Les Canards libertaîres: Terminal de Alcântara

01-07-2011
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Não querendo deixar passar ao lado a polémica do alargamento do porto de Alcântara, depois de muita discussão, pode-se organizar os argumentos da seguinte forma:A FAVOR1. É fundamental um bom porto em Lisboa, e o seu alargamento é necessário. Triplicação de 350mil para 1Milhão de contentores [TEU]. Os três grandes portos da Península Ibérica têm capacidade para 3Milhões TEU cada um;2. Proporcionará o aumento da actividade económica - tornará a cidade competitiva, com mais comércio e emprego;3. Melhoria da mobilidade na AML com a ligação ferroviária de Cascais (mas com algumas interrogações pelo LNEC pela estação ser em zona de leito de cheias). Menos 1000 camiões TIR/dia - libertação das vias rodoviárias graças ao ramal ferroviário;4. Integração necessária daquela área na cidade. Revisão do desenho urbano em Alcântara - processo urbanístico em estudo na CML. Os edifícios vão finalmente abaixo;5. Um porto ainda mais acessível que o de Santa Apolónia;6. Não haver outras propostas em cima da mesa, nem nenhuma a surgir num futuro próximo;7. Criação de cerca de 500 novos postos de trabalho no portoCONTRA1. Prolongamento da concessão por mais 27 anos à Liscont (57 anos de concessão, quando o máximo é 30), não sujeito a discussão pública - negócio suspeito;2. As opções serem tomadas apressadamente. Teme-se que a obra avance sem os estudos necessários do LNEC - Impacte Ambiental, não só no local da obra, mas em todo o vale e foz da Ribeira de Alcântara;3. Projecto ambicioso e megalómano;4. Obras demorosas e em zona de risco de cheia e risco sísmico. Será uma zona caótica durante alguns anos, não só em termos de mobilidade.O fecho temporário da área recreativa das Docas suspenderá vários de postos de trabalho;5. Instabilidade do leito do Tejo - o calado de grandes navios só permite que entrem em maré cheia. Muitas vezes têm de ser reencaminhados para o porto de Sines que tem maior profundidadeMITOS ou non-sence1. 1,5 km de "muralha" de contentores - que se verão apenas porque os edifícios vão abaixo;2. A separação cidade/rio, e o afastamento dos habitantes ao rio (qual afastamento, que habitantes? quem é que vai passear para ali?);3. Lisboa vai morrer e perder importância se não se tornar[?] uma cidade portuária - uma capital tem de ter um bom porto competitivo;4. Se vamos perder o aeroporto, ao menos que fique o porto;5. Será o fim dos navios de recreio ali aportadosFazendo o balanço, e apesar de haver bons argumentos a favor, também há uns bastante fortes do lado do contra...Não tendo opinião formada, de qualquer forma parece-me que já é tempo de não se olhar apenas para o projecto e para a obra em si, mas de o enquadrar nas Opções Estratégicas Nacionais e avaliar qual será realmente a melhor opção a médio-longo prazo.


Não querendo deixar passar ao lado a polémica do alargamento do porto de Alcântara, depois de muita discussão, pode-se organizar os argumentos da seguinte forma:A FAVOR1. É fundamental um bom porto em Lisboa, e o seu alargamento é necessário. Triplicação de 350mil para 1Milhão de contentores [TEU]. Os três grandes portos da Península Ibérica têm capacidade para 3Milhões TEU cada um;2. Proporcionará o aumento da actividade económica - tornará a cidade competitiva, com mais comércio e emprego;3. Melhoria da mobilidade na AML com a ligação ferroviária de Cascais (mas com algumas interrogações pelo LNEC pela estação ser em zona de leito de cheias). Menos 1000 camiões TIR/dia - libertação das vias rodoviárias graças ao ramal ferroviário;4. Integração necessária daquela área na cidade. Revisão do desenho urbano em Alcântara - processo urbanístico em estudo na CML. Os edifícios vão finalmente abaixo;5. Um porto ainda mais acessível que o de Santa Apolónia;6. Não haver outras propostas em cima da mesa, nem nenhuma a surgir num futuro próximo;7. Criação de cerca de 500 novos postos de trabalho no portoCONTRA1. Prolongamento da concessão por mais 27 anos à Liscont (57 anos de concessão, quando o máximo é 30), não sujeito a discussão pública - negócio suspeito;2. As opções serem tomadas apressadamente. Teme-se que a obra avance sem os estudos necessários do LNEC - Impacte Ambiental, não só no local da obra, mas em todo o vale e foz da Ribeira de Alcântara;3. Projecto ambicioso e megalómano;4. Obras demorosas e em zona de risco de cheia e risco sísmico. Será uma zona caótica durante alguns anos, não só em termos de mobilidade.O fecho temporário da área recreativa das Docas suspenderá vários de postos de trabalho;5. Instabilidade do leito do Tejo - o calado de grandes navios só permite que entrem em maré cheia. Muitas vezes têm de ser reencaminhados para o porto de Sines que tem maior profundidadeMITOS ou non-sence1. 1,5 km de "muralha" de contentores - que se verão apenas porque os edifícios vão abaixo;2. A separação cidade/rio, e o afastamento dos habitantes ao rio (qual afastamento, que habitantes? quem é que vai passear para ali?);3. Lisboa vai morrer e perder importância se não se tornar[?] uma cidade portuária - uma capital tem de ter um bom porto competitivo;4. Se vamos perder o aeroporto, ao menos que fique o porto;5. Será o fim dos navios de recreio ali aportadosFazendo o balanço, e apesar de haver bons argumentos a favor, também há uns bastante fortes do lado do contra...Não tendo opinião formada, de qualquer forma parece-me que já é tempo de não se olhar apenas para o projecto e para a obra em si, mas de o enquadrar nas Opções Estratégicas Nacionais e avaliar qual será realmente a melhor opção a médio-longo prazo.

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