, premiando uns e punindo outros, não de acordo com qualquer critério de equidade e isenção que leve em consideração a gravidade relativa das infracções cometidas, mas tão somente olhando para a condição de uns serem filhos e outros apenas enteados. E foi assim, com esta visão tão distorcida, que se entendeu (não) fazer justiça a dois acontecimentos lamentáveis, mas de gravidade bem diferente, e aos quais o Conselho de Disciplina decidiu não punir com o mesmo critério (ver aqui). À semelhança dos Gato Fedorento no seu melhor, temos agora o Conselho de Disciplina da Federação no seu pior. De uma "justiça" que tem dois pesos e duas medidas, e que já não tem qualquer pejo em disso fazer alarde, só se pode dizer mesmo que é... uma espécie de Justiça. Se não fosse tão sério e grave, até dava vontade de rir... José Rialto (cartoon publicado no sítio da Associação Vitória Sempre)

Está na hora !...

Não deverá ser fácil a gestão de uma secção como a de voleibol, ao nível a que ela esteve nestas últimas duas épocas. O investimento não tem sido o suficiente para nos colocar inequivocamente no topo do voleibol nacional. Mas estamos perto, muito perto, demasiado perto para se poder desperdiçar a oportunidade (como aconteceu com o futebol nesta época). Nunca uma modalidade deu tantos troféus e títulos nacionais ao Vitória, como o voleibol tem dado ao clube nestas duas últimas épocas, embora o tenha conseguido sempre à custa do enorme esforço e dedicação de jogadores, técnicos e seccionistas. Já não é uma questão de se investir sem ter retorno, nem tampouco de o investimento ser maior do que o retorno, mas sim de se ter um enorme retorno sem grande investimento. Pois agora está na hora de se investir no alargamento de um plantel que tem sido demasiado curto para enfrentar as contingências de uma competição, como foi o caso desta época, com as inúmeras lesões e castigos federativos. Está na hora de se investir na própria estrutura, criando condições para que haja gente que possa pensar a modalidade a tempo inteiro, e não nos intervalos das suas actividades profissionais. Está na hora de dar algum retorno ao retorno que já tivemos para tão “pequeno” investimento. Está na hora de se consolidar a nossa posição de topo no voleibol nacional. Está na hora de se dar o passo em frente. Está na hora de não se repetirem os mesmos erros, de outras horas, com outras modalidades… José Rialto (cartoon publicado no Blogue dos Amantes do Voleibol em Guimarães)

Nelson Brízida...

"Zona 4" do Vitória SC, que também já representou a selecção nacional de voleibol... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Adriano Lamb...

Distribuidor brasileiro... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Fábio Jardel...

Central brasileiro, oriundo do Benfica... Fábio Jardel Mariano veio para Portugal em 2005/2006, tendo vestido por dois anos a camisola do Castêlo da Maia. Em 2007/2008 jogou pelo Benfica e, no ano seguinte, pelo Vitória, onde permaneceu por uma única época. Fábio Jardel voltou ao Benfica e em 2011/2012 assinou pelos açorianos do Fonte do Bastardo... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol)

Bruno Temponi...

Voleibolista brasileiro, "zona 4". Antes de vir para o Vitória, Bruno Temponi representou os brasileiros do Wizard Campinas. Depois de passar por Guimarães, regressou ao Brasil para representar a UCS, jogou pelos italianos do Volley Segrate, regressou novamente ao Brasil para defender as cores de Minas de Belo Horizonte, Vôlei Futuro e Canoas Vôlei, e voltou para Itália em 2014/2015, para jogar pelo Power Volley Milano. Bruno Temponi já foi internacional pela selecção brasileira de voleibol. (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol)

Thiago Rey "Salsa"...

Central brasileiro do Vitória. Antes de vir para o Vitória, Thiago Rey já tinha representado as equipas dos argentinos do Obras de San Juan, dos andorrenhos do Andorra TX, e dos brasileiros do Náutico de Araraquara, do São Paulo e do Santander/São Bernardo. Depois de sair de Guimarães, esteve durante 3 épocas no BMG/Funadem/Montes Claros, e em 2012/2013 assinou pelo Canoas Vôlei. Regressou ao Montes Claros e defendeu as cores do Exército Brasileiro. (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Pedro Sousa...

Pedro Sousa joga na posição de distribuidor, e já foi internacional pela selecção Nacional de Voleibol... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Mário Pinto...

Mário Pinto é um dos jogadores oriundos das camadas jovens do Vitória... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Filipe Cruz (1)...

Jogador português, que ocupa a posição de libero... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Miguel Coelho...

Miguel Coelho foi a última contratação para esta época. O Vitória teve necessidade de contratar um outro libero, ao Leixões, para ocupar a posição do lesionado Filipe Cruz, que irá estar inapto para o início desta época de 2008/2009... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Diogo Antunes...

Mais um jogador português, oriundo da formação do Vitória. Joga na posição de "zona 4"... (caricatura publicada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Eurico Peixoto...

(esta caricatura conheceu uma outra versão, utilizada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Hugo Gaspar...

Hugo Gaspar joga na posição de oposto, no Vitória SC, embora já tenha tido a oportunidade de experimentar a liga italiana... (caricatura publicada no Paixão Vitoriana e no Hugo Gaspar #8) (esta caricatura conheceu uma outra versão, utilizada na brochura de apresentação do plantel, produzida pela Secção de Voleibol do clube)

Flávio Cruz...

(cartoon publicado no Paixão Vitoriana)

Equipa Voleibol 2007/2008...

marcar artigo