Motores: Ao volante da Volvo XC70

30-07-2015
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Decidi viajar até ao Algarve para um ensaio dinâmico com a versão da Volvo XC70 equipada com o novo motor D4 de 181 CV de potência, associado a uma eficaz caixa automática Geartronic de oito velocidades.

Em 2010, a construtora automóvel chinesa Geely comprou a Volvo ao gigante norte-americano Ford. Os clientes da marca ficaram desconfiados. Como sabemos, os chineses gostam de adaptar o design e aproveitar as boas ideias da concorrência. Neste caso, os chineses decidiram manter a maioria dos quadros da marca, tudo correu da melhor forma. O ADN e a autenticidade da Volvo permaneceram intatas. A gama de modelos foi alargada, o sucesso comercial é uma realidade bem visível nas estradas de todo o Mundo. O regresso em grande dos V40, o lançamento da carrinha V60, a aposta na linha desportiva R-Design, o sucesso dos XC 60, e, no final do ano, após o salão automóvel de Paris, o lançamento do XC90 que abandona a pouco consensual consola central em "ponte". A Volvo anunciou recentemente uma nova plataforma para smartphones com tecnologia Android que disponibilizará na próxima geração de produtos.

Antes das viagens mais longas gosto de verificar o estado dos pneus, espreitar o nível do óleo, o líquido de refrigeração, colocar a bagagem devidamente arrumada na bagageira, neste caso são 575 litros de capacidade. O banco traseiro tripartido permite transportar três adultos com o máximo conforto, além de que é rebatível 40/20/40. Esteticamente todas as gerações desta carrinha têm conseguido bons resultados comerciais. É importante referir que mesmo as XC70 usadas têm um valor comercial elevado. A Volvo tem gradualmente conseguido melhorar o valor de retoma dos seus carros que era relativamente baixo quando comparado com os concorrentes da Audi, BMW e Mercedes.

Motor económico e agradável de conduzir

Fiquei agradavelmente surpreendido com a energia do novo motor de 181 CV do Volvo XC70. É a mais recente geração de motores turbo Drive-E de quatro cilindros da marca. Não podemos esquecer que é um bloco 2.0 litros e que esta carrinha pesa mais de duas toneladas, sinceramente, não estava à espera de conseguir uma média inferior a 7 litros para percorrer 100 quilómetros. Em autoestrada aproveitei para colocar o cruise-control adaptativo com travagem automática a 120 km/h e rodar a bom ritmo, sempre em segurança. Se o veículo da frente parar de repente e o condutor não reagir, o sistema City Safety aplicará automaticamente os travões, a velocidades até 50 km/h. O motor diesel commmon rail é muito silencioso. Graças ao binário de 400 Nm logo às 1.750 rotações permite-nos uma condução descontraída, sempre com a força necessária, sem sobressaltos. Fiz apenas uma paragem na área de serviço de Grândola para beber um café e comprar a imprensa do dia, sim, é verdade, ainda sou daqueles que tenho o hábito de comprar jornais e revistas… Antes de chegar à portagem do Algarve, em plena reta, lá estava o radar da Brigada de Trânsito. Olha o passarinho! Acho que fiquei bem na foto!

Ao longo dos três dias que estive em terras algarvias, a carrinha Volvo XC70 portou-se de forma impecável. Tanto nas estradas nacionais como nos estradões de terra batida. Tudo funciona bem, tudo é intuitivo. A carrinha desenha as curvas de forma perfeita. A tração integral entrega a potência a cada um dos eixos na medida certa contribuindo para uma segurança de condução acrescida. É uma carrinha premium, que concorre com a Audi A6 Allroad Quattro, que está à venda a partir de 75 mil euros, se bem que neste caso o motor proposto tem 204 CV de potência. A Volvo XC70 rivaliza, igualmente, com carrinhas com características diferentes, menos off road, como a BMW 520d xDrive com caixa automática (motor 190 CV) que custa 60.900 euros e a Mercedes Classe E 250 CDI 4MATIC (motor de 204 CV) a partir de 64.240 euros.

O Volvo XC70 sente-se à vontade nos diferentes tipos de terreno graças à tração integral e a uma altura ao solo que permite enfrentar tranquilamente os estradões de terra batida mais irregulares. A velocidade máxima anunciada é de 210 km/h. O sistema de assistência ao arranque em subidas Hill Start Assist funciona bem e é um bom auxílio do travão de mão elétrico. Opcionalmente, temos, ainda, o controlo de descidas acentuadas Hill Descent Control. A versão que pode ver nas imagens está munida de um equipamento de série muito completo. No nível Summum encontramos banco do condutor e passageiro elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, teto de abrir elétrico, bancos em pele, no caso do pack winter pro acrescenta bancos aquecidos para todos os ocupantes, volante e para-brisas e lava faróis aquecidos, um luxo! Referência para outra das novidades recentes da Volvo. O sistema Sensus Connected Touch, ativado por voz que permite ao condutor desfrutar de uma forma fácil e intuitiva do sistema de navegação, além de ter acesso a uma plataforma de informação e entretenimento com base na Internet, com diferentes aplicações, que funciona muito bem.

O Volvo XC70 mais acessível, D4 Momentum, custa 51 mil euros. A carrinha que pode ver nas imagens é a D4 Summum AWD Geartronic que vale 67.500 euros.

Decidi viajar até ao Algarve para um ensaio dinâmico com a versão da Volvo XC70 equipada com o novo motor D4 de 181 CV de potência, associado a uma eficaz caixa automática Geartronic de oito velocidades.

Em 2010, a construtora automóvel chinesa Geely comprou a Volvo ao gigante norte-americano Ford. Os clientes da marca ficaram desconfiados. Como sabemos, os chineses gostam de adaptar o design e aproveitar as boas ideias da concorrência. Neste caso, os chineses decidiram manter a maioria dos quadros da marca, tudo correu da melhor forma. O ADN e a autenticidade da Volvo permaneceram intatas. A gama de modelos foi alargada, o sucesso comercial é uma realidade bem visível nas estradas de todo o Mundo. O regresso em grande dos V40, o lançamento da carrinha V60, a aposta na linha desportiva R-Design, o sucesso dos XC 60, e, no final do ano, após o salão automóvel de Paris, o lançamento do XC90 que abandona a pouco consensual consola central em "ponte". A Volvo anunciou recentemente uma nova plataforma para smartphones com tecnologia Android que disponibilizará na próxima geração de produtos.

Antes das viagens mais longas gosto de verificar o estado dos pneus, espreitar o nível do óleo, o líquido de refrigeração, colocar a bagagem devidamente arrumada na bagageira, neste caso são 575 litros de capacidade. O banco traseiro tripartido permite transportar três adultos com o máximo conforto, além de que é rebatível 40/20/40. Esteticamente todas as gerações desta carrinha têm conseguido bons resultados comerciais. É importante referir que mesmo as XC70 usadas têm um valor comercial elevado. A Volvo tem gradualmente conseguido melhorar o valor de retoma dos seus carros que era relativamente baixo quando comparado com os concorrentes da Audi, BMW e Mercedes.

Motor económico e agradável de conduzir

Fiquei agradavelmente surpreendido com a energia do novo motor de 181 CV do Volvo XC70. É a mais recente geração de motores turbo Drive-E de quatro cilindros da marca. Não podemos esquecer que é um bloco 2.0 litros e que esta carrinha pesa mais de duas toneladas, sinceramente, não estava à espera de conseguir uma média inferior a 7 litros para percorrer 100 quilómetros. Em autoestrada aproveitei para colocar o cruise-control adaptativo com travagem automática a 120 km/h e rodar a bom ritmo, sempre em segurança. Se o veículo da frente parar de repente e o condutor não reagir, o sistema City Safety aplicará automaticamente os travões, a velocidades até 50 km/h. O motor diesel commmon rail é muito silencioso. Graças ao binário de 400 Nm logo às 1.750 rotações permite-nos uma condução descontraída, sempre com a força necessária, sem sobressaltos. Fiz apenas uma paragem na área de serviço de Grândola para beber um café e comprar a imprensa do dia, sim, é verdade, ainda sou daqueles que tenho o hábito de comprar jornais e revistas… Antes de chegar à portagem do Algarve, em plena reta, lá estava o radar da Brigada de Trânsito. Olha o passarinho! Acho que fiquei bem na foto!

Ao longo dos três dias que estive em terras algarvias, a carrinha Volvo XC70 portou-se de forma impecável. Tanto nas estradas nacionais como nos estradões de terra batida. Tudo funciona bem, tudo é intuitivo. A carrinha desenha as curvas de forma perfeita. A tração integral entrega a potência a cada um dos eixos na medida certa contribuindo para uma segurança de condução acrescida. É uma carrinha premium, que concorre com a Audi A6 Allroad Quattro, que está à venda a partir de 75 mil euros, se bem que neste caso o motor proposto tem 204 CV de potência. A Volvo XC70 rivaliza, igualmente, com carrinhas com características diferentes, menos off road, como a BMW 520d xDrive com caixa automática (motor 190 CV) que custa 60.900 euros e a Mercedes Classe E 250 CDI 4MATIC (motor de 204 CV) a partir de 64.240 euros.

O Volvo XC70 sente-se à vontade nos diferentes tipos de terreno graças à tração integral e a uma altura ao solo que permite enfrentar tranquilamente os estradões de terra batida mais irregulares. A velocidade máxima anunciada é de 210 km/h. O sistema de assistência ao arranque em subidas Hill Start Assist funciona bem e é um bom auxílio do travão de mão elétrico. Opcionalmente, temos, ainda, o controlo de descidas acentuadas Hill Descent Control. A versão que pode ver nas imagens está munida de um equipamento de série muito completo. No nível Summum encontramos banco do condutor e passageiro elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, teto de abrir elétrico, bancos em pele, no caso do pack winter pro acrescenta bancos aquecidos para todos os ocupantes, volante e para-brisas e lava faróis aquecidos, um luxo! Referência para outra das novidades recentes da Volvo. O sistema Sensus Connected Touch, ativado por voz que permite ao condutor desfrutar de uma forma fácil e intuitiva do sistema de navegação, além de ter acesso a uma plataforma de informação e entretenimento com base na Internet, com diferentes aplicações, que funciona muito bem.

O Volvo XC70 mais acessível, D4 Momentum, custa 51 mil euros. A carrinha que pode ver nas imagens é a D4 Summum AWD Geartronic que vale 67.500 euros.

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